ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades"
Now showing 1 - 10 of 108
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem ao estudo do 1.º andamento do concerto para violino e orquestra op. 61 de L. v. BeethovenPublication . Batista, Maria João Salgado da Silva; Trindade, Augusto DanielUm dos elementos fundamentais para o sucesso de qualquer instrumentista é saber estudar. Sendo isto uma premissa de qualquer músico, o presente trabalho tem como objetivo principal a necessidade de se realizar um estudo organizado para os violinistas em determinada obra. Ao longo do trabalho, serão apresentados exercícios específicos para as várias secções do 1º andamento do Concerto para violino e orquestra em ré maior, op. 61, de Ludwig van Beethoven, segundo propostas de diversos autores como R. Gerle, H. Jorgensen, I. Galamian, S. Hallam, O. Ševčík, S. Fischer e E. Romanov. As recomendações dos diversos autores foram utilizadas na elaboração de um modelo de estudo e criação de exercícios que serviram como base na preparação de uma apresentação pública. Em suma, o objetivo principal deste trabalho é fazer uma abordagem aos vários mecanismos de estudo da obra contribuindo assim para uma performance de sucesso.
- Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método RollandPublication . Gama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da; Pinho, José Francisco Bastos Dias deO presente trabalho é composto por duas partes: a primeira centra-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto, realizadas no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode. A segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide na reeducação dos movimentos incorretos e correção dos problemas de posturas já interiorizados em alunos de violino numa fase inicial da aprendizagem. Pretende-se construir um plano de correção com exercícios da metodologia de Paul Rolland para a aquisição de hábitos corretos de postura e manipulação do instrumento para uma boa execução. Com este trabalho, pretende-se também verificar as vantagens do envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos filhos.
- A acuidade auditiva dos violinistas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da MúsicaPublication . Burai, András; Trindade, Augusto Daniel de Oliveira; Oliveira, António VascoMesmo os sons considerados agradáveis, como aqueles que são produzidos em contextos de música erudita, quando elevados a determinados níveis de intensidade sonora podem ser prejudiciais à audição. O objetivo deste trabalho é determinar qual o risco efetivo do ruído na sede de trabalho em orquestra para a saúde dos violinistas envolvidos, bem como observar e avaliar as práticas de proteção auditiva. Realizou-se uma revisão da literatura existente acerca da ocorrência da perda auditiva em violinistas profissionais nas orquestras sinfónicas expostos a diferentes níveis sonoros. Através da realização de entrevistas e questionários a trinta violinistas da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, pretende-se construir o seu perfil audiológico, recolher a opinião sobre a acuidade auditiva e respetiva sintomatologia. De acordo com os dados recolhidos, constata-se que a amostra dos violinistas da orquestra estudada constitui um grupo de risco para a perda auditiva de origem ocupacional, concluindo-se que devem ser criadas medidas de prevenção, cuidados e tratamentos específicos para estas lesões auditivas.
- Adaptação e criação de exercícios técnicos para violino direcionados a alunos em iniciação ao instrumentoPublication . Afonso, Tiago José Oliveira; Trindade, Augusto Daniel de OliveiraO presente trabalho, inserido nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada e Projeto do Ensino Artístico do Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto, está dividido em duas partes. Inicialmente, será apresentada a investigação do Projeto de Ensino Artístico e, seguidamente, será apresentado o dossier sucinto da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano letivo de 2013/2014. Parte I Foi feita uma reflexão sobre o estado da arte: O violino é um instrumento que requer a adoção de posturas um pouco antinaturais exigindo níveis de ativação muscular constantes e a otimização da coordenação e da motricidade fina. Para que seja possível exprimir sentimentos através da música, é fundamental o domínio da técnica violinística. Devido à elevada plasticidade neuronal, a infância é a melhor idade para desenvolver a coordenação e a motricidade fina, essenciais para a aquisição de uma técnica violinística que permita a exploração da expressão musical. Existem, na literatura dedicada ao violino, diversos exercícios para trabalho técnico. No entanto, trata-se de bibliografia maioritariamente escrita em inglês e de difícil compreensão por parte das crianças entre os 6 e os 10 anos. Parte II A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada na Academia de Música de Paços de Brandão sob a orientação da professora Alexandra Trindade. Ao longo das aulas individuais de instrumento de uma aluna do segundo grau foram trabalhadas várias obras, escalas e vários estudos de acordo com o grau de ensino em questão, foram incutidos hábitos de estudo, foram fornecidas ferramentas para alcançar o sucesso nas dificuldades e otimizar o seu estudo e, para além de outros aspetos, foram realizados exercícios técnicos de forma a melhorar as suas caraterísticas técnicas. A aluna cumpriu de forma satisfatória os objetivos das aulas e adquiriu as competências exigidas para concluir o segundo grau de instrumento. Na disciplina de classe de conjunto, os objetivos propostos no início do ano letivo foram cumpridos e superados e o trabalho, não só de conjunto, mas também de naipes, teve os seus resultados na excelência do trabalho final apresentado. O principal objetivo deste Projeto de Ensino Artístico é a compilação e a adaptação de exercícios da técnica violinística para crianças entre os 6 e os 10 anos de idade. Trata-se de uma revisão da literatura e, portanto, de um estudo exploratório de caráter qualitativo. Para cada exercício sugerido são apresentadas as compilações de diferentes pedagogos, seguindo-se a descrição detalhada do exercício para professores e pais e, por último, para as crianças entre os 6 e os 10 anos. VIII Muito embora este trabalho contribua para a revisão e exploração da literatura existente, são necessários trabalhos experimentais futuros sobre a adaptação dos exercícios à faixa etária em questão, de modo a complementar este projeto.
