ESGIN - Dissertações de Mestrado
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- A adoção do Teletrabalho na Administração Pública : análise das experiências e perspetivas dos trabalhadoresPublication . Franco, Hugo Miguel Pires; Pinto, Ana Maria Gonçalves Lourenço Roque Santos; Nunes, Sara Monteiro Morgado DiasNum ambiente cada vez mais adverso em termos competitivos, torna-se relevante para as empresas e instituições apostarem em metodologias de trabalho que lhes permitam a obtenção de índices de produtividade acima das expetativas delineadas pela gestão. Os últimos anos foram impactantes caracterizando-se por novas realidades pautadas pela perda de liberdade e maior isolamento social. As pessoas foram forçadas a uma nova forma de estar e assistiu-se a uma organização e implementação do Teletrabalho em todas as áreas de atividade social e económica. A Administração Pública não foi exceção e procurou adaptar-se à realidade existente enfrentando um conjunto de desafios que surgiram com uma rapidez extrema. Pretende-se com este estudo através do objetivo geral, analisar as experiências e perspetivas dos trabalhadores da Administração Pública na adoção do Teletrabalho. Assim, este estudo tem como objetivos específicos, identificar qual a perceção dos trabalhadores da Administração Pública sobre o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional no contexto do Teletrabalho. Como é que as diferenças demográficas sexo e idade influenciam a perceção dos trabalhadores da Administração Pública e quais os principais desafios enfrentados pelos trabalhadores da Administração Pública ao adotar o Teletrabalho. E por fim, saber qual a perceção dos trabalhadores em relação à aplicabilidade do Teletrabalho na Administração Pública. Utilizou-se uma metodologia quantitativa através da aplicação de um questionário de forma online a organismos da Administração Pública, onde se obteve uma amostra de 311 inquiridos em que todas as respostas foram consideradas válidas. Os resultados permitem concluir que, de uma forma geral, os trabalhadores inquiridos encontraram-se motivados e aceitaram esta modalidade como práticas de trabalho na Administração Pública, mas sobressai a importância de haver condições de trabalho para a execução das tarefas, nomeadamente questões de ergonomia, equipamentos informáticos bem como o pagamento de despesas tais como, eletricidade e internet. O estudo salienta que, os trabalhadores da Administração Pública revelam um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional na adoção do Teletrabalho realçando uma maior qualidade de vida e satisfação pessoal e profissional. De realçar ainda que, as organizações em nada motivaram os seus funcionários para a realização das tarefas em regime de Teletrabalho. O estudo refere ainda, que para que esta modalidade funcione em pleno, deverá haver uma comunicação sólida entre chefias e funcionários e um conhecimento aprofundado em Tecnologias da Informação e Comunicação. Esta investigação promove o regime de Teletrabalho como forma e meio de aplicação desta modalidade na Administração Pública.
