CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CONVERGÊNCIAS: Revista de Investigação e Ensino das Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Everyday design products and long-term memory : the colour influence on emotional response and perceived usabilityPublication . Paschoarelli, Luis Carlos; Silva, Fernando Moreira da; Silva, Jonhatan M.N.Colour is an important component of product design and can influence usage interaction. This study aimed to study the influence of the colour of everyday products on the emotional response and perceived usability of senior adult females. Thirty women between 60 and 80 years old participated, who evaluated clay sausage roaster in three different colours, based on two protocols: Emotional Response Cards (ERC) and Perceived Usability Cards (PUC). The product in the “Terracotta” colour was significantly (p ≤ 0.05) better evaluated (emotional response and perceived usability) than the products in the other colours (“green” and “grey”). The colour “Terracotta” was decisive in confirming that the memory factor of long-term experiences contributed to the results achieved. The application of colours in the design ofproducts aimed at older users must consider long-termexperiences and be treated as an inclusivity factor
- Graphic design - a means of communication through symbolsPublication . Drumeva, KrasimiraNa génese da sua existência, o ser humano sentia uma necessidade experiencial de explorar o mundo que o rodeava e de comunicar com os seus semelhantes para sobreviver e garantir a continuidade da família. A necessidade de estabelecer ligações sociais levou ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da comunicação verbal e não verbal. Todo o conhecimento da humanidade é transmitido e armazenado através da linguagem, da escrita, do comportamento e das imagens. Devido à natureza específica das percepções humanas, os meios não verbais de interação revelamse muito mais eficazes e naturais. Por estas razões, o design gráfico, enquanto meio de comunicação visual, recorre amplamente à apresentação não verbal de conteúdos através de imagens e símbolos, com o intuito de alcançar um público alargado. Este artigo tem como objectivo explorar a aplicação de imagens – que, por si só, transportam significados bastante mais complexos – no processo de partilha de informação. O foco da investigação é o processo de interação entre as imagens utilizadas no design gráfico e o contexto, e a sua consequente transformação em símbolos. O artigo analisa ainda a interpretação desses símbolos, que adquirem características mais qualitativas, contribuindo para o desenvolvimento de novas ideias exigidas pelo processo de visualização de conteúdos.
- Watanuki-san Otsukaresamadeshita[1] : um contributo improvável para a imagem da TAP Portugal na década de sessentaPublication . Gentil-Homem, PedroHirosuke Watanuki (1926-2021) deixou uma obra interessante, pouco divulgada e quase esquecida. Da sua multifacetada produção artística destacamos o contributo para a companhia de bandeira TAP Portugal que se apoiou nas suas ilustrações para promoção da imagem interna e externa. Mais do que um acto isolado, foi um exemplo sintomático da atitude heterodoxa de contratação de designers pela companhia aérea, a qual facilmente se extrapola para um certo modus faciendi dos encomendadores portugueses durante o arco temporal estudado. O contributo de um autor japonês pode, em nosso entender, ser o epitome dessa atitude. O artigo tenta fazer um levantamento exaustivo, das suas ilustrações para a TAP. Passados três anos sobre a sua morte cumpre- -nos prestar o justo reconhecimento, pela qualidade do trabalho que nos legou.
