ESECB - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by Subject "1st Cycle of Basic Education"
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- À descoberta da matemática no meio localPublication . Marques, Jessica das Neves; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEste Relatório de Estágio é o resultado de toda a ação educativa desenvolvida no decurso da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e na Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se organizado em três capítulos, sendo que estes se complementam e relacionam entre si. O primeiro e o segundo capítulo são referentes à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida, respetivamente, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada prática, apresentamos a caraterização das instituições em que desenvolvemos a prática, a caraterização do grupo de crianças /alunos com que trabalhámos e descrevemos as planificações realizadas e implementadas, bem como a reflexão sobre a prática desenvolvida. O terceiro capítulo reflete o desenvolvimento de uma investigação desenvolvida numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida na problemática da interação entre contextos formais e não formais e orientada pela seguinte questão-problema: “Em que medida a interação entre contextos formais (sala de aula) e não formais do meio próximo da Escola (Museu da Seda) favorece a abordagem da matemática a partir de situações problemáticas que deem sentido aos conteúdos matemáticos curriculares e promovam aprendizagens matemáticas significativas e, também, o interesse e curiosidade por esta área curricular?”. A investigação realizada inseriu-se num paradigma qualitativo e seguiu um desenho de investigação-ação. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: observação participante; entrevista semiestruturada; registos fotográficos; gravação áudio e registos produzidos pelos alunos. Quanto à análise de dados recorremos à análise de conteúdo tendo por base a definição de categorias e de dimensões de análise. A análise dos dados obtidos no estudo permitiram-nos concluir que as atividades desenvolvidas na interação entre sala de aula e Museu da Seda possibilitaram aos alunos adquirirem novos conhecimentos e favorecer aprendizagens de índole curricular. As tarefas implementadas e os recursos produzidos e utilizados para os três momentos da visita (pré-visita, visita e pós-visita) revelaram-se articulados e estimularam o gosto e o interesse pela realização de atividades matemáticas. Desta forma, a visita de estudo proporcionou uma aprendizagem significativa e ativa do conceito de área.
- A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEBPublication . Pires, Ana Isabel Amaral; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraVivemos numa sociedade em constante mudança em que as TIC adquirem um papel preponderante na vida de cada cidadão, a sociedade deve agir em conformidade com a realidade. Neste sentido, é urgente que o sistema educativo inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, proporcionando aos alunos um contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais que serão úteis para o exercício de uma cidadania plena. O relatório de estágio pretendeu averiguar se a aplicação digital Padlet e, com base no trabalho colaborativo, pode promover melhores aprendizagens. Esta investigação-ação de natureza qualitativa desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.ºCiclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com vinte e quatro alunos. Como principais fontes de recolha de dados, privilegiou-se a observação participante; as notas de campo no decorrer das intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação; e as entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a três docentes do agrupamento. Ao longo de todo o processo foi envolvido foram recolhidos diferentes dados e opiniões que permitiram que numa fase final se recorresse à triangulação dos dados recolhidos, averiguando-se que a utilização do Padlet, com base no trabalho colaborativo, se tornou uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação. No decorrer da investigação foram realizadas cinco sessões de intervenção pedagógica nas quais foram desenvolvidas atividades de trabalho colaborativo e que permitiram verificar que: a utilização das TIC, mais concretamente a aplicação digital Padlet e o trabalho colaborativo tornam-se uma mais-valia pelo grande envolvimento e empenho dos alunos na realização das diferentes atividades propostas e, ao mesmo tempo, foram criados contextos e oportunidades para os alunos adquirirem competências digitais que serão postas em prática como futuros cidadãos num sociedade cada vez mais digital.
