ESACB - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESACB - Dissertações de Mestrado by advisor "Almeida, Celestino António Morais de"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Análise comparativa dos custos associados a incêndios florestais em três cenários distintosPublication . Pocinho, Tiago António Duro; Almeida, Celestino António Morais de; Pereira, Fernando Manuel LeiteTodos os anos o país se vê confrontado com a ocorrência de um elevado número de incêndios florestais. Apesar dos esforços que têm sido feitos no Distrito de Coimbra, verifica-se que o comportamento dos incêndios florestais não se tem alterado significativamente, uma vez que o número de ignições no Distrito de Coimbra se tem mantido na ordem dos 20% relativamente ao total nacional. Os incêndios florestais são de facto destruidores da floresta, de recursos da natureza, da qualidade do ar, de património, de equipamentos e por vezes até de vidas humanas. Quando isto acontece, o custo desse incêndio passa a apresentar um valor incalculável. Por isso são poucos, todos os esforços que induzem a redução dos incêndios florestais. No intuito de objetivar, quantificam-se neste trabalho os custos diretos dos incêndios florestais, demonstrando as elevadíssimas despesas que lhes estão associados. Desta forma contribui-se para que todos estejam, ainda mais alerta para esta problemática e que se redobrem esforços em todas as vertentes, com o objetivo de minimizar este problema. Nesta análise foram quantificados os custos diretos de três incêndios no Concelho de Coimbra, nomeadamente os custos com meios humanos, meios aéreos, combustível, material danificado e a logística inerente a este tipo de operações. Depois de efetuada a análise, foi possível verificar que os custos variam consoante a silvicultura aplicada no terreno em cada um dos teatros de operação. Num dos incêndios e devido às lacunas ao nível de medidas preventivas (silvicultura), os custos foram bastante elevados. Por sua vez, num outro incêndio e devido à existência de medidas preventivas, os custos associados à supressão foram reduzidos quando comparados com o exemplo anterior. Assim podemos afirmar que os custos com os incêndios florestais estão relacionados com a severidade do fogo, fator que por sua vez está diretamente relacionado com a existência (ou não) de medidas preventivas.
- Análise da aplicação da legislação florestal na área do Pinhal e Beira Interior Sul, entre 2005-2009Publication . Silveira, Maria Margarida Torres Campos da; Almeida, Celestino António Morais deA necessidade da defesa e valorização da Floresta Portuguesa, tendo em atenção o seu potencial para o desenvolvimento sustentável do nosso país, em todas as suas dimensões económico, ambiental e social, tem merecido a atenção das instituições responsáveis, originando a produção de diversa legislação. O nível de cumprimento da legislação deve ser acompanhado e objecto de estudo no sentido de contribuir para o desenvolvimento da floresta sustentável. Face ao número de processos de contra-ordenação, que tem vindo a ser objecto de instrução nestes últimos anos, o presente trabalho tem como objectivo perceber as causas do aparecimento das contra-ordenações, assim como tentar encontrar formas de reduzir o seu número. Procedeu-se à análise de 366 processos de contra-ordenação resultantes de infracções à legislação florestal (D.L. 169/2001; D.L. 175/88; D.L. 139/88; D.L. 124/2006) na área do PBIS entre 2005 e 2009. Apuramos que os infractores são os legítimos detentores dos terrenos, sendo 78% do sexo masculino, residentes no local e maioritariamente com uma idade avançada. Os anos em que se verificaram mais infracções foram em 2006 e 2007. A infracção mais frequente foi a de não inscrição do ano de descortiçamento nos sobreiros, sendo Castelo Branco o concelho mais representativo. Da análise dos depoimentos fomos levados a concluir que os proprietários utilizam formas expeditas de rentabilizar os terrenos, não cumprindo a legislação em vigor, alegando como principal causa o desconhecimento da mesma.
- Estudo da implementação das Denominações de Origem Protegidas e Indicação Geográfica Protegida nos queijos tradicionais portuguesesPublication . Barros, Luísa Maria Garcia; Almeida, Celestino António Morais de; Mantas, António Martins de QuintanilhaA valorização de produtos tradicionais vinculados às regiões de origem, têm desafiado a indústria alimentar, que ao padronizar a sua produção, perde o vínculo dos alimentos com os locais de origem, sobrepondo-se às práticas de consumo locais e diferenciadas. A produção artesanal, associada à certificação de produtos tradicionais (como processo voluntário) é uma alternativa para identificar produtos, fortalecer a agricultura familiar e fixar a população a determinadas regiões. Com a implementação das Denominações de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP) na década de 90 foram criadas expetativas aos operadores e passado esse tempo, consideramos importante conduzir um estudo que retrate os principais aspetos deste processo. Neste sentido procedeuse à análise das alterações ocorridas no processo de implementação das DOP/IGP, bem como na sua manutenção e evolução até ao momento atual, no intuito de compreender quais os impactes e expetativas geradas. O estudo foi elaborado com base na realização de inquéritos a unidades de transformação, na recolha de informação junto do Instituto Nacional de Estatística, Ministério da Agricultura e outros estudos entretanto realizados no domínio da certificação de produtos. De forma geral, constatámos que desde a implementação das DOP/IGP até ao momento atual, salvo algumas exceções, o número de queijarias envolvidas em processos de certificação tem vindo a diminuir, tal como o número de explorações fornecedoras de leite. Relativamente à produção de queijo, houve um crescimento até à época de 2006/08, tendo vindo a diminuir desde então. Relativamente às alterações entretanto ocorridas, foram essencialmente no âmbito da apresentação comercial do produto.