- Análise da oferta formativa do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão e sua vinculação com o mercado de trabalhoPublication . Castro, Joselia Silva; Guerra, Nuno José Martins; Sebastião, João Renato Caramona BeloA presente dissertação tem como objetivo geral investigar a oferta de Cursos de Formação Inicial e Continuada de 13 Unidades Vocacionais do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA, que se encontram localizadas em 11 municípios do Estado do Maranhão - Brasil, no sentido de analisar a oferta formativa em relação ao atendimento das necessidades dos estudantes e das demandas do mercado de trabalho local. A parte inicial desta pesquisa apresenta abordagens sucintas sobre as temáticas exploradas na dissertação, os objetivos que impulsionaram a investigação, a problemática, o enquadramento teórico e a metodologia de investigação. O enquadramento teórico, por sua vez, contempla estudo bibliográfico, documental e de dados já pesquisados sobre a evolução histórica da Educação Profissional no Brasil e no Estado do Maranhão, estabelecendo relação entre trabalho e Educação Profissional. A metodologia de investigação contemplou os estudos exploratório e empírico. Na fase exploratória, foram realizados leituras e estudos bibliográficos para coleta de informações secundárias relacionadas à problemática que motivou esta pesquisa. Esse percurso metodológico favoreceu os primeiros contatos com dados históricos, estatísticos, conceitos, ideias e reflexões sobre o objeto desta pesquisa. Na fase empírica, adotou-se o processo de amostragem não-probabilística por conveniência, considerando que a amostra selecionada para a investigação correspondeu ao número de estudantes egressos do ano de 2018 e de estudantes matriculados no ano de 2019, que pertenciam as 13 Unidades Vocacionais do IEMA em funcionamento nos referidos anos. Para atingir os objetivos desta investigação, enviou-se questionários para 4.111 estudantes matriculados no ano de 2019 e obteve-se 2.822 respostas válidas, correspondentes a 68,7% da amostra inicial. Para coleta dos dados dos egressos de 2018, foram enviados questionários para 2.570 estudantes, e obteve-se 822 respostas, equivalentes a 32% da amostra inicial. A partir da análise e exploração desses dados, chegou-se aos resultados de que os estudantes tanto matriculados quanto egressos dos Cursos das Unidades Vocacionais do IEMA opinaram positivamente sobre os itens avaliação, satisfação, possibilidade de geração de emprego e renda, bem como vinculação entre curso e mercado de trabalho. Com esses dados foi possível concluir que a oferta formativa do IEMA Vocacional está alinhada às expectativas, anseios dos estudantes e ao mercado de trabalho.
- Análise do processo de decisão de compra do consumidor de vinho : a avaliação de factores no contexto português.Publication . Guerra, Nuno José MartinsA presente dissertação aborda o processo de selecção de vinho que poderá considerar-se altamente complexa e envolver vários atributos do produto durante a sua compra. Focaliza-se nos quatro atributos de vinho considerados mais importantes para o consumidor português, e situa o processo de decisão em contextos de compra possíveis. Numa primeira fase, utilizou-se a técnica de análise de dados baseada na estatística descritiva. Numa segunda fase, e obviando respostas mais específicas, utilizou-se o modelo de Análise de Regressão Logit. Pretende ser um contributo para melhorar a compreensão da selecção de vinho feita pelo consumidor. Deste modo, os produtores, adegas e outros agentes poderão ter um melhor ponto de partida para decidir as estratégias de preços, embalagem, distribuição e publicidade.
- Os animais de companhia e o seu impacto no mercado pet em PortugalPublication . Torres, Zélia Maria Anselmo; Pinto, Ana Maria Gonçalves Lourenço Roque Santos; Nunes, Sara Monteiro Morgado DiasA relação entre as pessoas e os animais de companhia tem vindo a evoluir ao longo dos tempos. Assim, paralelamente às mudanças socioeconómicas, assistimos, atualmente, a uma alteração na relação entre as pessoas e os animais, a qual é, cada vez mais, pautada por um maior afeto e humanização. Os objetivos desta investigação são, conhecer o perfil dos donos de cães e gatos; caraterizar a relação dono-animal; identificar os fatores de comportamento e decisão de compra e conhecer qual o segmento de maior importância e onde os donos mais gastam. Assim, pretendemos realizar uma análise aos fatores socioeconómicos dos donos de animais de companhia e à forma como a sua relação com os seus animais influencia o crescimento do mercado pet (animal de estimação) em Portugal. Com base no crescimento económico deste setor, no país, achamos pertinente o estudo deste tema, disponibilizando assim, informação importante para todos os intervenientes no mercado pet. A investigação realizada, de cariz quantitativo, foi concretizada através de um inquérito por questionário (Apêndice A) online, a nível nacional, e contou com 1380 participantes. A amostra foi constituída maioritariamente por donos de animais, 88,4% (n=1220), a maioria do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 40 e 50 anos, com grau académico superior. Na revisão da literatura fez-se uma abordagem ao enquadramento legal dos animais de companhia, à relação e benefícios da relação homem-animal, à humanização dada ao animal com a oferta existente no mercado e aos fatores que levaram ao comportamento e à decisão de compra dos donos neste segmento de mercado. Dos resultados obtidos, concluímos que: 1. os donos dos animais, independentemente do género, tendem a ter animais principalmente entre os 18 e os 39 anos, verificando-se um ligeiro decréscimo com a idade; 2. quanto maior for o agregado familiar, maior é a tendência para terem mais animais; 3. a relação dono animal, avaliada pela variável da importância dos animais em tempo de isolamento, foi uma mais-valia para os donos destes; 4. os donos ainda preferem fazer as compras em lojas físicas, onde o reconhecimento pesa mais na hora de escolher do que o preço, ou seja, que o bem-estar e saúde dos seus animais é o mais importante; o número de animais de companhia continua a aumentar nos lares portugueses e que, nos últimos dois anos, foram os gatos os prediletos, invertendo, pela primeira vez, a sua posição em relação ao cão.
