Loading...
307 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 307
- Integrated planning for forest areas using a spatial decision support systemPublication . Quinta-Nova, L.C.; Navalho, Isabel Maria Rodrigues; Alegria, C.M.M.Development of a spatial analysis methodology using Spatial Multicriteria Analysis (Analytic Hierarchy Process - AHP), based in biophysical data and legal constraints that could be useful to land use planning, in a perspective of forest areas multifunctionality.
- Identificação de áreas homogéneas de desenvolvimento na região Centro com recurso à análise multivariadaPublication . Cabaceira, Suzete; Quinta-Nova, L.C.; Fernandez, PauloA Infraestrutura de Dados Espaciais transfronteiriça entre Portugal e Espanha (IDE-OTALEX), associada ao projeto OTALEX C, que constitui o Observatório Territorial e Ambiental Alentejo-Extremadura-Centro, tem desenvolvido uma série de indicadores, distribuídos por quatro vetores (territorial, ambiental, social e económico), que servem de base ao vetor de sustentabilidade. No estudo apresentado consideraram-se os 77 municípios integrados na área de jurisdição da CCDR Centro. Nesta região verificam-se assimetrias correspondentes a diferentes níveis de desenvolvimento económico e social. Deste modo houve a necessidade de identificar áreas homogéneas que, face às suas características de desenvolvimento, sejam passíveis de medidas idênticas de planeamento territorial. Com o objetivo de efetuar o agrupamento dos municípios em níveis similares de desenvolvimento socioeconómico, aplicou-se a análise de clusters às variáveis socioeconómicas de cada município. Procedeu-se, ainda, à realização de análises de autocorrelação espacial aplicadas aos temas vetoriais, com o objetivo de agrupar os municípios com base na proximidade dos valores.
- Análise retrospetiva de recordes do mundo em natação: estarão os recordistas mais velhos?Publication . Quinta-Nova, L.C.Nos últimos anos tem-se assistido a um interesse considerável no desenvolvimento de atletas tomando a noção de preparação desportiva a longo prazo (PDLP) como ferramenta essencial de planeamento (Costa et al., 2016). Parece estar a assistir-se a quebra de recordes mundiais por parte de nadadores que apresentam idades cada vez mais avançadas. Não obstante esta constatação, a investigação nesta matéria permanece escassa. Neste estudo pretende-se verificar uma possível tendência de aumento da longevidade de atletas de nível internacional, mais concretamente proceder a uma análise retrospetiva da idade dos recordistas mundiais, tendo-se selecionado para o efeito o estilo Costas no setor Masculino. Procedeu-se à recolha da informação referentes aos recordes mundiais no sexo masculino obtidos em piscina de 50 m nas diferentes distâncias oficiais na técnica de Costas (50 m, 100 m e 200 m), no período compreendido entre 1949 e 2018. Foram analisados 84 recordes no total. O nome dos nadadores e as idades correspondentes foram recolhidos de uma plataforma digital https://www.swimrankings.net/). A idade cronológica dos nadadores à data da obtenção do recorde mundial foi convertida em idade decimal. Foram calculadas diversas estatísticas descritivas (média, 1 desvio-padrão, variância, quartis). Para analisar a relação entre a idade decimal e a data de obtenção do recorde recorreu-se a uma regressão linear, de modo a analisar a variação cronológica deste parâmetro, calculando-se o coeficiente de correlação linear (R). Confirma-se a tendência para a idade em que se batem os recordes mundiais aumentar ao longo do tempo, tendo-se verificado em resultado da aplicação da regressão linear uma correlação forte e positiva (R = 0,640) entre as idades decimais e as datas de obtenção dos recordes. O nível de significância da correlação foi determinado para p ≤ .05. A tendência de longevidade verificada na natação a nível internacional reforça a necessidade de implementação de um modelo de desenvolvimento desportivo a longo prazo. Para esse efeito, o envolvimento de toda a comunidade técnico-científica da natação nacional é fundamental para promover a longevidade na carreira dos atletas.
- Búsqueda de indicadores de sostenibilidad para la región transfronteriza Alentejo-CentroExtremadura - OTALEX CPublication . Cabezas, José; Fernández Pozo, Luis; Ramírez, Beatriz; Flores, Eva; Batista, Teresa; Carriço, Cristina; Gomes, Carlos Pinto; Vila Viçosa, Carlos; Mendes, Paula; Quinta-Nova, L.C.; Fernandez, Paulo; Cabaceira, SuzeteEncontrar indicadores comunes a una región tan grande como el Alentejo, Centro (Portugal) y Extremadura (España) no es una tarea sencilla. Este es el objetivo del grupo de trabajo del proyecto OTALEX C, una asociación constituida para la colaboración directa de entidades portuguesas y españolas, pertenecientes a los tres niveles de administración: nacional, regional y local, que comparten problemas comunes. Esta región rural transfronteriza con baja densidad poblacional está cambiando y la presión a la que está sometida requiere una monitorización detallada.En el proyecto anterior (OTALEX II) se ha desarrollado una estructura con 61 indicadores básicos a partir de distintas fuentes de información, con datos, escalas, definiciones y criterios pertenecientes a cada uno de ellos. Hasta entonces,sólo había dos regiones: Alentejo y Extremadura, pero ahora, con la inclusión de una nueva región en OTALEX C, la metodología desarrollada se está actualizando para mejorar el conjunto de indicadores. Uno de los objetivos principales de OTALEX C es generar indicadores de sostenibilidad para la región transfronteriza Alentejo-Centro-Extremadura, no solo con el fin de dar una visión de la situación real del territorio, sino también con vistas a proporcionar los instrumentos adecuados para que las políticas de acción contribuyan a apoyar la planificación y gestión del territorio con el fin de lograr un desarrollo sostenible.
- Searching for the best scale that explains bird community composition in a montado systema near Évora (Portugal)Publication . Quinta-Nova, L.C.; Oliveira, Filipe; Caldeira, RaquelThe understanding of the relationship between communities and the landscape mosaic, shaped by the different land uses, is important for an integrated management of the habitats. The landscape indexes might be a useful tool for landscape analysis as well as a landscape describer. The scope of this work is to check the reliability of some landscape indexes by using a multi scale approach, verifying how the nesting passeriformes birds communities are related with the landscape structure of the montado . Data was obtained from bird and vegetation census and form a spatial analysis applied on a land use map. Multivariate statistics analysis were performed and interpreted accordingly with the species ecological requirements in order to detect the more reliable scale for landscape indexes.
- Desenvolvimento de uma metodologia de análise espacial para definição da estrutura ecológica municipal de NisaPublication . Cabaceira, Suzete; Fernandez, Paulo; Quinta-Nova, L.C.A Estrutura Ecológica (EE) é uma figura de ordenamento do território integrada na legislação portuguesa pelo Decreto-Lei n.º 380/99; no entanto foi sempre muito vaga no seu conceito, com uma definição pouco clara que deu origem a diversas interpretações. Esta estrutura visa a sustentabilidade ecológica da paisagem e tem que ser delimitada a todas as escalas do planeamento. À escala local, a Estrutura Ecológica Municipal (EEM) representa uma figura de planeamento ambiental integrada no Plano Diretor Municipal (PDM), cuja implantação se revela fundamental para a concretização dos pressupostos de desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida das populações. Este estudo tem como objetivo desenvolver uma metodologia de análise espacial para definição da Estrutura Ecológica Municipal de Nisa. Através de uma metodologia desenvolvida em plataforma de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), identificam se e analisam-se as componentes físicas e biológicas dos ecossistemas presentes no território municipal. Depois de concluída a interpretação do território, e com base nesta, delimita-se a EEM de Nisa e são atribuídos graus de proteção aos valores naturais e seminaturais em presença, numa perspetiva de preservar as zonas mais sensíveis da paisagem, que contribuem para a preservação e promoção da biodiversidade e para a valorização ambiental.
- Orientação desporto com pés e cabeçaPublication . Aires, António; Quinta-Nova, L.C.; Santos, Luís; Pires, Natália; Costa, Raquel; Ferreira, RuiEste livro aborda, de forma transversal, todas as múltiplas áreas relacionadas com a modalidade desportiva Orientação. O capítulo “Orientação: Desporto Para Toda a Vida”, embora utilizando como base alguns textos já existentes, foi todo reescrito para dar uma introdução generalista ao mundo da Orientação. O segundo capítulo aborda a base da Orientação: o mapa. Assim, “Mapas de Orientação” fala sobre todo o universo dos mapas utilizados nas suas diversas disciplinas. De seguida surgem os capítulos “Orientação Pedestre - Traçado de Percursos” e “Orientação em BTT - Traçado de Percursos”, que se debruçam de forma aprofundada sobre o mais importante aspecto técnico para o sucesso de uma prova de Orientação, o trabalho do Traçador de Percursos. O capítulo “Corridas Aventura” trata de forma separada esta disciplina, devido às diferenças substanciais face às restantes disciplinas da Orientação. Também a “Orientação de Precisão”, designada, na língua inglesa, por Trail-O, tem o seu capítulo próprio. Nele se apresentam as virtudes desta disciplina e se faz uma descrição em pormenor do funcionamento de um percurso de Ori-Precisão. Alguns dos conteúdos deste capítulo são transversais à aprendizagem de diversas questões técnicas da Orientação. Os três capítulos seguintes surgem numa ideia de crescendo ao nível da preparação de actividades de aprendizagem e treino da Orientação. “Jogos Didácticos” descreve alguns jogos de abordagem às bases da Orientação, dirigidos essencialmente para crianças. “Aprendizagem da Orientação” aborda de forma detalhada as actividades a desenvolver nas diversas etapas de aprendizagem da Orientação. “Treino Técnico” explora, de forma simultaneamente teórica e prática, o desenvolvimento das diversas capacidades técnicas e tácticas essenciais para um bom orientista. “Desenvolvimento das Competências Psicológicas” analisa de forma superficial os diversos processos psicológicos que contribuem para a performance do praticante de Orientação. Com o capítulo “Organização de um Evento”, faz-se uma resenha das tarefas inerentes ao planeamento e organização de uma prova de Orientação, analisando os recursos técnicos, logísticos e humanos necessários. Sendo a Orientação uma modalidade intimamente ligada ao meio natural, este livro não podia deixar de ter o capítulo “A Orientação e o Ambiente” que aborda as questões ambientais ligadas a esta modalidade. A terminar este livro, três anexos que incluem um glossário de termos de Orientação.