- A comunicação mediada por computador, através de email, na relação escola-família no 1º Ciclo do Ensino Básico: estudo casoPublication . Diogo, Marta Sofia Gomes Ferreira; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente relatório de estágio foi concretizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) no cumprimento dos requisitos necessários para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, estando inserido no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Castelo Branco Neste relatório de estágio é apresentada a Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e a Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como também a investigação “A comunicação mediada por computador, através de e-mail, na relação escola-família no 1º Ciclo do Ensino Básico: Estudo Caso”, sendo que esta se concretizou no 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, o estudo teve como objetivo promover a comunicação através do email entre os Encarregados de Educação e a escola. O mesmo foi realizado na Escola Quinta da Granja em Castelo Branco na turma 2ºB, no qual participaram oito Encarregados de Educação e respetivos educandos. A metodologia que se considerou mais adequada para a realização da investigação foi de carácter qualitativo onde se efetuou uma investigação que se reporta ao estudo de caso e à investigação-ação. Relativamente aos instrumentos e técnicas de recolha de dados optámos pela realização de inquéritos por questionário aos alunos e Encarregados de Educação e entrevistas semiestruturadas a duas professoras da instituição onde foi realizada a investigação de forma a ter conhecimento da opinião relativamente à utilização das TIC, e neste caso, ao e-mail, e os seus impactos na relação escola-família. A implementação deste estudo realizou-se em 4 sessões de intervenção prática e a análise de dados demonstrou uma motivação, manifestada por parte dos alunos, pela participação ativa ao longo de todo o projeto, tendo o e-mail auxiliado a promover melhores aprendizagens no contexto de ensino e aprendizagem. Foi notório, por parte dos Encarregados de Educação que os mesmos utilizam as TIC e o e-mail nas suas rotinas diárias, sendo que referiram ser mais uma ferramenta digital importante no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos. Tendo por base, as entrevistas semiestruturadas realizadas às professoras da instituição verifica-se que, de uma forma, geral as tecnologias digitais têm grande impacto na educação criando, assim, novas formas de aprendizagem. Após a triangulação dos dados foi possível verificar-se, através das opiniões manifestadas pelos participantes na investigação (encarregados de educação e seus educandos) que a utilização do e-mail pode proporcionar uma maior aproximação entre a família e a escola com vantagens evidentes que se traduzem num maior envolvimento destes intervenientes no processo de ensino e de aprendizagem.
- Os contributos da utilização de sensores Easy Sense em atividades experimentais no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pinheiro, Sofia de Sousa Martins; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Correia, Maria Dolores Estrela da Fonseca AlveirinhoNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico foram realizadas duas práticas em instituições da cidade de Castelo Branco em cada uma das vertentes do mestrado. No decorrer da Prática de Ensino Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico (PES 1.º CEB) foi realizada uma investigação com a seguinte questão-problema: “Quais os contributos da utilização dos sensores – Easy Sense – em atividades de ensino experimental no 1.º Ciclo do Ensino Básico?”. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) encontram-se muito presentes na sociedade em que vivemos e o setor da educação não é exceção. No entanto, é feita uma utilização um pouco limitada das mesmas nas salas de aula. Desta forma e interligando com esta temática, realizámos uma investigação que averiguasse os contributos de sensores (Easy Sense), na qualidade de recursos digitais, em contexto de sala de aula e nas aprendizagens dos alunos ao nível do ensino experimental. A investigação realizada é de caráter qualitativo, tratando-se de uma investigação-ação e de um estudo comparativo. Procurámos, através desta investigação, conhecer as opiniões dos Encarregados de Educação e das Professoras a lecionar turmas de 4.º ano naquela escola sobre a utilização das TIC a nível pessoal e profissional, sobre o Ensino Experimental e os sensores Easy Sense em contexto escolar. Para obtermos os dados relativos a esta investigação recorremos a várias técnicas, como os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação, entrevistas semiestruturadas às professoras, observação participante, notas de campo e análise de conteúdo. No decorrer da investigação foram realizadas três sessões de intervenção com uma turma de 4.º ano. Nestas sessões foram desenvolvidas atividades experimentais com recurso aos sensores Easy Sense e protocolos experimentais, de modo a averiguar e comparar as aprendizagens dos alunos com e sem a utilização dos sensores. Através da investigação realizada observámos que as Tecnologias da Informação e Comunicação apresentam várias vantagens para as aprendizagens dos alunos, quando associadas a atividades de Ensino Experimental. Por sua vez, os sensores Easy Sense mostraram-se como uma mais-valia, facilitando a aquisição de novos conhecimentos, motivando-os também na realização das atividades. Desta associação foi possível verificar uma maior motivação e envolvimento dos alunos que teve como consequência a aquisição de melhores e mais aprendizagens, fruto das discussões e reflexões efetuadas entre a investigadora e os alunos.
