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- Promoção da leitura em crianças com défice cognitivoPublication . Pires, Natividade; Pereira, Cristina; Nunes, Gabriela; Mesquita, HelenaO projecto de trabalho que apresentamos tenta dar resposta a alguns dos principais objectivos do Plano Nacional de Leitura, centrando-se na intervenção em contextos não formais com crianças com necessidades educativas especiais. Tendo como base a investigação das últimas décadas sobre o desenvolvimento da literacia junto desta população e, muito particularmente, a metodologia para a aprendizagem da leitura em crianças com Sindroma de Down de Troncoso e del Cerro (2004), uma equipa interdisciplinar de professores da ESECB dinamizou, durante três anos, um Clube/ Ateliê de Leitura com crianças e adolescentes com défice cognitivo. Nesta comunicação pretendemos dar conta da organização das sessões, dos critérios subjacentes à escolha das estratégias e dos materiais utilizados, mas também à selecção dos livros que fomos explorando ao longo deste projecto. Os registos efectuados, bem como a sua posterior análise, permitiram aferir as aprendizagens e as dificuldades de cada criança envolvida. A riqueza das interacções construídas no decurso dos três anos permitiu operacionalizar o carácter interdisciplinar do projecto, experimentar e ampliar metodologias de trabalho e conceber materiais adequados aos nossos objectivos.
- Do you feel what I feel? : emotional development in children with IDPublication . Pereira, Cristina; Faria, Sónia Maria de MatosDo you feel what I feel? Emotional development in children with ID is a study that has emerged as a need to deepen the knowledge on this area. It has focused in a case study methodology with the use of three validated instruments to a sample of thirty-four children, twenty attending the 1st cycle and fourteen attending the 2nd, in two school groupings of Castelo Branco city. Seventeen of them have mild intellectual disability and seventeen are “normal”, aged between 8 and 14. The research has been developed in order to give answers to questions related with the way that children with intellectual disability (ID) express, identify and regulate their emotions. The results suggest that children with intellectual disability identify emotions, in a general way, the same way that “normal” children do, nevertheless, there are some difficulties in the understanding and organization of coping strategies.
- Educación para el espírito empreendedor : informe de una experiencia en una Institución de Educación SuperiorPublication . Pereira, Cristina; Afonso, Margarida; Santos, DomingosEl concepto de espíritu emprendedor se entiende actualmente como una competencia transversal, fundamental para el desarrollo humano, social y económico. Sin embargo, tradicionalmente se há asociado solo a las áreas económicas y de negocios, a pesar de que venimos observando un cambio gradual en esta concepción. Así, en la última década, se ha producido un verdadero incremento en el papel de la educación para el desarrollo de las competencias relacionadas con el espíritu emprendedor, puesto que pueden y deben ser aprendidas y desarrolladas desde muy pronto. Este reconocimiento de la importancia de la educación en el desarrollo del espíritu emprendedor otorga una nueva responsabilidad a las instituciones educativas, en particular a la educación superior. Es precisamente sobre la educación del espíritu emprendedor en la educación superior que este artículo habla. El artículo presenta el ejemplo de dos centros (Centro de Aprendizaje y Desarrollo de la Infancia-CeADIn y el Centro de Ciencia, Tradición & Cultura-CT&C) de la misma institución de educación superior que, aunque con una estructura de organización, objetivos, estrategias y formas de trabajo diversas, tienen algunos puntos en común, como el hecho de que pretenden educar para el espíritu emprendedor tanto a niños, como a jóvenes y adultos, involucrando en este proceso a los alumnos de los cursos de formación del profesorado.
