ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
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Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by advisor "Abrunhosa, Maria Adélia Gonçalves Martins de"
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- Estudo de caso sobre o ensino não presencial da Formação Musical em tempo de pandemia covid-19Publication . Moreira, Isabel Alexandra de Azevedo Martins; Abrunhosa, Maria Adélia Gonçalves Martins deO presente relatório foi realizado na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) em Lisboa. Insere-se na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionado do Mestrado em Ensino de Formação Musical e Música de Conjunto da Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco. A “Prática de ensino supervisionado” constitui a primeira parte deste trabalho. O papel de estágio na construção da carreira de um professor reflexivo é o tema analisado no capítulo 1. O “Enquadramento teórico”, apresentado no capítulo 2 analisa o percurso histórico da EANCN e a evolução dos programas de ensino especializado de música, em particular as disciplinas de Formação Musical e Classes de Conjunto. O capítulo 3 “Contexto educativo” descreve a instituição: o projeto educativo e plano de estudos. Os dois últimos capítulos incidem sobre as aulas observadas e lecionadas de Formação Musical e Coro em contexto de estágio. O percurso dos dois professores observados é analisado e são também caracterizadas as turmas. Com o objetivo de exemplificar a prática educativa observada e as aulas lecionadas este documento inclui uma seleção de registos de observação naturalista que serve de introdução à análise e reflexão crítica sobre a experiência de estágio e projetos desenvolvidos. Para a disciplina de Formação Musical, faz-se referência aos materiais preparados em contexto de estágio e às aulas síncronas e assíncronas lecionadas. Para a disciplina de Coro elaborou-se o projeto “Coro Online” baseado na peça Salut Printemps de Claude Debussy. Este projeto baseia--se no processo de trabalho desenvolvido pelo professor de Coro cooperante e teve a participação do pianista Angelo Martino. Está disponível no canal de YouTube, “Recitalvoicepiano” (Anexo H). Este estágio decorreu no primeiro ano de pandemia Covid-19, ano letivo 2019/2020. Por esta razão a investigação, segunda parte deste trabalho, documenta a transição entre o ensino presencial e a implementação do ensino não presencial na EAMCN, analisando as alterações ocorridas na prática de ensino de professores de Formação Musical. Este estudo de caso analisa vários documentos implementados entre fevereiro de 2020 e julho de 2020, os registos de observação de aulas lecionadas pelo professor de Formação Musical observado e o conteúdo de cinco entrevistas a professores de Formação Musical da instituição que decorreram entre julho de 2020 e abril de 2021.
- A importância da classe de conjunto (coro) para o desenvolvimento de aptidões para a formação musicalPublication . Costa, Carolina Duarte da; Raimundo, José Filomeno Martins; Abrunhosa, Maria Adélia Gonçalves Martins deO presente relatório encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte expõe as atividades desenvolvidas ao longo da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Música – opção de Formação Musical e Música de Conjunto. As atividades foram realizadas na Academia de Música de Pereira, numa turma de primeiro grau de Formação Musical e numa turma de Coro do ensino básico. A segunda parte encontra-se dividida em duas secções: inicialmente foi efetuada uma pesquisa documental preliminar à investigação; seguida do desenvolvimento de uma investigação apoiada numa metodologia de natureza mista com o propósito de compreender as dissimilitudes da compreensão do ensino das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto – Coro por meio dos docentes e dos alunos, quer do Ensino Artístico Especializado quer do Ensino Geral. O estudo seguiu as seguintes questões de investigação orientadoras: a primeira: (i) A prática vocal capacita para o domínio da afinação quer na Formação Musical quer no Instrumento?; a segunda: (ii) O desenvolvimento das capacidades interpretativas deve fazer-se também a partir do texto musical?; a terceira: (iii) A prática vocal participa para o desenvolvimento artístico/musical holístico, entre outros, nos seguintes componentes: ritmo; harmonia; melodia?; e por fim: (iv) O repertório quer erudito quer popular, é uma realidade na atividade prática de conjunto (coro). Qual o seu contributo para a disciplina de Formação Musical? A investigação teve por base a análise do resultado dos inquéritos por questionário praticados a professores e alunos do Ensino Artístico Especializado e de Música do Ensino Geral. O questionário foi concebido tendo por base uma revisão de literatura prévia sobre o tema em análise. O facto de ter sido utilizado um questionário dirigido, em simultâneo, a professores e alunos permitiu confrontar a opinião desses dois tipos de inquiridos referentes às mesmas dimensões do processo de ensino-aprendizagem, possibilitando uma análise comparativa que se manifestou com grande utilidade para uma reflexão sobre aspetos pertinentes relativos à lecionação da disciplina de Formação Musical. Foi possível estabelecer correlações, assim como algumas divergências, particularmente acerca do material pedagógico utilizado nas aulas de Formação Musical e Coro, sobre o repertório musical utilizado em ambas as disciplinas e a relevância de cantar em conjunto para melhorar o processo de ensino-aprendizagem em Formação Musical. Os resultados auferidos podem motivar a modelos de pensamento e organização do ensino das disciplinas em análise.
- A importância do solfejo nos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Curso Artístico Especializado de MúsicaPublication . Miranda, Ana Maria Machado; Abrunhosa, Maria Adélia Gonçalves Martins deEste relatório de estágio é apresentado em duas partes. A primeira parte diz respeito ao estágio de Prática de Ensino Supervisionada. O estágio decorreu no ano letivo de 2021-2022, na Academia de Música de Castelo Paiva. A segunda parte destina-se a apresentar uma investigação para apurar qual a importância do solfejo nos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico do Curso Artístico Especializado de Música. Desde os inícios da formação de um músico, no modelo tradicional de ensino da música, está presente o solfejo. Tem o intuito de fazer o aluno compreender a notação musical e criar destreza na leitura musical, que será fundamental para se desenvolver quanto instrumentista. Mas na atualidade, cada vez mais é colocado para segundo plano. A investigação centrou-se no solfejo lido (rezado) e não no entoado, ou só rítmico, uma vez que ao estar a entrar em desuso, muitos são os professores que sentem que este género de solfejo é importante e que faz imensa falta aos alunos. O objetivo do estudo é analisar as Aprendizagens Essenciais (Formação Musical – Básico) quanto à leitura solfejada; conhecer a importância da leitura solfejada no processo de formação de um músico; comparar a importância dada ao solfejo pelos professores das diferentes disciplinas; determinar se as necessidades de leitura na Formação Musical correspondem com as necessidades de Instrumento; analisar a carga horária das disciplinas da componente de formação artística especializada; analisar as matrizes curriculares-base dos Cursos Básicos de Música do Curso Artístico Especializado (2.º e 3.º Ciclos); pesquisar e analisar livros de solfejo; analisar e esquematizar as conclusões e ajudar a melhorar a disciplina de Formação Musical, através da realização de um estudo exploratório com recurso a um inquérito a professores.