Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Martins, Ernesto Candeias Martins

Search Results

Now showing 1 - 10 of 14
  • Um dos reptos do milénio : a educação para o turismo
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    O turismo é uma problemática sócio educativa e formativa atual. O meio ambiente, o património cultural, artistico e etnográfico e os recursos humanos realidades sinérgicas inter-relacionadas pela perpetiva pedagógica, social, cultural e ambiental. Educar para o turismo é um desafio atual da sociedade. A pedagogia da empresa, pedagogia ambiental, pedagógia social e a pedagogia do turismo, no âmbito pedagógico das aprendizagens não formais, devem expressar educativamente a realidade social, económica, cultural e ambiental, evidenciando o papel funcional e pragmático para a convivência e cidadania das pessoas. O autor divide em três pontos o estudo conceptual sobre a educação para o turismo: o turismo na perspepetiva da pedagogia de “baixa de densidade”; fundamentação pedagógica do turismo; e proposta de um modelo de pedagogia do turismo.
  • Pedagogia/educação social nas (novas) práticas socioeducativas: osmose do ‘encontro’ e da convivência na intervenção
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    O estudo, de metodologia hermenêutica, reflete a Pedagogia Social (PS) e as áreas de intervenção nos novos contextos atuais, tomando Educação Social (ES) como seu objeto de prática de socialização. Imbricamos essas práticas pelo encontro, que constitui o impulsionador da convivência e das relações humanas, perante as problemáticas humanas. O marco conceptual deambula entre a abordagem aos fundamentos da PS e ES e à articulação com outras áreas disciplinares. Norteamo-nos pelos seguintes objetivos: compreender a PS e ES nos novos contextos da sociedade; determinar o papel da PS/ES na inclusão cultural, educativa e geracional; relacionar a PS com a multiplicidade de pedagogias e expropriação dos saberes; valorizar a intervenção da ES através da pedagogia do encontro e da convivência na melhoria da formação e aprendizagem do cidadão, valorizando-se a vertente dialógica; valorizar a PS/ES nas exigências do aprender a ser, aprender a estar e a conviver através do encontro. O texto divide-se em quatro pontos relacionados com papel da PS e ES no cenário atual gerador de metamorfoses/emergências socioculturais, de multiplicidade de pedagogias e saberes. O desafio da PS assenta no papel da pedagogia do encontro e da convivência, ao nível da intervenção, no ideal educativo de cidadão global.
  • Os espaços educativos favorecedores da aprendizagem e o papel da cidade educadora
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    A globalização, os novos movimentos e cívicos elencados no espaço público, a multiculturalidade e reconfiguração cultural, o crescimento das cidades como espaços interativos de (re)ações e de formação dos cidadãos fizeram emergir novos cenários para a Pedagogia (social), uma generalização do 'educativo' e processos culturais, impregnados de 'segmentos pedagógicos(Debray) que constituiu um desafio na vanguarda do processo de transformação da sociedade (Bauman). Neste sentido, acidade educadora como criativa (G. Lipovetsky) garante a inclusão social de toda a cidadania promovendo a formação ao longo da vida, práticas artísticas, sociais e culturais, que são aprendizagens (cooperativas) que implicam conhecimentos de índole ( 'smart city') geradoras da inclusão e da intergeracionalidade. A importância da educação híbrida (formal, não-formal e informal) na comunidade e/ou na cidade é uma exigência socio-histórica e um desafio para a sociedade atual, que pretende o desenvolvimento cultural e formativo dos cidadãos, recorrendo aos espaços como recetáculos (culturas, gerações e conhecimentos) no 'aprender a aprender'. É a comunidade (e a cidade) a que usa os espaços, os desenvolvedores, os converte em espaços criativos e legitimados para dar sentido à cultura e aos processos de construção das identidades. Analisamos a estruturação da comunidade, e ou a cidade, aprendizagens e novas políticas, que gera a educação da nova cultura, a cultura da nova cultura, e a contribuição das novas tecnologias. Elencamos as nossas aulas na 'cidade educadora e criativa, como projeto de futuro, nas comunidades de aprendizagem (oriundo do relatório de E. Faure), de modo a promover espaços de abertura à diversidade e à inclusão. Norteamo-nos a nossa abordagem com uma hermenêutica analítica e crítica na base dos objetivos: compreender os ambientes e/ou espaços educativos, como cenários onde nos educamos/aprendemos na comunidade e/ou a cidade (educadora); conhecer a interação da escola, como mediadora de cultura, com a comunidade e/ou cidade, na formação para a cidadania; analisar as interações dos atores da comunidade e/ou cidade como 'faróis que iluminam os espaços na participação, na gestão dos Espaços (identidades) na tríade: 'Cidade-Convivência-Educação (hibrida) e Escola'; Cidade Educadora como lugar de educação para cidadania, cuja conceção a converte num território educativo; Comunidade de Aprendizagens na relação 'Escola-Espaços-Comunidade'.
