ESART - Livros ou capítulos de livros
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- Aesthetic analysis of post-human bodies in virtual reality performancePublication . Huifeng, Zhang; Raposo, Daniel; Neves, João Vasco; Silva, R.; Castilho, M.L.C.; Dias, RuiThe development of new media technology provides a broader vision for the performing arts, and performance gradually begins to integrate with Virtual Reality (VR). The subjectivity of virtual reality performers, as human beings, becomes increasingly ambiguous, giving rise to diverse digital "post-human bodies." These post-human bodies, empowered bidirectionally from finite to infinite in virtual reality performances, generate artistic life with warmth and texture through reception, deconstruction, and reorganization. They create moments of creativity in the infinitely ex tended ambiance and establish an artistic atmosphere full of immersive sensations and aesthetic significance in the virtual space and time. This paper designs six forms of post human bodies. A total of 31 dancers were recruited in two rounds to experience wearing VR equipment. This study employs a qualitative research design to explore dancers' perceptions of experiencing post-human bodies in VR. In this process, it is more important to emphasize the connotation that the performance content brings to the audience, rather than focusing on the expansion of technology.
- Análise de tendências socioculturais & gestão visual de projetos: proposta de modelo conceitual para o Fashion Lab - Coletivo/Criativo BrasilPublication . Rech, Sandra Regina; Felippe, Alessandro MateusO objetivo deste texto é propor um modelo conceitual de análise de tendências socioculturais com base na gestão visual de projetos para o Fashion Lab — Coletivo Criativo, localizado em Blumenau, Brasil, confgurando-se como relatório fnal de pesquisa. Considerando o surgimento de espaços colaborativos no contexto pós Revolução Industrial, esses locais congregam elementos potenciais para a análise de tendências, uma vez que há o incremento da competitividade, da assertividade e da inovação na concepção de soluções para a área da moda. Em relação às teorias utilizadas, o texto vale-se do conceito e da descrição de métodos de análise de tendências, da compreensão de gestão visual de projetos e, por fm, da defnição de modelo conceitual. Quanto aos passos metodológicos, a pesquisa se classifca como de natureza aplicada, qualitativa e com objetivos descritivos. A investigação é fruto de Revisão Bibliográfca, da aplicação da Teoria Fundamentada nos Dados - Grounded Theory, com técnica de entrevista semiestruturada, e da redução, categorização e interpretação dos dados por meio da Análise Qualitativa de Dados. Como resultado alcançado, o modelo conceitual, fundamentado pela gestão visual de projetos para o Fashion Lab investigado, é proposto a partir dos requisitos pertinentes oriundos da pesquisa de campo e da materialização do relatório final de pesquisa.
- A canção: uma proposta pedagógica no ensino-aprendizagem do violonceloPublication . Castilho, Filipa M.C.; Foletto, ClarissaNo sentido de um ensino ajustado às fnalidades e às metas preconizadas para o Ensino Básico torna-se fundamental uma seleção apropriada dos recursos didáticos a utilizar. Assim, pensou-se utilizar a canção como ferramenta pedagógica, tal como sugerido por vários pedagogos, tais como Willems, Kodály ou Suzuki, para a aprendizagem e desenvolvimento de competências musicais e técnicas do violoncelo, buscando assim uma maior motivação e interesse do aluno. A investigação foi elaborada em duas partes, onde na primeira foi realizada uma pesquisa documental, preparatória ao estudo empírico com o intuito de elaborar um compêndio de canções tradicionais e/ou populares infantis portuguesas adaptadas ao violoncelo e na segunda secção foi desenvolvida uma investigação-ação com o objetivo de compreender a utilização dessas canções como ferramenta didático-pedagógica para o desenvolvimento de competências, bem como as suas implicações no envolvimento parental no acompanhamento do estudo dos seus educandos. Os resultados mostraram que efetivamente as canções selecionadas foram facilitadoras do desenvolvimento de competências técnicas principalmente dos padrões de dedos e aspetos musicais, taisos resultados demonstraram que os alunos que tiveram maior acompanhamento por parte dos pais/encarregados de educação obtiveram melhores resultados. como: afnação, audição e ritmo. Além disso,