- Implementação da Norma ISO 22000:2005 numa panificadoraPublication . Fernandes, Lúcia Ludovina Bernardo Tavares; Almeida, Celestino António Morais deO presente relatório de estágio enquadra-se no método de avaliação final do Mestrado em Inovação e Produção na Qualidade Alimentar na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Banco. O estágio decorreu numa Panificadora e teve a duração de três meses. A realização deste trabalho teve como objetivo principal, o estudo do sistema de segurança alimentar existente numa Panificadora, dedicada à produção e embalamento de pão e bolos secos, com o pressuposto de verificar a sua aptidão para a satisfação dos vários requisitos, estipulados segundo a NP EN ISO 22000:2005, atendendo ao interesse futuro da empresa em submeter o mesmo a uma auditoria de certificação. A implementação desta norma permite à empresa demonstrar de uma forma credível a qualidade e a segurança dos seus produtos, reforçar a confiança dos clientes, aumentar a competitividade e evidenciar o cumprimento de regulamentações técnicas. O efeito conjugado das imposições da grande distribuição e dos consumidores cada vez mais exigentes levou aos intervenientes do sector alimentar considerarem a certificação dos seus produtos e/ou sistemas de produção por referenciais específicos. Todas as organizações que intervêm na cadeia alimentar têm a responsabilidade e a obrigatoriedade de colocar no mercado produtos alimentares, cujas condições de higiene e segurança estejam devidamente garantidas. Com a elaboração do relatório de estágio, foi verificado, que a empresa tem implementado o sistema de gestão de segurança alimentar (HACCP) e que terá que realizar mudanças significativas ao nível dos seus processos internos de controlo e gestão, ao nível da documentação afeta, e na revisão do sistema alimentar atualmente em vigor.
- Projeto de investimento de uma queijaria tradicionalPublication . Melo, Maria João Fernandes; Almeida, Celestino António Morais de; Gomes, Paulo Fernando dos Santos CaldinhoNo âmbito da disciplina de Seminário do Mestrado de Inovação e Qualidade na Produção Alimentar, da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, apresenta-se um extrato do trabalho realizado com vista ao projeto de investimento para a implementação de uma Queijaria Tradicional. O estudo envolveu, entre outros, o estudo do processamento, o projeto de equipamento, a definição do layout fabril, o cálculo do investimento inicial e uma avaliação económica da viabilidade do projeto. A queijaria tradicional a implementar pretende produzir queijo de ovelha e queijo de Cabra em unidades de 1000g, e ainda Requeijão em unidades de 250g. Os objetivos de produção diária são de 35kg de queijo e 10kg de requeijão, para um consumo de matéria-prima aproximadamente de 200 litros de leite por dia. Procurando, de forma determinada, gerar produtos de qualidade, com tradição, e também inovadores, que satisfaçam integralmente os requisitos dos potenciais clientes, assim como prestar um serviço de qualidade. A localização da queijaria encontra-se estrategicamente próxima da área produtora, de forma a absorver a produção de vários produtores. A vitalidade e longevidade da atividade agroindustrial depende fundamentalmente do fornecimento garantido de matéria-prima. A implementação deste projeto visa explorar o potencial da região, os recursos disponíveis, assim como o facto de na região ser a única queijaria com condições para produzir queijo Serra da Estrela, e poder certifica-lo como Produto de Denominação Protegida. Os estudos realizados permitem concluir que a implementação da indústria em causa teria condições de sucesso, mediante os resultados obtidos prevê-se que o investimento seja recuperado decorridos 4 anos.
- Sistemas de acreditação e certificação hospitalar em Portugal ContinentalPublication . Bispo, Lúcia Marisa Neves de Jesus; Almeida, Celestino António Morais deA qualidade alimentar é um problema identificado, mas todo o interesse que se desenvolve, prende-se essencialmente com o consumidor. Este é cada vez mais exigente e conhecedor dos seus direitos. Os problemas associados à qualidade, não se limitam apenas aos restaurantes. Também num estabelecimento hospitalar, a segurança alimentar atinge contornos especiais, pois estamos perante uma população vulnerável. A salvaguarda do direito à proteção do consumidor hospitalar está expresso na Resolução ResAP (2003)3. A existência de um sistema de qualidade é importante para a sobrevivência e, continuidade de uma empresa. Com este trabalho pretende-se conhecer o panorama nacional quanto à certificação e acreditação das unidade de preparação de refeições hospitalares, conhecer as melhorias e constrangimentos associados à implementação de sistema de gestão da qualidade. Face ao conhecimento tido com a investigação levada a cabo, pretende-se apresentar uma proposta ao Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, para implementação da ISO 22000:2005, na cozinha do hospital de Castelo Branco. Para a concretização do estudo, procedeu-se a uma análise da bibliografia associada à temática e, aplicou-se um inquérito elaborado para o efeito, a 60 hospitais nacionais identificados como entidade pública empresarial agregados em 28 centros hospitalares ou unidades locais de saúde. Os resultados obtidos indicam a existência de hospitais acreditados e certificados, em que a maior parte não obteve apoio externo para a implementação dos sistemas de gestão da qualidade. Não foram identificadas dificuldades de relevo na implementação dos sistemas. As melhorias identificadas no estudo são consentâneas com a revisão bibliográfica realizada, sendo a carga documental, o constrangimento identificado em grande parte das respostas. As respostas obtidas apontam os gastos com o pessoal técnico, com a implementação e manutenção do sistema, como um constrangimento para a não implementação de um sistema de gestão da qualidade.