Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Sapeta, Ana Paula Gonçalves Antunes Sapeta

Search Results

Now showing 1 - 10 of 30
  • Competências do psicólogo em cuidados paliativos
    Publication . Martinho, Ana Raquel Sapeta; Pilha, Liliana Sofia Gervásio; Sapeta, Paula
    Os cuidados paliativos pretendem ajudar os doentes terminais a viver tão activamente quanto possível até à sua morte, através de uma abordagem multidisciplinar, incluindo as componentes física, psicológica, social, espiritual, etc., sendo o grande objectivo promover a qualidade de vida e aliviar o sofrimento. Este objectivo estende-se à actuação do psicólogo, porém a intervenção psicológica neste contexto não está claramente definido. Assim, o objectivo deste estudo é averiguar as competências do psicólogo, em cuidados paliativos, na intervenção tanto com o doente, como com a família. Para responder à questão de partida, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, com um horizonte temporal entre 2005 e 2014. Como forma de seleccionar a informação importante foram definidos critérios de inclusão e exclusão assim como, descritores de pesquisa, complementando-se com o método PICOD, para a selecção dos artigos. Como resultados apuraram-se os seguintes: na intervenção psicológica com os doentes e os familiares (gestão de sintomas; questões espirituais, de significado e sentido da vida; psicopatologias; no processo de luto/de perda; ajuste de expectativas; resolução de problemas/preocupações); claudicação familiar. Concluiu-se então que existe benefício na existência de, pelo menos um psicólogo, na equipa de cuidados paliativos, as intervenções deverão seguir maioritariamente uma abordagem cognitivo- comportamentais e a necessidade de um investimento na formação dos psicólogos em cuidados paliativos.
  • Cuidar em fim de vida: o processo de interacção enfermeiro-doente
    Publication . Sapeta, Paula
    A investigação realizada tem como objectivo principal: compreender a estrutura e o processo de interacção entre o enfermeiro e o doente em fim de vida, num serviço de internamento de um hospital de agudos, com a finalidade de construir uma teoria de médio alcance (TMA). A maioria (55%) dos doentes continuar a morrer nos hospitais de agudos, onde a sua situação clínica, a natureza emocional dos cuidados e a rede de variáveis inerentes ao contexto determina um cenário muito complexo e difícil. A partir da década de 60, surgiram várias teorias de enfermagem, agregadas no que se designou por Escola da Interacção, e que a enfatizaram como a área central da prática de enfermagem. Projectando os seus conceitos estruturantes na interacção com o doente em fim de vida, verifica-se um hiato quanto a essa fase da vida, pois a proximidade da morte cria um conjunto de circunstâncias que a dificultam e muitos conceitos adquirem nuances peculiares, e portanto, necessitam ser estudados, documentados e teorizados, particularmente no contexto onde ocorrem mais frequentemente, o hospital. Mantive obediência a todos os princípios éticos de uma investigação deste tipo obriga. A metodologia adoptada foi a Grounded Theory (GT). A recolha de dados feita em dois serviços de medicina interna de um hospital de agudos; os sujeitos em análise são os enfermeiros e os doentes em fim de vida, que aceitaram participar no estudo; adoptei multitécnicas (observação participante e entrevistas), estive presente em 42 turnos (manhã e tarde), num total de 175h de observação e realizei 9 entrevistas narrativas. A análise comparativa constante dos dados ocorreu em simultâneo com a recolha; na codificação aberta e axial usei a ferramenta informática NVivo 8®. Da análise dos dados do processo de cuidados e do processo de interacção enfermeiro-doente foi possível identificar os seus eixos estruturantes, os conceitos e as categorias centrais e as suas propriedades, donde destaco o «Avalia, revê e ajusta cuidados»; «Gestão de Informação»; «Gestão de Sentimentos»; «Confiança» e a «Aliança terapêutica». A relação consolida-se gradualmente e vai adquirindo um carácter de ajuda profissional; a intencionalidade está sempre presente; o variável potencial terapêutico depende do respeito pelo outro, da confiança mútua e da aliança terapêutica, é um trabalho a longo prazo e construído, paulatinamente; o tempo funciona como uma variável importante, e particularmente o desenvolvimento pessoal e profissional do enfermeiro, da sua maturidade e interioridade, do modo como gere as dificuldades pessoais, relacionadas com o doente/ família e o contexto. O confronto entre o seu nível de competência e os valores associados ao Cuidar, com as teorias de Peplau, Mayerof, Watson, Orlando, Benner, Chalifour e Phaneuf, permitiu ancorar nos conceitos identificados todos os ingredientes major do Cuidar e de uma Relação de ajuda profissional, a um nível de perito, contribuindo para um percurso de aceitação progressiva da morte, com o mínimo de sofrimento físico e existencial e preservando a dignidade do doente. The methodology adopted was the Grounded Theory (GT). The data collection was performed in two departments of internal medicine of inpatient hospitals of acute illnesses, the subjects examined are the nurses and patients in end of life, who agreed to participate in the study; I have adopted multi techniques (participating observation and interviews), I attended 42 shifts (morning and afternoon) for a total of 175h of observation and I have made 9 narrative interviews. The comparative analysis of the data occurred simultaneously with the collection in the open and axial coding I used the software tool NVivo 8 ®. From the data analysis of the care process and the process of nurse-patient interaction it was possible to identify their structural axes, the concepts and main categories and their properties, from where I highlight the "Rate, review and adjust care”, ”Management Information”, “Management of Feelings”, “Trust” and “Therapeutic Alliance”. The relationship gradually consolidates and starts to acquire the character of professional help, the intent is always present, the variable therapeutic potential depends on the respect for others, mutual trust and therapeutic alliance; it is a long-term work built gradually; time serves as an important variable, and certainly the personal and professional development of nurses, their interiority and maturity, the way he/she manages the personal difficulties related to the patient / family and the context. The confrontation between the level of competence and the values associated with Care, with the theories of Peplau, Mayerof, Watson, Orlando, Benner, Chalifour and Phaneuf, allowed to anchor in the concepts identified all the major ingredients of Care and a relation of professional Care, at an expert level, contributing to a path of gradual acceptance of death, with the minimum of physical and existential suffering and preserving the dignity of the patient.
