Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • The EKUI methodology: pilot study on the contribution to the inclusive teaching-learning
    Publication . Gil, Henrique; Saraiva, Daniela Filipa Silva; Gonçalves, Ana; Lopes, Nataly
    The present work intends to approach the EKUI methodology as a literacy strategy. Through a brief exploratory qualitative study, which despite being insipient, intends to give clues of the usefulness of the resource for future research. The EKUI methodology is designed to help identify, assess, and intervene in the skills necessary for learning to read, write, and communicate. The study has methodological options for the application of questionnaires to professionals who are applying the EKUI methodology in the current year. Furthermore, the methodology aims to applicate a semi-structured interview to professionals who have already applied the methodology in their pedagogical intervention, in order to validate its contributions. The results obtained show the importance of the EKUI methodology as a strategy of Universal Learning Design and, consequently, as a promoter of a reflective attitude in teachers. On the other hand, it also contributes to the identification and intervention in necessary skills for learning to read, write and communicate.
  • Ementas acessíveis para todos: Inclusão social e autonomia em contextos educativos não formais
    Publication . Gil, Henrique; Saraiva, Daniela Filipa Silva; Sousa, Célia
    Vários estudos comprovam que a acessibilidade carece ainda de um quadro de ação efetivo e eficaz que habilite o acesso a diversos serviços comuns do dia-a-dia para todas as pessoas. A acessibilidade à informação é, nos dias de hoje, um direito que não se vê contemplado como pleno e garantido para pessoas com Necessidades Específicas (NE). Perante este panorama procedeu-se à adaptação de ementas de restaurantes, através de um design inclusivo, em comunicação acessível e multiformato (braille, símbolos pictográficos para a comunicação, QR code com áudio e fotografias). Com o objetivo de validar este recurso enquanto instrumento de promoção da inclusão social e da autonomia de pessoas com NE, a presente investigação teve por base um estudo de casos múltiplos com o envolvimento de dois restaurantes, num contexto de educação não formal. As técnicas e instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada (n=1), notas de campo, Focus Group com proprietários e colaboradores do restaurante (n=4) e inquérito por questionário dirigido aos clientes (n=80) dos restaurantes. Recorrendo à análise de conteúdo e a uma análise estatística descritiva constatamos que todas as categorias de análise revelaram valores significativos e de interesse sobre as perceções das pessoas envolvidas no estudo. Os resultados obtidos numa pesquisa exploratória aferiram que 97% dos inquiridos consideram que serviços de turismo devem disponibilizar ementas acessíveis para garantir a acessibilidade e a participação de todos. Demonstrando assim, que a adaptação de ementas em comunicação acessível pode representar uma ferramenta de promoção da inclusão (98%) e autonomia (95%) de pessoas com NE. Apesar de ser um instrumento que carece de maior robustez por parte de investigações científicas, a implementação de ementas acessíveis em restaurantes, poderá habilitar uma participação plena e efetiva a todas as pessoas, independentemente das suas NE, outorgando-lhes a autonomia e independência que lhes conferem dignidade.
