CATAA - Livros e capítulos de Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CATAA - Livros e capítulos de Livros by Title
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Caderno de boas práticas para a produção de leite de cabra : +leite +qualidadePublication . Paulo, Luísa; Rodrigues, A.M.O Caderno de Boas Práticas na Produção de Leite de Cabra: +Leite + Qualidade, reúne os princípios subjacentes à produção de leite em explorações caprinas que exercem atividade na área geográfica de produção dos queijos com DOP da Região Centro. Este documento reconhece que os produtores de leite de pequenos ruminantes são parte integrante de uma ampla cadeia alimentar e que todos os elos da cadeia - produtores de leite, empresas transportadoras, queijarias, pessoal técnico, grande distribuição e consumidores - deverão ser parte de um sistema de gestão integrado de garantia da segurança e qualidade alimentar. O leite deve ser produzido por animais saudáveis, cumprindo as regras de bem-estar animal e a produção deve ser sustentável do ponto de vista económico, social e ambiental. O Caderno de Boas Práticas na Produção de Leite de Cabra: +Leite + Qualidade, pretende incentivar os produtores de leite de pequenos ruminantes a adotarem, proativamente , práticas de prevenção, contribuindo para a produção de leite e de produtos lácteos seguros, de qualidade e de forma sustentável, assegurando o futuro da sua produção de leite e de Produtos Tradicionais Qualificados como os queijos com DOP da Região Centro.
- Caderno de boas práticas para a produção de leite de ovelha : +leite +qualidadePublication . Paulo, Luísa; Rodrigues, A.M.O Caderno de Boas Práticas na Produção de Leite de Ovelha: +Leite + Qualidade, reúne os princípios subjacentes à produção de leite em explorações ovinas que exercem atividade na área geográfica de produção dos queijos com DOP da Região Centro. Este documento reconhece que os produtores de leite de pequenos ruminantes são parte integrante de uma ampla cadeia alimentar e que todos os elos da cadeia - produtores de leite, empresas transportadoras, queijarias, pessoal técnico, grande distribuição e consumidores - deverão ser parte de um sistema de gestão integrado de garantia da segurança e qualidade alimentar. O leite deve ser produzido por animais saudáveis, cumprindo as regras de bem-estar animal e a produção deve ser sustentável do ponto de vista económico, social e ambiental. O Caderno de Boas Práticas na Produção de Leite de Ovelha: +Leite + Qualidade, pretende incentivar os produtores de leite de pequenos ruminantes a adotarem, proativamente , práticas de prevenção, contribuindo para a produção de leite e de produtos lácteos seguros, de qualidade e de forma sustentável, assegurando o futuro da sua produção de leite e de Produtos Tradicionais Qualificados como os queijos com DOP da Região Centro.
- Fabrico de queijos de ovelha de pasta mole a partir de leite pasteurizado e de coalho vegetalPublication . Tabla Sevillano, Rafael; Montero Muñoz, Teresa; Garrido Álvarez, Maria; López Cedó, Monserrat; Pintado, Cristina Miguel; Rodrigues, A.M.Com este manual, pretende-se apresentar a adaptação da tecnologia tradicional de fabrico de queijo de ovelha de pasta mole, que não inclui o tratamento térmico do leite, a uma tecnologia de fabrico de queijo, igualmente tradicional, mas com utilização de leite de ovelha pasteurizado
- Guia de referenciação dos parâmetros de qualidade do leite destinado ao fabrico de queijos da Beira Baixa com DOPPublication . Paulo, Luísa; Silveira, Ana; Riscado, Ana; Espírito Santo, Christophe; Pintado, Cristina Miguel; Beato, Helena; Andrade, L.P.; Resende, Mafalda; Cristóvão, Mário André Monteiro; Rodrigues, A.M.Com este trabalho, onde apenas são abordados aspetos relativos às características físico-químicas e microbiológicas dos leites de ovelha e cabra recolhidos na área geográfica de produção dos Queijos da Beira Baixa com DOP, apresentam-se os resultados de amostras de leite recolhidas nos produtores entre fevereiro de 2019 e julho de 2021 analisadas nos Laboratórios da Associação CATAA e os resultados analíticos recolhidos nos boletins de análise de leite do tanque de refrigeração dos produtores que se candidataram ao “Vale Pastor +”, uma ação integrada no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro.
- Guia de referenciação dos parâmetros de qualidade do leite destinado ao fabrico do queijo Rabaçal com DOPPublication . Paulo, Luísa; Silveira, Ana; Riscado, Ana; Espírito Santo, Christophe; Pintado, Cristina Miguel; Beato, Helena; Andrade, L.P.; Resende, Mafalda; Cristóvão, Mário André Monteiro; Rodrigues, A.M.Com este trabalho, onde apenas são abordados aspetos relativos às características físico-químicas e microbiológicas dos leites de ovelha e cabra recolhidos na área geográfica de produção do Queijo Rabaçal com DOP, apresentam-se os resultados de amostras de leite recolhidas nos produtores entre fevereiro de 2019 e julho de 2021 analisadas nos Laboratórios da Associação CATAA e os resultados analíticos recolhidos nos boletins de análise de leite do tanque de refrigeração dos produtores que se candidataram ao “Vale Pastor +”, uma ação integrada no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro.
