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Trindade, Bruno Miguel Martins Calheiros

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  • A importância da animação sociocultural no combate ao envelhecimento das instituições
    Publication . Trindade, Bruno; Pocinho, Ricardo; Carrana, Pedro; Santos, Gisela; Serrano, João
    Objetivo: Analisar o impacto que as atividades de animação sociocultural têm na qualidade dos serviços prestados no âmbito da terceira idade, percecionado pelos respetivos profissionais da animação sociocultural. Pretende-se verificar a importância que a profissão revela ter na qualidade das instituições e das respostas sociais no âmbito da terceira idade e do envelhecimento saudável. Metodologia: Foi realizado um diagnóstico a nível nacional sobre o contexto laboral dos animadores socioculturais, o seu exercício profissional, as expetativas relativamente ao futuro da atividade, à qualidade e ao impacto das suas práticas profissionais no âmbito da terceira idade. A amostra de 134 animadores socioculturais respondeu a um questionário online sobre a prática profissional e o impacto das instituições da terceira idade. Resultados: verificou-se que os animadores socioculturais consideram a prática das atividades importantes nestas instituições, contribuindo de forma positiva para a qualidade de vida das pessoas idosas. A animação sociocultural parece ter um impacto positivo na qualidade dos serviços, sendo fator diferenciador entre as instituições. Constitui, por isso, instrumento de promoção empresarial/institucional. Conclusão: O impacto das atividades parece ser bastante positivo na melhoria da qualidade das respostas sociais e atividades oferecidas.
  • Livro de Resumos - II Congresso Internacional de Atividade Física
    Publication . Petrica, João; Serrano, João; Faustino, António; Ramalho, André; Trindade, Bruno; Mesquita, Helena; Rocha, João; Santos, Jorge; Batista, Marco; Rebelo, Miguel; Silveira, Paulo; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Honório, Samuel
    O 2º Congresso Internacional de Atividade Física, realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2023, em Castelo Branco, sob a organização da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e da Sport, Health & Exercise Research Unit – SHERU, receberam a participação de docentes, investigadores e estudantes europeus, no domínio da atividade física e do desporto, provenientes de Portugal, Espanha e Itália. Tendo como tema central “Do conhecimento científico à empregabilidade sustentável” foram apresentados e debatidos temas como o exercício e saúde, bem-estar e estilos de vida saudáveis, fatores de treino e desempenho competitivo no desporto, desporto adaptado, pedagogia e psicologia do desporto, motricidade infantil e gerontomotricidade. O debate científico destas temáticas foi uma constante ao longo do congresso, discutindo-se quer a robustez das investigações, quer a evidência empírica com vista à intervenção no contexto ecológico de aplicação. Para além das investigações apresentadas, especial ênfase para as três conferências do Congresso, apresentadas por docentes e investigadores de craveira internacional. O Doutor Tomás Garcia Calvo apresentou toda uma vasta experiência de investigação empírica sobre motivação e programas para jovens e adolescentes com vista à promoção de estilos de vida físicamente activos. O Doutor António Camilo Cunha apresentou-nos uma reflexão ponderada e amadurecida sobre desporto, tempos e espaços de inscrição humana. O Doutor Manuel João Coelho e Silva contagiou todos os congressistas com o seu profundo conhecimento sobre o tema talento desportivo e culturas juvenis. Outro momento alto do congresso foi a mesa de debate temático sobre formação de qualidade e alto rendimento, protagonizada pelo Diretor Executivo da FPF, Pedro Dias, o Selecionador campeão da Europa de futsal Sub 19, José Luís Mendes, o ex-árbitro profissional de futebol, Carlos Xistra e o internacional de futebol, Jorge Andrade. O 2º Congresso Internacional de Atividade Física, como evento científico teve um natural compromisso com a apresentação e disseminação de conhecimento científico. Face a esses objetivos elaborámos o presente livro de resumos, que acreditamos ser um contributo original e plural de vários autores vinculados à ciência e ao empirismo da atividade física, como académicos, investigadores, professores, treinadores ou alunos. Expressamos os votos de boas leituras e que encontrem nestes resumos detalhes úteis para o vosso campo de pesquisa, ou mesmo, alguma inquietação para o desenvolvimento de futuras investigações.
