ESECB - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by Subject "1.º Ciclo do Ensino Básico"
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- À descoberta da matemática no meio localPublication . Marques, Jessica das Neves; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEste Relatório de Estágio é o resultado de toda a ação educativa desenvolvida no decurso da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e na Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se organizado em três capítulos, sendo que estes se complementam e relacionam entre si. O primeiro e o segundo capítulo são referentes à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida, respetivamente, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada prática, apresentamos a caraterização das instituições em que desenvolvemos a prática, a caraterização do grupo de crianças /alunos com que trabalhámos e descrevemos as planificações realizadas e implementadas, bem como a reflexão sobre a prática desenvolvida. O terceiro capítulo reflete o desenvolvimento de uma investigação desenvolvida numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida na problemática da interação entre contextos formais e não formais e orientada pela seguinte questão-problema: “Em que medida a interação entre contextos formais (sala de aula) e não formais do meio próximo da Escola (Museu da Seda) favorece a abordagem da matemática a partir de situações problemáticas que deem sentido aos conteúdos matemáticos curriculares e promovam aprendizagens matemáticas significativas e, também, o interesse e curiosidade por esta área curricular?”. A investigação realizada inseriu-se num paradigma qualitativo e seguiu um desenho de investigação-ação. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: observação participante; entrevista semiestruturada; registos fotográficos; gravação áudio e registos produzidos pelos alunos. Quanto à análise de dados recorremos à análise de conteúdo tendo por base a definição de categorias e de dimensões de análise. A análise dos dados obtidos no estudo permitiram-nos concluir que as atividades desenvolvidas na interação entre sala de aula e Museu da Seda possibilitaram aos alunos adquirirem novos conhecimentos e favorecer aprendizagens de índole curricular. As tarefas implementadas e os recursos produzidos e utilizados para os três momentos da visita (pré-visita, visita e pós-visita) revelaram-se articulados e estimularam o gosto e o interesse pela realização de atividades matemáticas. Desta forma, a visita de estudo proporcionou uma aprendizagem significativa e ativa do conceito de área.
- A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEBPublication . Pires, Ana Isabel Amaral; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraVivemos numa sociedade em constante mudança em que as TIC adquirem um papel preponderante na vida de cada cidadão, a sociedade deve agir em conformidade com a realidade. Neste sentido, é urgente que o sistema educativo inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, proporcionando aos alunos um contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais que serão úteis para o exercício de uma cidadania plena. O relatório de estágio pretendeu averiguar se a aplicação digital Padlet e, com base no trabalho colaborativo, pode promover melhores aprendizagens. Esta investigação-ação de natureza qualitativa desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.ºCiclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com vinte e quatro alunos. Como principais fontes de recolha de dados, privilegiou-se a observação participante; as notas de campo no decorrer das intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação; e as entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a três docentes do agrupamento. Ao longo de todo o processo foi envolvido foram recolhidos diferentes dados e opiniões que permitiram que numa fase final se recorresse à triangulação dos dados recolhidos, averiguando-se que a utilização do Padlet, com base no trabalho colaborativo, se tornou uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação. No decorrer da investigação foram realizadas cinco sessões de intervenção pedagógica nas quais foram desenvolvidas atividades de trabalho colaborativo e que permitiram verificar que: a utilização das TIC, mais concretamente a aplicação digital Padlet e o trabalho colaborativo tornam-se uma mais-valia pelo grande envolvimento e empenho dos alunos na realização das diferentes atividades propostas e, ao mesmo tempo, foram criados contextos e oportunidades para os alunos adquirirem competências digitais que serão postas em prática como futuros cidadãos num sociedade cada vez mais digital.
- Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pinheiro, Sofia de Sousa Martins; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Correia, Maria Dolores Estrela da Fonseca AlveirinhoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foram realizadas duas práticas em instituições da cidade de Castelo Branco em cada uma das vertentes do mestrado. No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico (PES 1.º CEB) foi realizada uma investigação com a seguinte questão-problema: “Quais os contributos da utilização dos sensores – Easy Sense – em atividades de ensino experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) encontram-se muito presentes na sociedade em que vivemos e o setor da educação não é exceção. No entanto, é feita uma utilização um pouco limitada das mesmas nas salas de aula. Desta forma e interligando com esta temática, realizámos uma investigação que averiguasse os contributos de sensores (Easy Sense), na qualidade de recursos digitais, em contexto de sala de aula e nas aprendizagens dos alunos ao nível do ensino experimental. A investigação realizada é de caráter qualitativo, tratando-se de uma investigação-ação e de um estudo comparativo. Procurámos, através desta investigação, conhecer as opiniões dos Encarregados de Educação e das Professoras a lecionar turmas de 4.º ano naquela escola sobre a utilização das TIC a nível pessoal e profissional, sobre o Ensino Experimental e os sensores Easy Sense em contexto escolar. Para obtermos os dados relativos a esta investigação recorremos a várias técnicas, como os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação, entrevistas semiestruturadas às professoras, observação participante, notas de campo e análise de conteúdo. No decorrer da investigação foram realizadas três sessões de intervenção com uma turma de 4.º ano. Nestas sessões foram desenvolvidas atividades experimentais com recurso aos sensores Easy Sense e protocolos experimentais, de modo a averiguar e comparar as aprendizagens dos alunos com e sem a utilização dos sensores. Através da investigação realizada observámos que as Tecnologias da Informação e Comunicação apresentam várias vantagens para as aprendizagens dos alunos, quando associadas a atividades de Ensino Experimental. Por sua vez, os sensores Easy Sense mostraram-se como uma mais-valia, facilitando a aquisição de novos conhecimentos, motivando-os também na realização das atividades. Desta associação foi possível verificar uma maior motivação e envolvimento dos alunos que teve como consequência a aquisição de melhores e mais aprendizagens, fruto das discussões e reflexões efetuadas entre a investigadora e os alunos.
- Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Freitas, Cátia Figueira; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste Relatório de Estágio é apresentado o trabalho desenvolvido nas Práticas Supervisionadas (em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) e integra o desenvolvimento de uma investigação relacionada com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TIC tornaram-se, atualmente, parte essencial do nosso quotidiano. Evidentemente, a educação deve progredir em consonância com a evolução e alterações que as TIC provocaram na sociedade, quer em termos pessoais como profissionais. Nesta lógica, é necessário que se incluam as TIC em contexto educativo, aproveitando as potencialidades que as ferramentas tecnológicas proporcionam. O processo de ensino e de aprendizagem é complexo, sendo a avaliação uma grande preocupação na educação. A modalidade de avaliação formativa é fundamental pois permite averiguar as aprendizagens dos alunos e regular as estratégias usadas pelo professor. Os docentes devem decidir criteriosamente quais os métodos avaliativos e os instrumentos que devem usar, de forma que sejam adequados aos objetivos que pretendem. Devido à variedade de possibilidades de concretização da avaliação formativa, podemos recorrer às TIC para facilitar esse processo. O estudo desenvolvido procurou responder à seguinte questão-problema: Qual o contributo da aplicação digital Plickers, no âmbito da avaliação formativa, na promoção de maiores e melhores níveis de sucesso educativo. Atendendo a esta questão de investigação, optámos por realizar uma investigação de natureza qualitativa, mais especificamente uma investigação-ação. Esta investigação foi concretizada numa turma do 4.º ano de escolaridade, constituída por vinte e oito alunos, com a realização de três sessões de intervenção. De forma a recolhermos os dados necessários, utilizámos diversas técnicas e instrumentos. Com base nos dados recolhidos, recorremos à triangulação dos dados para apurarmos as conclusões desta investigação. A utilização da aplicação digital Plickers, demonstrou ser uma mais-valia para o processo de avaliação formativa. De uma forma geral, tendo em consideração os resultados obtidos, verificamos que esta aplicação favorece o processo de ensino e de aprendizagem, motiva os alunos e facilita a avaliação formativa, promovendo maiores e melhores níveis de sucesso educativo. Esta aplicação possibilita aos docentes e alunos terem conhecimento, de imediato, quais os conhecimentos adquiridos. Logo, permite fornecer feedback sobre o estado das aprendizagens e/ou dificuldades de cada aluno e compreender se as estratégias de ensino utilizadas pelo docente estão a promover ou não uma educação de qualidade. Neste sentido, podemos admitir que o Plickers constitui um recurso muito adequado no processo de avaliação formativa.
