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- Definição, gestão e desenho da marcaPublication . Raposo, DanielTrata-se de uma revisão e crítica da literatura especializada, procurando definir o percurso aconselhado para a definição, gestão e desenho de marcas. A literatura indicia o requisito de articulação entre os diversos componentes de identidade, como necessidade da definição da imagem e reputação pretendida como base do desenho e gestão da marca.
- Investigação e Ensino em Design e MúsicaPublication . Raposo, Daniel; Neves, João Vasco; Pinho, José Francisco; Silva, José Gago daUm livro com diversas perspetivas sobre projetos e processos de investigação nas áreas do design e da música. São 50 escritos por autores de diferentes países, que contribuem para uma perspectiva ampla nestes domínios.
- O vestuário profissional enquanto elemento de identidade corporativa – um caso prático ao serviço do Centro Hospitalar da Cova da BeiraPublication . Valério, Sara Catarina Pinto; Fernandes, Ana Margarida; Raposo, DanielO presente artigo expõe o projeto de índole curricular em desenvolvimento e tem como finalidade demonstrar que o vestuário profissional (fardamento) representa um canal de difusão da imagem de uma instituição e pode ser promotor da sua identidade visual. Cada vez mais e nas diversificadas situações, o fardamento tem problemas que um designer de vestuário e têxtil pode solucionar. Conhecedores de algumas necessidades ao nível do fardamento, os responsáveis do Departamento de Comunicação e Marketing do Centro Hospitalar Cova da Beira (C.H.C.B.), comunicaram o seu interesse na possibilidade de reavaliação do caráter visual do vestuário profissional ao nível de front office, solicitando a apresentação de soluções práticas para a inexistência de vestuário profissional uniformizado. Desta forma, delineou-se como objetivo geral para o projeto, a Criação de uma proposta de fardamento e acessórios para os profissionais das unidades de atendimento (front office) do C.H.C.B. com base numa nova Identidade Visual Corporativa, garantindo o conforto no desempenho das várias atividades e funções. É certo que a imagem de uma instituição perante a perceção do público, nasce de uma quantidade de elementos que refletem os seus valores, a sua atividade e o seu profissionalismo. Hoje em dia, essa identidade não aparece só nos estacionários mas também, e cada vez mais frequente, no fardamento que os colaboradores vestem e exibem.
- Um olhar sobre a Identidade Visual da PolaroidPublication . Raposo, DanielUm olhar sobre a Identidade Visual da Polaroid
- Memorization of brand marks in short-termPublication . Valente, João Pedro; Laginha, Catarina; Raposo, DanielEste estudo tem como objetivo compreender o processo de memorização das Marcas gráficas (logótipo e símbolo), particularmente, revelando a relação entre os parâmetros de rastreamento ocular e a memorização de marca de curto prazo. Desenho / metodologia / abordagem - O estudo foi realizado online através da ferramenta BrainAnswer, utilizando um sistema de rastreio ocular e um questionário, com 63 consumidores portugueses de azeite. Foi pedido aos consumidores que visualizassem um painel de 15 Marcas gráficas de azeite, seguido de um processo de distração, após o qual lhes foi pedido que identificassem as Marcas gráficas agora misturadas com outras. Os resultados mostram que é possível estabelecer uma correlação entre o processo de memorização de Marcas gráficas a curto prazo e: o Glances r (-0,375), as últimas visualizações r (0,4929), o maior tempo médio de fixação r (-0,28954), Grande variação no tamanho de fixação r (0,21626) e fixações mais longas r (0,21626), como podemos detectar no r de Spearman. Não foi identificada nenhuma correlação entre a seqüência de visualização e o processo de memória. A sequência de visualização é estatisticamente significativa considerando o processo de leitura ocidental.
- Tejo Internacional: Guia de VisitaPublication . Almeida, C.A.M.; Neves, João Vasco; Monteiro, Fernando Queirós; Santos, Domingos; Quinta-Nova, L.C.; Nunes, Luísa; Reis, Carlos Domingues dos; Raposo, Daniel; Roque, NatáliaEm sintonia com os objetivos fixados aquando da criação do Parque Natural do Tejo Inernacional, em agosto de 2000, assume-se como propósito deste guia a apresentação de um instrumento de informação e orientação que potencie o respeito pelos valores intrínsecos do PNTI, bem como o usufruto e fruição equilibrada dos mesmos. Neste contexto procede-se a uma breve descrição caracterizadora do Território do Parque, informação relativa ao apoio à visitação, é ainda apresentado um elenco de espécies de fauna e flora.
- A letra como signo de identidade visual corporativaPublication . Raposo, Daniel; Silva, Fernando Moreira da; Herrera, EduardoEmbora o domínio da Identidade Visual Corporativa (IVC) assente sobre os níveis estratégico, de design e operacional, esta investigação prende-se em maior medida com os dois primeiros, sem omitir o terceiro
- Identidade visual e sua relação com a linguagem não verbalPublication . Silva, João Carlos Riccó Plácido da; Paschoarelli, Luis Carlos; Raposo, Daniel; Menezes, Marizilda dos SantosA identidade visual assenta numa relação semântica de diversos signos que integram um sistema coerente. Uma linguagem bimédia de texto e imagem que se complementam de modo a criar uma mensagem compreensível. Este estudo visa o uso da linguagem não verbal no âmbito do projeto de identidade visual corporativa, contextualizando o papel do designer informacional enquanto mediador da mensagem corporativa para os seus públicos.
- TIQUIRA GUAAJA : a percepção de um produto que emerge de um territórioPublication . Rodrigues, Paulo Vitor Alves; Ribeiro, Emílio; Raposo, DanielO artigo aborda o tema do branding no contexto da identidade territorial. Trata-se de um estudo de caso sobre a Tiquira [1] Guaaja com ênfase na percepção de um produto característico do lugar que emerge do território renovado e reposicionado pelo marketing para atender a uma nova categoria de público. Parte-se da análise sobre a comunicação da marca Guaaja com o consumidor local e sobre a percepção deste em relação ao novo produto que altera as características do original e sobre a marca que o identifica. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa e quantitativa que se apropria de fontes secundárias e primarias para a coleta de dados.
- Tipografia corporativa : codificação e descodificação gráficaPublication . Raposo, Daniel; Herrera, Eduardo; Silva, Fernando Moreira da; Costa, JoanTrata-‐se de uma investigação que visa compreender como é descodificada a Identidade Visual Corporativa, com o intuito de aumentar a eficácia comunicacional do trabalho dos designers ao nível da codificação, considerando o objectivo da empresa ou marca. Com base em 15 casos de estudo e através de quatro questionários, pretende-‐se identificar conotações gráficas de logótipos e da tipografia corporativa, atendendo aos interesses estratégicos da empresa, produto ou serviço que representam e ao mercado em que operam. O desígnio dos designers ao nível da Identidade Visual Corporativa é confrontado com a percepção pública, de modo a obter dados sobre significados conotativos e denotativos veiculados pela tipografia corporativa e o modo como têm influência na definição da Imagem Corporativa. É objectivo deste estudo, a obtenção de dados ou método de suporte e avaliação de projectos de Identidade Visual Corporativa.