ESART - Livros ou capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESART - Livros ou capítulos de livros by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 72
Results Per Page
Sort Options
- PictografiaPublication . Neves, João VascoAdopta-se com alguma frequência o termo pictograma quando nem sempre significa o que se quer significar. No domínio da sinalética é vulgarmente usada uma vasta terminologia para definir o conceito de pictograma, como símbolo, sinal, ícon, etc. O presente trabalho procura de algum modo contextualizar e aprofundar alguns conceitos e terminologia técnica associada à concepção de sistemas de sinalética.
- Conceber pictogramasPublication . Neves, João VascoAos pictogramas é pedida a missão de transmitir informações essenciais a um grande número de pessoas de língua diferente, mas que têm traços socioculturais comuns, e a quem não é fornecido nenhum ensinamento para defrontarem a descodificação dessas mensagens. Apesar de não existirem normas rígidas ou impostas ao designer no processo criativo, algumas regras devem ser apreendidas no sentido de melhorar o sistema a conceber.
- Sistemas pictográficosPublication . Neves, João VascoO objectivo de um sistema é o de oferecer informação clara sobre as consequências de optar por um trajecto ou uma direcção determinada, mas deixando os usuários decidir exactamente onde querem ir. O presente trabalho procura clarificar sobre a definição de sistema pictográfico, a forma como se organiza e o modo como evoluiu, tendo em conta a sua finalidade.
- Design de identidade e imagem corporativa. Branding, história da marca, gestão de marca, identidade visual corporativaPublication . Raposo, DanielEsta publicação surge na sequência de uma já velha ambição de contribuir para a clarificação de conceitos relacionados com a Identidade e Imagem Corporativa. Tal intenção revela-se mais pertinente quando, diariamente, muitos designers desenvolvem projectos de identidade visual sem dados suficientes sobre o objecto de estudo e convencidos de que vendem um projecto de identidade corporativa, o que quase nunca corresponde à verdade... tal como ocorre com a frequente redução das marcas a um mero exercício para aumentar as vendas. À novidade da disciplina do design e ao facto de ter surgido de fora para dentro das empresas, se deverãp as diversas confusões entre termos técnicos, nomeadamente entre “Identidade e Imagem Corporativa”, frequentemente utilizados como sinónimos e que nesta publicação encontram uma tentativa de explicitação. Ao longo desta obra, o termo Corporativo será usado na sequência de corporação (do Lat. corporatione) para referir organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos, grupo de pessoas que trabalha em determinada actividade com um propósito comum, sinónimo do termo Global ou sistema sociológico e organizativo. Não confundir com corporativismo (do Lat. Corpus), política corporativista ou estado corporativo.
- La tipografía como signo de identidad visual corporative: Codificación y decodificación visual del sistema de identidadPublication . Raposo, DanielLa tipografía como signo de identidad visual corporative: Codificación y decodificación visual del sistema de identidad
- Um olhar sobre a Identidade Visual da PolaroidPublication . Raposo, DanielUm olhar sobre a Identidade Visual da Polaroid
- Perceptive and ergonomics concerns in corporate visual identityPublication . Silva, Fernando Moreira da; Raposo, DanielThis article is an explanation based on the bibliography of the specialties of communication design, Corporate Visual Identity, ergonomics and visual perception of graphic signs, with the intention of increasing communicational efficiency in designers' work. Based on the assumptions of perceptual efficiency, ergonomics and symbolic, graphic brands are contextualized as strategic elements of Corporate Visual Identity. The globalized knowledge society for the information that surrounds the Internet on a global scale, the cultural changes and technological developments appear to facilitate that the design of symbols creates problems in a semantic, perceptual and ergonomic dimension. In particular, new digital media seem to foster graphic solutions with a strong mesmerizing power, but moving at a pace that the evolution
- De aqui y de allá, daqui e de acolá: Portugal nas rádios e televisões da raia espanholaPublication . Costa, Jorge ManuelDa Galiza à Andaluzia e de Viana do Castelo a Faro, a cooperação entre províncias e distritos raianos ultrapassa a esfera institucional. Se para as populações vizinhas faz parte do quotidiano, para o cidadão afastado da fronteira concretiza-se através dos meios de comunicação cujo sinal viaja livremente entre Portugal e Espanha. Ainda que a Internet se tenha convertido na principal plataforma de distribuição de conteúdos, os media tradicionais são ainda um elo fundamental para as comunidades dos dois países com interesses e necessidades em comum, facilitando o estreitar das relações sociais, culturais e económicas. Durante décadas, a televisão espanhola destacou-se na esfera pública do interior. Hoje, a par da pouca atenção da comunicação social portuguesa ao outro lado, o hiper-segmentado audiovisual, afunilado no cabo e sem expressão de proximidade, contribui para o desinteresse pela oferta terrestre do país vizinho. Contudo, desde a década de 1990 que Portugal sobressai em Espanha ante o esforço dos media e governos autónomos em fomentarem o diálogo essencial à superação de medos e preconceitos, ao entendimento ou à criação de oportunidades de desenvolvimento. Depois das emissoras nacionais públicas, e acompanhando a crescente influência do português nas zonas fronteiriças, as pontes hertzianas concentram-se agora nas rádios e televisões locais e regionais da Estremadura, Galiza ou Castela e Leão, principais promotores da música, língua e cultura lusas.
- Janeiro de Cima, FundãoPublication . Ferreira, Patrícia; Rolo, Margarida Filipa Gonçalves Araújo; Fernandes, Ana Margarida"Clutch" de madeira de faia com saco de transporte e uma pequena bolsa interior, ambas de linho estampado com pasta de alto relevo.
- Investigação e Ensino em Design e MúsicaPublication . Raposo, Daniel; Neves, João Vasco; Pinho, José Francisco; Silva, José Gago daUm livro com diversas perspetivas sobre projetos e processos de investigação nas áreas do design e da música. São 50 escritos por autores de diferentes países, que contribuem para uma perspectiva ampla nestes domínios.