Browsing by Author "Silveira, Paulo"
Now showing 1 - 10 of 58
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem teórica sobre a implementação de um modelo de jogo no futebolPublication . Serrano, João; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Batista, Marco; Duarte-Mendes, Pedro; Rocha, João; Santos, Jorge; Ramalho, André; Trindade, Bruno; Silveira, Paulo; Petrica, João; Goulão, José Luís de CarvalhoO modelo de jogo (MJ) no futebol, reveste-se de grande complexidade e é constituído por grande quantidade de subvariáveis, que por sua vez se estruturam em diferentes dimensões, categorias e subcategorias. No presente artigo vamos fazer uma abordagem teórica sobre o modelo de jogo no futebol, apresentando as partes constituintes que o caracterizam, e também, chamar a atenção para a sua plasticidade e dinâmica, que permite que se vá ajustando e modificando durante os anos de formação de acordo com a idade dos atletas. A evolução do modelo de jogo permite aos jovens jogadores a modificação de comportamentos, para níveis de complexidade cada vez mais elevados respondendo de forma eficaz às necessidades do jogo e às suas próprias necessidades.
- Alterações nas habilidades Motoras em crianças com um ano de idade após confinamento pela COVID-19Publication . Rebelo, Miguel; Rebelo, Miguel; Petrica, João; Batista, Marco; Duarte-Mendes, Pedro; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Silveira, Paulo; Serrano, João; Centro de Publicações /Universidade da Maia - Centro de Investigação me Desporto Saúde e Desenvolvimento HumanoO Objetivo do estudo foi verificar os efeitos desse confinamento nas habilidades motoras através de um estudo longitudinal em crianças que no início da pandemia tinham um ano de idade. A amostra foi de 12 crianças de ambos os sexos, na avaliação pré-covid tinham 12.21±2.5 meses e na avaliação pós-covid as mesmas crianças já tinham 48.21±2.6 meses. As habilidades motoras foram avaliadas usando as escalas da PDMS-2. Para a análise estatística, foi utilizado o teste de shapiro-wilk para testar a normalidade e o teste Wilcoxon para comparar os resultados das duas avaliações na mesma amostra. Houve diferenças estatisticamente significativas nas habilidades Posturais, de Locomoção, de Manipulação de Objetos, de Preensão fina (p < 0,01) e de Integração Visuo-Motora (p = 0,008). As crianças na avaliação pós-covid apresentaram, em média, piores resultados em todas as habilidades da Motricidade Global, ao contrário da Motricidade Fina, em que apresentaram melhores resultados na avaliação pós-covid. Estes resultados mostram o impacto negativo da pandemia nas crianças avaliadas com especial enfase na motricidade global, em que a maioria demonstra valores considerados abaixo da média para a idade, nomeadamente nas habilidades posturais, locomotoras e manipulativas e que esta pandemia pode ter trazido graves consequências ao desenvolvimento motor das crianças alertando os profissionais que lidam diariamente com as crianças destas faixas etárias a importância da motricidade global.
- Ambientes de educação não formal: um projecto interactivo na comunidade educativaPublication . Paixão, Fátima; Jorge, Fátima; Silveira, Paulo; Balau, SóniaA resolução de problemas, entendida como uma competência transversal, assume uma importância fundamental por contribuir para desenvolver conhecimento conceptual e processual e outras competências, tais como prever, planear, formular hipóteses, controlar variáveis ou comunicar. A história da ciência assume, igualmente, um elemento potenciador de aprendizagens de qualidade, entre outros aspectos, pela riqueza de contextos e situações que oferece e que são passíveis de articulação com o currículo, proporcionando uma aproximação cultural à ciência e contribuindo para uma interdisciplinaridade com diferentes áreas do saber. Tendo em conta que a resolução de problemas históricos constitui uma oportunidade ímpar para, recorrendo a contextos do passado, estabelecer novas visões sobre muitos temas actuais, em particular quando surgem associados a experiências inovadoras de aprendizagem, concebemos, organizámos e dinamizámos uma Exposição Científica Interactiva. Neste trabalho, descreve-se a Exposição e apresentam-se os resultados da avaliação do seu impacto junto de professores e alunos que nela participaram e que apontam que o Projecto se apresentou como muito inovador.
