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gonçalves Pereira, Cristina

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  • Teorias psicológicas implícitas sobre ensino e aprendizagem : contributos para a formação de professores
    Publication . Pereira, Cristina
    Neste artigo reflectimos sobre os modelos de formação de professores, destacando os modelos construtivistas e desenvolvimentistas que consideramos mais adequados a uma formação que pretende responder aos desafios que se colocam ao actual desempenho profissional dos professores. Identificamos alguns dos factores que podem funcionar como inibidores num processo de formação assente nesses paradigmas, centrando a nossa análise nas concepções implícitas dos alunos/futuros professores sobre os processos de ensino e aprendizagem. Apresentam-se e analisam-se essas concepções num grupo de 135 sujeitos, alunos dos cursos de Educação de Infância e Professores do 1º ciclo em três Escolas Superiores de Educação da Região Centro, no início do seu processo de formação. Os resultados, obtidos a partir da aplicação do Questionário sobre Concepções Implícitas dos Professores Acerca de Factores e Processos de Ensino e Aprendizagem- Forma B, construído por Abreu (1998), evidenciam uma disponibilidade conceptual a processos de formação que concretizem estratégias metodológicas assentes em modelos construtivistas.
  • Um projecto de desenvolvimento da qualidade em cooperação num contexto de jardim-de-infância integrado num agrupamento de escolas
    Publication . Pereira, Cristina
    Este texto pretende descrever/apresentar um estudo de caso realizado no âmbito do projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP) num Agrupamento de Escolas. Um Agrupamento de Escolas é uma unidade organizacional, dotada de órgãos próprios de administração e gestão, constituída por estabelecimentos de educação pré-escolar e de um ou mais níveis e ciclos de ensino, a partir de um projecto pedagógico comum (Decreto-Lei nº 115-A/98, de 4 de Maio). Este conceito organizacional, relativamente recente no contexto educativo português, visa dar resposta a dificuldades identificadas, pretendendo, nomeadamente: - Dar resposta a situações de isolamento de estabelecimentos educativos; - Racionalizar os recursos humanos e materiais no sector educativo; - Criar dinâmicas de comunicação e de aprendizagem entre crianças de diferentes idades e ciclos de ensino; - Permitir aos alunos uma passagem mais integrada pelos diferentes ciclos de ensino; - Desenvolver um sentido de comunidade educativa; - Desenvolver projectos educativos mais vastos e integrados; - Desenvolver processos de conhecimento e partilha entre os profissionais dos diferentes níveis de ensino. Apesar de não termos tido acesso a nenhuma avaliação que, de uma forma sistemática e rigorosa, permita aferir a concretização de alguns destes objectivos, muitos dos relatos dos profissionais de diferentes níveis de ensino têm identificado dificuldades e entraves. Considerando que a promoção da qualidade educativa depende, em grande medida, da concretização das finalidades acima enunciadas, será importante reflectir o papel que a implementação de um projecto de avaliação e de promoção da qualidade num estabelecimento de educação de infância integrado num agrupamento de escolas poderá assumir na sua dinâmica organizacional. Tendo como pano de fundo algumas destas ideias, centramos as nossas preocupações na análise da seguinte questão: - A implementação de um projecto de avaliação e desenvolvimento da qualidade com os pressupostos do DQP (em que o conceito de parceria se organiza como o núcleo do processo) num contexto de jardim-de-infância poderá contribuir para uma melhor compreensão dos objectivos da educação pré-escolar, permitindo dar uma maior visibilidade às experiências de aprendizagem desenvolvidas num nível de educação que ainda carece de afirmação junto da sociedade em geral e dos diferentes parceiros educativos. Num primeiro momento do presente texto faremos uma descrição do contexto e da organização do estabelecimento educativo em análise. Em seguida, apresentaremos uma análise das suas práticas educativas, identificando os aspectos que poderão contribuir para a promoção da qualidade das suas experiências de aprendizagem. As reflexões finais incidirão sobre as questões que se organizaram como motivadoras deste trabalho.
