Repository logo
 
Publication

Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior

dc.contributor.authorFerreira, Ana Vaz
dc.contributor.authorDelgado, F.M.G.
dc.contributor.authorAfonso, Paulo
dc.contributor.authorCruchinho, Alexandra
dc.contributor.authorPereira, Paula
dc.contributor.authorSapeta, Paula
dc.contributor.authorRamos, George
dc.date.accessioned2013-12-06T17:53:29Z
dc.date.available2013-12-06T17:53:29Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.por
dc.identifier.citationRAMOS, A. [et al.] (2013) - Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior. Revista Portuguesa de Educação. ISSN 0871-9187. 26:1. p. 115-141por
dc.identifier.issn0871-9187
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.11/2145
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherCIEd Universidade do Minhopor
dc.subjectConstAppor
dc.subjectECTSpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectTrabalho autónomopor
dc.titleImplementação de novas práticas pedagógicas no ensino superiorpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage141por
oaire.citation.startPage115por
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Educaçãopor
oaire.citation.volume26por
person.familyNameVaz Ferreira
person.familyNameDelgado
person.familyNameafonso
person.familyNameCruchinho
person.familyNamePereira
person.familyNameSapeta
person.familyNameRamos
person.givenNameAna Teresa
person.givenNameFernanda
person.givenNamepaulo
person.givenNameAlexandra
person.givenNamePaula
person.givenNameAna Paula Gonçalves Antunes Sapeta
person.givenNameGeorge
person.identifier.ciencia-idFF13-36C3-FA08
person.identifier.ciencia-idC715-76B6-A07D
person.identifier.ciencia-id6013-CF5A-6916
person.identifier.ciencia-idD914-B9B5-46BC
person.identifier.ciencia-id061E-B080-DEE9
person.identifier.ciencia-idAA1C-63C6-2846
person.identifier.ciencia-id2C1F-E325-E6FF
person.identifier.orcid0000-0001-7722-2806
person.identifier.orcid0000-0003-1238-9386
person.identifier.orcid0000-0002-9197-1122
person.identifier.orcid0000-0002-2728-6024
person.identifier.orcid0000-0001-5522-1001
person.identifier.orcid0000-0001-6667-2326
person.identifier.orcid0000-0003-3766-0646
person.identifier.scopus-author-id8853125600
person.identifier.scopus-author-id55327196100
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationc8cac0d1-de93-4399-b41f-8990692fd63d
relation.isAuthorOfPublication8ae072f8-0aa1-46ce-830a-210c42f9e11b
relation.isAuthorOfPublication9a416ed1-b283-4e64-93fa-cedf76efc6af
relation.isAuthorOfPublication21887fe2-9f31-43e0-9d44-dfcfe2547d01
relation.isAuthorOfPublicationbf6cbb66-16f5-408a-9f6d-ef61dee6c165
relation.isAuthorOfPublication7c11004c-2d32-4f9b-bf47-221aa1feec31
relation.isAuthorOfPublication45a1544c-69b3-401a-8a2c-3fe7437dae6b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery45a1544c-69b3-401a-8a2c-3fe7437dae6b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RPE_CONSTAP.pdf
Size:
7.87 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
2.02 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: