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Pereira Rodrigues, Maria Eduarda

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  • Os repositórios científicos e a função preservação: realidade ou desafio
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    São muitos e de natureza variada os desafios que se colocam, na atualidade, às instituições de ensino superior, em termos de organização, gestão e preservação do conhecimento científico. O contexto do presente estudo respeita ao processo de gestão organização e preservação do conhecimento do ponto de vista dos repositórios científicos. Ao longo dos últimos anos assistiu-se, em todo o mundo, à emergência do Movimento do Livre Acesso ao Conhecimento Científico. Este movimento advoga o acesso livre, imediato e gratuito à produção científica gerada nas instituições. O Livre Acesso concretiza-se através da Via Dourada, com publicação dos resultados da investigação em revistas exclusivamente de acesso livre e a Via Verde, com publicação dos resultados de investigação em repositórios científicos. Em Portugal, em 2004 existiam três repositórios. Em 2007 este número aumentou para 35. Atualmente estão registados 43 repositórios portugueses no portal do Repositório de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Os repositórios são sistemas de informação que permitem atenuar a dificuldade de acesso à produção científica das instituições e que, ao mesmo tempo, armazenam documentos em suporte digital, disponibilizando-os em texto integral e acesso livre. São sistemas inclusivos porque recebem documentos de muitos tipos, como artigos científicos (peer review), livros e capítulos de livros, documentos de conferência, dados científicos, teses, dissertações, lições. Ao longo dos anos as instituições foram produzindo quantidades substanciais de outputs científicos, concretizados em documentos publicados, documentos não publicados, literatura cinzenta, dados, sendo que, muitos deles dificilmente voltariam a ser visíveis ou consultados não fora o repositório. Por outro lado, as condições em que muitos documentos ficaram “guardados” podem ter contribuído para diminuir o seu potencial de usabilidade. Com o advento dos repositórios foi possível recuperar muitos destes documentos e transferi-los para suporte digital, compatibilizando-os assim com formatos e dispositivos de leitura atuais. Assim, parece perceber-se que os repositórios podem contribuir para a recuperação dos documentos e da sua usabilidade e para a preservação em suporte digital, assegurando que o conhecimento produzido chega às gerações futuras, em condições de ser lido, compreendido e, eventualmente, utilizado. O presente estudo intenta contribuir para a compreensão da importância da função preservação, no contexto dos repositórios portugueses, considerando que estes recebem todo o tipo de documentos, exclusivamente em suporte digital. O âmbito do trabalho alcançou todos os repositórios de instituições de ensino superior constantes do Portal RCAAP até 15 de maio de 2014 (31 repositórios). Analisaram-se nas páginas institucionais: a visibilidade da Política de Depósito de Documentos e se possuíam indicações sobre preservação dos conteúdos (forma, tempo). Para analisar a qualidade do suporte, descarregaram-se de 10 documentos/repositório formando dois grupos de 5 documentos: Grupo 1:Documentos publicados até 1999; grupo 2:Documentos publicados a partir de 2000. Verificou-se que a maioria dos repositórios refere, na página principal, a questão da preservação, todavia sem refletir explicitamente a preservação digital dos conteúdos, antes referindo “preservação da memória digital” ou “memória intelectual” das instituições. Apenas dois repositórios garantem, explicitamente, a preservação digital e o acesso permanente aos seus conteúdos. Em nenhum dos casos é referido um plano de ação em caso de catástrofe. Em quinze repositórios a Política de Depósito de Documentos está publicamente disponível. Quanto aos registos no repositório contêm dados, metadados, documentos e um identificador permanente, handle. A amostra utilizada para analisar o suporte parece indicar que alguns documentos publicados até 1999 resultam de digitalização revelando alguns defeitos na qualidade de visualização que podem estar relacionados com a idade e estado de conservação do original e com o software utilizado. Os documentos mais recentes apresentam melhor qualidade gráfica e visual o que parece indicar terem sido carregados a partir do suporte digital. Todavia pelas suas características e facilidade de operação/utilização, os repositórios parecem ser dotados de um enorme potencial de agregação de documentos, reunindo as condições que permitem concretizar a função preservação, facultando, igualmente, o acesso livre e gratuito aos seus conteúdos. Apesar dos problemas identificados os autores consideram que os repositórios podem cumprir com sucesso a função preservação orientada à produção científica em meio académico, já que permitem arquivar, sistematicamente, todos os documentos produzidos. Contudo esta tarefa é ainda um desfio e pode constituir uma linha de ação futura para os repositórios científicos.
  • Um pequeno repositório com um grande desiderato : preservar a memória académica em modelo de acesso aberto
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    Com o presente trabalho pretende-se apresentar o Repositório de Trabalhos de Fim de Curso das Escolas Superior Agrária e Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (RTFCESACB/ESART, respetivamente). Este repositório foi criado no ano de 2011 tendo por base a tecnologia DSpace e por modelo o utilizado pelo repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Os objetivos que presidiram à sua criação foram o desejo de disponibilizar num modelo partilhado os resumos dos trabalhos académicos de final de curso dos estudantes da ESACB-IPCB. Posteriormente este objetivo estendeu-se ao Trabalhos de Fim de Curso da Escola Superior de Artes Aplicadas. O repositório começou por possuir apenas uma Comunidade, a Comunidade ESACB e 5 coleções que correspondiam ao número de cursos de licenciatura em funcionamento na ESACB-IPCB no ano letivo 2010/2011. Posteriormente foi acrescentada a Comunidade ESART Atualmente o repositório regista um total de 2462 documentos distribuídos por 35 coleções.
