ESACB - Artigos em revistas técnicas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESACB - Artigos em revistas técnicas by Title
Now showing 1 - 10 of 101
Results Per Page
Sort Options
- A Ação Social no Instituto Politécnico de Castelo BrancoPublication . Rodrigues, M.E.P.O Instituto Politécnico de Castelo Branco no âmbito da sua missão pretende promover “(…) a qualificação de alto nível dos cidadãos, a produção e difusão do conhecimento, bem como a formação cultural, artística, tecnológica e científica dos seus estudantes num quadro de referência internacional.”, tal como dispõe o n.º 1 do artigo 1.º dos seus estatutos. Para apoiar o cumprimento de tal desiderato, no que respeita aos apoios aos estudantes, o IPCB suporta a sua ação nos Serviços de Ação Social, adiante assim designados ou por SAS, que são parte integrante da instituição competindo-lhe assegurar o funcionamento das diferentes áreas que compõem a ação social, cumprindo princípios de qualidade, equidade e compromisso.
- Acesso aberto ao conhecimento no IPCB : o contributo do Repositório CientíficoPublication . Rodrigues, M.E.P.O acesso livre ao conhecimento científico ganhou expressão e começou a despertar consciências no meio académico e científico, sobretudo, a partir do momento em que, nos anos 90 do século XX, Stevan Harnad e Jean-Claude Guédon publicaram os primeiros periódicos científicos em acesso livre (Melero e Abad Garcia, 2008), respetivamente “Psycology” e “Surfaces”. Estavam assim dados os primeiros passos para a implementação de uma filosofia de publicação em meio científico diversa da praticada até então, quer no modo de publicação, quer no respetivo alcance (Rodrigues, Rodrigues, 2014). Alguns autores consideram mesmo este evento como a mola impulsionadora do desenvolvimento do modelo de acesso aberto ao conhecimento científico que se veio a desenvolver subsequentemente (Melero e Abad Garcia, 2008). Por outro lado o advento da Internet com o consequente enorme e galopante desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) deu o impulso que faltava para a concretização daquele que é vulgarmente conhecido como Movimento do Livre Acesso ao Conhecimento Científico. Para Rossini (2007) a Internet provocou uma alteração drástica na forma de produzir, difundir e obter acesso ao conhecimento científico dando ainda a possibilidade de avaliar os seus efeitos. Shearer (2003), Craig et al. (2007) e Meyer (2009) consideram mesmo que a Internet e as TIC deram um grande contributo para o progresso da ciência porque permitiram a rápida difusão do conhecimento e o acesso aberto à literatura científica. Na visão de Prosser (2005) o conhecimento constitui o elemento fundamental ao progresso da ciacompanhado de uma estratégia eficaz de comunicação dos resultados da investigação científica e tecnológica, sem a qual o mesmo se torna inútil ao propósito com que é desenvolvido. Aliás para autores como Harnad et al. (2008) o acesso livre ao conhecimento favorece, em todas as dimensões, o progresso da ciência na medida em que, através da partilha e transferência de conhecimento, promove e incrementa o potencial de utilização dos documentos com consequências positivas ao nível da reputação dos autores.
- Aplicación de indicadores de benchmarking en comunidades de regantes: evaluación comparativa de dos realidades en la Península IbéricaPublication . Melián Navarro, Amparo; Duarte, A.C.; Ruiz Canales, AntonioEn este trabajo se presenta y compara la situación, atendiendo a los indicadores de gestión del uso del agua en comunidades de regantes, de dos realidades muy diferentes de la Península Ibérica, una zona con clara escasez de recursos hídricos, la zona del Sudeste peninsular y otra donde tal escasez no se manifiesta, la región portuguesa de Beira Interior. Tras una descripción de las características de las zonas a analizar se comentan los indicadores seleccionados, tanto descriptivos como de rendimiento y financieros, y se presentan los resultados. Las principales diferencias radican en el sistema tarifario para repercutir los costes del agua a los comuneros, y en los propios costes del agua de riego que son del orden de 4 a 6 veces superiores en la zona del SE peninsular, motivada sobre todo por los costes energéticos. Otra diferencia a destacar es la relación entre superficie efectivamente regada y superficie regable, que en las CCRR de Beira Interior con disponibilidad de agua para riego es sólo de un tercio de la superficie regable, mientras que en la zona del SE español es del 70-80%.