- Contributos e potencialidades da aplicação digital Plickers no âmbito da avaliação formativa: Uma investigação na PES do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Freitas, Cátia Figueira; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente Relatório de Estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste Relatório de Estágio é apresentado o trabalho desenvolvido nas Práticas Supervisionadas (em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) e integra o desenvolvimento de uma investigação relacionada com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As TIC tornaram-se, atualmente, parte essencial do nosso quotidiano. Evidentemente, a educação deve progredir em consonância com a evolução e alterações que as TIC provocaram na sociedade, quer em termos pessoais como profissionais. Nesta lógica, é necessário que se incluam as TIC em contexto educativo, aproveitando as potencialidades que as ferramentas tecnológicas proporcionam. O processo de ensino e de aprendizagem é complexo, sendo a avaliação uma grande preocupação na educação. A modalidade de avaliação formativa é fundamental pois permite averiguar as aprendizagens dos alunos e regular as estratégias usadas pelo professor. Os docentes devem decidir criteriosamente quais os métodos avaliativos e os instrumentos que devem usar, de forma que sejam adequados aos objetivos que pretendem. Devido à variedade de possibilidades de concretização da avaliação formativa, podemos recorrer às TIC para facilitar esse processo. O estudo desenvolvido procurou responder à seguinte questão-problema: Qual o contributo da aplicação digital Plickers, no âmbito da avaliação formativa, na promoção de maiores e melhores níveis de sucesso educativo. Atendendo a esta questão de investigação, optámos por realizar uma investigação de natureza qualitativa, mais especificamente uma investigação-ação. Esta investigação foi concretizada numa turma do 4.º ano de escolaridade, constituída por vinte e oito alunos, com a realização de três sessões de intervenção. De forma a recolhermos os dados necessários, utilizámos diversas técnicas e instrumentos. Com base nos dados recolhidos, recorremos à triangulação dos dados para apurarmos as conclusões desta investigação. A utilização da aplicação digital Plickers, demonstrou ser uma mais-valia para o processo de avaliação formativa. De uma forma geral, tendo em consideração os resultados obtidos, verificamos que esta aplicação favorece o processo de ensino e de aprendizagem, motiva os alunos e facilita a avaliação formativa, promovendo maiores e melhores níveis de sucesso educativo. Esta aplicação possibilita aos docentes e alunos terem conhecimento, de imediato, quais os conhecimentos adquiridos. Logo, permite fornecer feedback sobre o estado das aprendizagens e/ou dificuldades de cada aluno e compreender se as estratégias de ensino utilizadas pelo docente estão a promover ou não uma educação de qualidade. Neste sentido, podemos admitir que o Plickers constitui um recurso muito adequado no processo de avaliação formativa.
- O desenvolvimento de competências de inferência no 1.º ano do 1.º CEBPublication . Dias, Andreia Esteves; Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteNo âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico elaborou-se o presente Relatório de Estágio, que inclui o relato da nossa atuação nas Práticas Pedagógicas realizadas em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a descrição da investigação sobre “O desenvolvimento de competências de inferência no 1.º ano do 1.º CEB”. Esta investigação teve por base a seguinte questão-problema: “No manual adotado e usado pelos alunos da Turma de PES, qual o peso das atividades de desenvolvimento da capacidade de inferência?”. Na atualidade estamos constantemente a receber informação, quer esta seja escrita, dita, lida ou ouvida. Assim, é bastante importante que tenhamos desenvolvida a nossa capacidade de compreensão dessa informação, pois esta pode ser transmitida explícita ou implicitamente. Certamente, será mais complexo compreender informação implícita, pelo que achamos importante que sejam trabalhadas estratégias de desenvolvimento da capacidade de inferir ao longo dos anos de escolaridade, para que os alunos se tornem leitores fluentes e tenham adquiridas as competências nas áreas: Linguagens e Textos e Informação e Comunicação. A reflexão que aqui é apresentada foi motivada pela leitura de A leitura inferencial nos primeiros anos de escolaridade (Gonçalves, 2020), o que nos levou a conhecer o relatório Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS). Assim surgiu a motivação para aprofundar mais sobre este tema. Metodologicamente, trata-se de um estudo de cariz qualitativo, nomeadamente uma pesquisa documental, que utilizou como instrumentos e técnicas de recolha de dados a pesquisa bibliográfica passiva, sobre o desenvolvimento da compreensão leitora e da capacidade de inferência, e a investigação documental ativa, sobre indicações oficiais relativamente ao desenvolvimento da capacidade de inferir e sobre tarefas pedagógicas que permitem desenvolver esta mesma capacidade, propostas num manual escolar. No final, apresenta-se uma reflexão sobre a recolha dos dados obtidos e patenteiam-se sugestões de possíveis atividades a realizar com o intuito de desenvolver a capacidade de inferir. O estudo conclui que apesar de existirem diretivas oficiais por parte da Direção-Geral de Educação, nos documentos analisados, existe pouco volume de questões/atividades direcionadas para o desenvolvimento da capacidade de inferir no manual, do professor e aluno, analisado. Logo atrevemo-nos a dizer que enquanto estratégia de compreensão leitora, deveria ter mais expressividade neste recurso e em contexto de sala de aula.
