ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica
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Browsing ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
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- As aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico com a coadjuvação da aplicação digital Khaoot!Publication . Toscano, Cátia Sofia Salvado; Gil, HenriqueCom o estudo realizado pretendeu-se refletir sobre o contributo da aplicação digital Kahoot! no processo de ensino/aprendizagem em contexto do 1º Ciclo do Ensino Básico querendo assim verificar a importância que as tecnologias digitais têm no dia-a-dia, especialmente das crianças. A investigação realizou-se na Escola EB1/2/3 João Roiz, com um grupo de 28 alunos com idades entre os 8 e 9 anos. Metodologicamente elegeu-se por uma investigação-ação sendo a observação participante a principal como principal técnica de recolha de dados, recorreu-se também ao registo e imagens e notas de campo. Aplicaram-se também inquéritos por questionário aos alunos e entrevistas semiestruturadas a dois professores da Escola EB1/2/3 João Roiz tendo como objetivo a obter a opinião relativamente à utilização das TIC e do Kahoot! no Ensino do 1ª Ciclo do Ensino Básico. Os dados recolhidos permitiram verificar o aumento do interesse e da motivação dos alunos quando se recorre às TIC, mas verifica-se falta de formação dos professores nesta área. Da triangulação de dados conclui-se que as TIC são um recurso importante e contribuem para o enriquecimento das crianças, criando condições paras as mesmas adquirirem competências digitais e se fomentarem melhores aprendizagens através do Kahoot! em particular.
- Contributos e potencialidades da aplicação digital WheelDecide numa turma do 1.º CEBPublication . Gil, Henrique; Mateus, Rute Isabel CaldeiraAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são imprescindíveis na pre sente sociedade, e, a escola não é exceção. Deste modo pretendeu-se investigar se a aplicação digital WheelDecide pode promover o trabalho colaborativo e o processo de avaliação formativa. Realizámos uma investigação de natureza qualitativa numa turma de 2.º ano de escolaridade. Na investigação foram desenvolvidas sessões de intervenção e recolhidas opiniões que permitiram triangular os dados, apurando-se que a WheelDecide promove o trabalho colaborativo e cria oportunidades para se proceder à avaliação formativa.
- O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gil, Henrique; Oliveira, Jessica de Fátima FurtadoNum mundo em constante mudança em que as TIC possuem um papel preponderante na vida de cada cidadão e em todas as suas atividades diárias, a sociedade deve estar preparada para agir em conformidade e alinhamento com a realidade. Por essa razão, é urgente que o sistema educativo em Portugal inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, criando uma escola do século XXI, capaz de despertar nos alunos o interesse pelo estudo, num contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais úteis para a sociedade atual. Devido à sua importância e potencialidade, decidimos incluir as TIC, mais concretamente o RED «Nuvem de Palavras», em contexto educativo na Prática de Ensino Supervisionada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos, numa metodologia de Ensino a Distância. A investigação qualitativa pretendeu averiguar como um Recurso Educativo Digital (RED), em particular, a «Nuvem de Palavras», pode constituir-se como uma estratégia didática e de aquisição de novas aprendizagens, através dos seguintes objetivos: incluir as tecnologias digitais - «Nuvem de Palavras» - no contexto educativo; promover a utilização da «Nuvem de Palavras» como estratégia pedagógica a partir do uso de recursos digitais e avaliar as potencialidades; e, averiguar os impactos da utilização da «Nuvem de Palavras» nas aprendizagens dos alunos. Graças a esta investigação, no âmbito de uma investigação-ação, pode-se concluir que a utilização do RED em estudo quando bem articulado com os objetivos e com as aprendizagens a promover, possibilita, fomenta e cria ambientes de estudo mais estimulantes, interativos, motivadores e inovadores, propícios a novas aprendizagens, tornando-se uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem nas áreas curriculares de Português, Matemática e Estudo do Meio.
- Tem a palavra... Fátima Regina JorgePublication . Jorge, FátimaNeste espaço de opinião "Tem a palavra ..." foco a abordagem da grandeza massa preconizada nas atuais Aprendizagens Essenciais de Matemática para o 3.º ano do ensino básico, abrindo à discussão uma proposta de alteração das ações estratégicas de ensino do professor.