  • O RCIPCB no contexto organizacional : ponto de situação
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    Apresenta-se o resultado de um estudo sobre o RCIPCB tendo como base os dados recolhidos através de um inquérito por questionário distribuído aos docentes/investigadores do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
  • Os autores e o repositório científico – estudo de caso
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    Com o objetivo de compreender a relação entre os docentes/investigadores e o repositório científico, elaborou-se um estudo ba­seado num inquérito por questionário para docentes/investigadores de uma instituição de ensino superior. As questões incidiram sobre o Movimento de Acesso Livre ao Conhecimento Científico, o conhecimento do repositório institucional e da Política de Depósito de Documentos no repositório, a predisposição para a participação e a utilização do repositório na docência. Os resultados foram tratados com o programa SPSS. Foram obtidas 94 (19%) respostas válidas, onde verificou-se que os docentes/investigadores conhecem o repositório e atribuem-lhe muita importância. Os impactos institucionais identificados foram imagem, visibilidade e reputação. Os impactos individuais identificados foram reputação científica, reconhecimento pelos pares e aumento das citações. Obtiveram-se os seguintes resultados: 66% dos respondentes indicaram utilizar o repositório, sobretudo, para pesquisa científica; 80,9% dos docentes/investigadores recomendam aos estudantes o uso do repositório; 69,1% dos respondentes possuem documentos no repositório; o depósito mediado é o mais utilizado; 87,2% dos respondentes referiram continuar a depositar no repositório; e 66% conhecem a Política de Depósito de Documentos no repositório, mas 68% desconhecem a obrigatoriedade de depositar lá seus documentos. Os resultados denotam bom nível de aceitação e reconhecimento do repositório, mas devem continuar a ser desenvolvidas atividades de divulgação e formação.
  • A função preservação no contexto dos repositórios científicos portugueses : estudo comparativo
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    A preservação e gestão dos documentos é uma das grandes preocupações das instituições de ensino superior (IES) e engloba os documentos de natureza administrativa bem como os documentos produzidos no âmbito das atividades de ensino e investigação, ou seja de natureza científica. No contexto das IES foram criados muitos repositórios (RI) que são sistemas de informação que permitem recuperar, armazenar e disponibilizar documentos de natureza científica, em suporte digital, num modelo de acesso aberto. Este trabalho procura contribuir para a compreensão da importância da função reservação no contexto dos RI portugueses. O estudo incidiu sobre os repositórios das IES presentes no portal do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Foram analisados 36 repositórios, relativamente ao subsistema a que pertencem as respetivas IES, políticas de depósito de documentos publicadas, presença nas políticas ou nas homepages dos RI, limites temporais da produção científica depositada, tipologias documentais acolhidas. Foram ainda identificados alguns problemas. Para os dados obtidos foram efetuadas as contagens e em alguns casos, calculadas as percentagens. A maioria das Universidades e Institutos Universitários possui políticas de depósito de documentos publicadas e acessíveis nas páginas web.
  • Indicadores de desempenho – ferramentas para avaliação de repositórios institucionais
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    As instituições de ensino superior desempenham um papel cada vez mais importante na comunicação dos resultados da investigação científica e da sua disponibilização em livre acesso, utilizando para tal, sobretudo os Repositórios Institucionais (RI). No entanto os RI debatem-se ainda com alguns problemas de afirmação no seio da comunidade científica, que entre outras razões, alega que nem todos os documentos aí contidos são sujeitos a revisão por pares e que os repositórios contêm muitos documentos de natureza não formal. No sentido de diminuírem a resistência por parte dos investigadores à colocação da sua literatura científica nos RI, estes necessitam de se credibilizar, demonstrando à evidências as suas potencialidades. Tal desiderato só pode ser alcançado por meio de uma avaliação baseada em métricas credíveis obtidas a partir de indicadores de desempenho fiáveis e facilmente verificáveis. Tendo como objetivo avaliar o desempenho do Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco (RCIPCB), numa perspetiva holística, considerando indicadores internos e externos, foi realizado o presente estudo, em que se construiu uma matriz de indicadores de desempenho, preenchida com dados recolhidos no RCIPCB, respeitantes ao período de março de 2010 a março de 2012. Para além deste objetivo procurou-se também compreender o efeito da Politica de Depósito de Documentos no RCIPCB sobre o auto-arquivo. Relativamente aos indicadores de desempenho, o estudo permitiu concluir que o RCIPCB tem denotado alguma constância, em termos de crescimento, mas as tendências assimétricas são evidentes. Quanto aos efeitos da Política de Depósito de Documentos, verificou-se no período em causa, não haver uma relação direta entre esta e o aumento do auto-arquivo.
