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- The Challenges of Smart Specialization Strategies and the Role of Entrepreneurial UniversitiesPublication . Santos, Domingos; Caseiro, NunoThis chapter explores the relation between the concepts of entrepreneurial universities (EU) within the framework of Smart Specialization Strategies (S3). The latter is arising as a new competitive paradigm and universities can be of great importance for its successful implementation because of their contribution both as a partner institution, policy actor and producer of knowledge and social capital that can affect the potential for economic growth and development of regions. The links and contributions of both dimensions are presented and explored. As a final point, the concept of entrepreneurial ecosystem is presented as a consequence and future development of the dynamics resulting S3 and entrepreneurial universities interactions.
- Avaliação do curso de Engenharia FlorestalPublication . Almeida, C.A.M.; Quinta-Nova, L.C.; Caseiro, Nuno; Rodrigues, A.M.; Delgado, F.M.G.; Frazão, Francisco; Pereira, Fernando Leite; Martins, Manuel; Morais, Maria CristinaO relatório resulta do trabalho de avaliação ao curso de Engenharia Florestal levado a cabo pela equipa de Auto-Avaliação da Escola Superior Agrária de Castelo Branco. Esta equipa, designada pelo conselho científico com a finalidade de proceder a todas as solicitações de avaliação tanto dos cursos como da instituição, é basicamente composta por um coordenador e um elemento de cada unidade departamental. Decorrente do tipo de curso que se está a avaliar juntam-se à equipa os respectivos coordenadores do curso e um relator. Além deste elementos participaram também neste trabalho um representante dos alunos (designado pela associação de estudantes) e dois funcionários representantes do pessoal administrativo e do pessoal não docente. Em termos metodológicos optou-se pelo seguimento do guião proposto pelo CNAVES, tendo-se recolhido informação de diversos modos: pesquisa documental e bases de dados nos serviços administrativos, inquéritos auto administrados a alunos, docentes e funcionários, inquérito postal aos diplomados e entrevistas directas às entidades empregadoras. Uma vez recolhida e tratada a informação procedeu-se à sua análise crítica tendo como referência os trabalhos de avaliação que até então decorreram relativamente à Escola e ao curso de Produção Florestal que antecedeu o actual curso de Engenharia Florestal.
- Avaliação do Curso de Engenharia das Ciências Agrárias - Ramo AgrícolaPublication . Almeida, C.A.M.; Rodrigues, A.M.; Delgado, F.M.G.; Frazão, Francisco; Luz, J.P.; Quinta-Nova, L.C.; Martins, Manuel; Simões, M.P.; Caseiro, NunoO relatório resulta do trabalho de avaliação ao curso de Engenharia das Ciências Agrárias – Ramo Agrícola levado a cabo pela equipa de Auto-Avaliação da Escola Superior Agrária. Esta equipa, designada pelo conselho científico com a finalidade de proceder a todas as solicitações de avaliação tanto dos cursos como da instituição, é basicamente composta por um coordenador e um elemento de cada unidade departamental. Decorrente do tipo de curso que se está a avaliar juntam-se à equipa os respectivos coordenadores do curso e um relator. Além deste elementos participaram também neste trabalho um representante dos alunos (designado pela associação de estudantes) e dois funcionários representantes do pessoal administrativo e do pessoal não docente. Em termos metodológicos optou-se pelo seguimento do guião proposto pelo CNAVES, tendo-se recolhido informação de diversos modos: pesquisa documental e bases de dados nos serviços administrativos, inquéritos auto administrados a alunos, docentes e funcionários, inquérito postal aos diplomados e entrevistas directas às entidades empregadoras. Uma vez recolhida e tratada a informação procedeu-se à sua análise crítica tendo como referência os trabalhos de avaliação que até então decorreram relativamente à Escola e ao curso de Produção Agrícola que antecedeu o actual curso de Engenharia em Ciências Agrárias que se avalia.