- Aprendizagem musical vs. Uso das tecnologias: o caso de crianças em iniciação em violinoPublication . Santos, Sílvia Gandullo; Trindade, Augusto Daniel de OliveiraEste relatório de estágio aborda a componente de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Música – instrumento e classe de conjunto. Nele, são destacadas tanto a experiência de ensino supervisionado ao longo do ano letivo de 2021/2022 como a realização de um trabalho de investigação no Ensino Artístico. Assim, o relatório está organizado em duas partes distintas. A primeira parte delineia o percurso da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Academia de Música de Paços de Brandão (AMPB). Neste contexto, são apresentados detalhes sobre o ambiente escolar, a classe de instrumento e a classe de conjunto, além do desenvolvimento da prática, culminando numa secção reflexiva. A segunda parte é dedicada à investigação e tem como base a aprendizagem musical vs. o uso das tecnologias em crianças em Iniciação em violino, onde se procura averiguar a pertinência da aprendizagem musical e do uso das tecnologias na perspetiva dos encarregados de educação e dos alunos. A investigação está organizada em quatro secções distintas: uma primeira secção onde se expõe o problema e os objetivos do estudo. A segunda secção corresponde a uma revisão da literatura, onde são apresentados os benefícios e as consequências do uso das tecnologias e da aprendizagem musical na infância, tendo por base artigos e estudos científicos já existentes aplicados em Portugal. A terceira secção corresponde ao plano de investigação e à metodologia adotada e, por último, na secção final é feita a análise dos resultados e consequentes conclusões. A metodologia usada nesta investigação consiste numa recolha de dados acerca dos alunos da classe de violino de Iniciação em Música e dos seus encarregados de educação da Academia de Música de Paços de Brandão, da Academia de Música do Porto e do Colégio de Música do Porto. Foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados: inquéritos por questionário aos encarregados de educação das três instituições e inquéritos por entrevista a um aluno de cada instituição onde a investigação foi aplicada.
- Aptidão musical : inata ou adquirida?Publication . Faria, Ana Inês SaraivaO presente relatório de estágio profissional incide sobre a Prática de Ensino Supervisionada, do ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino de Música – Formação Musical e Música de Conjunto. Esta prática foi desenvolvida com duas turmas de articulado de Ensino Especializado da Música, do Conservatório de Artes da Canto Firme de Tomar no decorrer do ano letivo de 2014/2015. Este relatório está divido em duas partes: A primeira parte diz respeito a todo o estágio profissional (Prática de Ensino Supervisionada) e sua reflexão, apresentando uma caracterização da escola e das turmas, algumas planificações e reflexões de aula, o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada, bem como uma reflexão final. A segunda parte recai sobre o estudo de investigação com o título “Aptidão Musical: Inata ou Adquirida?”, cujos objetivos são confrontar diversas teorias que defendem que a aptidão é inata com as que defendem de que esta é adquirida através da prática e interação com o meio; analisar o conteúdo de dois testes de aptidão musical distintos usados em duas escolas de Ensino Especializado de Música diferentes, comparando-os com a matriz imposta pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional); analisar as respostas aos questionários realizados a 42 professores de escolas do Ensino Especializado de Música, com o intuito de
- Bem-estar/Distress psicológicos e sintomatologia: as emoções envolvidas na construção e sentir emocional de um músicoPublication . Praia, Bruno Filipe Dias Moedas; Pereira, Cristina Maria GonçalvesA primeira parte deste trabalho refere-se à prática de ensino supervisionada, onde descrevo, de forma sucinta, clara e reflexiva, o percurso de construção de competências específicas e analiso o seu contributo para o desenvolvimento de competências ao nível do ensino da música. Trata-se de um requisito de avaliação no âmbito da Unidade Curricular de Estágio do Ensino Especializado do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Artes Aplicada de Castelo Branco. A excelência do exercício profissional no ensino da música impõe aos professores uma procura constante do desenvolvimento de habilidades científicas, técnicas e relacionais para um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, o que exige uma atualização e desenvolvimento de competências que se pretende que sejam especializadas. A segunda parte (estudo empírico), visa investigar as emoções envolvidas na pré e pós-performance de um músico e compreender de que forma essas emoções percecionadas no antes e durante a performance influenciam o estado emocional