ESECB - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- O abstrato das ciências e matemática no concreto da arte : relatório de estágioPublication . Antunes, Luzia Maria Vilela; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daA elaboração deste Relatório de Estágio resultou de todo o trabalho desenvolvido ao longo das Práticas Pedagógicas Supervisionadas (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Na primeira parte do documento descrevemos os princípios orientadores da ação e apresentamos um conjunto de situações de ensino e aprendizagem planeadas e implementadas ao longo de ambas as PES, acompanhadas de uma reflexão crítica sobre a prática de ensino desenvolvida. A segunda parte é dedicada à investigação que desenvolvemos no âmbito da PES em 1.º CEB. Neste âmbito, propusemo-nos promover no 4.º ano a educação em ciências e matemática pela arte, baseada numa metodologia que proporcione a inspiração, motive a expressão dos sentimentos, estimule a criatividade, promova a visão científica e, por conseguinte, desperte uma evolução para o pensamento abstrato. A investigação inseriu-se na problemática da interação entre os contextos de educação formal e não formal para a promoção de aprendizagens de âmbito curricular através da exploração de conexões naturais da ciência e da matemática com a arte. Para tal, apostámos na promoção do património cultural do meio envolvente e na exploração de obras artísticas do Mestre Manuel Cargaleiro através da implementação de um percurso de ação didática envolvendo uma visita de estudo ao Museu Cargaleiro, situado na zona histórica da cidade de Castelo Branco. Da problemática resultaram duas questões de investigação: 1) A articulação de contextos formais e não formais de educação pode desencadear uma estratégia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Básico? 2) Em que medida a observação e análise da obra artística de Manuel Cargaleiro pode contribuir para os alunos identificarem e apreciarem a presença de ideias geométricas e de fenómenos científicos (luz e cor)? A metodologia inseriu-se num paradigma qualitativo do tipo investigação-ação, assente nas características do professor-investigador tendo em vista a melhoria da sua prática de ensino assumindo uma postura descritiva, analítica e crítico-reflexiva. Da análise dos resultados sobressai o valor educativo da articulação entre os contextos de educação formal (sala de aula) e não formal (percurso e Museu Cargaleiro) que demonstrou ser uma prática pedagógica a promover no currículo, na medida em que contribuiu para despertar e fomentar aprendizagens no meio social, cultural e artístico. Evidenciou-se a contribuição desta dinâmica como via geradora de pensamento científico, de enriquecimento cultural dos alunos e de criação de uma motivação acrescida para as tarefas de matemática e das ciências naturais. Para tal, destacamos como a observação e análise da obra artística de Manuel Cargaleiro desencadeou uma visão mais holística nos alunos através da comunicação de ideias geométricas e de fenómenos da luz e da cor, bem como, na realização de atividades que proporcionaram aprendizagens de maior qualidade. “A arte faz-me sentir bem”, manifestou um aluno relevando o contributo da experiência de aprendizagem para o seu enriquecimento pessoal e social centrado no seu bem-estar humano.
- Análise às tomadas de decisão dos alunos do 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico na resolução de tarefas que envolvem padrões de repetiçãoPublication . Carrilho, Jessica Ramos; Afonso, Paulo José Martins; Correia, Maria Dolores Estrela da Fonseca AlveirinhoO relatório de estágio que se apresenta surge das Práticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo das mesmas foram implementadas diversas atividades relacionadas com o tema integrador de cada semana, através de uma estrutura previamente definida. O estudo que integra o presente relatório assenta no tema do pensamento algébrico, ao nível do 2.º ano do 1.º CEB, na componente dos padrões de repetição e realizou-se durante a Prática Supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se identificar as tomadas de decisão destes alunos ao resolverem tarefas com padrões de repetição, e perceber se os mesmos apresentavam atitudes de generalização distante. Em termos metodológicos, o estudo desenvolveu-se em três etapas: pré-teste, tratamento e pós-teste e centrou-se no quadro da investigação-ação, privilegiando uma abordagem naturalista. Os sujeitos foram confrontados com quinze tarefas, envolvendo padrões de repetição, desde o ABAB ao AAABBBCCC. Cada tarefa requeria de cada sujeito o seu posicionamento face a uma generalização próxima - GP (identificação da figura seguinte) e a uma generalização mais distante - GD (identificação da décima quinta figura.) Dos dados recolhidos conclui-se que os resolvedores obtiveram melhores resultados nos itens de GP, tanto no pré-teste como no pós-teste, quando comparados com os itens de GD. As estratégias privilegiadas nos itens de GP foram a relação com a cor da peça vizinha (pré-teste) e a identificação do módulo de repetição (pós-teste); já ao nível dos itens de GD, a estratégia privilegiada, em ambos os testes, foi a contagem peça a peça. Em síntese, pode-se concluir, de forma reflexiva, que ao nível deste ano de escolaridade os alunos já denotam capacidade para realizar generalizações distantes, pelo que é aconselhável envolvê-los em atividades desta natureza pré-algébrica.
