ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by advisor "Almeida, Mafalda Sofia Tavares Gomes de"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O contributo do design de comunicação em projetos de sensibilização : estudo de caso no GraalPublication . Castro, Lara Santos; Martins, Daniel Raposo; Almeida, Mafalda Sofia Tavares Gomes deEste relatório visa apresentar o trabalho realizado para o Graal em termos de reconhecer a utilização do design de comunicação em contexto profissional associado a organizações e/ou associações sem fins lucrativos. Pretende-se também colocar em prática os conhecimentos adquiridos de modo a contribuir para o conhecimento na área de design gráfico, identificando os contributos e a eficácia dos artefactos desenvolvidos ao longo do estágio. Tendo por base algumas questões iniciais como: “De que forma os artefactos de Design podem melhorar a eficácia das mensagens do Graal?” ou “Como se pode adequar visualmente a informação para sensibilizar o maior número de destinatários possíveis?”, foram utilizadas metodologias nãointervencionistas e intervencionistas, sendo que na primeira foram utilizados métodos como a revisão da literatura, que permitiu aprofundar conhecimentos na área de estudo, com relevância nos diversos subtemas abordados, caso de estudos selecionados tendo em conta os meios de atuação e os temas. Nas metodologias intervencionistas foram utilizados métodos generativos como o é o caso da investigação ativa e o registo diário. No final, através do método avaliativo de análise de resultados, foram obtidas as conclusões e recomendações para futuros estudos. Os principais resultados consistem na abordagem direta e interna como mais-valia para associações sem fins lucrativos, estabelecendo uma comunicação coerente em cada projeto e que ao mesmo tempo sejam encontradas soluções para atingir um maior público-alvo, não descurando os objetivos, conceitos e necessidades da organização. Foi ainda possível constatar as diferenças entre a permanência de um designer na associação versos uma subcontratação, que deu origem a um fluxograma, que conta com os principais passos a dar e com algumas estratégias a aplicar em cada fase, dando a conhecer uma nova metodologia à organização, para que esta possa posteriormente aplicá-la. Estamos convictos de que esta metodologia de trabalho pode ainda servir também de modelo para outros organismos que tenham as mesmas características e enfrentem as mesmas necessidades.
- O design de identidade visual enquanto projeto global e integrado : estudo de casos no Atelier Maurício VieiraPublication . Santos, Adriana Sofia Pinto dos; Martins, Daniel Raposo; Almeida, Mafalda Sofia Tavares Gomes deEste relatório apresenta uma investigação sobre a identidade visual integrada nas empresas, com o objetivo de compreender quais as metodologias aplicadas nos projetos para uma coerência entre a identidade visual e o design de interiores e qual a diferença entre projetos pontuais e projetos de identidade visual integrados. Para o efeito, foi utilizada uma metodologia mista, intervencionista com base no estudo de caso, que integra toda a experiência e trabalho realizado durante o estágio com a duração aproximadamente de seis meses, entre 27 de setembro de 2021 a 22 de abril de 2022, na cidade da Guarda, no atelier Maurício Vieira e no qual foi possível realizar casos de estudo do tipo exploratório. E a não-intervencionista, onde se fez uma revisão da literatura e se realizou a análise dos casos de estudo utilizando uma tabela comparativa. Os resultados da investigação mostram que um projeto de identidade visual integrado é muito importante para as estratégias de comunicação e branding de uma empresa, pois permite criar uma imagem visual coesa e consistente que se aplique a todos os elementos da empresa. No final conclui-se que os projetos de identidade visual integrados e que abrangem as duas áreas, o design de comunicação e design de interiores, são mais eficazes e eficientes na transmissão e consolidação da identidade visual de uma empresa, do que trabalhos pontuais não integrados.
- Design e comunicação de marca nas empresas da fileira oleícola: Caso de estudo da marca Comendador Francisco EstevesPublication . Evangelista, Pedro Filipe Leopoldino; Neves, João Vasco Matos; Almeida, Mafalda Sofia Tavares Gomes deA presente investigação tem como foco principal o Design e a Comunicação nas empresas oleícolas, com especial ênfase no design e nos rótulos das embalagens de azeite da marca Comendador Francisco Esteves. Este estudo surge da necessidade de explorar novas abordagens de comunicação visual que reforcem a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental dos produtos, ao mesmo tempo que aprimoram o seu lado comunicacional no mercado. A pesquisa propõe-se a estudar o posicionamento da comunicação visual como ferramenta estratégica para a diferenciação e inovação das marcas. Esta investigação adota metodologias não intervencionistas, organizadas por uma fase de revisão da literatura, análise das áreas de estudo e de mercados e, em seguida, por uma parteintervencionista, prática, dedicada ao desenvolvimento de soluções de design de comunicação. Esta abordagem permite explorar soluções inovadoras que diferenciam a empresa no setor oleícola. O principal objetivo deste estudo será contribuir para o fortalecimento da marca Comendador Francisco Esteves posicionando a mesma como uma referência de boas práticas no design sustentável. Espera-se que esta investigação saliente a sustentabilidade como um valor central da marca, fornecendo perspetivas práticas de como o design pode atrair e fixar consumidores mais atentos ao meio ambiente, continuando a competir no mercado.