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Raposo, Fernado Manuel

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  • Análise da distribuição dos ECTS por áreas científicas e relação entre as horas de contacto e as horas de trabalho autónomo do estudantes dos cursos de design
    Publication . Raposo, Fernando
    No presente estudo, procurar-se-á compreender de que forma as instituições de ensino superior contabilizam a carga total de trabalho do estudante (horas de contacto e horas de trabalho autónomo) por unidade curricular, tendo em conta o tipo de ensino (teórico, teórico-prático, prático, projecto, …). Para efeitos do presente estudo foram seleccionados os cursos de artes da imagem, design de moda e têxtil e design de interiores e equipamento da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), os cursos de design de comunicação, design de moda e design de interiores da Faculdade de Design de Politécnico de Milão (Itália) e os c ursos de pintura e escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Portugal) e da Academia de Belas Artes de Brera (Itália). Em termos de instrumentos de recolha de dados, privilegiou-se a análise documental, com particular atenção para os diplomas legais, guias de cursos, propostas de criação e de adequação a Bolonha, planos de estudos e programa das unidades curriculares. Refira-se que a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, procedeu à adequação dos seus cursos a Bolonha em 2006, tendo entrado em funcionamento no ano lectivo de 2007/2008 e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa adequou os seus cursos a Bolonha em 2007, os quais entraram em funcionamento no ano lectivo de 2008/2009. Em Itália, a reforma do sistema de ensino superior, de acordo com as orientações de Bolonha, foi implementada a partir do ano lectivo de 2001/2002.
  • Contributos para um melhor desempenho dos docentes de Artes Visuais
    Publication . Raposo, Fernando
    No presente artigo, procuraremos sistematizar alguns aspectos que consideramos poderem contribuir para um melhor desempenho da actividade docente dos professores de artes visuais, identificados a partir da bibliografia consultada sobre o estudo que realizamos acerca das metodologias de ensino naquela área. Ao longo da nossa experiência docente, fomo-nos dando conta que a metodologia ou metodologias adoptadas devem ser entendidas de modo mais flexível, ajustadas, tanto quanto possível, em função dos contextos, dos alunos e dos objec􀆟vos dos programas. Dos aspectos que consideramos relevantes no processo de ensino e aprendizagem, sublinharemos, neste ar􀆟go, a relação de confiança que deve ser estabelecida entre professor e alunos, traduzida, por exemplo, na participação destes na planificação das actividades, na definição dos objectivos e na avaliação; o papel do professor enquanto modelo de referência para os seus alunos; a ponderação e equilíbrio que deve estar presente na definição das condições propostas pelo professor e as oportunidades de escolha dos alunos; a importância da aprendizagem em contexto de grupo; os efeitos do “currículo extenso” e do “currículo profundo” no desenvolvimento das aprendizagens, das atitudes e habilidades. Os “projectos de âmbito ou de domínio” e as “pastas”, propostas por Gardner como meios educa􀆟vos para fomentar a abordagem integrada da produção artistica, da percepção e da reflexão, constituirão também objecto de análise.
  • A ESART no contexto da oferta pública das artes visuais
    Publication . Raposo, Fernando
    Criada em Julho de 1999, a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART), tendo vindo a crescer e a consolidar-se num quadro caracterizado pela crescente oferta na área das artes visuais, sobretudo no litoral do país.
  • Reflexões sobre Património, Educação e Cultura. I Encontro em Património, Educação e Cultura
    Publication . Raposo, Fernando; Jorge, Fátima; Carvalhinho, Miguel
    Este livro reúne trinta artigos dos participantes no I Encontro em Património, Educação e Cultura (I EIPEC), organizado pelo Centro de Investigação em Património, Educação e Cultura (CIPEC) do Instituto Politécnico de Castelo Branco, que responderam ao desafio de partilhar resultados de investigação e de práticas profissionais nas áreas temáticas do evento.