- Análise da capacidade metacognitiva de alunos do 1º ciclo do ensino básico perante a resolução de problemas de lógica matemáticaPublication . Gomes, Susana Patrícia Marques da Silva; Afonso, Paulo José MartinsSendo este um relatório de estágio, concentram-se aqui os relatos das Práticas Supervisionadas realizadas no mestrado em Educação Pré-Escolar e ensino do 1º Ciclo do Básico. Este relatório também contempla a investigação realizada com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, acerca da capacidade metacognitiva perante a resolução de problemas de lógica matemática. O principal objetivo desta investigação foi descrever o nível metacognitivo dos alunos através da resolução de problemas de lógica matemática. Os respetivos objetivos específicos são: Descrever o nível de metacongnição de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico ao contactarem inicialmente com problemas de lógica matemática. Descrever o nível de metacongnição de crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico após terem tido contacto com a resolução de vários problemas de lógica matemática. A metodologia adotada para a concretização desta investigação foi a investigação-ação, pois o professor recolheu a informação que necessita, analisou-a, assumiu o papel de modelo de modo a criar mudança e, por fim, voltou a recolher informações com a intenção de verificar se essas mudanças ocorreram ou não. A investigação foi realizada numa turma de 2º ano do 1º CEB, com um grupo de dez alunos. De modo a estudarmos duas tipologias diferentes de alunos, foram selecionados cinco alunos com um bom desempenho na área da Matemática e cinco alunos com um desempenho menos bom nesta área. Após o tratamento e análise dos dados, com base nas folhas de tarefa resolvidas, nas entrevistas orais e nos questionários aplicados verificámos o grupo A mostrou uma evolução positiva tanto na resolução escrita dos problemas como nos discursos metacognitivos, destacando-se as fases “execução do plano” e “verificação” do modelo de Polya. O mesmo não verificámos nos alunos do grupo B que mostraram um retrocesso nas resoluções escritas dos problemas e um ligeiro progresso nos discursos metacognitivos não se destacando em nenhuma das fases do modelo de Polya. Com a elaboração deste relatório constatamos que a metacognição deve ser desenvolvida desde tenra idade, pois quando os alunos adquirem esta capacidade os seus desempenhos, pelo menos na área da Matemática, tendem a ser positivos. Percebemos também que este tipo de atividades deixam os alunos motivados para a aprendizagem.