- Análise dos estilos de aprendizagem e da inteligência emocional dos alunos do Instituto Politécnico de Castelo BrancoPublication . Silveira, Paulo; Galindo-Villardón, María Purificación; Vicente Galindo, María PurificaciónEste estudo foi desenhado para avaliar os estilos de aprendizagem e a inteligência emocional dos alunos das seis escolas de ensino superior do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Pretende-se, também, evidenciar o papel dos métodos fatoriais multivariantes na análise de dados, com particular destaque para os métodos Biplot que nunca foram utilizados neste contexto. Os métodos Biplot (Gaiindo, 1986; Galindo, 1987) são técnicas de inspeção de dados multivariados que permitem detetar de uma forma intuitiva a estrutura interna de uma tabela de dados. Para recolher a informação foram utilizados o questionário TMMS (Trait Meta-Mood Scale na sua versão TMMS-24 de Fernández-Berrocal et ai., 2004, validado para a população portuguesa por Queirós et ai, 2005) e o questionário CHAEA (Questionário Honey-Alonso de Estilos de Aprendizagem criado porAlonso e Honey em 1995 e validado para a população portuguesa por Miranda, 2008).
- Análise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativasPublication . Jorge, Fátima; Silveira, PauloAs atuais orientações curriculares para o ensino da estatística na educação básica preconizam estratégias de ensino e aprendizagem que promovam a análise exploratória de dados através de tarefas de índole investigativa, bem como do recurso a tecnologias digitais que apoiem o tratamento de informação estatística e a análise da situação em estudo. Destaca-se, em particular, o valor de uma abordagem que enfatize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, nomeadamente através da escolha de temáticas centradas em questões sociais e científicas relevantes, relacionadas com a vida pessoal e escolar dos alunos, que apoiem abordagens interdisciplinares e, especialmente, uma aprendizagem matemática com significado. O workshop que aqui se apresenta tem como objetivos: desenvolver um ciclo de investigação estatística (tomando como ponto de partida a formulação de um problema a ser resolvido através de procedimentos estatísticos e com recurso a tecnologia); e refletir sobre o valor e limitações do uso de tecnologias. Pela importância da água para a vida humana e pelo caráter interdisciplinar do tema no Ensino Básico, a água é a temática da qual emergirá a questão a partir da qual a sessão se organiza. Em termos de tecnologias digitais, privilegia-se o uso de folha de cálculo e de Applets (App) de uso livre, disponíveis on-line.
- Análisis multivariante de la relación entre estilos/estrategias de aprendizaje e inteligencia eemocional, en alumnos de educación superiorPublication . Silveira, PauloLa sociedad actual demanda personas que a través de un aprendizaje continuo se conviertan en sujetos autónomos capaces de tomar conciencia de sus propios procesos mentales al enfrentarse con los problemas, analizarlos adecuadamente, planificar, supervisar y evaluar la propia actuación. Aunque los estilos de aprendizaje son relativamente estables, pueden ser modificados, siendo una responsabilidad de los profesores ayudar a los estudiantes a descubrir su estilo y aprender a adaptarlo a las experiencias de cada situación. Ése es nuestro objetivo, ahora que nos enfrentamos a un cambio drástico en la forma de enseñar, acorde con el nuevo sistema europeo: conocer los estilos de aprendizaje predominantes en nuestros estudiantes para planificar la docencia de acuerdo a ese hecho. Este trabajo se ha diseñado para evaluar y analizar la Inteligencia Emocional, los Estilos de Aprendizaje y las Estrategias de Aprendizaje de los alumnos de las seis Escuelas de enseñanza Superior del Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal, utilizando métodos estadísticos multivariantes tradicionalmente utilizados en contextos muy diferentes, especialmente en estudios ecológicos. La población en estudio, en el año lectivo 2009/10 representa un total de 4014 alumnos. Para recoger la información fueron utilizados el cuestionario TMMS (Salovey et al. 1995, en su versión TMMS-24, Fernández-Berrocal et al. 2004), el cuestionario CASVI creado por Vicente-Galindo y Castro en 2007 (Galindo, 2007), el cuestionario CHAEA (Alonso y Honey, 1995) y el cuestionario ACRA (Román y Gallego, 1994). Se obtuvieron 1785 encuestas. De los cuestionarios utilizados (TMMS, CASVI, CHAEA y ACRA), solo el TMMS y el CHAEA se habían validado en Portugal. Entre los objetivos del estudio destacaremos, además de evaluar la relación entre la Inteligencia Emocional y los Estilos y Estrategias de Aprendizaje, utilizando métodos estadísticos multivariantes nunca usados en este contexto, el estudio del comportamiento psicométrico de los cuestionarios para identificar perfiles de alumnos y su relación con el género, el tipo de carrera cursada y el rendimiento académico.