- Empreendedorismo em instituições de ensino superior: um estudo de casoPublication . Santos, Domingos; Caseiro, NunoEntendido, atualmente, como um quarto pilar da esfera de atuação da academia, a promoção do empreendedorismo tem sido prosseguida, em diferentes contextos institucionais, de modos também diversos, havendo já uma vasta literatura da especialidade sobre esta matéria. O artigo parte da abordagem que os desafios da moderna sociedade e economia do conhecimento colocam às instituições de ensino superior, apoiando se no conceito de universidade empreendedora como quadro de referência analítico para o estudo de caso que é apresentado. A análise empírica centra se nas respostas que, a diversos níveis, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), vem dando, desde há cerca de uma década, a este novo desafio que é colocado às instituições de ensino superior. Uma particular atenção é prestada ao Poliempreende, um concurso de projetos de vocação empresarial que teve génese, precisamente, no IPCB e que, atualmente, adquiriu uma expressão nacional. A esse propósito são analisadas algumas das principais questões que essa aposta originou no seio da academia, nomeadamente em termos organizacionais e de participação docente e discente. Face a esse trajeto e à experiência adquirida, o artigo conclui com uma série de sugestões relativas a possíveis linhas de intervenção de maior nível de eficácia na promoção do empreendedorismo de génese académica.
- Avaliação do curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos NaturaisPublication . Almeida, C.A.M.; Caseiro, Nuno; Quinta-Nova, L.C.; Rodrigues, A.M.; Delgado, F.M.G.; Frazão, Francisco; Martins, Manuel; Mesquita, Maria da Conceição; Rosa, Maria LeopoldinaO relatório resulta do trabalho de avaliação ao curso de Engenharia de Ordenamento dos Recursos Naturais levado a cabo pela equipa de Auto-Avaliação da Escola Superior Agrária. Esta equipa, designada pelo Conselho Científico com a finalidade de proceder a todas as solicitações de avaliação tanto dos cursos como da instituição, é basicamente composta por um coordenador e um elemento de cada unidade departamental. Decorrente do tipo de curso que se está a avaliar juntam-se à equipa os respectivos coordenadores do curso e um relator. Além deste elementos participaram também neste trabalho um representante dos alunos (designado pela associação de estudantes) e dois funcionários representantes do pessoal administrativo e do pessoal não docente. Em termos metodológicos optou-se pelo seguimento do guião proposto pelo CNAVES, tendo-se recolhido informação de diversos modos: pesquisa documental e bases de dados nos serviços administrativos, inquéritos auto administrados a alunos, docentes e funcionários, inquérito postal aos diplomados e entrevistas directas às entidades empregadoras. Uma vez recolhida e tratada a informação procedeu-se à sua análise crítica tendo como referência os trabalhos de avaliação que até então decorreram relativamente à Escola e ao curso de Ordenamento dos Recursos Naturais.
- Dinâmica socioeconómica da fileira da madeira em Concelhos do Pinhal Interior Sul : uma análise através do conceito de meio inovadorPublication . Santos, Domingos; Simões, Maria João; Almeida, C.A.M.; Vaz, Margarida; Simões, Rogério; Oliveira, Manuel Mendes; Caseiro, Nuno; Castela, Ana PaulaA relação entre as dinâmicas do território e os fenómenos de reestruturação sectorial é, por certo, um dos ramos do conhecimento e da intervenção pública em que uma sistemática análise reflexiva se torna mais premente. Nos territórios de baixa densidade redobra de importância a investigação sobre esta dialéctica entre território e função. A análise da fileira da madeira no Pinhal Interior Sul (Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Mação) pareceu corporizar um objecto de estudo com características únicas até porque, por um lado, é uma problemática relativamente pouco estudada e, por outro, constitui, sem sombra de dúvida, um eixo estratégico da economia desta sub-região que interessa potenciar sob o ponto de vista da criação de riqueza e de emprego. O presente Estudo tem como objectivo geral conhecer aprofundadamente a realidade empresarial das indústrias transformadoras da madeira no Pinhal Interior Sul, no sentido de fundamentar intervenções de sentido estratégico que visem estruturar esse conjunto de actividades, dotando-as de acrescidos factores de competitividade. A clara maioria das empresas inquiridas durante o trabalho de campo que foi realizado funda ainda as suas vantagens competitivas em estratégias de volume e na optimização da relação qualidade/custo, o que, num cenário tendencial de concorrência acrescida à escala internacional, será cada vez mais insuficiente como garantia de sucesso empresarial. As empresas, no essencial, assentam as suas estratégias numa concepção produtivista, que assimila modernização e inovação, relegando para o papel meramente acessório outras dimensões incontornáveis do fenómeno inovatório, como sejam as modalidades associadas à gestão, à formação dos recursos humanos e à inserção nos circuitos comerciais. A aposta deve passar pela criatividade e inovação, acompanhada por uma forte agressividade comercial, passo esse que reputamos como decisivo na afirmação competitiva das empresas da fileira da madeira. A fileira da madeira, no Pinhal Interior Sul, parece padecer de um claro défice de activação e articulação entre os diversos actores institucionais e de uma escassa aproximação destes ao universo empresarial. A esta situação não será alheia, por um lado, a falta de uma forte voz de liderança institucional e organizacional e, por outro, e paralelamente, o vazio de prospectiva estratégica que possa ajudar no enquadramento do comportamento dos empresários e entidades do sector público e associativo.