- The Bologna process in the context of teacher education – the case of master’s cycle in pre-school and primary school educationPublication . Pereira, CristinaThe present legislation concerning Professional Qualifications for Teaching (Law n.437, 2007) was created in the context of the Higher Education reorganization according to the Bologna Process. By situating the professional qualification of preschool teachers and primary school teachers at the second cycle level (Master’s), this law may contribute to reinforce the recognition of these actors‟ importance in the promotion of quality development, which is so necessary in the Portuguese society, and necessarily refers to the need of a demanding, qualitative initial teacher education. Having this context as background, the present communication intends to present and analyse some of the foundations of the curriculum organization for the Master’s Cycle in Pre-School and Primary School Education from the Castelo Branco School of Education, giving special attention to the integration of educational research methodologies in supervised teaching practice. Whereas the “voice” of the master’s is a fundamental tool for the analysis we want to achieve, we conclude with the presentation and analysis of results obtained with the administration of the experimental version of the questionnaire “Conceptions of Research Process and Teaching Practice” and the “Reflective Report” asked students in the final phase of the curricular component of the course.
- O contributo dos mapas conceptuais para o processo de aprendizagem da criançaPublication . Carita, Ana Sofia Nunes; Pereira, CristinaO presente artigo descreve e analisa um estudo realizado no contexto da prática pedagógica em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico e que teve como base metodológica os princípios da investigação-ação. A problemática subjacente à realização do estudo relaciona-se com a contributo dos mapas conceptuais na organização e aprofundamento das aprendizagens das crianças, pretendendo identificar as vantagens e os constrangimentos na utilização desta ferramenta cognitiva. As evidências obtidas apontam para a importância da utilização dos mapas conceptuais junto das crianças da amostra pois a sua utilização permitiu que clarificassem e organizassem os seus conhecimentos, desenvolvendo estratégias de representação/visualização da organização estrutural dos conceitos, quer a nível individual, quer em grupo de pares. Por sua vez, através da metodologia de investigação-ação e das técnicas de recolha de dados utilizadas foi possível aferir, com algum rigor, os resultados obtidos, permitindo a implementação de um ciclo de planificações e reflexões promotoras de ajustamentos na intervenção pedagógica. Destacamos, ainda, o facto de, fora do contexto das intervenções investigativas, as crianças terem tido a iniciativa de construir mapas conceptuais como um recurso de sistematização e consolidação da informação, indiciando a interiorização e a generalização da sua utilização a outros conteúdos e situações.
- Teorias psicológicas implícitas sobre ensino e aprendizagem : contributos para a formação de professoresPublication . Pereira, CristinaNeste artigo reflectimos sobre os modelos de formação de professores, destacando os modelos construtivistas e desenvolvimentistas que consideramos mais adequados a uma formação que pretende responder aos desafios que se colocam ao actual desempenho profissional dos professores. Identificamos alguns dos factores que podem funcionar como inibidores num processo de formação assente nesses paradigmas, centrando a nossa análise nas concepções implícitas dos alunos/futuros professores sobre os processos de ensino e aprendizagem. Apresentam-se e analisam-se essas concepções num grupo de 135 sujeitos, alunos dos cursos de Educação de Infância e Professores do 1º ciclo em três Escolas Superiores de Educação da Região Centro, no início do seu processo de formação. Os resultados, obtidos a partir da aplicação do Questionário sobre Concepções Implícitas dos Professores Acerca de Factores e Processos de Ensino e Aprendizagem- Forma B, construído por Abreu (1998), evidenciam uma disponibilidade conceptual a processos de formação que concretizem estratégias metodológicas assentes em modelos construtivistas.