- Animação de recreios : prevenir a agressividade em meio escolarPublication . Lopes, Débora Joana Rafael Salvador; Moreira, Maria João da Silva Guardado; Agostinho, Clotilde Alves NunesO recreio é um espaço de socialização, desenvolvimento e aprendizagem da criança. A importância recreio como espaço de socialização das crianças nas escolas tem despertado para a necessidade de se valorizar e investir nestes espaços de lazer, as crianças beneficiam com a organização e qualidade destes espaços, só assim estes podem ir ao encontro das suas as necessidades. Por outro lado os problemas relacionados com a agressividade e dificuldades de relacionamento nos grupos de pares, faz com que muitas das vezes o recreio seja um espaço menos agradável e propicio a comportamentos agressivos. A realização de investigações nesta área é importante porque permite que a descrição destas realidades seja mais detalhada de modo a contribuir para a melhor compreensão do problema e procura de estratégias de intervenção adequadas nas escolas. O presente trabalho tem como finalidade a planificação e implementação de um projecto de intervenção para o recreio do 1ºciclo da Escola João Pedro de Andrade. A necessidade deste investimento surge devido à existência de situações de agressividade entre os alunos no recreio. O objectivo principal deste projecto é a animação dos recreios da escola com o intuito de se prevenir comportamentos agressivos, melhorando as relações inter-pessoais dos alunos. Pretendendo-se requalificar o recreio, tornando-o mais estimulante atrativo e seguro, para que assim as crianças possam brincar de forma adequada, agradável e prazível, evitando a propensão para atitudes mais agressivas. Para a avaliação do projecto de intervenção realizado no recreio, foi feita uma avaliação com o recurso a questionários dirigidos a alunos, assistentes operacionais e professoras, bem como o uso de outros registos previamente elaborados. Os resultados da avaliação da intervenção forma muito positivos, as crianças preferem recreios com actividades, jogos e materiais para brincar. As crianças gostam do recreio e são felizes neste espaço, sentem-se seguras e apoiadas.
- Animação sociocultural em lares de idosos do concelho da GuardaPublication . Carlos, Catarina Susana Nascimento; Martins, Ernesto CandeiasAtualmente assistimos a um aumento da esperança média de vida e a um consequente aumento de pessoas com idade avançada, que se traduz numa elevada incidência de patologias associadas ao envelhecimento. O presente trabalho de projeto tem como principal objetivo compreender o quotidiano dos idosos institucionalizados, em termos de atividades de animação sociocultural (ASC). Pretendemos perceber a dinâmica dessas atividades de ASC nas instituições de idosos do concelho da Guarda, o seu grau de satisfação quanto às atividades de animação desenvolvidas (sessões) e qual a importância e o papel dos animadores socioculturais nas diferentes instituições, de modo a promoverem uma melhor qualidade de vida a essas pessoas institucionalizadas. O quadro teórico-concetual em que nos baseámos incidiu nas teorias do envelhecimento, o processo de envelhecer, a animação sociocultural, o perfil do animador, a satisfação e a qualidade de vida nos idosos institucionalizados. No sentido de cumprir os objetivos propostos, realizámos observações (natural, documental e participante) e aplicámos, nas catorze instituições em estudo do concelho da Guarda, um questionário/inventário de satisfação aos idosos perante a vida quotidiana nas instituições (N=137) e entrevistas aos técnicos de animação sociocultural (N=16) e aos diretores das instituições (N=14). A análise ao questionário dos idosos foi realizada com recurso ao Alpha de Cronbach para testar a confiabilidade das respostas e, ainda ao método da triangulação (dados, metodologias e teoria fundamentada). Os resultados revelam que todos referem que é importante o seu papel como técnico de animação em lares de idosos. Os idosos em estudo gostam de manter-se ativos praticando exercício físico com frequência, por outro lado e tendo em conta que a maioria dos idosos do estudo ser do género feminino, apreciam as atividades artísticas (trabalhos manuais), como também seria previsível as atividades direcionadas para a cultura e tradições dos idosos são também uma das preferências pois é algo que eles muitos valorizam. O animador recorre muitas vezes a estratégias de motivação, planeia e organiza as atividades. A maioria participa em atividades comunitárias locais bem como atividades intergeracionais recorrendo também ao apoio e participação de familiares e cuidadores visto que as consideram importantes para os idosos. É também, pela maioria dos animadores feita uma avaliação das atividades para perceber a satisfação dos idosos. Face aos resultados foi elaborado e executado um plano de animação para os idosos da instituição (L7 – estudo de caso) com durabilidade de um ano, para melhor conviver em qualidade e dinamizar o quotidiano. Com este plano foi possível verificar que todas as atividades são bem aceites pelos idosos, sentindo se motivados e satisfeitos.