- OriInCB - Orientação Inclusiva Castelo Branco. Inclusão através de atividades de Orientação.Publication . Quinta-Nova, L.C.Apresentação de um projeto de Economia Social de caráter inclusivo com os seguintes objetivos: (1) Desenvolver atividades de Orientação dirigidas à população em maior fragilidade social, nomeadamente populações com limitações físicas e mentais independentemente da origem, da idade e género; (2) Desenvolver conhecimentos e habilidades mentais, físicas e sociais, além de manifestações de companheirismo, autoestima, disciplina, respeito, solidariedade e conscientização ambiental; (3) Promover a Orientação e a sua sustentabilidade na região de Castelo Branco.
- Influência da estrutura da paisagem nas comunidades avifaunísticas na zona interior centroPublication . Tomé, José António Alves Coelho; Quinta-Nova, L.C.; Fernandez, PauloEste estudo tem como objectivo identificar a relação existente entre as comunidades de aves que nidificam em diferentes sub-regiões da zona interior centro de Portugal (Beira Interior Sul, Beira Interior Norte, Pinhal Interior Sul, Pinhal Interior Norte e Cova da Beira) e a composição e estrutura da paisagem desse território. Foram identificadas um conjunto de métricas espaciais que caracterizem a estrutura da paisagem, bem como as tipologias fisionómicas de habitat passíveis de influenciar a distribuição das comunidades de passeriformes nidificantes. A informação geográfica relativa à ocupação do solo foi processada através do programa ArcGIS 9.3.1, com recurso à extensão Patch Analyst. A rugosidade do terreno foi calculada com base na altitude obtida a partir do Modelo Digital do Terreno (MDT), através da extensão Land Facet Corridor Tools. Os dados resultantes foram cruzados com a informação recolhida do Atlas das Aves Nidificantes em Portugal (Equipa Atlas, 2008), através de Análise Canónica de Correspondências (ACC). Os resultados deste estudo mostram que as sub-regiões do interior centro apresentam locais com uma riqueza específica elevada, com mais de 40 espécies de passeriformes a nidificarem numa quadrícula de território, embora se verifique a existência de zonas com menos de 6 espécies. Estes valores muito distintos podem ser explicados por diversos factores como o zonamento do território, em que se distingue um sector com clara dominância florestal e menor disponibilidade de nichos ecológicos, de um sector com maior heterogeneidade e proporcionalidade de ocupações do solo, permitindo a existência de mais nichos ecológicos para as diferentes espécies de aves. Os resultados da ACC, mostram ainda que as tipologias de ocupação do solo com maior influência positiva na riqueza da avifauna, neste território, são as pastagens e as culturas temporárias. As quadrículas onde predominam florestas de resinosas são as que apresentam valores de riqueza específica mais baixos. Da análise da estrutura destes territórios fica também demonstrada a importância de incluir índices de rugosidade do terreno, porque esta opção permitiu melhorar a explicação da variação total.
- Bioclimatic modelling and environmental tolerance to global change in strawberry treePublication . Ribeiro, M.M.A.; Roque, Natália; Ribeiro, Sílvia; Albuquerque, M.T.D.; Gavinhos, Catarina; Quinta-Nova, L. C.The strawberry tree (Arbutus unedo L.) displays potential to be successfully businesslike-cultured in several areas of Portugal and southern Europe, but remains largely a neglected crop. This region is also particularly vulnerable to global warming, reduction of precipitations and a long-term negative effect on vegetation. To investigate interactions between the species’ distribution and ecological factors we used 319 plots (1km grid level), where the species are present in Portugal, characterized with 8 ecological attributes: ombrothermic Index (OI), thermicity Index (TI) and continentality Index (CI), pH, organic matter (OM), sand, topographic position index (TPI), number of fires (NF) and burned area (BA). The obtained matrix was firstly analyzed through PCA to reduce the space of analysis by a construction of synthesis variables (Spearman’s rank correlation matrix) and thus to detect patterns within the data set and possible collinear covariates. Finally, the vulnerability of strawberry tree to the effects of global climate change was examined. For that purpose, two ‘representative concentration pathways’ (RCPs) scenarios were predicted (RCP 2.6 and RCP 6.0) using climatic data, extracted from WorldClim, for distribution changes characterization in two periods (2050 and 2070). The MaxEnt allowed spatial Interpolation using the 319 1K plots. The PCA showed that the climatic attributes (OI, and TI) displayed the highest components’ correlation values. The strawberry tree prefers areas with higher TI and lower acidity values within the mesomediterranean and termomediterranean belts. Additionally, with lower correlation values, the presence of the species is explained by lower OI values, OM, BA and NF. The prediction results revealed reduction of the potential area of the species, providing a key tool to support conservation management decisions, to design regions of provenance, and to manage genetic improvement programs.