- Emotional intelligence and self-regulation in the teaching and learning process of music ensemble with singingPublication . Picado, Mariana Batista; Pereira, Cristina; Castilho, M.L.C.The motivation behind the development of the research project “Emotional Intelligence and Self-regulation in the teaching and learning process of Music Ensemble with singing” was the academic and professional background of one of the authors who, throughout her experience in the field of music, she became aware of the decisive role that Emotional Intelligence and Self-regulation play in performance - in classes, in individual/group study and in the performative context. The context of the curricular stage of the Master in Music Teaching – Singing and Music Ensemble, in the academic year 2020/2021, created the opportunity to design and implement the research project with a music ensemble – Estúdio Repertório de Canto e Correpetição – Chamber Music, composed of three singing students and one piano student. Music and Emotional Intelligence go “hand in hand” in the teaching and learning process, as one stimulates the other. The Teaching of Music could, therefore, be an opportunity for students to raise awareness of the emotions associated with music, understand their role in the creative and artistic dimension of musical performance, developing, in parallel, their cognitive and metacognitive skills, associating with “know how to do”. The main objectives of the research were: to understand the role of Emotional Intelligence and Self-regulation in learning processes; to promote Emotional Intelligence skills in the music teaching-learning process; design and implement strategies that promote self-regulation skills in learning; and evaluate the results through the monitoring and follow-up of the project, with a view to its reorientation. According to the context and objectives of the research, we organized the investigative process following the methodology of an action-research of a qualitative nature, making use of storytelling, focus group, questionnaires, interview and field notes for data collection. The analysis of results was supported by content analysis and data triangulation. As the most significant results, we highlight the fact that, through the chosen repertoire, a Performative Story was developed, inserting texts chosen or created by the students, movements (staging) and music, from a context and characters created by them. Through these elements and from the emotions that the students felt as interpreters and as a “character” of the poems, the songs and the story, the emotions were worked on, in the sense of the defined objectives. All Emotional and Musical Intelligence development tasks had a self-regulating basis, promoting self-reflection and self-analysis. The Performative Story was presented by the students in a public performance.
- Um projecto de desenvolvimento da qualidade em cooperação num contexto de jardim-de-infância integrado num agrupamento de escolasPublication . Pereira, CristinaEste texto pretende descrever/apresentar um estudo de caso realizado no âmbito do projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP) num Agrupamento de Escolas. Um Agrupamento de Escolas é uma unidade organizacional, dotada de órgãos próprios de administração e gestão, constituída por estabelecimentos de educação pré-escolar e de um ou mais níveis e ciclos de ensino, a partir de um projecto pedagógico comum (Decreto-Lei nº 115-A/98, de 4 de Maio). Este conceito organizacional, relativamente recente no contexto educativo português, visa dar resposta a dificuldades identificadas, pretendendo, nomeadamente: - Dar resposta a situações de isolamento de estabelecimentos educativos; - Racionalizar os recursos humanos e materiais no sector educativo; - Criar dinâmicas de comunicação e de aprendizagem entre crianças de diferentes idades e ciclos de ensino; - Permitir aos alunos uma passagem mais integrada pelos diferentes ciclos de ensino; - Desenvolver um sentido de comunidade educativa; - Desenvolver projectos educativos mais vastos e integrados; - Desenvolver processos de conhecimento e partilha entre os profissionais dos diferentes níveis de ensino. Apesar de não termos tido acesso a nenhuma avaliação que, de uma forma sistemática e rigorosa, permita aferir a concretização de alguns destes objectivos, muitos dos relatos dos profissionais de diferentes níveis de ensino têm identificado dificuldades e entraves. Considerando que a promoção da qualidade educativa depende, em grande medida, da concretização das finalidades acima enunciadas, será importante reflectir o papel que a implementação de um projecto de avaliação e de promoção da qualidade num estabelecimento de educação de infância integrado num agrupamento de escolas poderá assumir na sua dinâmica organizacional. Tendo como pano de fundo algumas destas ideias, centramos as nossas preocupações na análise da seguinte questão: - A implementação de um projecto de avaliação e desenvolvimento da qualidade com os pressupostos do DQP (em que o conceito de parceria se organiza como o núcleo do processo) num contexto de jardim-de-infância poderá contribuir para uma melhor compreensão dos objectivos da educação pré-escolar, permitindo dar uma maior visibilidade às experiências de aprendizagem desenvolvidas num nível de educação que ainda carece de afirmação junto da sociedade em geral e dos diferentes parceiros educativos. Num primeiro momento do presente texto faremos uma descrição do contexto e da organização do estabelecimento educativo em análise. Em seguida, apresentaremos uma análise das suas práticas educativas, identificando os aspectos que poderão contribuir para a promoção da qualidade das suas experiências de aprendizagem. As reflexões finais incidirão sobre as questões que se organizaram como motivadoras deste trabalho.