- Avaliação à posteriori : aplicação a uma empresa hoteleiraPublication . Queirós, Maria de Fátima; Matos, Maria Gomes Abreu Teixeira deTodas as empresas para adotarem a melhor decisão sobre um investimento realizam avaliações do mesmo. Assim, através da elaboração de projetos, baseados em estimativas que se estruturam num conjunto de pressupostos, dão origem a demonstrações, indicadores e relatórios, que de forma rigorosa, satisfazem o investidor, com grande independência. Neste contexto, a avaliação à posteriori de uma Empresa Hoteleira sistematiza com elevado grau de razoabilidade e precisão a comparação do valor da mesma. Devido às opções que foram confirmadas através da análise económico-financeira, a avaliação à posteriori pode então encontrar mecanismos de responsabilização por essas opções na decisão de investimento. Metodologicamente, neste projeto aplicado procedeu-se, por um lado, à revisão da literatura, conceitos, legislação e normas da análise de investimentos, bem como usaram-se estatísticas, estudos e recomendações para analisar o setor do turismo, atendendo à sua importância económica em Portugal. Por outro lado, a análise empírica fundamentou-se num estudo exploratório longitudinal, desde 2002 a 2011, de um caso de estudo recorrendo-se a uma empresa hoteleira, e depois adveio a sua avaliação à posterior. Desta forma, estavam reunidas as condições para responder à questão da investigação: Qual o valor à posteriori de uma empresa hoteleira? Relativamente à empresa hoteleira, os resultados deste projeto aplicado permitem identificar os factos e as estratégias que interferem com a implantação de um projeto de investimento, na área da hotelaria. Para além da identificação de variáveis que devido ao seu peso, alteram as tendências iniciais e levaram a que o investimento tivesse derrapado na viabilidade económica e financeira, não se obtendo os resultados previstos. Finalmente, espera contribuir-se para a avaliação contínua, controlo e correção de desvios, ao longo de todas as fases de implantação de um projeto de investimento. Porém, a realidade comporta uma elevada incerteza que condiciona a execução do projeto, e o nível de risco implica alterações profundas ao aumentar a exposição do investidor e podem não se encontrar limites para a sua própria proteção.
- Características e motivações dos empresários : o caso dos fundadores de pequenos negócios na cidade da GuardaPublication . Carvalho, PedroO objectivo geral deste estudo é apresentar uma análise empírica das características e motivações dos empresários. Esta investigação foi baseada num questionário administrado por entrevista presencial a 83 fundadores de pequenos negócios comerciais localizados na cidade da Guarda (Portugal). Após verificação, foram seleccionados 80 questionários para análise dos resultados. Na primeira parte foi feita uma análise descritiva das características das empresas e do negócio. Na segunda parte foi elaborada uma descrição e análise das características pessoais, actividade profissional e das motivações do fundador para iniciar o seu negócio (análise factorial), sendo identificados cinco factores motivacionais. Na terceira parte, foram determinadas as diferenças entre os fundadores de Pequenas-Empresas Comerciais (PECs) e os fundadores de Micro-Empresas Comerciais (MECs), relativamente às características pessoais, actividade profissional e dos factores motivacionais (análise da variância dos factores motivacionais). Os resultados obtidos permitiram concluir que existem algumas diferenças nas características pessoais e actividade profissional dos fundadores. Os fundadores de PECs dão maior importância ao Factor 1 - Necessidade de Realização.
