Browsing by Author "Paschoarelli, Luis Carlos"
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- Bauhaus: métodos de ensino em Weimar, Dessau e BerlimPublication . Paschoarelli, Luis Carlos; Silva, José Carlos Plácido da; Lellis, Viviane; Guedes, W. GuimarãesO legado da Bauhaus ao ensino do design connua sendo amplamente discudo nos dias de hoje.Com suas bases, fundamentos e pedagogia, é possível idenficar influências no ensino do design contemporâneo. Sua metodologia de ensino tornou-se o principal paradigma ao ensino do design no século XX. Este trabalho expõe métodos de ensino nas diversas fases da vigência da Bauhaus, relacionando-os ao design do século XXI.
- O caráter atemporal no design de marcas gráficas - estudo de caso do redesign do projeto “TAMAR”Publication . Silva, João Carlos Riccó Plácido da; Games, Vitor Gustavo; Paschoarelli, Luis Carlos; Silva, José Carlos Plácido daO mercado atual de marcas gráficas tem passado por grandes atualizações nas linguagem a cerca do redesign de grandes marcas, para torna-las mais modernas e duradouras. Porem as mudanças por sua vez são sempre simples e pontuais para que não se perca a identidade já desenvolvida e criada pelo tempo de uso da marca. Neste caso o caráter atemporal se torna importante para o novo desenvolvimento fazendo com que as características dessas linguagens visuais se mantenham e continuem perdurando os adjetivos e mensagens visuais que elas passam. O presente estudo busca um exemplo de como realizar este redesign mantendo a atemporalidade, utilizando de parâmetros do caráter atemporal da marca e fazendo com que ela continue com seus atributos nas futuras aplicações, para este objetivo foi utilizado a marca do projeto “Tamar”. Obtendo um resultado que mantem os caráter atemporal no caso, sendo que este estudo resultou em uma marca gráfica ficticia e sem uso comercial.
- As cores e a sua influência no processo projetualPublication . Friso, Valéria Ramos; Silva, João Carlos Riccó Plácido da; Landim, Paula; Silva, José Carlos Plácido da; Paschoarelli, Luis CarlosNos dias atuais, a tecnologia em materiais e compostos viabiliza a aplicação de uma grande gama de cores em qualquer processo de produção seja este gráfico ou produto. Antigamente, as limitações da produção em série permitiam uma pequena variedade de cores e motivos, e o consumidor tinha acesso a poucas opções na hora da compra. Hoje, as empresas fazem uso incessante das cores em produtos, a fim de os diferenciar dos concorrentes, o que desperta um alerta durante o processo criativo dos designer: Como aplicar adequadamente as cores aos produtos? Este artigo objetiva auxiliar estes profissionais a entenderem como funciona o espectro cromático na sua fisiologia e psicologia, de maneira a demonstrar um método de criar uma paleta de cores direcionada para o usuário que se pretende atingir. Essa sugestão métodologica, entre outras possíveis, deve facilitar o processo de escolha das cores pelo profissional durante o processo criativo e projetual
- Everyday design products and long-term memory : the colour influence on emotional response and perceived usabilityPublication . Paschoarelli, Luis Carlos; Silva, Fernando Moreira da; Silva, Jonhatan M.N.Colour is an important component of product design and can influence usage interaction. This study aimed to study the influence of the colour of everyday products on the emotional response and perceived usability of senior adult females. Thirty women between 60 and 80 years old participated, who evaluated clay sausage roaster in three different colours, based on two protocols: Emotional Response Cards (ERC) and Perceived Usability Cards (PUC). The product in the “Terracotta” colour was significantly (p ≤ 0.05) better evaluated (emotional response and perceived usability) than the products in the other colours (“green” and “grey”). The colour “Terracotta” was decisive in confirming that the memory factor of long-term experiences contributed to the results achieved. The application of colours in the design ofproducts aimed at older users must consider long-termexperiences and be treated as an inclusivity factor
- Identidade visual e sua relação com a linguagem não verbalPublication . Silva, João Carlos Riccó Plácido da; Paschoarelli, Luis Carlos; Raposo, Daniel; Menezes, Marizilda dos SantosA identidade visual assenta numa relação semântica de diversos signos que integram um sistema coerente. Uma linguagem bimédia de texto e imagem que se complementam de modo a criar uma mensagem compreensível. Este estudo visa o uso da linguagem não verbal no âmbito do projeto de identidade visual corporativa, contextualizando o papel do designer informacional enquanto mediador da mensagem corporativa para os seus públicos.
- A influência da cor na percepção de necessidade de esforço para a abertura de embalagens de água mineral com tampa de roscaPublication . Bonfim, Gabriel Henrique Cruz; Silva, Fernando Moreira da; Paschoarelli, Luis CarlosA maior parte da apreciação de um produto se dá por meio das cores e, se estas forem mal utilizadas, podem levar ao insucesso. O objetivo do presente estudo foi verificar se a cor do recipiente influencia na percepção do esforço a ser exercido para abrir embalagens de água mineral com tampa de rosca. Para isso, foram utilizadas três embalagens com formatos idênticos, porém em três cores diferentes: vermelha, azul e transparente. Os sujeitos não podiam tocar nas embalagens, apenas observa-las e em seguida classifica--las em uma Likert (com ideogramas) de três pontos. Os resultados mostram que jovens e adultos consideraram a embalagem de cor azul como aquela que aparentemente requer menos esforço para ser aberta, enquanto que para os idosos aparentemente é necessário menos esforço para abrir a embalagem transparente. Em todos os casos a embalagem vermelha foi relacionada ao maior esforço, havendo diferença significativa quando comparada com as demais embalagens. No entanto, não houve diferença significativa quando as embalagens azul e transparente foram comparadas entre si
- Uderstanding user experience of an open design-clothing productPublication . Uliana Perez, Lana; Arakaki, Marina Granja; Abreu, Ana Cláudia de; Io, Vanessa Mayumi; Zitkus, Emilene; Paschoarelli, Luis CarlosFew studies related open design to the clothing sector, but none explored how users would ex-perience it. The study reported here aimed to investigate how people with some or without prior sewing knowledge - advanced and ama-teur users – experience an open design-clothing product. Following four fashion design heuristics, a garment was created and distributed as DIY kits among advanced and amateur users. Data were collected in two stages: assembly and per-sonalization. The results indicate that although skills play a significant role during assembly, other factors, like cross-generational differences and personal taste, influence how users experi-ence an open design product. Furthermore, the study shows that given the necessary support, the open design can be used by a heteroge-neous public, amplifying the participation of users with little or without prior sewing skills in clothing co-creation.