  • Animação em contexto escolar no 1.º Ciclo
    Publication . Trindade, Bruno; Santos, Domingos; Quelhas, Rosário
    A Animação no contexto escolar tem vindo a constituir-se um fator essencial no domínio da educação e para a cultura do indivíduo, pressupondo uma aprendizagem contínua não formal e uma transmissão dessa mesma aprendizagem. O objetivo deste trabalho é investigar a importância da Animação em contexto educativo no 1º ciclo, explorando os seus conceitos e as suas metodologias, para, futuramente, se poderem implementar estratégias contínuas que permitam criar, adquirir e desenvolver competências, dando resposta às necessidades educativas, sociais e culturais das comunidades educativas na área da Animação. Com este projeto pretende-se investigar novos modelos de pensamento, de intervenção e novas perspetivas que contribuam para a interação entre a reflexão e a prática na implementação sustentada da Animação nas escolas do 1º ciclo.
  • Abordagem teórica sobre a implementação de um modelo de jogo no futebol
    Publication . Serrano, João; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Batista, Marco; Duarte-Mendes, Pedro; Rocha, João; Santos, Jorge; Ramalho, André; Trindade, Bruno; Silveira, Paulo; Petrica, João; Goulão, José Luís de Carvalho
    O modelo de jogo (MJ) no futebol, reveste-se de grande complexidade e é constituído por grande quantidade de subvariáveis, que por sua vez se estruturam em diferentes dimensões, categorias e subcategorias. No presente artigo vamos fazer uma abordagem teórica sobre o modelo de jogo no futebol, apresentando as partes constituintes que o caracterizam, e também, chamar a atenção para a sua plasticidade e dinâmica, que permite que se vá ajustando e modificando durante os anos de formação de acordo com a idade dos atletas. A evolução do modelo de jogo permite aos jovens jogadores a modificação de comportamentos, para níveis de complexidade cada vez mais elevados respondendo de forma eficaz às necessidades do jogo e às suas próprias necessidades.
  • A importância da animação sociocultural no combate ao envelhecimento das instituições
    Publication . Trindade, Bruno; Pocinho, Ricardo; Carrana, Pedro; Santos, Gisela; Serrano, João
    Portugal enfrenta uma dinâmica demográfica de forte envelhecimento populacional. É crucial a adaptação das políticas sociais e económicas a esta realidade. Políticas renovadas que possam responder aos desafios sociais e económicos que importa colmatar aos idosos, às famílias e às instituições. A animação sociocultural assume-se como um importante contributo na melhoria da qualidade da oferta das respostas sociais aos idosos, bem como na promoção de melhores práticas gerontológicas. Objetivo: O presente estudo pretende divulgar a importância que as práticas profissionais da área da animação sociocultural têm na vida das instituições e na qualidade das respostas sociais. Método: Foi realizado um diagnóstico a nível nacional sobre o contexto laboral dos animadores socioculturais, o seu exercício profissional, as expetativas relativamente ao futuro da atividade, e à qualidade das suas práticas profissionais. Resultados: Participou um total de 128 profissionais que demonstraram a sua perceção sobre a prática laboral nas instituições, contemplando três dimensões de análise: formativa, profissional e avaliativa. Resultados: a animação sociocultural tem um impacto positivo na qualidade dos serviços, sendo fator diferenciador. Constitui como instrumento de promoção empresarial/institucional. Conclusão: O impacto das atividades parece ser bastante positiva na melhoria da qualidade das respostas sociais e atividades oferecidas.
  • A importância da animação sociocultural no contexto educativo
    Publication . Trindade, Bruno; Pocinho, Ricardo; Serrano, João; Paulo, Rui; Conde, Maria José; Carrana, Pedro
    A Animação Sociocultural possui um conjunto de fundamentos teóricos, metodológicos e práticos que permitem uma maior intervenção na vertente preventiva, educativa e social dos alunos. Com este estudo procuramos promover a investigação sobre o impacto da Animação Sociocultural, especialmente no que respeita o contexto escolar e, por consequência, o bem-estar da comunidade educativa. A presente investigação pretende responder às questões: (1) qual a importância da animação sociocultural na melhoria das aprendizagem?; (2) de que forma a animação sociocultural contribui para melhorar as aprendizagens?; (3) de que forma a animação sociocultural ajuda a combater a exclusão social, a violência, a indisciplina e o abandono escolar?; (4) aanimação sociocultural deve fazer parte da estrutura curricular? Foram analisadas as perceções dos professores do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares de Castelo Branco, bem como as opiniões dos alunos do ensino primário. Participaram um total de 439 alunos e 36 professores. Foi administrado o questionário Adaptação da Escala de Avaliação de Implementação de Programas, que nos revelou que quer os alunos quer os professores demonstram uma satisfação elevada com a animação sociocultural na oferta educativa, sendo esta atividade promotora de sucesso escolar, maior motivação escolar e redução dos comportamentos desviantes.