ESART - Artigos em revistas com arbitragem científica
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- Cartografía visual : creación de narrativas visuales colaborativas a partir de conexiones acerca del barrio Nou Llevant-Soledat Sud de PalmaPublication . Silva, José Gago da; Raposo, Daniel; Díaz Gómez, Maravillas; Berbel Gómez, NoemyEste estudio busca concienciar al profesorado, que desarrolla su labor docente en un contexto social y cultural desfavorecido, sobre las posibilidades que ofrece la construcción de un mapa visual de su entorno. A fin de establecer conexiones de una manera expresiva y colaborativa, se llevó a cabo un taller en una escuela de primaria con alumnado de quinto curso perteneciente al barrio Nou Llevant-Soledat Sud de Palma (Islas Baleares, España). A través del mapeo narrativo como técnica analítica, los y las escolares construyeron un nuevo lenguaje, una red (su red) analógica de información. La creación de mapas ha reforzado el mensaje de intersección y fomentado nuevos comportamientos. La aproximación de diferentes universos a través de dibujos llevados a cabo por el alumnado nos ha permitido la creación de narrativas y consecuentes mapas mentales. Los resultados informan sobre la importancia que tiene la representación cartografía como herramienta de aprendizaje y sensibilización educativa. Asimismo, permite un proceso creativo en un intento de aliviar la carga cognitiva de la realidad del barrio y hace de la información resultante un “filtrado” más amable.
- Panorama da produção científica dos cursos de pós-Graduação da Área de Música em Portugal: Os relatórios de estágio e trabalho de projeto dos Mestrados na Área de Música do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPublication . Castilho, M.L.C.É na sequência do desafio efetuado pela Associação Portuguesa de Educação Musical, na pessoa da sua presidente Dr.ª Manuela Encarnação, à Professora Doutora Maria Helena Vieira de viabilizar um projeto nacional de recolha, organização e divulgação dos trabalhos académicos de mestrados e doutoramento, na área da música das várias instituições do ensino superior, que surge este artigo. Assim, já na revista da APEM nº 144 de jan/dez 2018, a Professora Maria Helena Vieira divulgou o cenário da Universidade do Minho, com o artigo Panorama da Produção Científica dos cursos de Pós-Graduação da Área de Música em Portugal: Relatórios de Estágio e Teses de Mestrado e Doutoramento (pp.80-90). A mim, a convite da Dr.ª Manuela Encarnação foi-me pedido para realizar o panorama em relação ao Instituto Politécnico de Castelo Branco. O estudo feito para este artigo teve como base os trabalhos constantes no Repositório Institucional do Instituto Politécnico de Castelo Branco, até dezembro de 2019.
- Evolução da habitação colectiva no início do séc. XX: um olhar sobre o prédio de rendimento de Mendonça & Costa, projectado por Ernesto KorrodiPublication . Romãozinho, MónicaEvolução da habitação colectiva no início do séc. XX: um olhar sobre o Prédio de rendimento de Mendonça & Costa, projectado por Ernesto Korrodi.
- Modernidade e tradição no design de interiores: a casa de Ernesto Korrodi (1870-1944)Publication . Romãozinho, MónicaErnesto Korrodi nasceu em Zurique, Suíça, em 30 de Janeiro de 1870. Estudou no Liceu Cantonal de Zurique e, aos quinze anos, ingressa na Escola de Arte Industrial onde desenvolveu os cursos de escultor-decorador e de professor de desenho durante nove semestres (1). Em 1889, no âmbito do programa de vinda de professores estrangeiros para Portugal, Korrodi seria colocado na Escola Industrial de Braga e mais tarde, em 1894, é colocado na Escola Domingos Sequeira, em Leiria, onde é professor da disciplina de Desenho Ornamental e Modelação, tendo leccionado também na secção da talha da Escola Domingos Sequeira. Em 1898, publica um primeiro estudo intitulado Estudos de reconstrucção sobre o Castello de Leiria: reconstituição graphica de um notável exemplo de construcção civil e militar portuguesa, publicado pelo Instituto Polygraphico de Zurique em 1898 (2), graças aos quais lhe seria atribuído, sob a proposta do Ministro e Secretário de Estado das Obras Públicas, Comércio e Indústria, o título de “Comendador da Real Ordem do Mérito civil”. Em 1905, Korrodi será nomeado diretor interino da Escola Domingos Sequeira e, em 1906, assume a direcção efetiva da escola, cargo que exercerá até 1917. No mesmo ano, monta uma oficina de cantaria junto à sua casa, Villa Hortênsia, que oferecia cantarias de calcário e lioz da região de Leiria. Duas obras da autoria de Korrodi receberiam o Prémio Valmor: a Casa do Dr. António Macieira (Avenida Fontes Pereira de Melo, Lisboa) em 1910 e o Prédio de Rendimento da viúva Estefânia Macieira (Rua Viriato, Lisboa) em 1917. Para além dos estudos de reconstrução que desenvolveu sobretudo aquando da sua vinda para Portugal, projetou obras para todo o país: Paços de Concelho, Sedes de Bancos, Garagens, Hotéis, Prédios de Rendimento e Habitações Unifamiliares. Em 1926, é-lhe atribuído o Diploma de Arquitecto pela Escola de Belas Artes de Lisboa.