- Application of FTIR-ATR to discriminate peach nectars with higher and lower sugar contentsPublication . Coelho, Maria Teresa; Valério, Fátima Alexandra; Pedro, Soraia; Anjos, O.Fruit juice does not have the same nutritional value as fresh fruit with regards to the vitamin, mineral and dietary fibre contents and the antioxidant properties. However, it can be part of a healthy diet if it is produced with the minimal addition of sugar. This study aimed to evaluate the performance of the FTIR-ATR technique to discriminate the authenticity (concerning the addition of other pulps) and amount of sugar in peach nectars. This technique is usually used in food analysis because it does not require sample preparation, is quick and allows for the determination of several parameters with a single sample aliquot. The nutritional information provided on the labels of 69 samples of 23 different brands of commercial peach juice, was analysed. The differences in the nutritional composition and in the ingredients were determined according to an analysis of the labels. The largest differences observed between the samples were the sugar contents, the percentages of pulp and the addition of other pulps. All samples were analysed by FTIR-ATR equipped with a controlled temperature flow-through cell. The spectral multivariate analysis suggested it was possible to identify differences in the amount of sugar present and identify the presence of fruit pulps other than peach.
- A avaliação morfológica e o melhoramento do cavalo LusitanoPublication . Almeida, J.P.F.A avaliação morfológica e o melhoramento do cavalo Lusitano
- A biblioteca, o bibliotecário e o utilizador : uma abordagem pessoalPublication . Rodrigues, M.E.P.Neste trabalho abordaremos, de forma breve, os aspectos considerados mais importantes para um bom desempenho dentro de uma biblioteca. A tónica vai incidir fundamentalmente no papel do bibliotecário no contexto actual da informação, no papel do utilizador que é, por assim dizer, a causa da sua inquietação, na biblioteca como local onde tudo acontece e onde tudo se pode encontrar. Faz-se também uma referência ao pessoal que faz funcionar a biblioteca.
- Bioecologia e ciclo de vida de Erwinia amylovoraPublication . Luz, J.P.Bioecologia e ciclo de vida de Erwinia amylovora
- Bolsas de colaboração no IPCB: um projeto de sucesso!Publication . Silva, Sandra Maria; Rodrigues, M.E.P.A dimensão ação social é uma componente fundamental no cumprimento da missão das instituições de ensino superior (IES) disponibilizando mecanismos de apoio aos estudantes que contribuem, de forma notória e consciente, para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem e, nessa medida, para o sucesso do percurso académico dos estudantes. Para cumprimento desde desiderato as IES suportam a sua ação em serviços de ação social, aos quais compete, em regra, assegurar o cumprimento das políticas de ação social, observando princípios de qualidade, equidade e compromisso. Com base neste enquadramento o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, publicado pela Lei n.º 62/2007 de 10 de setembro, consagrou, no seu artigo 20.º a ação social, descrevendo-a como uma obrigação do Estado. Assim de acordo com o disposto naquele diploma legal é ao Estado que compete assegurar a existência de um sistema de ação social escolar que favoreça o acesso ao ensino superior e a prática de uma frequência bem-sucedida, com discriminação positiva dos estudantes economicamente carenciados com adequado aproveitamento escolar. Do mesmo modo refere que a ação social escolar tem como meta garantir que nenhum estudante seja excluído do ensino superior por motivo de carências ou dificuldade financeira e efetua a distinção entre apoios sociais diretos, designadamente bolsas de estudo e auxílios de emergência e apoios sociais indiretos tais como acesso à alimentação e ao alojamento, acesso a serviços de saúde, apoio a atividades culturais e desportivas e acesso a outros apoios educativos.
- Os bosques de azereiro (Prunus lusitanica L. subsp. lusitanica) no concelho de OleirosPublication . Ribeiro, Sílvia; Delgado, F.M.G.; Azevedo, LeonelOs bosques de azereiro (Prunus lusitanica L. subsp. lusitanica) no concelho de Oleiros.
- Caracterização geológica e geomorfológica da área entre o Rio Ponsul e o rio Erges (Beira Baixa)Publication . Antunes, I.M.H.R.A região estudada corresponde a uma faixa do território nacional, distribuída por freguesias dos concelhos de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, localizados próximo dos troços internacionais do rio Erges e Ponsul com o rio Tejo no seu troço comum a Portugal e Espanha, bem como, todo o espaço planáltico relativamente acidentado que lhes é intermédio.