  • Concepções implícitas do professor e mudanças educativas : que papel para a formação inicial de professores?
    Publication . Pereira, Cristina
    Numerosas pesquisas têm demostrado que as concepções implícitas do professor influenciam a forma como ensina e as suas opções metodológicas, interagindo de uma forma dinâmica com os contextos em que está envolvido. Tendo como base conceptual alguns dos pressupostos do “paradigma do pensamento do professor”, este artigo pretende reflectir sobre as condições e as estratégias de mudança conceptual, no âmbito da formação inicial de professores. A esse propósito apresentam-se os resultados de algumas investigações que, identificando alguns limites e dificuldades nos processos de mudança, apontam, de uma forma evidente, para uma relação dinâmica e, por vezes, conflitual, entre as concepções implícitas do professor sobre os processos de ensino-aprendizagem e os seus comportamentos pedagógicos.
  • Desenvolvimento psicológico e mudança conceptual nos processos formativos : uma investigação-acção no âmbito da formação inicial de educadores/professores
    Publication . Pereira, Cristina
    Considerando que a Psicologia tem assumido um papel central na fundamentação dos processos formativos dos educadores e dos professores, desde os primórdios da sua identidade científica, constituindo uma importante referência conceptual de muitos dos projectos de investigação sobre os processos educativos que têm sido realizados, nomeadamente em Portugal, por profissionais de diferentes áreas do conhecimento, pensamos ser importante reflectir e questionar o seu contributo para uma renovação qualitativa do acto pedagógico. Este trabalho de investigação teve como objectivo implementar um programa de formação inicial de educadores/professores que na sua componente de formação em Psicologia visou o desenvolvimento de três dimensões que consideramos fundamentais a um desempenho pessoal e profissional adequado e flexível, a saber: a) Concepções Implícitas sobre os Processos de Ensino e de Aprendizagem b) Epistemologias Pessoais c) Desenvolvimento do Ego O seu quadro teórico de referência foram as teorias de desenvolvimento humano e cognitivo-motivacionais que convergem com concepções construtivistas, perspectivando a formação inicial como um contexto privilegiado de desenvolvimento humano e de (re)construção de concepções no sentido de uma melhor adequação à profissionalidade docente. No sentido de operacionalizar o objectivo da pesquisa concebemos um programa de formação psicológica de educadores/professores que foi implementado ao longo de quatro anos junto dos alunos matriculados nos Cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação (E.S.E.) de Castelo Branco, no ano lectivo de 1998 (ano em que se iniciaram as licenciaturas desses cursos). Esse grupo de alunos integrou o grupo experimental da pesquisa. Para avaliar com maior rigor a pertinência do programa de formação para as mudanças desenvolvimentais pretendidas, considerámos fundamental a constituição de dois grupos de controlo constituídos por indivíduos com algumas características comuns às do grupo experimental (alunos matriculados no mesmo ano e nos mesmos cursos, na E.S.E. de Portalegre e na E.S.E. de Coimbra). Todos os alunos envolvidos na pesquisa foram avaliados relativamente às dimensões consideradas, no início (pré-teste) e no final (pós-teste) do processo formativo. Para esse efeito foram utilizados instrumentos padronizados que se tinham revelado adequados na “medição” das variáveis em análise. Considerando o contexto do nosso problema e os objectivos de compreensão e mudança pretendidos, organizámos a pesquisa no sentido de uma metodologia que se inscrevesse na categoria de investigação-acção. Contudo, a preocupação em introduzir algum rigor na observação e análise dos dados, fez-nos ponderar a possibilidade de utilizar um planeamento que integrasse metodologias qualitativas e quantitativas. O delineamento progressivo do projecto concretizou-se, na sua vertente quantitativa, no estabelecimento de um desenho quasi-experimental, com planeamento de medidas pré e pós tratamento, com grupos de controlo não equivalentes (Cook e Campbell, 1979).