- Cesare Sighinolf : um escultor italiano em PortugalPublication . Gaspar, Ana PaulaDurante a segunda metade do século XIX, foi constituída uma coleção de escultura italiana no Palácio Nacional da Ajuda. Neste âmbito foi estudada esta coleção num contexto de investigação alargada a todo o núcleo escultó- -rico. Contudo, e tendo em referência o ponto de partida geral, encontrou-se um escultor italiano nascido em 1833 e proveniente de Modena, que veio trabalhar para Portugal, a convite do rei D. Luís I. Neste âmbito, e a propósi-to da sua vinda, procedemos à investigação da sua produção artística, no campo da escultura em mármore de Carrara. Colocou-se então a questão des-te convite e qual a hipótese de desenvolvimento da sua obra escultórica num ambiente da segunda metade do século XIX, em Portugal e neste perío-do histórico. O objetivo foi investigar a permanência de um artista italiano na cidade de Lisboa a convite da casa real portuguesa, em cuja assinatura das suas obras se encontra designado como Cesare Sighinolf. A metodolo-gia adoptada foi a de observação directa das peças escultóricas e o acesso a toda a documentação existente no Arquivo da Torre do Tombo de Lisboa, com referência ao período em estudo.
- Conceber pictogramasPublication . Neves, João VascoAos pictogramas é pedida a missão de transmitir informações essenciais a um grande número de pessoas de língua diferente, mas que têm traços socioculturais comuns, e a quem não é fornecido nenhum ensinamento para defrontarem a descodificação dessas mensagens. Apesar de não existirem normas rígidas ou impostas ao designer no processo criativo, algumas regras devem ser apreendidas no sentido de melhorar o sistema a conceber.
- O contributo do ensemble DME para o dinamismo da cena musical contemporâneaPublication . Pires, Maria InêsO Ensemble DME é um agrupamento musical dedicado à interpretação e difusão de repertório erudito contemporâneo, através do desenvolvimento de concertos, masterclasses, palestras, tertúlias, ensaios abertos e atividades pedagógicas. Este capítulo dá a conhecer o seu percurso histórico, as razões da sua fundação, as atividades que desenvolve, a frequência e os locais onde atua, o repertório que interpreta e a forma como interage com outras entidades. Os dados apresentados advêm da análise de fontes documentais com origem nas atividades desenvolvidas pelo agrupamento entre 2013 e 2021 e de entrevistas semiestruturadas ao diretor artístico e à diretora de produção. Assim, através do estudo do percurso histórico do agrupamento musical, é possível compreender a forma como, em colaboração com outras entidades, este agrupamento contribui para a dinâmica da cena musical contemporânea.
- O criador, a criação e a identificação da imagemPublication . Held, Maria Sílvia Barros; Alho, Carlos Alberto de AssunçãoMesmo com movimentos constantes, na tentativa de se atualizarem, as imagens sofrem e sempre sofrerão mudanças desempenhando seus múltiplos papéis e funções e, embora, apesar de estarem em constante mutação, permanecerão, enquanto estrutura (com os mais diversos códigos não verbais de comunicação), uma vez que servem de pedra de toque para a construção atemporal da memória coletiva. Aqui se trata de refexões a respeito de como se pode colocar um código desconhecido em perspectiva. Este não é o objetivo, mas o signifcado do criador no corpo social. Os conceitos são “conectados” em torno da imagem ou mesmo de uma ideia que se divide com as outras. É a força atrativa, na maioria dos casos gerida pela empatia, pelo reconhecimento dos códigos utilizados, que vai legitimar (e ao mesmo tempo relativizar) a participação do produtor na dinâmica social. Assim, a jornada de reconhecimento se torna mais longa, embora continue de forma inequívoca. O que pode ocorrer é o fato do reconhecimento dos códigos utilizados estarem tornando-se mais sutis. O método de análise principal utilizado é o dedutivo. Este estudo trata de uma relativização de conceitos na busca do conceito previamente estabelecido, na tentativa pessoal (e talvez eterna) de reorganização constante dos conceitos.