  • Silences in palliative care: the primacy of human presence
    Publication . Sapeta, Paula; Simões, Ângela
    Our world is very noisy. It’s the shrill sound of deafening music, the unbearable screams of hysterical people, is the constant aggression to our ears coming from mobile commercial advertising, and finally, there is a foreign conspiracy, under various forms of protest, against the need for peace and stillness . The world must think. We need, everyone, to hear more. Life calls for silence and reflection. Respect the patient’s silence implicit a deep respect for his personality, a sublime professional act that demonstrate the ethic of the health professional. It is, probably, in the moment of serene acceptance of death, that haunt the quiet periods of silence. The patient no longer wants explanations, is mind grasps the great truth. At such moments the health professionals should not abandon the patient. They must maintain this silence, a understanding glance, the gentle touch of hands. They must establish a better dialogue, never a empty set of words. Caring is also carefully listening, being present, sharing the silence, complicity; be challenged by the lack of words. It’s welcoming. This article is based on a narrative review of the literature related with the therapeutic use of silence in end-of-life care.
  • O processo de Bolonha no IPCB : dos princípios à sua aplicação
    Publication . Ferreira, Ana Vaz; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Afonso, Paulo
    O período que vivem atualmente as Instituições de Ensino Superior (IES) é considerado por todos os agentes envolvidos como um período de mudança, uma vez que se assiste a grandes alterações, quer na cultura de ensino, quer na cultura de aprendizagem. Neste sentido, não é possível deixar de refletir sobre estas transformações, tendo como pano de fundo a promoção de um nível adequado de exigência académica que deve ser uma característica das IES. A elaboração e divulgação de um relatório anual de concretização do Processo de Bolonha que, para além da exigência legal, e face às transformações verificadas no ensino superior resultantes do Processo de Bolonha, pretende mostrar o que tem sido desenvolvido pelas IES e especificamente pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) para garantir uma formação orientada para o desenvolvimento das competências específicas e transversais, para as medidas de apoio à promoção do sucesso escolar e para as medidas de estímulo à inserção na vida ativa dos estudantes e podem ser consultados em www.bolonha.ipcb.pt
  • Construção social do envelhecimento individual
    Publication . Simões, Ângela; Sapeta, Paula
    Segundo a WHO (2002), as sociedades estão a envelhecer, sendo possível observar uma transformação demográfica sem precedentes na história da humanidade. O sucesso das transformações sociais, ao acolherem o envelhecimento saudável, é proporcional à precariedade dos mecanismos que dispomos para lidar com a velhice frágil e dependente. É um facto que se acrescentou mais anos de vida à população em geral; contudo, a inexorabilidade da velhice só poderá ser evitada se houver uma morte prematura. Para muitos idosos, os últimos anos de vida são devastados pela doença crónica, deficiência ou demência, e dependência maior. Do ponto de vista histórico da humanidade, somos uma sucessão de gerações, cada vez mais velhas, amparadas pela ilusão da renovação. O passado foi mais jovem que o presente, e o futuro terá ainda mais idade. Este artigo pretende apresentar a reflexão acerca do envelhecimento individual, realizada durante a investigação acerca da Promoção e Preservação da Dignidade no contexto de cuidados em lares de idosos, realizada no contexto do Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa, Portugal.
  • Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
    Publication . Ferreira, Ana Vaz; Delgado, F.M.G.; Afonso, Paulo; Cruchinho, Alexandra; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Ramos, George
    A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.