posterior à mesma. Sendo conhecidas as propriedades indutoras de emoções transmitidas pela música, inúmeros estudos na área da Ciência Cognitiva e Neurociência têm-se debruçado sobre esta especificidade, tentando compreender o impacto nas estruturas cerebrais do indivíduo. Adicionalmente, há muito que se tentou estabelecer uma correlação entre a música, nomeadamente a performance musical, e o desenvolvimento de competências cognitivas face à regulação da satisfação das necessidades psicológicas, bem-estar e distress psicológicos. Decorrente da curiosidade pessoal do investigador e da necessidade de compreender e aprofundar esta temática junto de uma amostra mais vasta, optámos por direcionar o estudo a músicos do continente europeu e norte-americano, procurando-se percecionar as emoções sentidas por um músico, as estratégias de regulação emocional que procuram desenvolver, proporcionando-nos assim uma melhor e abrangente visão das emoções na música e consequente influência no desempenho e bem-estar do indivíduo. Neste estudo constatamos que as emoções negativas, especialmente na pré-performance, como apreensão e tensão influenciam negativamente a qualidade da execução musical, bem como, que a perceção dos músicos acerca do papel crucial da autoconfiança positiva, potencia uma boa performance. Os resultados obtidos neste estudo, destacam a importância da regulação emocional na adaptação ao stress e na promoção do bem estar psicológico
- As canções portuguesas de Viana da MotaPublication . Silva, Filomena Maria Calado da; Matos, Maria Elisabete da Silva Duarte; Raimundo, José Filomeno MartinsNo presente trabalho de projeto, estudaram-se seis canções da autoria de Viana da Mota, sob o título: Canções Portuguesas. Genericamente, o trabalho assenta em três partes. Na primeira, fez-se o enquadramento histórico do compositor e das canções. Na segunda, fez-se a análise de cada uma das peças com o propósito de contribuir com um tipo de informação mais direcionada para a performance. Os aspectos estudados focaram o seguinte: a poesia e a forma musical; a estrutura da melodia e do acompanhamento instrumental (piano); a dinâmica a harmonia e o ritmo e, ainda, a relação que o compositor estabeleceu entre o texto e a música. Na terceira, foram estudados os programas, as edições gravadas e as edições em partitura. A pesquisa realizada permitiu coligir documentos a partir de 1894, altura em que foram editadas as primeiras canções. Não pretendendo ser um trabalho especulativo, o seu conteúdo centrou-se apenas na documentação que se encontrou sobre as canções.
- Cantar com expressão, para tocar com expressãoPublication . Rodrigues, Luís Miguel Santos; Vilela, Alexandre José de BritoEste relatório está dividido em duas partes: a primeira parte descreve a prática de ensino supervisionada de aulas individuais de instrumento e de música de conjunto realizadas no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira. A segunda parte consiste num projeto de investigação que pretende averiguar o efeito do canto na prática instrumental dos instrumentistas de metais, nomeadamente na sua musicalidade. Para tal foi realizado um workshop de aulas de canto com formandos da classe dos metais de cursos profissionais de instrumentista, sendo as conclusões retiradas do parecer dos formandos, dos seus professores e da professora formadora do workshop. É minha intenção que este projeto traga uma visão renovada sobre a prática instrumental, e que possa servir de ferramenta para melhorar o ensino nos metais.
- O cartaz serigráficoPublication . Barbosa, Susana Alexandra de Ascensão; Martins, Daniel Raposo; Martins, Vera BarradasEsta investigação pretende demonstrar a importância que o processo serigráfico teve e continua a ter No Design de cartazes. O processo serigráfico não é um método desenvolvido recentemente. Este está intrinsecamente correlacionado com a História do próprio Homem enquanto ser vivo. O cartaz é um meio de comunicação visual privilegiado, na medida em que pretende “atingir” um grande número de pessoas e a sua leitura é fácil, intuitiva e bastante rápida. À semelhança do que acontecia noutras épocas, como “La Belle Époque”, em que o meio mais usado para a divulgação de um espectáculo ou evento, era o cartaz, também hoje em dia, este processo de comunicação assente em diversos aspectos do design gráfico, é muito utilizado como forma de promoção publicitária. A dissertação foi desenvolvida com base numa metodologia de investigação não intervencionista que incidiu sobre uma pesquisa relativa a temáticas pertinentes para o desenvolvimento deste projecto, relativas à temática do cartaz, dos sistemas de comunicação e ainda sobre serigrafia e o modo como esta se processa. Numa outra etapa, foi adoptada a metodologia Estudos de Casos, na qual se desenvolveu o estudo de alguns cartazes serigráficos com base nos estudos realizados anteriormente.