  • Desenvolvimento e mudança no contexto da formação inicial de educadores/professores
    Publication . Pereira, Cristina
    A presente comunicação tem como principal objectivo a apresentação e análise dos resultados obtidos a partir da administração do instrumento “Documento de Reflexão Auto-Avaliativa” a uma amostra de 112 alunos finalistas dos Cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, em três Escolas Superiores de Educação do centro do país. A construção e aplicação deste instrumento ocorreu no contexto de uma investigação acção que pretendeu implementar um programa de formação inicial de educadores/professores que na sua componente de formação em Psicologia visou o desenvolvimento de três dimensões que consideramos fundamentais a um desempenho pessoal e profissional adequado e flexível, a saber: a) Concepções Implícitas sobre os Processos de Ensino e de Aprendizagem b) Epistemologias Pessoais c) Desenvolvimento do Ego Esse projecto de investigação teve como quadro teórico de referência teorias de desenvolvimento humano e cognitivo-motivacionais que convergem com concepções construtivistas, perspectivando a formação inicial como um contexto privilegiado de desenvolvimento humano e de (re)construção de concepções no sentido de uma melhor adequação à profissionalidade docente. No sentido de operacionalizar o objectivo da pesquisa concebemos um programa de formação psicológica de educadores/professores que foi implementado ao longo de quatro anos junto dos alunos matriculados nos Cursos de Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação (E.S.E.) de Castelo Branco, no ano lectivo de 1998 (ano em que se iniciaram as licenciaturas desses cursos). Esse grupo de alunos integrou o grupo experimental da pesquisa. Para avaliar com maior rigor a pertinência do programa de formação para as mudanças desenvolvimentais pretendidas, considerámos fundamental a constituição de dois grupos de controlo constituídos por indivíduos com algumas características comuns às do grupo experimental (alunos matriculados no mesmo ano e nos mesmos cursos, na E.S.E. de Portalegre e na E.S.E. de Coimbra). Todos os alunos envolvidos na pesquisa foram avaliados relativamente às dimensões consideradas, no início (pré-teste) e no final (pós-teste) do processo formativo. Para esse efeito foram utilizados instrumentos padronizados que se tinham revelado adequados na “medição” das variáveis em análise.
  • Concepções e expectativas de estudantes do ensino superior sobre o processo de tutoria
    Publication . Agostinho, Clotilde; Pereira, Cristina
    Os níveis de insucesso escolar no ensino superior têm motivado preocupações justificadas dos diferentes intervenientes nesse sistema. O insucesso resulta de factores de natureza muito diversa, que envolvem os professores, os estudantes, os currículos e os contextos formativos, com efeitos entrecruzados que se têm mostrado difíceis de anular ou mesmo atenuar. É objectivo desta comunicação reflectir sobre a necessidade de implementar metodologias inovadoras nos processos de ensino-aprendizagem. Poderá questionar-se se o recurso sistemático a lições magistrais ou a um ensino presencial para grupos alargados de estudantes não deverá ser progressivamente substituído por abordagens tutoriais e de natureza investigativa, ao longo de todo o processo formativo. As tutorias organizam-se como um processo mediante o qual se oferece aos estudantes uma atenção individualizada, sistemática e integrada, ao longo da sua permanência no curso, no sentido de promover as suas potencialidades académicas, pessoais e relacionais. Tendo como pano de fundo estes pressupostos e considerando que o processo de tutoria pode ganhar uma relevância significativa na promoção da qualidade das aprendizagens, foi elaborado um questionário (Q.P.T.) com o objectivo de identificar as concepções e expectativas dos estudantes sobre este processo.