- As competências de empregabilidade na ótica dos empresários da Beira InteriorPublication . Martins, João Pedro Nunes; Castela, Ana Paula Robalo do NascimentoO mercado de trabalho atravessa grandes mudanças, muito devido ao fenómeno da globalização e à emergência de novas tecnologias de informação e comunicação, o que conduz a uma crescente competitividade ao nível do emprego. Um problema de grande dimensão requer uma resposta em grande escala, pois a modernização do país e a superação dos obstáculos que impedem a criação de postos de trabalho depende da forma como enfrentamos e superamos os défices de emprego da população ativa. As organizações vêm-se obrigadas a repensar as suas estratégias e práticas de gestão, nomeadamente a nível da gestão de recursos humanos. Este estudo auscultou e analisou as competências técnicas e genéricas mais valorizadas por mais de uma centena de empresários da beira interior, através de um inquérito disponibilizado eletronicamente. A ideia será proporcionar condições propícias à (re)integração de profissionais. Se considerarmos que a competência descreve o modo de realizar adequadamente uma ação, de responder ou resolver um problema numa situação concreta, admite-se que a competência se pode melhorar e desenvolver num processo de progressão contínua, dependente da participação ativa e reflexiva do indivíduo. Efetivamente há a necessidade de construir um novo modelo de desenvolvimento mais produtivo, centrado numa reestruturação dos modelos de qualificação com base na promoção da competitividade. Isto significa que no âmbito das políticas ativas de emprego e formação profissional, em particular, no domínio da formação de desempregados, a adoção de métodos de treino de determinadas competências poderá, eventualmente, contribuir para a melhoria dos níveis de empregabilidade.
- Contrafação VS Fraude sobre mercadoriasPublication . Capinha, José Nicolau Ferreira; Luís, Rui Manuel Domingues Teixeira; Falcão, Marta Filipa GeraldesEsta dissertação tem como objetivo principal estudar as características e diferenças entre os ilícitos criminais de Contrafação e Fraude Sobre Mercadorias, procurando a melhor solução e conhecimento para comunicação ao Ministério Publico, pela Guarda Nacional Republicana. No primeiro capítulo, fizemos uma abordagem com base na literatura analisando a evolução e a importância do Direito Industrial na sociedade, pelo exercício da atividade empresarial, seja de carácter comercial, seja de tipo industrial, sendo fundamental a disciplina que exerce no desenvolvimento da atividade das empresas, no que concerne aos seus produtos e serviços e também ao seu posicionamento face aos outros concorrentes no mercado. Demos ainda conta da relevância da propriedade industrial que visa essencialmente garantir a lealdade da concorrência, pela atribuição de direitos privativos sobre os diversos processos técnicos de produção e desenvolvimento, e proteção deste tipo de criações intelectuais é concedida através de vários institutos jurídicos, nomeadamente a patente, a marca, o registo de desenhos e modelos industriais, indicações geográficas, entre outros. Abordamos a essência da marca e suas características tangíveis e intangíveis, como o conjunto de benefícios, atributos, valores e identidade que representam uma empresa e que se tornou indispensável na proteção de sinais de diferenciação, bem como a relevância das suas principais funções. No segundo capítulo, demos conta do fenómeno da Contrafação, da forma como está enraizada na sociedade portuguesa, aproveitando o nosso conhecimento e a experiência profissional. Dissecamos a norma e projetamos a nossa opinião na alteração introduzida pelo novo CPI, e das formas de combate à contrafação, em Portugal e na Comunidade Europeia. No terceiro capítulo, abordamos os crimes contra a economia, com especial relevância para o crime de fraude sobre mercadorias, e a sua forma de expressão tendo em conta a fraca evolução legislativa sobre a sua existência. No quarto capítulo, abordamos as características e semelhanças dos dois ilícitos criminais, com recurso à literatura e uma análise rigorosa à jurisprudência, abordando as posições adotadas. No quinto capítulo, procedemos à demonstração do inquérito e das respostas obtidas, retirando as devidas conclusões, que nos sustenta a posição da tolerância da sociedade portuguesa neste ilícito criminal.