- Aplicação do modelo de Pólya na resolução de problemas de processo : um estudo envolvendo alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Catarina Sofia Roxo; Afonso, Paulo José MartinsO presente Relatório de Estágio é o resultado da ação educativa desenvolvida no decurso da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo encontra-se organizado em duas partes, sendo que todas elas se complementam e relacionam entre si. A primeira parte é referente às Práticas Supervisionadas em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Delas fazem parte, a caraterização das instituições em que desenvolvemos cada uma das práticas, dos grupos de crianças com que trabalhámos, evidências das planificações e a reflexão sobre as práticas desenvolvidas. A segunda parte deste relatório reflete o desenvolvimento de uma investigação desenvolvida numa turma de 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde decorreu a prática supervisionada. A problemática desta investigação pretende-se com o “Que uso fazem os alunos do Modelo de resolução de problemas de Pólya na resolução de problemas?” e tem como objetivos específicos: Analisar comparativamente a intervenção dos alunos ao nível da primeira etapa (Compreensão do Problema) do Modelo de resolução de problemas de Polya; Analisar comparativamente a intervenção dos alunos ao nível da segunda etapa (Delineação de um Plano) do Modelo de resolução de problemas de Polya; Analisar comparativamente a intervenção dos alunos ao nível da terceira etapa (Execução do Plano) do Modelo de resolução de problemas de Polya; Analisar comparativamente a intervenção dos alunos ao nível da quarta etapa (Verificação) do Modelo de resolução de problemas de Polya; Analisar a aplicação do Modelo Pólya em função do tipo de estratégia de resolução de problemas associado a cada problema. A investigação inseriu-se num paradigma naturalista e seguiu um desenho de Investigação-Ação. Quanto aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: folhas de tarefas e questionários. Já para análise dos dados foram de forma qualitativa e quantitativa utilizando a Escala Holística Focada de Charles et al. (1987) adaptada por Afonso (1995). A investigação decorreu com dois grupos: grupo A composto por sete alunos com as notas mais altas a Matemática; grupo B composto por sete alunos com as notas mais baixas a Matemática. A análise dos dados obtidos no estudo permitiram-nos concluir que os alunos concretizam todas as etapas dos Modelo de Resolução de Problemas de Pólya, apesar de não demostrarem evidências escritas das mesmas. Destacamos ainda, que os alunos demostram um maior número de evidência escritas na etapa da Compreensão do Problema quando necessitam de utilizar a estratégia do Fim para o Principio para resolver os problemas de processo. Em termos quantitativos, o grupo A apresenta uma média de 3,84 pontos enquanto o grupo apresenta uma média inferior de 3,05 pontos. Comparando os dois grupos, podemos afirmar que o grupo A evidencia uma maior capacidade enquanto resolvedores de problemas quando comparados com o grupo B. Com base nos questionários escritos, podemos destacar que os alunos apesar de não registarem por escrito aquilo que pensam, afirmam que realizam todas as etapas do Modelo de Pólya para a resolução de problemas.