  • Promoção da leitura em crianças com défice cognitivo
    Publication . Pires, Natividade; Pereira, Cristina; Nunes, Gabriela; Mesquita, Helena
    O projecto de trabalho que apresentamos tenta dar resposta a alguns dos principais objectivos do Plano Nacional de Leitura, centrando-se na intervenção em contextos não formais com crianças com necessidades educativas especiais. Tendo como base a investigação das últimas décadas sobre o desenvolvimento da literacia junto desta população e, muito particularmente, a metodologia para a aprendizagem da leitura em crianças com Sindroma de Down de Troncoso e del Cerro (2004), uma equipa interdisciplinar de professores da ESECB dinamizou, durante três anos, um Clube/ Ateliê de Leitura com crianças e adolescentes com défice cognitivo. Nesta comunicação pretendemos dar conta da organização das sessões, dos critérios subjacentes à escolha das estratégias e dos materiais utilizados, mas também à selecção dos livros que fomos explorando ao longo deste projecto. Os registos efectuados, bem como a sua posterior análise, permitiram aferir as aprendizagens e as dificuldades de cada criança envolvida. A riqueza das interacções construídas no decurso dos três anos permitiu operacionalizar o carácter interdisciplinar do projecto, experimentar e ampliar metodologias de trabalho e conceber materiais adequados aos nossos objectivos.
  • A emergência de um paradigma construtivista e relacional na educação : contributo para uma reflexão
    Publication . Pereira, Cristina
    A complexidade do mundo actual desafia constantemente os construtos que definem a nossa identidade pessoal e profissional e enquanto educadores/professores vivemos, de uma forma premente, a insegurança e incerteza de um processo atravessado por sucessivas reformas, num desafio profissional cada vez mais exigente. Neste contexto torna-se urgente a definição de um quadro conceptual para a educação, capaz de compreender a complexidade e o dinamismo das relações entre o sujeito e o mundo e que contribuía para operacionalizar uma metodologia construtivista e relacional. Tendo como pano de fundo as intensas e complexas relações entre a psicologia e a educação enfatizamos a necessidade do construtivismo se organizar como um marco psicológico de referência para a análise e a planificação do acto educativo, em geral, e dos processos de ensino-aprendizagem, em particular. Após a clarificação do paradigma psicológico que, na perspectiva de vários autores, permitirá conceptualizar uma prática pedagógica mais integrada, promotora do desenvolvimento global dos indivíduos, identificamos alguns princípios que devem estar presentes na estruturação do acto pedagógico.
  • O lugar da investigação na formação de professores
    Publication . Pereira, Cristina
    A formação de educadores e professores surge como um vector estratégico indispensável para operar mudanças de diversa natureza no domínio da educação e, por extensão, no domínio das concepções de profissão e de profissionalismo docente. O actual Regime Jurídico de Habilitação Profissional para a Docência (Decreto-Lei nº 43/2007) surgiu no contexto de reorganização do Ensino Superior ao Processo de Bolonha. Este documento, ao situar a formação profissional dos Educadores de Infância e dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico ao nível do 2º Ciclo de Formação (Mestrado), pode contribuir para um reforço no reconhecimento da importância destes actores na promoção de um desenvolvimento de qualidade, tão necessário à sociedade portuguesa, mas remete, essencialmente, para a necessidade de uma formação inicial exigente e de qualidade. Outro aspecto a merecer destaque neste Decreto-Lei relaciona-se com a possibilidade do desempenho profissional se estender a dois ciclos de ensino. Esta maior abrangência, para além de tornar possível a mobilidade dos docentes entre os níveis e ciclos de ensino, permitirá, entre outros aspectos, o acompanhamento dos alunos pelos mesmos docentes por um período de tempo mais alargado, favorecendo uma dinâmica de articulação das aprendizagens entre os diferentes ciclos de ensino. Tendo como pano de fundo este contexto, a presente comunicação propõe-se apresentar e analisar alguns dos fundamentos que estiveram na base da organização curricular do Ciclo de Estudos de Mestrado em Educação Pré-Escolar e em 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Castelo Branco (ESECB), merecendo-nos uma análise mais detalhada a integração da componente de formação em investigação educacional na área de iniciação à prática profissional. Esta opção teve como objectivo primordial formar especialistas interventivos, conscientes do valor e das potencialidades da sua área de formação e com potencial para fundamentar as suas opções no contacto com a realidade pedagógica. Valoriza-se, deste modo, o desenvolvimento de projectos de intervenção numa linha de investigação-acção, no contexto da prática de ensino supervisionada.