  • Contribuições para uma melhor compreensão do Ensino Superior das Artes Visuais, na União Europeia
    Publication . Raposo, Fernando
    O estudo que nos propomos realizar alicerça-se no quadro teórico enformado pela emergência de um novo modelo de racionalidade, em consequência do questionamento e rejeição do modelo de racionalidade positivista; pelo desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação, que intensificaram as relações sociais à escala mundial e pela assumpção dos princípios e objectivos enunciados na Declaração de Bolonha, quanto à criação do espaço europeu do ensino superior. Tendo em conta o objectivo do estudo, procurar-se-á identificar, a partir da análise dos planos de estudo dos cursos de Artes Plásticas e Design das instituições portuguesas e italianas objecto de estudo, quais as características a que deve obedecer a configuração de um currículo em Artes Visuais (Artes Plásticas e Design) para a pós-modernidade. No presente estudo ter-se-ão presentes a emergência do novo paradigma da educação, em que a valorização do contexto, do diálogo e do consenso se torna imperativo no processo de construção do conhecimento, bem como os enfoques curriculares que actualmente enformam o ensino das artes visuais.
  • O ensino superior das artes visuais na União Europeia à luz do Processo de Bolonha
    Publication . Raposo, Fernando
    No presente artigo procurar-se-á, depois de uma breve abordagem sobre a concretização do Processo de Bolonha, nos países da união europeia, compreender em que fase se encontra a adequação dos cursos de Artes Visuais e em que medida têm sido acolhidas as orientações emanadas das diferentes conferências de ministros que tutelam o ensino superior, quanto à estrutura de graus, à duração dos ciclos, à implementação do sistema de garantia da qualidade, entre outros aspectos. Advirta-se, contudo, que para efeitos da presente caracterização apenas se consideraram as instituições de ensino superior com sítios disponíveis na internet, tendo sido efectuada a recolha de dados durante o ano de 2008 e o primeiro trimestre de 2009. O levantamento das instituições foi feito junto das associações internacionais, consideradas interlocutoras credíveis como a ELIA (The European League of Institutes of ARTS) e a Cumulus Association Of Universities and Colleges of Art, Design and Media. Em Portugal, esse levantamento foi feito junto da Direcção Geral do Ensino Superior e em Espanha junto da ANECA (Agencia Nacional de Evaluacion de la Calidad Y Acreditacion).
  • Análise da relação entre as horas de contacto e as horas de trabalho autónomo do estudante, por tipo de ensino, na configuração do ECTS dos cursos de artes visuais
    Publication . Raposo, Fernando
    No presente estudo, procurar-se-á compreender de que forma as instituições de ensino superior contabilizam a carga total de trabalho do estudante (horas de contacto e horas de trabalho autónomo) por unidade curricular, tendo em conta o tipo de ensino (teórico, teórico-prático, prático, projecto, …). Para efeitos do presente estudo foram seleccionados os cursos de artes da imagem, design de moda e têxtil e design de interiores e equipamento da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (Portugal), os cursos de design de comunicação, design de moda e design de interiores da Faculdade de Design de Politécnico de Milão (Itália) e os c ursos de pintura e escultura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (Portugal) e da Academia de Belas Artes de Brera (Itália). Em termos de instrumentos de recolha de dados, privilegiou-se a análise documental, com particular atenção para os diplomas legais, guias de cursos, propostas de criação e de adequação a Bolonha, planos de estudos e programa das unidades curriculares. Refira-se que a Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, procedeu à adequação dos seus cursos a Bolonha em 2006, tendo entrado em funcionamento no ano lectivo de 2007/2008 e a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa adequou os seus cursos a Bolonha em 2007, os quais entraram em funcionamento no ano lectivo de 2008/2009. Em Itália, a reforma do sistema de ensino superior, de acordo com as orientações de Bolonha, foi implementada a partir do ano lectivo de 2001/2002.
  • Como se produz a aprendizagem artística
    Publication . Raposo, Fernando
    No presente artigo, pretende-se compreender, através da leitura da obra de Elliot Eisner, quais as dimensões que estão presentes no processo de criação artística e em que medida elas podem ou devem concorrer para a melhoria da aprendizagem em artes. Para a compreensão da aprendizagem artística, deve-se ter presente o modo como se aprende a criar as formas artísticas, a ver as formas visuais em arte (e também na natureza) e a conhecer os aspectos que concorrem para a compreensão da arte.