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  • Tendências recentes em turismo: algumas reflexões na perspetiva dos territórios de baixa densidade
    Publication . Ramos, George; Fernandes, João L.J.
    Cada vez mais são proferidos discursos centrados na necessidade de desenvolvimento baseados na atividade turística, proporcionando que esta se tenha vindo a transformar em objeto adulado por muitos territórios. Este artigo baseia-se numa revisão bibliográfica relativa à compreensão dos fatores que fundamentam as mais recentes práticas e experiências turísticas. O alargamento das fronteiras mais clássicas do turismo reclama uma atenção específica dedicada aos territórios turísticos, aos novos atores, às novas tipologias de turismo, mas também às externalidades e impactos que vão provocando nos destinos turísticos.
  • Relação entre o aproveitamento no ensino secundário e no ensino superior
    Publication . Ferreira, Ana Vaz; Daniel, Ana Cristina Marques; Ramos, George; Cravo, Ivone Teresa Gregório; Rigueiro, Constança; Rei, Constantino Mendes; Amado, Jorge Manuel Pascoal
    "Dentro do actual quadro português no que respeita ao (in)sucesso educativo, convém salientar as elevadas taxas de abandono e de retenção do Ensino Superior assim como a metodologia utilizada para o ingresso no mesmo ensino - numerus clausus, classificações mínimas, provas específicas, ... . Esta situação obriga a que se perceba que é urgente o incremento da cultura educativa ao nível do Ensino Secundário e Ensino Superior, o que só se poderá alcançar pela resolução dos problemas de eficiência que caracterizam esses dois patamares de Ensino. Neste contexto, interessa compreender por que razão as exigências de aprendizagem no Ensino Superior reflectem de forma tão flagrante lacunas formativas ao nível do Ensino Secundário e até que ponto esse grau de exigência não é o resultado de pedagogias orientadas para o primado enciclopédico e não para o desejável desenvolvimento intelectual do aluno, quer enquanto futuro profissional quer enquanto cidadão. Factores como a influência social, o ambiente sócio-económico e cultural envolvente do aluno são também objecto de análise no presente trabalho."
  • O processo de Bolonha no IPCB : dos princípios à sua aplicação
    Publication . Ferreira, Ana Vaz; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Afonso, Paulo
    O período que vivem atualmente as Instituições de Ensino Superior (IES) é considerado por todos os agentes envolvidos como um período de mudança, uma vez que se assiste a grandes alterações, quer na cultura de ensino, quer na cultura de aprendizagem. Neste sentido, não é possível deixar de refletir sobre estas transformações, tendo como pano de fundo a promoção de um nível adequado de exigência académica que deve ser uma característica das IES. A elaboração e divulgação de um relatório anual de concretização do Processo de Bolonha que, para além da exigência legal, e face às transformações verificadas no ensino superior resultantes do Processo de Bolonha, pretende mostrar o que tem sido desenvolvido pelas IES e especificamente pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) para garantir uma formação orientada para o desenvolvimento das competências específicas e transversais, para as medidas de apoio à promoção do sucesso escolar e para as medidas de estímulo à inserção na vida ativa dos estudantes e podem ser consultados em www.bolonha.ipcb.pt
  • Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
    Publication . Ferreira, Ana Vaz; Delgado, F.M.G.; Afonso, Paulo; Cruchinho, Alexandra; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Ramos, George
    A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.
  • Empreendimentos de acolhimento empresarial : o caso de Castelo Branco
    Publication . Ramos, George
    A análise das condições de localização empresarial em Portugal, em empreendimentos concebidos para o efeito, permite verificar que na maior parte das situações se desvalorizaram alguns dos elos da cadeia de valor do negócio da concepção, implementação e gestão de Parques Empresariais, facto que se tem reflectido numa atractividade insatisfatória dos parques industriais, na sua inadequação às necessidades dos territórios em que se inserem, em dificuldades de promoção e comercialização de lotes para instalação de indústrias e na capacidade de atrair investidores privados. Deste modo, não é invulgar encontrar empreendimentos de acolhimento empresarial degradados, com grandes problemas funcionais e de manutenção, maioritariamente ocupados por armazéns, depósitos de materiais de construção, empresas de comércio e de reparação automóvel – actividades associadas a efeitos multiplicadores diminutos e cujo contributo para processos sustentados de desenvolvimento, salvo no que concerne ao aumento de postos de trabalho, é perfeitamente negligenciável, dada a reduzida capacidade indutora de actividades e sectores estruturantes.
  • Sustainability, tourism and electric mobility – the MOVELETUR project
    Publication . Ramos, George; Dionísio, Rogério Pais; Pereira, Paula
    This paper looks over the perpetual fight that low density regions must face in what regards the emergence of economic opportunities, employment, income and production growth. It is known that tourism demand for nature and protected areas is increasing in this more and more urban world, what can open some doors for innovation to take place. The project we’ve been working on is focused on sustainable tourism practices in a protected area (Malcata Mountain Reserve), via electric mobility, which is known for its zero emission, non-polluting and noise free travelling. A broader study is taking place under the Interreg Funding Program, known as Moveletur Project. Our goals are to sponsor a model of sustainable and green tourism for visitors of natural areas, to produce a network of green tourism itineraries linking places of natural and/or cultural value using rechargeable vehicles and to encourage tourism sector entrepreneurs with a new service for their activity. Combined work with other natural areas is essential to increase outcomes. After the conclusion of project (by the end of 2018) there will be better information concerning natural and cultural values that natural areas hold and that can be used for tourists’ pleasure, there will be a more dutiful way of doing tourism in natural areas, expectantly it will address job creation and improved territorial competitiveness, tourism experiences will have more quality and, finally, using technological features, will support smart villages further development.