  • Pedagogia do ‘social’ no encontro de aprendizagens não formais, em contexto comunitário de ‘baixa densidade’
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    O estudo valoriza a triplica relação entre ‘social-educativo-cultural’, no contexto comunitário, que conflui numa pedagogia do encontro e da convivência, na pretensão duma comunidade de todos e para todas as gerações. A argumentação, de teor hermenêutica, trata das seguintes questões: pedagogia ‘do’ e ‘para’ o encontro, inserida no âmbito das ciências da educação; o ‘encontro’ relacional e comunicacional, no campo da pedagogia da convivência comunitária e da pedagogia social/educação social. As novas práticas socioeducativas, com enfoque na construção social do sujeito crítico e criativo, proporcionam interações sistémicas e de intensa dinâmica entre o ‘sujeito-comunidade-conhecimento-convivência’, na apreensão e desenvolvimento de saberes, habilidades, perceções, emoções, troca de experiências e relações, no âmbito da cidade educadora
  • A Existência de uma pedagogia social ou educação social em Portugal (Séc. XIX – XX)
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    A pedagogia social (PS) é uma área Cientifica das Ciências da Educação com uma vertente teórica e prática de intervenção em coletivos específicos. Este termo teve pouca difusão em Portugal, talvez pela escassa influência alemã, daí ter-se confundido com “sociologismo pedagógico” e “educação social”. O autor aborda as problemáticas socioeducativas da proteção, prevenção e reeducação das crianças em conflito e situação social de desviação, ao longo dos séculos XIX e XX, defendendo a existência de uma PS e educação social nestes coletivos de menores em Portugal. Neste sentido a PS integra uma perspetiva descritiva e analítico-interpretativa no âmbito da teoria da educação especializada e da História da Educação Social, devido a preocupar-se pela assistência educativa e reeducativa/correcional da infância e juventude com problemas de adaptação à sociedade, incluindo a delinquência. Nesta abordagem aos campos funcionais da PS dos inadaptados destaca as figuras dos Padres António d’Oliveira e Américo como educadores sociais.
  • Social education in the new spaces and times: the intertwined realities of social and educational intervention
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    The article is based on the following objectives, on a hermeneutic (analytical) methodology that coincides with the structural points of the text: To analyze the indications/traces of the current reality and the direction of social education; Clarify conceptually and semantically social pedagogy and social education, in the field of Educational Sciences; Understand the (inter)relationship between social pedagogy (theoretical scope) and social education (practical scope), especially the practice of pedagogical-social action of social educators in the community; To deepen social pedagogy and social education in the context of school social intervention. We use a theoretical-conceptual framework led by a set of expert studies on social pedagogy and social education, which led us to deepen these concepts in the new spaces and current times of society in general. The spaces and times nowadays mark pedagogy in the social sphere, whether at the school and non-school level. We know that globalization has proliferated 'space and time' in learning and ways of living together, with new characteristics and areas of action or intervention. We want social education to include a series of intervention characteristics related to specific areas that are fundamental today, in addition to those that its evolution and identity have encompassed, for example: school for adults, elderly and intergenerational education; social entrepreneurship; environmental and ecological education; the management and promotion of culture, heritage and ecological/rural tourism; immigrants, refugees and ethnic groups; the promotion of women; mediation (school, social), etc.
  • A outra educação da infância sem voz expressa na literatura (Séc. XIX-XX)
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    O autor aborda a questão da infância pobre, marginalizada, abandonada e delinquente, centralizando-se nas suas imagens e/ou representações e, consequentemente, da sua ‘não educação’ (aspecto material). Trata-se de uma temática que se insere na história da infância inadaptada (vertente cronológica), na história da criança (vertente categorial), na história da assistência educativa (vertente pedagógica) e na etnografia da infância marginalizada (vertente antropológica e sociológica). A partir dessas imagens será possível estruturar as suas histórias de vida, o seu quotidiano, as suas aprendizagens, os seus percursos, etc. Metodologicamente seleccionaram- se alguns textos (discursos e narrações numa perspectiva educativa e cultural) de periódicos (jornais e revistas) e de literatura infantil, que deram um conhecimento dessa infância e da prática do seu abandono e marginalização.