- De aqui y de allá, daqui e de acolá: Portugal nas rádios e televisões da raia espanholaPublication . Costa, Jorge ManuelDa Galiza à Andaluzia e de Viana do Castelo a Faro, a cooperação entre províncias e distritos raianos ultrapassa a esfera institucional. Se para as populações vizinhas faz parte do quotidiano, para o cidadão afastado da fronteira concretiza-se através dos meios de comunicação cujo sinal viaja livremente entre Portugal e Espanha. Ainda que a Internet se tenha convertido na principal plataforma de distribuição de conteúdos, os media tradicionais são ainda um elo fundamental para as comunidades dos dois países com interesses e necessidades em comum, facilitando o estreitar das relações sociais, culturais e económicas. Durante décadas, a televisão espanhola destacou-se na esfera pública do interior. Hoje, a par da pouca atenção da comunicação social portuguesa ao outro lado, o hiper-segmentado audiovisual, afunilado no cabo e sem expressão de proximidade, contribui para o desinteresse pela oferta terrestre do país vizinho. Contudo, desde a década de 1990 que Portugal sobressai em Espanha ante o esforço dos media e governos autónomos em fomentarem o diálogo essencial à superação de medos e preconceitos, ao entendimento ou à criação de oportunidades de desenvolvimento. Depois das emissoras nacionais públicas, e acompanhando a crescente influência do português nas zonas fronteiriças, as pontes hertzianas concentram-se agora nas rádios e televisões locais e regionais da Estremadura, Galiza ou Castela e Leão, principais promotores da música, língua e cultura lusas.
- O desafio às condições do ensino do design para a abordagem à complexidade: uma reflexão a partir de estudo exploratórioPublication . Maia, ManuelaO ensino do design tem vindo a fazer evoluir o desenvolvimento de competências perante a complexidade crescente da realidade. Com um enquadramento teórico construído a partir de contributos recentes sobre o tema, realizámos um estudo exploratório envolvemos estudantes de design. Com o objetivo de compreender as condições da abordagem aos problemas complexos refletimos de modo mais alargado sobre o contexto de ensino-aprendizagem do século XXI. Os estudantes abordaram um problema complexo, um problema real colocado por um interlocutor real. Começámos por aferir da perceção dos estudantes sobre as condições do ambiente e das particularidades inerentes a aspetos intrapessoais. Permitindo-lhes escolher o nível de abordagem ao problema observámos o seu desempenho em sessões autónomas de interação com o interlocutor, previamente preparadas. Completámos os dados em análise com as razões identificadas pelos próprios estudantes para o seu desempenho. A partir dos resultados formulámos um conjunto de questões sobre as condições do contexto de ensino-aprendizagem, que podem contribuir para desenvolver e aprofundar a reflexão sobre os desafios colocados ao ensino do design pela necessidade de abordagem à complexidade. Na nossa perspetiva, as condições a que têm de responder os contextos de ensino terão que permitir que a resposta à complexidade seja alcançada pelo domínio de competências cujo foco seja dirigido para os problemas.
- Desenvolvimento e inovação de um produto endógenoPublication . Peres, Maria de Fátima; Paiva, Teresa Maria; Raposo, DanielO livro resume as atividades do projeto "Promoção e Valorização de Azeites de Montanha CENTRO-01-0246-FEDER-000004 /6756" que teve como objetivo desenvolver um conjunto de ações vocacionadas a capitalizar o conhecimento produzido pelo IPCB e IPG em torno da valorização económica dos “Azeites de Montanha”, de forma a reforçar o posicionamento das empresas da fileira por adoção das melhores práticas e processos inovadores que concorram para a produção de azeites diferenciáveis pela sua qualidade e que potenciem características organolépticas distintas, contribuindo para a introdução de novos métodos e técnicas que irão intensificar a capacidade competitiva, a visibilidade e o reconhecimento dos “Azeites de Montanha”. Foram desenvolvidas diversas sessões técnicas (em olival, em lagar e em sala), os estudos de azeites com métodos rápidos e de caracterização sensorial, a produção de cartas de índice de vegetação, a estratégia e unidade demonstradora de marketing, que culminarão no website, em produção de vídeos, manuais de boas práticas e em livro de apresentação de resultados.