  • Equipa de emergência médica intra-hospitalar: processo de decisão de não reanimar
    Publication . Ramos, Vânia Alexandra Rodrigues; Sapeta, Paula
    O presente artigo tem como objetivo caracterizar o processo de tomada de decisão de não reanimar nas Equipas de Emergência Médica Intrahospitalares, elegendo como ponto nuclear de pesquisa o papel do enfermeiro, do doente e/ou família neste processo, bem como as diretivas antecipadas de vontade, que benefícios/ implicações na tomada de decisão. Para a realização deste estudo de investigação recorreu-se à revisão sistemática da literatura, com o horizonte temporal de janeiro de 2005 a novembro de 2015. Para a seleção dos artigos foram definidos critérios de inclusão e exclusão bem como, descritores de pesquisa, utilizando o método PICOD. Pesquisando a partir de bases de dados de texto integral e de referência, foram incluídos 9 artigos dos quais 2 de natureza qualitativa e 7 de natureza quantitativa. Com este trabalho ficou explicita a necessidade de definir normas de orientação, para que os profissionais de saúde tenham clara noção do referencial de atuação ética e legal em doentes terminais, implementando boas práticas no que se refere à suspensão ou abstenção de tratamentos desproporcionados. As decisões antecipadas de vontade (a seu comunicação deve ser semelhante ao consentimento informado) e o envolvimento dos enfermeiros nessas decisões devem ser incluídos. Só desta forma a Decisão de Não Reanimar (DNR) é considerada uma prática digna, enquadrada na visão da ortotanásia.
  • Entrevista e Observação: instrumentos científicos em investigação qualitativa
    Publication . Simões, Ângela; Sapeta, Paula
    O Ser Humano conhece e compreende através da observação e quando da observação resultam dúvidas, o Ser Humano questiona. A observação e a entrevista, como ato intelectual de questionar o fenómeno estudado, tornam-se uma técnica científica a partir do momento em que passam pela sistematização, planeamento e controlo da subjetividade. Não se trata apenas de ver, de questionar, mas de examinar. Não se trata somente de auscultar, mas de entender. Este artigo pretende apresentar uma revisão metodológica acerca da utilização da entrevista e observação como instrumentos de recolha de dados, elaborada durante a investigação apoiada na Grounded Theory, realizada no contexto do Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa. A partir da exploração teórica e da vivência pessoal da utilização dos instrumentos apresenta-se as contribuições e riscos da aplicabilidade dos mesmos. Conclui-se que a entrevista e a observação constituem elemento fundamental na investigação qualitativa.
  • Alimentação entérica na pessoa com demência: efeitos, indicações e benefícios
    Publication . Alves, Daniela; Sapeta, Paula
    Objetivo: Esta revisão sistemática da literatura pretende esclarecer as indicações do uso da alimentação entérica na pessoa com demência. As dificuldades na alimentação da pessoa com demência podem surgir em qualquer fase da doença, manifestando-se por desnutri- ção, perda de peso, decréscimo da qualidade de vida, entre outras. A alimentação entérica por sonda pode ser uma das opções para minorar o seu efeito, onde ainda se discute os seus benefícios. Métodos: Foram incluídos 8 estudos de natureza qualitativa: 5 artigos de fonte primária, 3 artigos de revisão sistemática da literatura, publicados no horizonte temporal de 2008 a 2013. Resultados: A alimentação entérica por sonda na pessoa com demência pode ter efeitos na sobrevivência/taxa de mortalidade (sem evidência de benefício), estado nutricional (sem melhorias), estado funcional e cognitivo (sem melhorias), aspiração (não reduz o risco de aspiração), úlceras de pressão (sem evidência de benefício na incidência e na evolução das úlceras), qualidade de vida (sem dados concretos na maioria dos estudos). Conclusões: A evidência que a alimentação por sonda nas pessoas com demência proporciona benefícios não foi conclusivo, podendo até ter o efeito oposto. Faltam ainda dados sobre os efeitos adversos destas intervenções.
  • Pedagogical changes towards the implementation of the Bologna Process: indicators’ structure of measurement
    Publication . Ferreira, Ana Vaz; Afonso, Paulo; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Sapeta, Paula
    The transition into the twenty-first century brought about important changes in society, including the areas of education and teaching. The establishment of the European Higher Education Area represents an effort to face these changes together in Europe. The changes in the teaching and learning models in higher education led to the institutional promotion of extensive interventions in order to alter the status quo that has prevailed for decades. The need for a cultural renewal of the teaching staff involved in higher education, attending to the centrality of student’s learning rather than knowledge per se, is also a challenge to be overcome. This study intends to highlight the central elements concerning the Bologna Process and the topics connecting the objec- tives and their intrinsic principles. This initial approach is the basis for the design of a proposal for monitoring the implementation of the Bologna Process in an institution of higher education in Portugal. The results suggest a proposal consistent with the needs in terms of monitoring the implementation of the Bologna Process. This proposal allows, in addition to static analysis relative to a specific academic year, dynamic analysis between academic years, uncovering best practices and areas for improvement.