  • Os espaços socioeducativos da escola e a reconfiguração da pedagogia (educação) social na intervenção escolar
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Reivindicamos um novo papel à pedagogia social e à educação social no espaço socioeducativo escolar, devido ao surgimento de problemáticas sociais no seio da escola. Essa recuperação do escolar no processo de reconfiguração da pedagogia social, acostumada a intervir no âmbito da educação não-formal, converte a aquela num campo de reflexão da intervenção sobre os problemas sociais e educativos que nela ocorrem. Pretendemos com os nossos propósitos contribuir para a reconfiguração da pedagogia social e da ação da educação social na escola, em articulação com a intervenção comunitária. Na base de uma metodologia hermenêutica norteamo-nos pelos seguintes objetivos, os quais coincidem com os dois pontos estruturais do texto: analisar na realidade atual algumas evidências que exigem respostas socioeducativas no âmbito da pedagogia social e educação social; reconfigurar a pedagogia social como uma pedagogia social escolar, no âmbito das Ciências da Educação, de modo a compreender a intervenção escolar, através da educação social; compreender a (inter) relação entre a pedagogia social (âmbito teórico) e a educação social (âmbito prático), especialmente ao nível da prática pedagógico-social na escola; determinar o papel da pedagogia social no contexto escolar, os desafios e respostas socioeducativas dados pela escola. Sabemos que os programas de intervenção nos espaços socioeducativos escolares exigem a colaboração relacional ‘escola-família-comunidade’ e a (re)construção de uma pedagogia social inclusiva, equitativa, para a formação da cidadania, resolução de conflitos e de problemas sociais e educativos.
  • A Educação Social nos novos espaços e tempos: as realidades entroncadas da intervenção social e educativa
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    O artigo norteia-se pelos seguintes objetivos, na base de uma metodologia hermenêutica (analítica) que coincide com os pontos estruturais do texto: Analisar os indícios/vestígios da realidade atual e o reto da educação social; Clarificar conceptual e semanticamente a pedagogia social e educação social, no âmbito das Ciências da Educação; Compreender a (inter)relação entre a pedagogia social (âmbito teórico) e a educação social (âmbito prático), especialmente a prática da ação pedagógico-social do educador social na comunidade; Aprofundar a pedagogia social e educação social no contexto da intervenção social escolar. Servimo-nos de um quadro teórico-conceptual norteado por um conjunto de estudos de especialistas sobre a pedagogia social e educação social, que nos levaram a aprofundar estes conceitos nos novos espaços e tempos atuais da sociedade em geral. Os espaços e tempos na atualidade marcam a Pedagogia no âmbito social, seja ao nível escolar e não-escolar. Sabemos que a globalização fez proliferar ‘espaço e tempo’ no aprender e nas formas de conviver, com novas caraterísticas e áreas de ação ou intervenção. Pretendemos que a educação social inclua uma série de caraterísticas de intervenção, relacionadas com áreas específicas que são hoje fundamentais, para além daquelas que a sua evolução e identidade têm abarcado, por exemplo: educação escolar de adultos, gerontológica e intergeracional; o empreendedorismo social; a educação ambiental e ecológica; a gestão e promoção da cultura, do patrimônio e do turismo ecológico/rural; os imigrantes, os refugiados e os grupos étnicos; a promoção da mulher; a mediação (escolar, social), etc
  • Pedagogia social em contexto comunitário : nos meandros das aprendizagens não formais
    Publication . Martins, Ernesto Candeias
    Abstract: We will analyse the triple ‘social-cultural-educational’ relationship, within the context of community intervention, converging in the pedagogy of encounters and coexistence, against the background of a community for all and for all generations. The reasoning contains hermeneutics dealing with the following issues: pedagogy ‘from’ and ‘to’ the date entered in the field educational sciences: the relational and communicational ‘date’, in the field of so-cial pedagogy and social education, the pedagogy of community coexistence. We know that new educational practices, focusing on the social construction of the critical and creative subject (paradigm), provide systemic interactions and intense dynamics between ‘subject-knowledge community-living. , convulsions and development of knowledge, skills, perceptions, emotions, exchange of experiences and relationships within the educating city (social networks).