- Analysis of the objective internal load in Portuguese skydivers in the first jump of the dayPublication . Machado, Tiago; Serrano, João; Pino Ortega, José; Silveira, Paulo; Ibáñez, Sergio J.The general objective of this study was to identify the variation in heart rate (HR) of Portuguese skydivers during 6 moments in their first jump of the day, bearing in mind the variable level of experience. Thirty-one Portuguese skydivers, 28 men and 3 women, aged between 19 and 62, participated in the study, 12 had A and B licenses (less experienced) and 19 had C and D licences (more experienced). The instrument used to record the heart rate of the skydivers at the different moments of their first jump of the day was the WIMU PRO. A repeated measures analysis of variance was used to analyse HR at different moments in the jump and its relation with the variables level of experience. Bonferroni multiple comparisons were performed to study the importance of the differences observed in HR at the different moments. The effect size was evaluated with partial eta squared. The results showed that average HR in this group of skydivers was 130 bpm, in the different moments of the jump. HR increases from the value recorded at rest until the moment of jumping from the plane and opening the parachute, reaching the highest average at that moment, then decreasing until contact with the ground. Comparing the variable, we found that the less experienced had higher HR than the more experienced at all moments during the jump. Statistically significant differences were found at the different moments of the jump, regarding HR (Max: p < 0.001, η 2 p = 0.820; Min: p < 0.001, η 2 p = 0.821; AVG: p < 0.001, η 2 p = 0.834) Level of experience with jumping moment interaction, we only verified differences related to HR Min (p = 0.007, η 2 p = 0.056),. With regard to experience, the identified differences were not statistically significant. Skydiving triggers an acute adaptive cardiovascular response which is reflected in the increase in the HR, between the moment of boarding the plane and the moment at which the parachute opens, thereafter decreasing until contact with the ground. The most experienced parachutists recorded the highest HR at the moment of landing and the least experienced at the moment of free fall.
- Analysis of the predominance of technical actions used in the 2021 European Judo Championship depending on combat time and golden scorePublication . Batista, Marco; Torres, Diana; Sombra, Katia; Honório, Samuel; Santos, Jorge; Galan-Arroyo, Carmén; Rebelo, Miguel; Silveira, Paulo; Louro, Hugo gonçalo DuarteThe interest of this study perspective, which allows us to interpret competitive action in more detail, is also important to reflect that according to the legal adaptations dictated by the rules of a modality, it makes its study necessary. The objective was to analyse the predominance of technical actions used in the 2021 European Judo Championship based on combat time and golden score. The study sample focused on 400 combats of the European Judo Championship 2021. We used an observation system created for this purpose, according to the classification system proposed by Kodokan. Cross-frequency tables were produced, where the association degree between variables was analysed using the Chi Square test, where the significance level was set at p ≤ .05. We complemented the association analysis between variables by calculating the adjusted standardized residuals. The predominance of techniques and their effectiveness presented a similar hierarchy in both the combat and golden score phases. In golden score, women showed a significant association with hip techniques and men with frontal sacrifice techniques. Female athletes proved to be more effective in percentage terms in the golden score phase.
- Analyzing the root of regional innovation performance in the European territoryPublication . Lopes, João; Silveira, Paulo; Farinha, Luís; Oliveira, Márcio; Oliveira, JoséPurpose – Regional innovation performance is an important indicator for decision-making regarding the implementation of policies intended for regional development. However, regional development policies have led economies to very different competitive positions in matters of innovation. To address these issues, this paper aims to identify the variables that most contribute to the positioning of economies in terms of performance innovation in Europe. Design/methodology/approach – The data for this study were collected at the regional innovation scoreboard. This paper uses a quantitative methodology through a multivariate statistical technique (discriminant analysis). Findings – The results suggest that specific innovation strategies explain the competitive positioning of economies within each group of countries. It was possible to demonstrate that economies with leader classification show greater comparative robustness in the variables “Small and medium enterprise (SMEs) with product or process innovations,” “SMEs with product or process innovations,” “research and development (R&D) expenditure public sector” and “population with tertiary education,” constituting an effective instrument of innovation policy. Furthermore, it was possible to show that the economies belonging to the modest group do not have a competitive advantage in any of the variables under study, thus providing a reflection opportunity for policymakers at this level. Originality/value – The present research identifies which variables are most relevant to the classification considering the regional innovation performance in leader, strong, moderate and modest. Several suggestions were given to companies, policymakers and higher education institutions in the sense that the regions where they operate can improve their innovative performance, which may help to a change in their current classification.
- Applying Regional VRIO Model to Island Regions: An Evaluation of RIS3Publication . Lopes, João; Oliveira, José; Silveira, PauloThis research aims to evaluate the stakeholders’ perception on the areas of smart specialization strategy (RIS3) defined for a given region. A quantitative methodology was followed through questionnaires applied to different stakeholders from two Portuguese island regions (Madeira and Azores); regional VRIO model was tested for these regions. The results of the research indicate that stakeholder perception is not the same as its policy makers in the areas of smart specialization defined in the RIS3 of the region where they belong. Our research provides support to policy makers in regional strategies modeling, assessing, and measuring island regional performance. Furthermore, this research suggests measures to conduit the gaps found in the island regions’ smart specialization strategies.