  • Inclusão social em contextos educativos não formais : ementas acessíveis para todos
    Publication . Saraiva, Daniela Filipa Silva; Gil, Henrique Manuel Pires Teixeira; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar de
    Vários estudos comprovam que a acessibilidade carece ainda de um quadro de ação efetivo e eficaz que habilite o acesso a diversos serviços comuns do dia-a-dia para todas as pessoas. Nomeadamente, no que se refere ao acesso à informação. A acessibilidade é, nos dias de hoje, um direito que ainda não se vê contemplado como pleno e garantido para as pessoas com Necessidades Específicas (NE). Perante este panorama, urge a necessidade de fomentar o reconhecimento da importância de uma sociedade capaz de disponibilizar serviços com uma resposta efetiva a eficaz a todas as pessoas e, em particular, os serviços turísticos. Neste âmbito, no caso de crianças/jovens e cidadãos com Necessidades Específicas (NE) enfrentamos também desafios específicos a este público. Com base nesta premissa, a presente investigação pretendeu, numa abordagem exploratória, proceder à adaptação de ementas de restaurantes, através de um design inclusivo, em comunicação acessível e multiformato. Posteriormente pretendeu-se avaliar este recurso enquanto instrumento promotor da participação plena e efetiva de todos os cidadãos independentemente das suas capacidades e/ou limitações. Tendo como principal objetivo validar o recurso a ementas acessíveis multiformato, enquanto instrumento de promoção da inclusão social e da autonomia de crianças/jovens e cidadãos com NE, a presente investigação teve por base um estudo de casos múltiplos com o envolvimento de dois restaurantes, num contexto de educação não formal. A análise baseou-se nos conteúdos contidos na entrevista semiestruturada realizada a uma técnica especialista nas temáticas centrais, notas de campo, Focus Group aos proprietários e colaboradores do restaurante, bem como dos conteúdos expressos nos inquéritos por questionário realizados aos clientes (n=80) dos restaurantes que serviram de estudo de caso nesta investigação. Por fim, recorrendo à análise de conteúdo e a uma análise estatística descritiva constatamos que todas as categorias de análise revelaram valores significativos e de interesse sobre as perceções dos inquiridos sobre o impacto das ementas acessíveis. Os resultados obtidos através de uma pesquisa exploratória aferiram que 97% das pessoas envolvidas neste estudo consideram que serviços de turismo devem disponibilizar ementas acessíveis para garantir a acessibilidade e a participação de todos. Demonstrando assim, que a adaptação de ementas em comunicação acessível pode representar uma ferramenta de promoção da inclusão (98%) e autonomia (95%) de crianças/jovens e cidadãos com NE. Apesar deste ser um instrumento que ainda carece de maior robustez por parte de investigações científicas, a disponibilização de um recurso multiformato complementar com a utilização de várias formas de comunicação (braille, símbolos pictográficos para a comunicação, áudio e fotografias) revelou-se uma técnica envolvente, versátil, flexível e acessível. Tendo revelado utilidade não apenas para pessoas com NE, assim como para outros cidadãos sem NE e, até mesmo na gestão de serviços. A implementação de ementas acessíveis em serviços turísticos, nomeadamente, restaurantes, poderá habilitar uma participação plena e efetiva a todas as pessoas, independentemente das suas NE, outorgando-lhes a autonomia e independência que lhes conferem dignidade.
  • Ementas acessíveis multiformato: uma ferramenta para a inclusão social e a autonomia de todos
    Publication . Gil, Henrique; Saraiva, Daniela Filipa Silva; Sousa, Célia
    Diversos estudos comprovam que a acessibilidade à informação ainda não é considerada um direito pleno e garantido nos dias de hoje para pessoas com Necessidades Específicas (NE). De forma a responder a esta necessidade procedeu-se à adaptação de ementas de restaurantes, através de um design inclusivo, em comunicação acessível e multiformato (braille, símbolos pictográficos para a comunicação, QR code com áudio e fotografias). Com o objetivo de validar este recurso enquanto instrumento de promoção da inclusão social e da autonomia de pessoas com NE, a presente investigação teve por base um estudo de casos múltiplos com o envolvimento de dois restaurantes, num contexto de educação não formal. As técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada (n=1), notas de campo, focus group com proprietários e colaboradores do restaurante (n=4) e inquérito por questionário dirigido aos clientes (n=80) dos restaurantes. Com recurso à análise de conteúdo e a uma análise estatística descritiva constata-se que todas as categorias de análise revelaram valores significativos e de interesse sobre as perceções das pessoas envolvidas no estudo. Os resultados obtidos nesta pesquisa exploratória aferiram que 97% dos inquiridos consideram que os serviços de turismo devem disponibilizar ementas acessíveis para garantir a acessibilidade e a participação de todos. Os dados revelam ainda que a adaptação de ementas em comunicação acessível pode representar uma ferramenta de promoção da inclusão (98%) e autonomia (95%) de pessoas com NE. O instrumento ainda carece de mais investigação; contudo, o estudo indica que poderá possibilitar uma participação plena e efetiva a todas as pessoas, outorgando-lhes a autonomia e independência que lhes conferem dignidade.