- Contributos e potencialidades da aplicação digital WheelDecide numa turma do 1.º CEB: Uma investigação na Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Mateus, Rute Isabel Caldeira; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraNa atualidade, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) encontram-se em praticamente todas as áreas de atividade e têm uma importância imprescindível, e assim sendo, a escola não é exceção. Estas tecnologias digitais apresentam um papel relevante nas escolas contribuindo para diversas formas de aprendizagem. De um modo geral, as TIC constituem um fator de motivação para os alunos. O relatório de estágio teve como objetivo investigar se a aplicação digital WheelDecide pode promover o trabalho colaborativo e o processo de avaliação formativa. De modo a compreender esta questão realizámos uma investigação de natureza qualitativa, optando pela investigação-ação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com vinte e um alunos. De acordo com a metodologia selecionada foram utilizadas como técnicas e instrumentos de recolha de dados a observação direta/participante, as notas de campo, as entrevistas semiestruturadas à professora titular da turma e a duas docentes que lecionam no 1.º CEB, a aplicação de inquéritos por questionário aos encarregados de educação e o registo fotográfico. No decurso da investigação foram desenvolvidas cinco sessões de intervenção e no decorrer do processo foram recolhidas as diversas opiniões que permitiram realizar a triangulação dos dados obtidos, apurando-se que a utilização da aplicação digital WheelDecide consegue promover o trabalho colaborativo e criar oportunidades para se proceder à avaliação formativa. Este recurso revelou-se uma mais-valia pela promoção de maiores níveis de motivação e interesse. Nas sessões desenvolvidas foram proporcionados contextos educativos lúdicos e oportunidade de aquisição de competências digitais por parte dos alunos. Através deste estudo foi possível constatar que a aplicação digital WheelDecide permite desencadear ambientes de aprendizagem mais motivadores para os alunos. Neste sentido e tendo em consideração a análise de dados das entrevistas semiestruturadas constatamos que as docentes consideram este recurso com potencialidades, capaz de proporcionar aprendizagens significativas. Já na opinião dos encarregados de educação e tendo em conta os inquéritos por questionário realizados aos mesmos é possível perceber que a utilização deste recurso digital pode desencadear melhores aprendizagens, criando um ambiente mais motivador, ainda que não seja dispensável a presença e supervisão do professor. Pela perspetiva da orientadora cooperante que vivenciou toda a dinâmica e todo o processo é reconhecida a importância da utilização deste recurso pela criação de contextos inovadores que proporcionam aprendizagens mais significativas.
- A convivência das crianças nos tempos não letivos no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Silva, Maria de Fátima Barroso de Oliveira; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Leitão, Maria Madalena Amaral VeigaO recreio escolar é um contexto privilegiado para a socialização das crianças e para aprendizagens de competências transversais relacionadas com a cognição, motricidade e interação social. No recreio convivem umas com as outras mostrando emoções, trocando experiências e vivenciando diversos sentimentos. É também no recreio que as crianças selecionam os seus amigos para as acompanharem nas brincadeiras e atividades e agem e interagem perante diversas situações. O presente estudo tem como objetivo central compreender como se realiza a gestão dos tempos e espaços não letivos numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e de que forma esse processo pode contribuir para o desenvolvimento social e emocional dos alunos. Foram delineados os seguintes objetivos intermédios: Analisar como se realiza a gestão dos espaços e dos tempos não letivos numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico; analisar o comportamento das crianças (envolvimento, iniciativa na seleção e gestão das atividades e tipo de interações sociais) nos espaços e tempos não letivos; refletir sobre o contributo dos espaços e tempos não letivos para o desenvolvimento social da criança. A observação direta das crianças durante as atividades no recreio, em atividades livres e, também, em atividades propostas pela animadora da escola, constituiu-se como o principal método de recolha de dados. Esta observação permitiu o preenchimento de grelhas, segundo a Escala de Envolvimento de Laevers (The Leuven Involvement Scale for Young Children (LIS-YC), a fim de avaliar o envolvimento e a iniciativa das crianças nas atividades realizadas durante o recreio. Participaram na investigação quarenta e oito crianças, sendo vinte e quatro raparigas distribuídas uniformemente pelos quatro anos de escolaridade e vinte e quatro rapazes distribuídos da mesma forma. As crianças da amostra tinham idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos. Como recolha adicional de dados, foram ainda realizadas duas entrevistas semiestruturadas, uma à coordenadora da escola e a outra à animadora responsável pela dinamização de atividades no recreio. No que diz respeito às conclusões do nosso trabalho, verificámos elevados níveis de envolvimento e iniciativa das crianças nas atividades realizadas no recreio, não havendo diferenças significativas entre rapazes e raparigas, quer nas atividades livres e escolhidas pelas próprias crianças, quer nas atividades propostas pela animadora. Considerando que, no contexto atual, as crianças têm poucas oportunidades para desenvolver atividades lúdicas de forma espontânea e informal, os resultados encontrados evidenciam a necessidade de se encarar o recreio como um tempo e um espaço que potencia a socialização, mas também a capacidade de iniciativa e outras aprendizagens centrais para o desenvolvimento da criança. As crianças observadas gostam das atividades realizadas no recreio da escola, sentindo-se envolvidas na interação que estabelecem com os seus pares, sendo, por isso, um espaço primordial para a convivência entre elas. Nesse sentido, os responsáveis e gestores educativos devem preocupar-se em organizar espaços e materiais que potenciem atividades livres e/ou orientadas diversificadas e estimulantes no recreio.