- Desenvolvimento do pensamento algébrico através de tarefas de investigação matemática com padrões de crescimentoPublication . Nunes, Cátia Isabel Gonçalves; Afonso, Paulo José MartinsO presente Relatório de Estágio apresenta todo o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular Prática Supervisionada em Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. A ação educativa decorreu numa sala de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade no Jardim de Infância Nº 2 – Quinta das Violetas e numa turma do 4º ano de escolaridade na Escola Básica Boa Esperança, ambos em Castelo Branco. Este trabalho encontra-se dividido em sete capítulos: Introdução, Práticas de Ensino Supervisionadas, Revisão da Literatura, Metodologia, Análise e Tratamento dos Dados, Conclusões/Limitações/Recomendações e Bibliografia. A temática em análise desta investigação consistiu no desenvolvimento do pensamento algébrico através da realização de tarefas de investigação envolvendo a exploração de padrões de crescimento, numa amostra formada por um grupo de seis alunos inseridos na turma do 4º ano de escolaridade da Escola Básica do 1º Ciclo Boa Esperança, sendo que desses alunos, três apresentavam tendência para obter resultados mais fracos e outros três apresentavam tendência para obter melhores resultados, na disciplina de Matemática. Assim, pretendeu-se verificar se os seis alunos, quando confrontados com tarefas de teor investigativo, eram capazes de encontrar/descobrir a existência do padrão de crescimento e quais as estratégias utilizadas que lhes possibilitavam chegar à resolução, sem a aprendizagem prévia de uma regra. Os objetivos específicos definidos que se pretenderam alcançar são: analisar o pensamento algébrico dos alunos (que apresentavam bons e mais baixos resultados a matemática) previamente à nossa intervenção; analisar o pensamento algébrico dos alunos (que apresentavam bons resultados a matemática e que apresentavam resultados mais baixos) após a nossa intervenção e avaliar as aprendizagens dos alunos na sequência das atividades propostas. Este estudo seguiu como princípio uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa na modalidade de investigação-ação. Inicialmente foram apresentadas as primeiras tarefas de investigação de cada conjunto aos alunos da turma, sem a aprendizagem de qualquer tipo de regra ou estratégia. Estas foram levadas para casa, corrigidas e analisadas para, no dia seguinte, serem resolvidas na sala de aula com todos os alunos, onde o professor assumia o papel de modelo de resolvedor e mostrava uma estratégia/regra de resolução. Os alunos resolviam outra tarefa de investigação com conteúdo temático semelhante e aplicava-se o mesmo procedimento. No total, os alunos resolveram nove tarefas de investigação matemática divididas por três conjuntos com o mesmo conteúdo temático. A recolha dos dados consistiu nas folhas de tarefa (que permitiram recolher o maior número de dados possível), na observação, nas notas de campo e no diálogo com os alunos. Os resultados apresentados pelos alunos foram tratados e analisados através da aplicação da Escala Holística Focada de Charles, Lester & O’Daffer (1987). Através da análise dos resultados obtidos pelos alunos aquando da resolução das tarefas conclui-se que ao longo da sua realização estes não evidenciaram ter beneficiado da exploração em conjunto das várias estratégias que se podem utilizar para efetuar este tipo de tarefas.
