ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O contributo do Design Gráfico para a promoção de uma marca de vinhos com DOC Beira InteriorPublication . Bernardo, Beatriz Pereira; Moura, Ana Maria da Silva Alves Sabino Domingues; Neves, João Vasco MatosO presente relatório é o resultado de um projeto iniciado no âmbito da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação, tem como objetivo aprofundar os conhecimentos e competências no primeiro ano letivo do Mestrado em Design Gráfico, adquiridas ao longo dos três anos letivos da Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este projeto visa o desenvolvimento de uma comunicação integrada no setor vinícola, para uma marca de vinhos da Beira Interior que apresente a Denominação de Origem Controlada. Tem o intuito de demonstrar a importância da aplicação do design gráfico neste tipo de empresa e setor ao mesmo tempo que, esta intervenção possibilitará a visibilidade dos vinhos desta Região de uma forma diferenciadora de modo a alcançar novos públicos-alvo, passando por uma fase de uma análise e recolha prévia de conhecimentos teórico-práticos fundamentais para a realização da mesma e para a aplicação dos objetivos propostos.
- Estágio na Empresa Ideias e Não Só Decoração e Remodelação de InterioresPublication . Marques, Jéssica Margarida Oliveira; Antunes, Nelson BarataEste documento apresenta o relatório do estágio curricular realizado na empresa Ideias & Não Só Decoração e Remodelação de Interiores, situado em Leiria, como parte integrante do Mestrado em Design de Interiores e Mobiliário, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Ao longo deste relatório, serão destacados os diversos benefícios decorrentes da realização do estágio, evidenciando a ligação entre os conhecimentos adquiridos durante o percurso académico e os aplicados no ambiente de trabalho, enriquecendo assim a experiência prática. Serão abordados os projetos desenvolvidos entre 20 fevereiro de 2023 e 22 maio de 2023, bem como as tarefas desempenhadas, participação em reuniões com clientes, levantamentos, elaboração de desenhos técnicos de interiores e mobiliário, design de interiores e mobiliário, modelação 3D e execução de projetos. A compreensão e adaptação à metodologia e procedimentos da empresa foram cruciais para uma integração plena, não só no ambiente organizacional, mas também em todas as fases dos projetos, permitindo assim uma compreensão abrangente das diferentes etapas que compõem um projeto, segundo a abordagem da empresa. A comunicação e interação com os clientes desempenharam um papel fundamental, aprimorando a capacidade de argumentação dos projetos e fundamentando escolhas estéticas e funcionais. Ao longo dos meses de estágio, foi evidente o crescimento na compreensão e visualização dos custos associados a um projeto. Destaca-se ainda a relação de proximidade estabelecida com os membros da equipa, cuja excecional colaboração desde o início é digna de reconhecimento, especialmente aos fundadores da empresa, que viabilizaram a realização deste estágio. Conclui-se que todos os objetivos estabelecidos foram alcançados com sucesso, e que a experiência adquirida durante o estágio contribuiu significativamente para um crescimento pessoal e profissional exponencial.
- A importância do design de comunicação numa instituição de solidariedade social : caso de estudo Santa Casa da Misericórdia de Castelo BrancoPublication . Silva, Bárbara do Carmo Dias Martins da; Neves, João Vasco MatosO trabalho que se apresenta resulta de um estágio curricular, desenvolvido na Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, no âmbito do Mestrado em Design Gráfico ministrado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Pretendeu-se compreender de que modo o design de comunicação contribui para o desenvolvimento de uma imagem institucional, mais especificamente, de uma instituição de cariz social. Para tal, foi desenvolvida uma investigação assente numa metodologia mista, intervencionista e não intervencionista. A fase de investigação não intervencionista corresponde à investigação ativa e crítica literária das temáticas mais importantes para o desenvolvimento dos trabalhos realizados durante o estágio e no desenvolvimento do projeto de sinalética para um dos centros da SC. A investigação intervencionista consistiu no desenvolvimento de comunicações mais apelativas para a SCMCB, tentando criar uma comunicação integrada; e identificada a problemática e a necessidade para criação de um sistema de sinalética, bem como analisados estudos de casos de referência na área da sinalética, em especial, em sistemas de informação e orientação implementados para públicos com capacidades reduzidas e realizados e interpretados inquéritos, a fim de desenvolver um sistema de sinalética adequado ao contexto. O propósito deste estágio foi assim desenvolver uma comunicação visual apelativa e eficaz, na comunicação desenvolvida durante o estágio e um projeto de sinalética de forma independente, que facilite a orientação nos edifícios da SC, solucionando problemas relativos à mobilidade de adultos com deficiências motoras e redução das capacidades cognitivas associadas ao envelhecimento.