  • Analyzing the Performance of an Institutional Scientific Repository – A Case Study
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    Scientific knowledge evolution is mainly based on an effective dissemination of research results. The concept of Open Access gives us the theoretical foundation of a model for accessing scientific knowledge, free from the constraints of traditional publishing and technologically supported by the Internet. Institutional Repositories are information systems that allow preserving, storing and disseminating scientific knowledge produced in higher education and scientific research institutions. They increase the visibility and the citation level of the documents. They also contribute to minimizing negative aspects like plagiarism of content because documents are exposed to peers in real time. As an alternative way to the traditional system of publishing scientific research content, repositories are developed in a cultural climate of great visibility leading to an immediate critical evaluation by peers. The Scientific Repository of the Polytechnic Institute of Castelo Branco – Portugal (RCIPCB) was created in 2009 but its official presentation took place in January 2010. Its main purposes are promoting Open Access (OA), and preserving and disseminating the scientific knowledge produced at the Polytechnic Institute of Castelo Branco (IPCB). Using DSpace as a technological platform, RCIPCB is an institutional project supported by the president of the IPCB. Therefore, the present study was developed with the aim of analyzing the performance of RCIPCB considering the evolution and growth in terms of users, archiving and self-archiving, the number of published documents (scientific) versus deposited documents in 2010 and the heterogeneity among communities/collections and its causes. Data were collected in RCIPCB, in the 2010 scientific publication list of the institute and through a questionnaire survey distributed among the members of the community with most documents deposited and those of the community with the fewest documents. For data collected in RCIPCB and in the publication list, average, standard deviation and counts were calculated. Data collected from questionnaires were analyzed with SPSS. The results show that RCIPCB indicates an asymmetric growing dynamics. Nevertheless, it reflects the institutional organization, in the sense that the communities related to the older schools possess more documents than the communities related to more recent schools. Communities having higher numbers of deposited documents seem to have also higher levels of searches and downloads. Therefore, it increases significantly the visibility of the institution and its researchers. Concerning the 2010 scientific production when compared with the deposit level of the corresponding community, the results show that the number of documents deposited is much lower than the number of published documents. Data obtained from the questionnaire answers from the communities The School of Agriculture (ESACB) and The School of Applied Arts (ESART) suggest that the strategy of communication used by RCIPCB is correct because everybody knows about the Repository. However, that is not related to the number of documents deposited. They also suggest that the strategy is not efficient and it needs some improvements in order to become effective. Considering the results it is clear that RCIPCB needs to have a mandatory depositing policy that might also be extended to user registration. Those factors would minimize both the heterogeneity and the asymmetric growth of communities and collections. Moreover, it would also decrease the difference between scientific production and the corresponding deposit in RCIPCB.
  • Analisando os primeiros 555 dias do Repositório Científico do IPCB
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    O presente trabalho decorre de um estudo efectuado sobre o Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco, para o período de Dezembro de 2009 a Julho de 2011.
  • Desambiguação de nomes de autores: o desafio dos repositórios
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.
    Nos repositórios institucionais o controlo de autoridade dos nomes dos autores e a desambiguação permanecem um desafio, sendo essenciais à gestão da informação. Este estudo pretendeu verificar o nível de desambiguação dos nomes dos autores nos repositórios de 8 institutos politécnicos portugueses. Analisaram-se 800 entradas de autor em 100 registos por repositório e codificaram-se as dúvidas/ocorrências. Registaram-se 124 dúvidas/ocorrências. Verificou-se escassa utilização dos identificadores ORCID e CIÊNCIA-ID. Identificou-se a necessidade de desambiguar nomes de autores, o que permitirá agregar a produção individual dos autores num único ponto de acesso, melhorando os resultados da pesquisa.
  • Os repositórios das instituições de ensino superior portuguesas : estudo comparativo
    Publication . Rodrigues, M.E.P.; Amante, Maria João; Pais, Clarisse; Lopes, Susana; Segurado, Teresa; Rodrigues, A.M.
    O Movimento de Acesso Aberto ao Conhecimento provocou alterações no modelo de difusão e publicação de conhecimento científico, sendo os repositórios institucionais de acesso aberto os sistemas de informação que, ao nível das instituições de ensino superior, melhor concretizam este objetivo. O presente estudo pretende contribuir para o conhecimento do modo de funcionamento dos repositórios das instituições de ensino superior portuguesas presentes no Portal RCAAPi. O estudo foi realizado mediante aplicação de um inquérito por questionário aos gestores dos repositórios. Verificou-se que os bibliotecários desempenham um papel preponderante na organização e funcionamento dos Repositórios Institucionais. A maioria possui política de depósito de documentos e, destas, a maioria é mandatória. 80% dos repositórios não possuem controlo sobre o depósito. De um modo geral o incentivo ao depósito está relacionado com a avaliação dos docentes. 60% consideram fundamental ter política de depósito de documentos e 80 % consideraram que incrementaria o depósito. Apenas 25% dos Repositórios possuem plano de preservação digital publicado.