- O desenvolvimento de competências de inferência no 1.º ano do 1.º CEBPublication . Dias, Andreia Esteves; Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico elaborou-se o presente Relatório de Estágio, que inclui o relato da nossa atuação nas Práticas Pedagógicas realizadas em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a descrição da investigação sobre “O desenvolvimento de competências de inferência no 1.º ano do 1.º CEB”. Esta investigação teve por base a seguinte questão-problema: “No manual adotado e usado pelos alunos da Turma de PES, qual o peso das atividades de desenvolvimento da capacidade de inferência?”. Na atualidade estamos constantemente a receber informação, quer esta seja escrita, dita, lida ou ouvida. Assim, é bastante importante que tenhamos desenvolvida a nossa capacidade de compreensão dessa informação, pois esta pode ser transmitida explícita ou implicitamente. Certamente, será mais complexo compreender informação implícita, pelo que achamos importante que sejam trabalhadas estratégias de desenvolvimento da capacidade de inferir ao longo dos anos de escolaridade, para que os alunos se tornem leitores fluentes e tenham adquiridas as competências nas áreas: Linguagens e Textos e Informação e Comunicação. A reflexão que aqui é apresentada foi motivada pela leitura de A leitura inferencial nos primeiros anos de escolaridade (Gonçalves, 2020), o que nos levou a conhecer o relatório Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS). Assim surgiu a motivação para aprofundar mais sobre este tema. Metodologicamente, trata-se de um estudo de cariz qualitativo, nomeadamente uma pesquisa documental, que utilizou como instrumentos e técnicas de recolha de dados a pesquisa bibliográfica passiva, sobre o desenvolvimento da compreensão leitora e da capacidade de inferência, e a investigação documental ativa, sobre indicações oficiais relativamente ao desenvolvimento da capacidade de inferir e sobre tarefas pedagógicas que permitem desenvolver esta mesma capacidade, propostas num manual escolar. No final, apresenta-se uma reflexão sobre a recolha dos dados obtidos e patenteiam-se sugestões de possíveis atividades a realizar com o intuito de desenvolver a capacidade de inferir. O estudo conclui que apesar de existirem diretivas oficiais por parte da Direção-Geral de Educação, nos documentos analisados, existe pouco volume de questões/atividades direcionadas para o desenvolvimento da capacidade de inferir no manual, do professor e aluno, analisado. Logo atrevemo-nos a dizer que enquanto estratégia de compreensão leitora, deveria ter mais expressividade neste recurso e em contexto de sala de aula.
- A importância do recurso educativo digital - «Nuvem de Palavras» - como estratégia de ensino-aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Jessica de Fátima Furtado; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraNum mundo em constante mudança em que as TIC possuem um papel preponderante na vida de cada cidadão e em todas as suas atividades diárias, a sociedade deve estar preparada para agir em conformidade e alinhamento com a realidade. Por essa razão, é urgente que o sistema educativo em Portugal inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, criando uma escola do século XXI, capaz de despertar nos alunos o interesse pelo estudo, num contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais úteis para a sociedade atual. O relatório de estágio pretendeu averiguar como um Recurso Educativo Digital (RED), em particular, a «Nuvem de Palavras», pode constituir-se como uma estratégia didática e de aquisição de novas aprendizagens, através dos seguintes objetivos: incluir as tecnologias digitais - «Nuvem de Palavras» - no contexto educativo; promover a utilização da «Nuvem de Palavras» como estratégia pedagógica a partir do uso de recursos digitais e avaliar as potencialidades; e, averiguar os impactos da utilização da «Nuvem de Palavras» nas aprendizagens dos alunos. Esta investigação-ação de natureza qualitativa desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma do 2.º ano de escolaridade, com vinte e um alunos, num regime de E@D. A recolha de dados contou com algumas técnicas/instrumentos investigativos (observação participante, notas de campo, inquéritos por questionário e entrevistas semiestruturadas) que envolveram, para a além da investigadora, dos alunos e da orientadora cooperante, os pais e outros professores do 1.º CEB do agrupamento. No final, recorreu-se à triangulação dos dados, possibilitando verificar que a utilização do RED «Nuvem de Palavras» se tornou numa mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem nas áreas curriculares de Português, Matemática e Estudo do Meio.