- A influência do jogo dramático na compreensão de textos narrativos no contexto do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Lourenço, Maria de Lurdes Matos; Leitão, Maria Madalena Amaral VeigaHoje em dia, as turmas são cada vez mais diversificadas e existe uma necessidadede realizar atividades que captem a atenção e o interesse dos alunos. Deste modo, o professor tem de encontrar atividades que sejam do interesse dos alunos e, simultaneamente, através das quais eles consigam aprender e adquirir aprendizagens significativas. De uma forma geral, os alunos revelam bastante interesse pelas atividades que envolvam as Expressões. No caso específico da Expressão Dramática, esta pode ser uma ferramenta que auxilia na compreensão de elementos de um texto narrativo e possibilita aos alunos serem eles próprios a desempenhar os papéis das personagens que fazem parte da história. Esta investigação teve como principal objetivo perceber a importância da Expressão Dramática na compreensão dos textos narrativos e comparar os resultados da compreensão dos textos nas atividades de leitura e interpretação com as atividades que, para além da leitura e interpretação, envolviam a representação dramática da história. Desta forma, este Projeto de Investigação foi aplicado durante o 2.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, mais especificamente no âmbito da Prática Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os participantes nesta investigação eram um grupo de 20 alunos pertencentes a uma turma do 4.º Ano da Escola Básica João Roiz. No que diz respeito às metodologias, a que se considerou mais pertinente foi uma metodologia de investigação-ação, em que a observação participante e a reflexão acerca do que foi observado foram bastante importantes. Para além da observação participante, foram utilizados outros instrumentos, tais como um questionário, uma entrevista à professora, notas de campo, a gravação de um vídeo e, ainda, um comentário escrito pelos alunos acerca da influência da dramatização na compreensão do segundo texto trabalhado. Através da análise dos dados recolhidos, é possível compreender que os alunos ficaram bastante motivados com as atividades de dramatização da história e se empenharam por desempenhar os seus papéis o mais corretamente possível. Foi também possível constatar que o facto de serem os próprios alunos a desempenharem o papel de cada uma das personagens e serem eles a contar a história, contribuiu para que compreendessem determinados aspetos da história, que não conseguiam identificar com tanta facilidade através da leitura, como por exemplo, o espaço da ação e a sequência de acontecimentos. Em suma, o Jogo Dramático constitui-se como uma ferramenta importante para que os alunos compreendam alguns aspetos dos textos narrativos, que não conseguem reconhecer somente através da leitura dos mesmos.
- Jogos digitais e sua adequação no desenvolvimento da consciência fonológica: uma investigação no 1º.CEBPublication . Santos, Cátia Raquel Moreira dos; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraAs tecnologias digitais fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia, tornando-se um dos principais meios de comunicação desta sociedade que é cada vez mais digital. Com o aumento deste uso, as crianças e jovens não lhes ficam indiferentes, daí a necessidade da integração das tecnologias digitais em contexto de sala de aula, de modo a motivar e aumentar o interesse dos alunos pelas aprendizagens. A investigação pretende averiguar se os jogos digitais promovem um melhor desenvolvimento da consciência fonológica. Desta forma, os principais objetivos da investigação prendem-se com a utilização de jogos digitais com vista ao desenvolvimento da consciência fonológica. Esta investigação foi realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do 1ºCiclo do Ensino Básico. Este estudo é de natureza qualitativa na modalidade de uma investigação-ação, com uma abordagem de caráter comparativo. Para recolha de dados foi usada a observação participante e notas de campo em conjunto com o Orientador Cooperante no decorrer das sessões práticas de investigação. Foram também realizados testes escritos aos alunos de modo a avaliar o nível de consciência fonológica, entrevistas semiestruturadas ao Orientador Cooperante e à Professora de Apoio dos alunos e ainda inquéritos por questionário aos pais dos alunos. A análise dos dados revelou que os jogos digitais motivam os alunos, o que foi possível observar ao longo de toda a investigação através da participação dos alunos e do seu entusiasmo, motivação e envolvimento em todas as atividades propostas. Ainda foi possível verificar que o uso de jogos digitais educativos pode ser um importante recurso em contexto sala de aula, visto que motiva os alunos e aumenta o seu interesse em aprender, fazendo com que estes, enquanto jogam, aprendam sem se aperceberem. A combinação de um contexto lúdico com a utilização das tecnologias permitiu verificar que estas podem promover o sucesso educativo dos alunos.
- O potencial didático dos heróis no processo de ensino-aprendizagem da História de Portugal no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Ivo Miguel Ferreira de; Moreira, Maria João da Silva GuardadoO presente relatório de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) realizada no 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo que o estudo investigativo concretizou-se na PES do 1º Ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procurámos verificar e avaliar o potencial didático dos heróis no processo de ensino-aprendizagem da História de Portugal no 1º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo foi realizado na Escola Básica Integrada João Roiz, no qual participaram 28 alunos com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos. Metodologicamente, esta é uma investigação qualitativa. Optámos pelo uso do estudo de caso e recorremos à técnica do Focus Group e à aplicação de fichas (testes), usando a observação participante, registos de observação e notas de campo como instrumentos e técnicas de recolha de dados. A análise dos dados recolhidos demonstrou um crescimento do interesse e do conhecimento em relação à área do Estudo do Meio Social, nomeadamente da História de Portugal. A forma como os alunos evoluíram nas respostas dadas e no interesse demonstrado pela História revelam-nos a importância da figura histórica heroificada nas suas aprendizagens. Da triangulação de dados podemos concluir que a figura histórica heroificada influencia positivamente a aprendizagem da História de Portugal no 1º Ciclo do Ensino Básico tendo, por isso, um forte potencial didático nas aprendizagens desta área disciplinar.