- Guia de referenciação dos parâmetros de qualidade do leite destinado ao fabrico do queijo Serra da Estrela com DOPPublication . Paulo, Luísa; Silveira, Ana; Riscado, Ana; Espírito Santo, Christophe; Pintado, Cristina Miguel; Beato, Helena; Andrade, L.P.; Resende, Mafalda; Cristóvão, Mário André Monteiro; Rodrigues, A.M.Com este trabalho, onde apenas são abordados aspetos relativos às características físico-químicas e microbiológicas dos leites de ovelha recolhidos na área geográfica de produção do Queijo Serra da Estrela com DOP, apresentam-se os resultados de amostras de leite recolhidas nos produtores entre fevereiro de 2019 e julho de 2021 analisadas nos Laboratórios da Associação CATAA e os resultados analíticos recolhidos nos boletins de análise de leite do tanque de refrigeração dos produtores que se candidataram ao “Vale Pastor +”, uma ação integrada no Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro.
- Sumário Prático sobre Apresentação de AzeitePublication . CATAAO projeto Qualifica4Agro assenta numa estratégia de aproximação à realidade empresarial das regiões de intervenção. Através de atividades focalizadas na resposta às falhas de mercado, detetadas ao nível da qualificação das PME, recorrendo a uma linguagem de proximidade que seja facilitadora da adesão das empresas, à adoção da inovação nos seus negócios e alicerçada numa política de cooperação entre os copromotores, com as PME beneficiárias e com os atores locais do ecossistema, associado à promoção e valorização dos produtos endógenos. Neste âmbito, foi desenvolvido um trabalho de análise sobre formas e contextos de apresentação de azeites nacionais, com a intenção de organizar um conjunto de ideias base que são comuns à maioria dos produtores, que possam resultar numa comunicação mais eficiente junto de clientes e de consumidores. Associado à valorização dos fatores imateriais de cada empresa, pretende-se sensibilizar o cliente, através da prova sensorial, a envolver-se na experiência global do produto, do seu conhecimento, da sua história e tradição ou conceito de marca. Pensar e organizar uma apresentação de produto, no seu todo, cria sucesso e valoriza as marcas.
- Sumário Prático sobre Apresentação de Presunto e EnchidosPublication . CATAAO projeto Qualifica4Agro assenta numa estratégia de aproximação à realidade empresarial das regiões de intervenção. Através de atividades focalizadas na resposta às falhas de mercado, detetadas ao nível da qualificação das PME, recorrendo a uma linguagem de proximidade que seja facilitadora da adesão das empresas, à adoção da inovação nos seus negócios e alicerçada numa política de cooperação entre os copromotores, com as PME beneficiárias e com os atores locais do ecossistema, associado à promoção e valorização dos produtos endógenos. Neste âmbito, foi desenvolvido um trabalho de análise sobre formas e contextos de apresentação de presunto e de enchidos nacionais, com a intenção de organizar um conjunto de ideias base que são comuns à maioria dos produtores, que possam resultar numa comunicação mais eficiente junto de clientes e de consumidores. Associado à valorização dos fatores imateriais de cada empresa, pretende-se sensibilizar o cliente, através da prova sensorial, a envolver-se na experiência global do produto, do seu conhecimento, da sua história e tradição ou conceito de marca. Pensar e organizar uma apresentação de produto, no seu todo, cria sucesso e valoriza as marcas.
- Sumário Prático sobre Apresentação de QueijoPublication . CATAAO projeto Qualifica4Agro assenta numa estratégia de aproximação à realidade empresarial das regiões de intervenção. Através de atividades focalizadas na resposta às falhas de mercado, detetadas ao nível da qualificação das PME, recorrendo a uma linguagem de proximidade que seja facilitadora da adesão das empresas, à adoção da inovação nos seus negócios e alicerçada numa política de cooperação entre os copromotores, com as PME beneficiárias e com os atores locais do ecossistema, associado à promoção e valorização dos produtos endógenos. Neste âmbito, foi desenvolvido um trabalho de análise sobre formas e contextos de apresentação de queijos nacionais, com a intenção de organizar um conjunto de ideias base que são comuns à maioria dos produtores, que possam resultar numa comunicação mais eficiente junto de clientes e de consumidores. Associado à valorização dos fatores imateriais de cada empresa, pretende-se sensibilizar o cliente, através da prova sensorial, a envolver-se na experiência global do produto, do seu conhecimento, da sua história e tradição ou conceito de marca. Pensar e organizar uma apresentação de produto, no seu todo, cria sucesso e valoriza as marcas.
- Sumário Prático sobre Apresentação de VinhosPublication . CATAAO projeto Qualifica4Agro assenta numa estratégia de aproximação à realidade empresarial das regiões de intervenção. Através de atividades focalizadas na resposta às falhas de mercado, detetadas ao nível da qualificação das PME, recorrendo a uma linguagem de proximidade que seja facilitadora da adesão das empresas, à adoção da inovação nos seus negócios e alicerçada numa política de cooperação entre os copromotores, com as PME beneficiárias e com os atores locais do ecossistema, associado à promoção e valorização dos produtos endógenos. Neste âmbito, foi desenvolvido um trabalho de análise sobre formas e contextos de apresentação de vinhos nacionais, com a intenção de organizar um conjunto de ideias base que são comuns à maioria dos produtores, que possam resultar numa comunicação mais eficiente junto de clientes e de consumidores. Associado à valorização dos fatores imateriais de cada empresa, pretende-se sensibilizar o cliente, através da prova sensorial, a envolver-se na experiência global do produto, do seu conhecimento, da sua história e tradição ou conceito de marca. Pensar e organizar uma apresentação de produto, no seu todo, cria sucesso e valoriza as marcas.