  • A especialização na região centro : evidências da actividade empresarial e do emprego e impacto no sistema regional de inovação
    Publication . Ramos, George; Sebastião, João
    Factor fundamental na implementação de políticas de desenvolvimento regional é o conhecimento da estrutura económica das regiões, em termos estáticos e dinâmicos; da análise (não exclusiva) destas duas vertentes poderá resultar: a) a determinação de condições que favoreçam o desenvolvimento; b) a determinação de condições que conduzam a maiores níveis de assimetrias regionais. No sentido em que os recursos naturais e a sua utilização diferem espacialmente, as relações entre regiões são potencialmente geradoras de situações de desequilíbrio, contradizendo os objectivos de coesão. O presente artigo objectiva analisar a estrutura económica sectorial da região Centro de Portugal. Para este efeito, ir-se-á apresentar uma matriz de informações e, posteriormente, proceder-se-á à identificação de padrões de concentração e dispersão espacial das variáveis. Por fim, analisa-se a estrutura económica pelo grau de especialização das economias regionais. Paralelamente, aborda-se a relação da especialização regional com a dotação de capacidade de inovação da região, perspectivando esclarecimentos da coerência dessa mesma dotação. Os resultados traduzem uma coerência genérica entre as duas vertentes, periclitante em factores intangíveis e sustentada em factores tangíveis. Os resultados sugerem ainda uma vincada assimetria geográfica, do interior para o litoral da região.
  • The inovation system vs. cluster process : common contributive elements towards regional development
    Publication . Ramos, George; Santos, Domingos
    Recent approaches to the study on innovations enhance some similar aspects of the innovation process in knowledge-based economies: (i) the systemic and interrelated nature of innovation and (ii) its geographic and inter-economic activities density of networking.One perspective is linked to the innovation systems approach at the national, regional and local level. What we know so far is that most specialized forms of knowledge are becoming a short lived resource, in face of the (increasingly) fast changes that are ocurring in the global economy; it's the ability to learn permanently and to adapt to this fast changing scenario that determines the innovative performance of firms, regions and countries. Another approach is to be found in the research on cluster development, where proximity and interrelated technical/technological linkage are the main features to take under consideration. Althought these two approaches operate at slightly different spatial scale of analysis, they both allow the identification of a set of key factors that contribute to understand the way in which institutions and actors, considering the innovation system or the cluster process, participate in the innovation atmosphere and in the economic growth. Nevertheless, both approaches show the same limitation: they tend to focalise into the descriptive and analytical level, disregarding the explanatory level. Local and regional authorities are, mainly, interested in the process of cluster intensificiation in the local and regional economies context. These features stess out one other controversy level: are the "hard" location factors (the concrete tangible location factors) more important than the "soft" location factors (qualitative, intangible factor) or vice-versa? This paper aims to explore the current knowledge about this process and to open some fields of future research.
  • Sistemas regionais de inovação e clusters : instrumentos de desenvolvimento em regiões periféricas
    Publication . Ramos, George
    Abordagens recentes sobre o estudo de inovações salientam alguns aspectos convergentes relativos ao processo de inovação nas economias: por um lado, a natureza sistémica e interrelacional da inovação e, por outro, a sua densidade reticular em termos geográficos e inter-actividades económicas. Uma perspectiva está relacionada com a abordagem pelos sistemas de inovação ao nível nacional, regional e local. Hoje em dia as formas mais especializadas de conhecimento estão-se a tornar recursos escassos, devido ao aumento da velocidade das mudanças que ocorrem na economia global; a capacidade de aprendizagem contínua e de adaptação a este cenário de constante mudança determina a perfomace das empresas, das regiões e dos países. Outra das perspectivas reside na pesquisa e no estudo do desenvolvimento de clusters, onde a proximidade e a interrelação técnica/tecnológica são os principais aspectos a tomar em consideração. Embora as duas abordagens operem a um nível diferente na escala espacial, uma e outra permitem identificar um conjunto de factores-chave que contribuem para a percepção da forma como as instituições e actores, considerando o sistema de inovação ou processo de “clusterização”, participam na atmosfera inovadora e no crescimento económico. No entanto, ambas as abordagens apresentam uma limitação semelhante: tanto uma como a outra tendem a focalizar-se nos níveis descritivo e analítico à custa do nível explanatório. O poder de decisão local e regional está, principalmente, interessado em processos de intensificação de clusters, no contexto das economias locais e regionais. Esta tendência é tão ou mais importante quando se desça a regiões mais desfavorecidas, possuidoras de estruturas sócio-económicas débeis e em que qualquer investimento tende a provocar um impacto positivo.
  • Pedagogical changes towards the implementation of the Bologna Process: indicators’ structure of measurement
    Publication . Ferreira, Ana Vaz; Afonso, Paulo; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Sapeta, Paula
    The transition into the twenty-first century brought about important changes in society, including the areas of education and teaching. The establishment of the European Higher Education Area represents an effort to face these changes together in Europe. The changes in the teaching and learning models in higher education led to the institutional promotion of extensive interventions in order to alter the status quo that has prevailed for decades. The need for a cultural renewal of the teaching staff involved in higher education, attending to the centrality of student’s learning rather than knowledge per se, is also a challenge to be overcome. This study intends to highlight the central elements concerning the Bologna Process and the topics connecting the objec- tives and their intrinsic principles. This initial approach is the basis for the design of a proposal for monitoring the implementation of the Bologna Process in an institution of higher education in Portugal. The results suggest a proposal consistent with the needs in terms of monitoring the implementation of the Bologna Process. This proposal allows, in addition to static analysis relative to a specific academic year, dynamic analysis between academic years, uncovering best practices and areas for improvement.