ESART - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESART - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- A importância da música de conjunto para o desenvolvimento e motivação instrumentalPublication . Pinheiro, Manuel Luís Pinto Moreira; Ladeira, Pedro Miguel ReixaO Relatório apresentado advém da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção Instrumento - Clarinete e Música de Conjunto. Ele relata a prática pedagógica de um aluno de Clarinete e do Ensemble de Clarinetes na Academia de Música de Castelo de Paiva, durante o ano letivo de 2022/2023. O seu propósito é documentar a prática de ensino de música, focando tanto no ensino individual quanto a prática de música em conjunto. Na primeira parte do relatório, dão-se provas da prática pedagógica e apresentam se planificações e reflexões apropriadas para o documento elaborado. Na segunda parte, dada a constatação de que tocar em conjunto é um elemento fundamental para o desenvolvimento das capacidades musicais e pessoais dos alunos, esta investigação visa demonstrar como a prática da música de conjunto impacta a execução individual. O objetivo principal deste estudo foi compreender a importância da disciplina música de conjunto. Desta forma, a questão de partida que norteou a investigação foi a seguinte: “A disciplina de música de conjunto contribui para o desenvolvimento dos alunos a nı́vel pessoal, social, instrumental e artı́stico?”. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como revisões bibliográficas e um questionário direcionado a alunos, desde o básico até mestrado. Num contexto informal, foram também adquiridos conhecimentos através da experiência e exemplo do professor cooperante. Os resultados deste projeto de intervenção supervisionada correspondem às expectativas iniciais, destacando que a motivação é considerada, em grande parte, a chave para o sucesso no desenvolvimento musical dos alunos. Dessa forma, os alunos consideram relevante a prática em conjunto. Os resultados obtidos no inquérito indicam que a prática de música em conjunto pode ter um impacto significativo na motivação e desenvolvimento dos alunos, com repercussões claras no estudo do instrumento. Além disso, foi possı́vel concluir que a participação dos alunos em música de conjunto pode ser um fator determinante para aumentar a motivação dos alunos, melhorando a sua perspetiva em relação à aprendizagem musical. Este facto indica que a prática de música de conjunto deve ser vista como pilar essencial na dinâmica das escolas de ensino especializado em música e como uma disciplina essencial no currı́culo deste ensino.
- Motivação na aprendizagem do piano: Estudo com alunos entre os 13 e os 17 anosPublication . Barreto, Inês Vicente; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaO presente relatório de estágio está estruturado em duas partes. Na primeira parte é descrito o estágio de Prática de Ensino Supervisionada, realizado no ano letivo 2023/2024 na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Na segunda parte é apresentada uma investigação sobre a motivação na aprendizagem do piano. É um estudo de cariz descritivo e exploratório baseando-se numa técnica de recolha de dados observacional transversal. Pretende-se identificar fatores e circunstâncias associados à motivação/desmotivação na aprendizagem do piano. O problema ou questão de partida é a como aumentar a taxa de sucesso, e diminuir desistências, na área do ensino-aprendizagem do piano. A investigação teve os seguintes objetivos: (i) Perceber o grau de motivação de um grupo de alunos de piano; (ii) Averiguar a perspetiva do professor e do aluno sobre a motivação; (iii) Identificar características e circunstâncias comuns entre alunos que se afirmam motivados, e entre alunos que se afirmam desmotivados; (iv) Entender se o grau de motivação reportado pelo aluno se correlaciona com os resultados académicos por si obtidos. A revisão de literatura permitiu conhecer teorias e modelos que clarificam os fatores associados aos processos motivacionais, e compreender o papel dos professores, dos encarregados de educação e dos próprios estudantes uma vez que os mesmos, tal como afirma Bandura (1986), influenciam na mobilização da motivação intrínseca e/ou extrínseca. De acordo com essa base concetual, prosseguiu-se para a elaboração de dois questionários, um destinado aos estudantes de piano, e o outro direcionado aos respetivos professores. Os resultados obtidos sugerem que a motivação é um fator crucial na aprendizagem do piano, influenciando os resultados dos alunos. A relação positiva entre aluno e professor, a adaptação das aulas às necessidades individuais, e o suporte na superação de desafios técnicos e organizacionais, segundo Decy e Ryan (2009), são elementos essenciais para fomentar a motivação dos alunos. Além disso, a relação entre a motivação e o desempenho reforça a importância de um ambiente de aprendizagem personalizado, capaz de responder às necessidades dos estudantes.