- O papel do desenho no percurso de Ernesto Korrodi (1870-1944) como arquitecto e designer : uma metodologia projectualPublication . Romãozinho, MónicaNo contexto oitocentista e início do século XX, marcado por projectos essencialmente eclécticos, os interiores domésticos e respectivo mobiliário resultavam do trabalho desenvolvido por arquitectos, decoradores, pintores ou entalhadores. Evidenciamos o papel de Ernesto Korrodi (1870-1944), professor contratado pelo governo português para leccionar no ensino industrial, que se evidenciaria pela sua metodologia projectual, particularmente sedimentada no desenho. Os seus projectos revelavam um elevado sentido de unidade e síntese, resultante do entendimento do espaço interior como um todo coerente que advém das relações que se estabelecem entre planos, ornamento, iluminação e mobiliário. Pretendemos, com o presente artigo, analisar registos gráficos produzidos pelo autor em causa, compreender a sua vocação como fonte de percepção da realidade envolvente e como via da exploração projectual ou de apresentação final.
- Arte Nova e Eclectismo no palacete projectado por Ernesto Korrodi para a família BouhonPublication . Romãozinho, MónicaNo início do século XX, o design de interiores resultava do trabalho desenvolvido por arquitectos, decoradores, pintores ou entalhadores. Embora então integrado no universo das artes decorativas, acreditamos que já existia como prática profissional regulada por uma rede coerente de princípios de concepção e pelo entendimento do espaço interior como teia global de relações que se estabelece entre planos, ornamento, iluminação e mobiliário. No final do século anterior, perante a necessidade de proceder a uma reforma do ensino industrial, o governo português abrira um concurso para contratação de professores estrangeiros. Evidenciamos o papel de Ernesto Korrodi (1870-1944). As suas obras decorrem de uma atitude paradoxalmente ecléctica e moderna, apoiando-se por um lado, numa reinterpretação de soluções referenciadas no período medieval ou na Renascença; por outro, em fórmulas sediadas nos movimentos Arts and Crafts, Arte Nova (Art Nouveau) ou Secessão. Nos seus projectos persistem determinadas dependências e hierarquias, mas estas se cruzam com as necessidades despertadas pelas inovações técnicas, o que faz com que se preocupe também com a resposta à eclosão de novas funções e mobiliário na casa, a par das exigências higienistas do momento. O presente artigo consiste na análise da casa da família Bouhon, localizada na cidade da Covilhã, Portugal. Se a Arte Nova marca as suas fachadas, no interior deparamo-nos com espaços mais depurados, marcados por apontamentos decorativos, incorporados na azulejaria e nos tectos estucados ou em caixotões. O ornamento contribui, deste modo, para a dignificação dos planos das paredes, lambris e tectos, assumindo um papel fundamental na composição espacial.
- O papel da revista A Construcção Moderna na difusão de tipologias de mobiliário doméstico sediado na Arte NovaPublication . Romãozinho, MónicaNo contexto português de início do séc. XX, a imprensa contribuiu para a difusão dos principais movimentos no âmbito da arquitectura e do design, ao mesmo tempo que dava a conhecer projectos representativos de uma procura de afirmação de identidade nacional. No caso da revista A Construcção moderna e as Artes do Metal, se as tipologias habitacionais, entre outras, são fruto da imaginação de arquitectos e decoradores predominantemente eclécticos, ao nível do mobiliário, assistimos à divulgação de novos conceitos patentes em trabalhos realizados em oficinas de marcenaria artística e especializadas na arte do entalhe. Esta publicação difundiria peças sediadas no Moderno Estylo, que se evidenciam pelos seus ornamentos fitomórficos e pela exploração de aspectos como a lógica modular, padronização de elementos decorativos, funcionalidade e integração de soluções industriais. Contribuía-se, deste modo, através de imagens e pequenos textos, para a mudança no gosto das classes menos informadas, afastadas da vida cosmopolita.
- Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superiorPublication . Ferreira, Ana Vaz; Delgado, F.M.G.; Afonso, Paulo; Cruchinho, Alexandra; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Ramos, GeorgeA implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.
- Pedagogical changes towards the implementation of the Bologna Process: indicators’ structure of measurementPublication . Ferreira, Ana Vaz; Afonso, Paulo; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Sapeta, PaulaThe transition into the twenty-first century brought about important changes in society, including the areas of education and teaching. The establishment of the European Higher Education Area represents an effort to face these changes together in Europe. The changes in the teaching and learning models in higher education led to the institutional promotion of extensive interventions in order to alter the status quo that has prevailed for decades. The need for a cultural renewal of the teaching staff involved in higher education, attending to the centrality of student’s learning rather than knowledge per se, is also a challenge to be overcome. This study intends to highlight the central elements concerning the Bologna Process and the topics connecting the objec- tives and their intrinsic principles. This initial approach is the basis for the design of a proposal for monitoring the implementation of the Bologna Process in an institution of higher education in Portugal. The results suggest a proposal consistent with the needs in terms of monitoring the implementation of the Bologna Process. This proposal allows, in addition to static analysis relative to a specific academic year, dynamic analysis between academic years, uncovering best practices and areas for improvement.
- Definição, gestão e desenho da marcaPublication . Raposo, DanielTrata-se de uma revisão e crítica da literatura especializada, procurando definir o percurso aconselhado para a definição, gestão e desenho de marcas. A literatura indicia o requisito de articulação entre os diversos componentes de identidade, como necessidade da definição da imagem e reputação pretendida como base do desenho e gestão da marca.