- Aplicação do software EdiLim na sala de atividades em educação pré-escolarPublication . Pires, Liliana Batista; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraAtualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) fazem parte da vida quotidiana da maior parte das pessoas, incluindo a das crianças. Através das TIC as pessoas comunicam, interagem, partilham, informam-se, trabalham, investigam, aprendem e preenchem os seus tempos livres. Nas escolas assiste-se a uma gradual introdução destes meios com a intenção de promoverem aprendizagens. Deste modo, torna-se importante uma imersão das crianças nesta sociedade digital no sentido de enriquecer o ambiente educativo ao nível do jardim-de-infância. O presente relatório de estágio pretendeu averiguar as potencialidades da utilização das TIC e o impacto, em particular, da implementação de um software de autor no jardim-de-infância. Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar (PSEPE), no 2º semestre do 1º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O grupo de 22 crianças tinha idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. A investigação assumiu um carater qualitativo no qual se realizou uma abordagem de estudo de caso e de investigação-ação. O principal instrumento de recolha de dados consistiu na observação participada com recurso a registo fotográfico e notas de campo, tendo como participantes, para além da investigadora e das crianças, a «Educadora Cooperante» e o «Par Pedagógico». Houve ainda necessidade de realizar inquéritos por questionários aos encarregados de educação/pais e entrevistas semiestruturadas às educadoras da instituição, como forma de conhecer a opinião dos inquiridos e entrevistados face à utilização das TIC e de softwares educativos como recurso no ensino e particularmente da Educação Pré-Escolar. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar o nível da participação ativa das crianças em atividades realizadas com recurso às TIC e a capacidade de envolvimento, de motivação e de concentração que as TIC propiciaram ao nível das aprendizagens. Com base nas entrevistas semiestruturadas verificou-se que as educadoras conferem uma grande importância às TIC no entanto, existe ainda uma falta de formação nesta área, revelando-se na falta de informação em relação a softwares educativos e consequente utilização em contexto sala de atividades. Em relação aos encarregados de educação/pais verificou-se uma concordância generalizada no que diz respeito a uma boa influência e contributos das TIC, nomeadamente dos softwares educativos. Em suma, pode-se concluir que as TIC são um bom recurso também na Educação Pré-Escolar, contribuindo para o enriquecimento e desenvolvimento das crianças e, ao mesmo tempo, criando condições para a aquisição de competências digitais.
- Aplicação do TALE (Teste de Análise da Leitura e da Escrita) em contexto educativoPublication . Alves, Bruno Manuel Robalo; Pais, António PereiraO presente relatório de estágio foi desenvolvido com vista ao cumprimento dos requisitos para o desenvolvimento e conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. O relatório contempla o trabalho desenvolvido ao longo da Prática Supervisionada e a investigação desenvolvida ao longo da mesma. A Prática Supervisionada visa a procura de estratégias, métodos e novos materiais com os quais podemos melhorar a nossa prática construindo assim um perfil profissional adequado nos campos técnico, técnico-didático, científico e ético. Trabalhar com crianças implica ter um claro conhecimento das aprendizagens dos alunos e das suas reais capacidades. Para que o conhecimento das aprendizagens dos alunos seja o mais fidedigno possível, é fulcral que o professor tenha um claro domínio das diversas técnicas de ensino quer do ponto de vista científico, quer do ponto de vista técnico-didático. Deste modo, poderemos ambicionar atingir novas metas. Durante a Prática Supervisionada no 1º Ciclo do Ensino Básico, período propício a novas experiências, descoberta de técnicas e procura de novas estratégias de ensino, realizámos um estudo de caráter qualitativo com vista a identificar os níveis de leitura e escrita em que se encontravam os alunos. O caso é a turma na qual foi desenvolvida a investigação. Os participantes são os alunos da turma onde decorreu a referida Prática Supervisionada. O TALE – Teste de Análise de Leitura e Escrita – aplicado nesta investigação, ajuda-nos a entender a importância de um diagnóstico o mais completo possível em domínios como a leitura e a escrita. Deste modo é possível termos uma ideia das principais lacunas dos alunos para procedermos a futuras atividades de correção das mesmas. Assim, foi-nos possível fazer uma ligação entre o momento em que o novo acordo ortográfico entrou em vigor e algumas falhas dos alunos. O TALE ajudou-nos ainda a perceber a delicada relação grafema/fonema e a dificuldade dos alunos em fazer uma correta ligação entre ambos.