- O pianista acompanhador na aula de Técnica de Dança Clássica de BalletPublication . Feist, Nuno Luís Paulino Gomes; Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco. Estrutura-se em três partes. Na primeira parte, apresenta-se um enquadramento histórico do papel do pianista acompanhador na aula de Técnica de Dança Clássica de Ballet (TDC). Na segunda parte, apresenta-se uma investigação sobre que competências um pianista acompanhador 1 deve ter para poder acompanhar com sucesso uma aula de TDC. Nesta investigação, foram aplicados questionários a dois grupos de respondentes: bailarinos e professores de TDC (grupo 1), e pianistas profissionais reconhecidos (grupo 2). Os objetivos da investigação foram os seguintes: (i) listar as competências que bailarinos e professores de TDC consideram mais necessárias no pianista acompanhador; (ii) listar as competências que pianistas profissionais acompanhadores de ballet reconhecidos consideram mais necessárias no pianista acompanhador, e (iii) identificar competências comuns às duas listas de competências correspondentes aos objetivos anteriores. Verificou-se que as cinco competências que bailarinos e professores de TDC consideram mais necessárias no pianista acompanhador são: conhecimento de ballet e da aula TDC; capacidade de acompanhar as ideias do professor e bailarinos; capacidade de adaptação de tempo e música; repertório vasto e improviso. No que respeita aos pianistas profissionais reconhecidos, as cinco competências que consideram mais necessárias no pianista acompanhador são: improvisação; boa técnica; paciência/tolerância, mencionado o mesmo número de vezes que vasto repertório; adaptabilidade e conhecimento de ballet e da aula de TDC. As competências comuns às respostas dos dois grupos de respondentes são: conhecimento de ballet e da aula de TDC; improvisação; vasto repertório, e adaptabilidade. A investigação é complementada por duas entrevistas a figuras de renome do mundo da TDC. O conteúdo destas entrevistas é relacionado com os resultados dos questionários. Na terceira parte do relatório, descreve-se um estágio de Prática de Ensino Supervisionada, realizado no ano letivo 2023-2024 na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN).
- O programa de guitarra portuguesa no ensino vocacional da músicaPublication . Campos, Rafael Eusébio de Almeida; Fonte, Vera Maria Seco Afonso da; Castelo, Custódio Azevedo Fidalgo doA presente monografia reflete, primeiramente, a prática de ensino supervisionada desenvolvida no Centro Cultural de Amarante, que envolveu não só o acompanhamento de um aluno de guitarra portuguesa do ensino articulado, mas, também a classe de conjunto de Naipe de Orquestra e Acompanhamento, composta por discentes do ensino profissional. A segunda parte concentra-se no desenvolvimento de uma nova proposta de programa curricular para a disciplina de Guitarra Portuguesa no ensino vocacional de música em Portugal. Analisou-se a origem histórica do instrumento, amplamente associada ao ensino informal, com o intuito de compreender de que forma o mesmo possui elementos que possibilitem a inclusão nos desígnios do ensino formal. Paralelamente, procurou-se avaliar como as metodologias e o repertório tradicional do ensino informal poderia ser incorporado na proposta curricular em desenvolvimento. Foram analisados diversos programas de ensino vocacional de música, e a opinião de docentes da Guitarra Portuguesa, nesse contexto, foi recolhida e comparada por meio de um questionário online. A partir dessa análise, elaborou-se uma proposta curricular adaptável para o ensino formal, que fosse abrangente e eclética. Procurou-se, deste modo, desenvolver uma proposta curricular que preserve a identidade do instrumento e que proporcione uma educação mais abrangente e motivadora para os estudantes.