- Origem: Aleppo; Destino: Castelo Branco – o roteiro de um processo de integração de refugiados em PortugalPublication . Pereira, Cristina; Santos, Fátima; Duarte, Rui; Fangaia, Maria João; Faria, Sónia Maria de Matos; Fevereiro, Maria João; Heitor, CarlaTendo como pano de fundo a problemática da integração de refugiados na sociedade portuguesa, o presente artigo pretende ser um contributo centrado numa descrição reflexiva sobre um caso único, evidenciando o percurso de acolhimento e integração de uma família de refugiados numa cidade do interior de Portugal. O número ainda inexpressivo de refugiados em território nacional tem contribuído para a ausência de estudos académicos e de reflexões sobre as vivências e as dificuldades sentidas no processo de acolhimento e de integração no território português. De acordo com os objetivos e o contexto de realização do estudo, optou-se por um desenho metodológico de uma investigação-ação colaborativa. Esta metodologia permitiu cumprir o duplo objetivo de nos permitir conhecer e caracterizar a realidade em análise e intervir no sentido de implementar o processo de integração de uma família de refugiados, recem chegados à cidade de Castelo Branco, durante um período temporal de 1 ano e 4 meses. Tivemos como guia alguns dos procedimentos identificados no eixo de atuação “Famílias” da responsabilidade da PAR, bem como o suporte concetual e operativo da mediação intercultural explicitada no enquadramento do artigo. A análise dos dados recolhidos permite-nos afirmar que foi possível iniciar um percurso que vai ao encontro de dimensões estruturantes do processo de integração social e, muito particularmente, do processo de inclusão escolar das 7 crianças da família em análise. Na descrição efetuada destacámos os aspetos mais positivos do percurso desta família em território nacional mas identificámos também constrangimentos e dificuldades. O delineamento da pesquisa revelou-se adequado às circunstâncias e aos objetivos do estudo, permitindo organizar dados, definir estratégias e implementar dinâmicas promotoras do processo de integração e, paralelamente, o desenvolvimento pessoal e/ou profissional dos intervenientes. Envolver a família no processo, ouvindo e considerando a sua “voz”, contribuiu para uma aprendizagem em ação e para a capacitação de todos os intervenientes, reforçando uma rede de articulação fundamental para dar resposta ao problema subjacente ao presente estudo.
- Positive psychology : a positive self facing an adverse world.Publication . Pereira, CristinaHaving as a basis the theoretical reference of Positive Psychology, namely the concepts of “satisfaction with life” and “subjective happiness” the purpose of this paper is to contribute to an analysis of variables which are included in this line of research with a sample of students who are attending higher education. The aim is to investigate the relationship between the variables mentioned and the variable “locus of control” in a sample of students attending a course in Social Services (1st Training Cycle) and the masters courses (2nd Training Cycle) in Social Gerontology and Educational Social Intervention. The instruments used in this study are SWLS – Satisfaction with life scale (Pavot & Diener (1993); SHS – Subjective Happiness Scale (Lyubomirsky & Lepper (1999) and Locus of Control Scale (Levenson, 1974). According to the results obtained, it was possible to identify a positive correlation between the Internal Locus of Control and higher levels of Satisfaction with Life, however, the same type of correlation with the variable Subjective happiness was not identified. This last result places the question, which we believe to be worthy of a more in depth analysis on the distinction between the concepts “satisfaction with life” and “subjective happiness”.