- Definição de indicadores económico-financeiros para o setor agrícolaPublication . Fernandinho, Pedro Miguel Martins Serejo; David, Maria de Fátima dos SantosA exploração de gado bovino, com a criação dos Agrupamentos de Produtores, tem contribuído para uma estratégia regional de desenvolvimento sustentado, justificada num conjunto de ações dinamizadoras do espaço rural, que fomentam sinergias, otimizam a eficácia dos instrumentos de gestão e valorizam a atividade agrícola. Neste contexto, esta investigação centra-se na definição de indicadores económico-financeiros para as empresas do setor agrícola, tendo como caso de estudo a “Montes da Raia – Agrupamento de Produtores de Bovinos, Lda”, para que os mesmos sejam um instrumento de apoio às decisões estratégicas da empresa. Metodologicamente, foi desenvolvida uma análise exploratória longitudinal considerando, por um lado, a fundamentação conceptual do reporte financeiro aplicável ao setor agrícola e, por outro lado, os Relatórios de Gestão e Prestação de Contas, dos exercícios económicos de 2006 a 2010, da empresa em estudo. Como etapas metodológicas, após a revisão de literatura seguiram-se, para além da recolha de informação, a análise e tratamento dos dados obtidos, bem como a apresentação dos resultados. Os resultados obtidos no presente Trabalho de Projeto evidenciam, entre outras especificidades do setor, as dificuldades financeiras face à atual conjuntura económica, a elevada dependência dos subsídios à exploração e a grande volatilidade das variáveis económico-financeiras, nomeadamente o preço de compra, de venda e de abate dos bovinos, os custos da alimentação e da manutenção dos animais, bem como os gastos inerentes, a nível veterinário, com o cumprimento da legislação, conduzindo à redução de margens. Complementarmente, a análise estatística exploratória confirmou que pode ser apresentada uma proposta de indicadores económico-financeiros, tendo por base a realidade da empresa do caso de estudo, em particular, para o setor agrícola, em geral, apesar das limitações que qualquer generalização pode comportar.
- Desenvolvimento de um sistema de gestão baseado em atividades na Rustinventur : projeto aplicadoPublication . Marques, João Vasco dos Santos; Santos, Paulo Jorge Madeira dos; Nunes, Sara Monteiro Morgado DiasAs dificuldades económicas e financeiras nacionais e internacionais, mergulharam Portugal numa crise sem precedentes, reduzindo o Interior a empresas unipessoais (micro) e grandes distribuidoras. Os mercados locais que até há pouco tempo eram exclusivos das pequenas empresas, hoje são de todos. Face a estes pressupostos, as empresas têm necessidade de eleger sistemas de gestão de custos avançados para medir com rigor todos os seus custos indiretos e diretos de forma a poder saber a rentabilidade total do seu negócio. Na elaboração do projeto de investimento da empresa Rustinventur, em três grupos de produtos: Compotas, Azeites e Enchidos, houve necessidade de medir com rigor todos os custos indiretos e diretos de modo a conhecer a rentabilidade total do negócio. Este projeto apresenta e explica os elementos necessários ao desenvolvimento de um sistema de gestão baseado em atividades (ABC/M), expõe técnicas avançadas de gestão de custos baseados nas atividades, mostra de que forma a informação obtida através de um sistema de custeio baseado em atividades (ABC) pode ser relevante para a tomada de decisões operacional e estratégica da empresa através da gestão baseada em atividades (ABM) na empresa Rustinventur. Definiu-se os objetivos de curto prazo e, consequentemente para cada uma das perspetivas no Balanced Scorecard (BSC). No final do projeto apresenta-se o mapa estratégico. O projeto é viável, necessitando, no seu início, de uma alavancagem financeira.