- Aprender através do recurso digital Pixton no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Antunes, Ana Catarina Mendes; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraO presente relatório de estágio foi realizado para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O estudo foi desenvolvido na Escola Básica da Boa Esperança de Castelo Branco, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), com uma turma de 3º ano que era composta por 21 alunos. O objetivo da presente investigação é tentar compreender os potenciais que a utilização do Software «Pixton» poderá trazer para o processo de ensino/aprendizagem. Tentou-se perceber se a utilização deste software educativo é uma boa ferramenta de ensino e aprendizagem através dos resultados obtidos a partir da construção da banda desenhada em suporte papel e em suporte digital no software educativo «Pixton». A questão fulcral em que se centrou o estudo foi a seguinte: «Poderá a utilização do computador, na elaboração de uma banda desenhada digital, criar melhores condições no processo ensino/aprendizagem na área do no Estudo do Meio?» Partindo desta questão-problema, os objetivos definidos foram: promover a utilização das TIC no processo de ensino-aprendizagem no 1ºCEB; explorar o recurso digital «Pixton» com vista à sua utilização em contexto educativo; criar melhores condições para o ensino/aprendizagem no 3º ano do 1º CEB, no Estudo do Meio, através da utilização do recurso digital «Pixton»; recolher as opiniões dos alunos e dos professores relativamente às potencialidades do recurso digital «Pixton». Por forma a dar resposta à questão central da investigação e aos objetivos estipulados, foi desenvolvida uma investigação de natureza qualitativa que recaiu numa investigação-ação. Assim sendo, foram utilizadas técnicas de recolha de dados como as observações participantes, notas de campo, inquéritos por questionário, registos fotográficos e a entrevista semiestruturada. Nesta recolha de dados houve a participação direta dos alunos, da Orientadora Cooperante, do «Par Pedagógico» e dos professores titulares das turmas da Escola Básica da Boa Esperança. Os resultados obtidos após a análise e tratamento dos dados, permitiram concluir que ao utilizar o software «Pixton», os alunos demonstraram terem adquirido aprendizagens mais significativas uma vez que, a sua utilização potenciou níveis de maior interesse, empenho, motivação, envolvimento e espírito de iniciativa ao longo das atividades propostas.
- Aquisição de competências de leitura numa criança com Trissomia 21 : um estudo de casoPublication . Louro, Maria Paula Ribeiro; Pereira, Cristina Maria GonçalvesA proposta para o trabalho de projeto para conclusão do Mestrado em Educação Especial incide sobre a T21 - Trissomia 21 e procura conhecer em que medida a criança com T21 adquire competências de leitura após aplicação do Método Percetivo Discriminativo. Este método defende que o desenvolvimento das capacidades percetivas e discriminativas da criança com Trissomia 21, ativa muitas competências incluídas nos programas educativos da escola. A revisão da literatura efetuada aponta para que as crianças com T21 que iniciam a leitura precocemente mostram mais facilidade na aprendizagem visual das palavras. O modelo realça a necessidade de se encontrarem estratégias e atividades que possam ir ao encontro das dificuldades destas crianças, ajudando-as a ultrapassá-las. Para o efeito, iremos apresentar o enquadramento teórico adequado à definição da problemática do estudo e delinear as metas que pretendemos atingir com a realização deste trabalho. Quanto ao sujeito do estudo, optamos por desenvolver o nosso trabalho com uma criança de dez anos de idade, de género masculino, que apresenta T21 e frequenta uma turma do 4º ano de escolaridade numa Escola do 1º Ciclo da Grande Lisboa. Com este estudo pretende-se partilhar um método que poderá assumir-se como uma ferramenta útil no trabalho dos professores e da família. Para esse efeito iremos seguir uma metodologia predominantemente qualitativa, uma investigação-ação, sustentada na análise documental e na observação. O trabalho empírico, de natureza exploratória parte de um melhor conhecimento das necessidades educativas especiais do aluno, para tentar mostrar a sua evolução na área da leitura, após exposição ao método. Trata-se assim de um estudo de caso (descritivo, exploratório), na área da educação especial. Para tal, recorremos a experiências de aprendizagem com a criança, tendo por base a observação e entrevistas semiestruturadas realizadas às professoras da criança. Quanto ao tempo em que decorre, este estudo circunscreve-se ao tempo de realização da investigação, não existindo período de seguimento dos indivíduos. Na conclusão far-se-á o cruzamento de dados verificando se todos os objetivos propostos com este estudo foram atingidos. Através deste estudo, o aluno mediante a exploração do método de leitura, desenvolveu a sua expressividade, a sua capacidade comunicativa e a sua postura, que se tornou progressivamente mais ativa na realização das atividades propostas. Os resultados apontam para a importância de se realizar a aplicação do método mais precocemente na vida da criança, de forma a ser possível obter resultados mais positivos e consistentes.