- A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lourenço, Maria de Lurdes Matos; Leitão, Maria Madalena Amaral VeigaHoje em dia, as turmas são cada vez mais diversificadas e existe uma necessidadede realizar atividades que captem a atenção e o interesse dos alunos. Deste modo, o professor tem de encontrar atividades que sejam do interesse dos alunos e, simultaneamente, através das quais eles consigam aprender e adquirir aprendizagens significativas. De uma forma geral, os alunos revelam bastante interesse pelas atividades que envolvam as Expressões. No caso específico da Expressão Dramática, esta pode ser uma ferramenta que auxilia na compreensão de elementos de um texto narrativo e possibilita aos alunos serem eles próprios a desempenhar os papéis das personagens que fazem parte da história. Esta investigação teve como principal objetivo perceber a importância da Expressão Dramática na compreensão dos textos narrativos e comparar os resultados da compreensão dos textos nas atividades de leitura e interpretação com as atividades que, para além da leitura e interpretação, envolviam a representação dramática da história. Desta forma, este Projeto de Investigação foi aplicado durante o 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente no âmbito da Prática Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes nesta investigação eram um grupo de 20 alunos pertencentes a uma turma do 4.º Ano da Escola Básica João Roiz. No que diz respeito às metodologias, a que se considerou mais pertinente foi uma metodologia de investigação-ação, em que a observação participante e a reflexão acerca do que foi observado foram bastante importantes. Para além da observação participante, foram utilizados outros instrumentos, tais como um questionário, uma entrevista à professora, notas de campo, a gravação de um vídeo e, ainda, um comentário escrito pelos alunos acerca da influência da dramatização na compreensão do segundo texto trabalhado. Através da análise dos dados recolhidos, é possível compreender que os alunos ficaram bastante motivados com as atividades de dramatização da história e se empenharam por desempenhar os seus papéis o mais corretamente possível. Foi também possível constatar que o facto de serem os próprios alunos a desempenharem o papel de cada uma das personagens e serem eles a contar a história, contribuiu para que compreendessem determinados aspetos da história, que não conseguiam identificar com tanta facilidade através da leitura, como por exemplo, o espaço da ação e a sequência de acontecimentos. Em suma, o Jogo Dramático constitui-se como uma ferramenta importante para que os alunos compreendam alguns aspetos dos textos narrativos, que não conseguem reconhecer somente através da leitura dos mesmos.
- Livros-álbum no 1.º Ciclo do Ensino Básico : promoção da literacia através das ilustraçõesPublication . Oliveira, Tatiana Sofia Castanheira de; Pires, Maria da Natividade CarvalhoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da nossa Prática Supervisionada integrada no ciclo de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco. A Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar foi desenvolvida com um grupo de crianças heterogéneo, com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos. A Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foi desenvolvida com uma turma de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e inclui a componente investigativa que tem como tema “Livros-álbum no 1.º Ciclo do Ensino Básico – Promoção da literacia através das ilustrações”. O tema desta investigação surge como uma tentativa de expor a diversidade de recursos didáticos em contexto de sala de aula-os livros-álbum. Em simultâneo, pretendemos abrir novos horizontes de exploração sobre assuntos relevantes como a família, explorando as ilustrações. A opção metodológica elegida para este estudo foi a investigação-ação que se caracteriza pela observação, planeamento, ação e reflexão constante da ação, de modo a encontrar as estratégias mais adequadas e as soluções às questões apresentadas. Este Relatório é o culminar de um percurso muito trabalhoso, mas ao mesmo tempo gratificante e enriquecedor.