- Processo de implementação do SGQ numa instituição de ensino superior: abordagem e potencialidadesPublication . Fernandes, António Marques; Caseiro, NunoEste trabalho tem como objectivo apresentar o processo metodológico de desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa instituição pública de ensino superior. Na primeira parte é abordado o conceito de qualidade e o surgimento dos sistemas de gestão da qualidade. Na segunda parte, o trabalho contempla uma descrição da metodologia e etapas conducentes ao desenvolvimento e implementação, e posterior certificação do Sistema de Gestão da Qualidade. É feita uma descrição da rede de processos considerada na implementação do sistema e dos procedimentos necessários ao cumprimento dos requisitos gerais da norma ISO 9001:2008. As motivações, dificuldades e potencialidades, bem como factores críticos inerentes à implementação do Sistema de Gestão da Qualidade são igualmente objecto de análise neste trabalho de investigação.
- Poliempreende : um património e legado do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPublication . Santos, Domingos; Caseiro, NunoA promoção do empreendedorismo penetrou as agendas políticas ao diversos níveis, desde o europeu, onde a Comissão Europeia, fez dele um dos principais vectores de reforço da competitividade, até ao nacional e local, onde se vêm afirmando, cada vez mais, políticas que visam premiar a iniciativa empresarial, a inovação e a criação de riqueza. Não existe debate onde não seja aventado quase como panaceia para resolver os problemas estruturais de desenvolvimento, os agentes empresariais usam-no profusamente e os políticos parecem adoptá-lo como emblema dos seus discursos e dos seus programas eleitorais. O interesse pelo empreendedorismo tem conhecido uma verdadeira explosão nos últimos anos. A sua importância no campo da dinamização socioeconómica e da criação de novas fileiras de actividades tornou-se inquestionável.
- Polytechnic teachers’ perspectives about entrepreneurship : a Portuguese case studyPublication . Caseiro, Nuno; Santos, Domingos; Pereira, Cristina; Afonso, MargaridaHigher education institutions are more and more engaged in strategies to promote entrepreneurship among their students and teachers. They have been implementing different instruments to attain that aim: from business incubation centers to start-ups support, from academic entrepreneurship contests to coaching methodologies. The studies about this field of activity are mainly concerned with the role students can undertake to initiate business projects based on innovation. Less attention, on the contrary, has been put on the teachers’ side, their perceptions about entrepreneurship, and the way higher education institutions are addressing this important group - what remains unknown is how higher education institutions are preparing teachers for these entrepreneurship opportunities. This paper is dedicated to the analysis of the perspectives regarding entrepreneurship of Portuguese polytechnic teachers on the context of their institutions, the types of entrepreneurial profile teachers possess and the skills they think they should acquire to empower them for supporting entrepreneurship education. The empirical data results from a questionnaire “Perspetivas sobre o empreendedorismo dos docentes do Ensino Superior Politécnico" (“Polytechnic teachers’ perspectives about entrepreneurship”) are presented, analysed and discussed in the context of the Portuguese reality.
- Comparing complex networks: An application to emergency managers mental modelsPublication . Caseiro, Nuno; Trigo, PauloThis paper describes an exploratory work that aims to identify a semantic basis underlying a mental model from the field of emergency management using a collaborative approach. An experimental application of the distance ratio measure was used to compare individual networks among themselves and to analyze the aggregated network representing the group mental model. The data was obtained by surveying a group of Civil Protection graduates and aggregating all the answers (shared mental model). The data allowed us to deepen the analysis of the resulting network in order to understand the main group concepts and their relations within this domain.