ESGIN - Provas Públicas
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- Factores determinantes da intenção empreendedoraPublication . Carvalho, PedroO objectivo geral deste trabalho de investigação empírica, é produzir um conjunto de informações-base, com a finalidade de determinar quais são os principais factores que podem ter influência na intenção empreendedora. Deste modo, dentro deste objectivo geral, cinco objectivos específicos podem ainda ser estabelecidos, isto é, este estudo pretende essencialmente o seguinte: i) Possibilitar um melhor conhecimento de quais são os antecedentes pessoais que podem vir a ter influência na criação de empresas. ii) Identificar um instrumento para avaliar os conhecimentos necessários para o desempenho da. iii) Identificar um instrumento para avaliar as motivações empreendedoras. iv) Identificar um instrumento para avaliar a percepção individual acerca do nível de auto-eficácia empreendedora. v) Identificar um instrumento para avaliar a percepção individual acerca da influência da envolvente institucional.
- Destituição “ad nutum” : a indemnização devida ao gerente de sociedades por quotas por destituição sem justa causaPublication . Sousa, José Pedro Rebola Ferreira deEm todas as sociedades, comerciais ou civis, existe um órgão de administração diferenciado, mais ou menos intensamente, da coletividade dos sócios. O exercício de funções de administração está sujeito a permanente escrutínio dos sócios, sendo os administradores por via de regra escolhidos por aqueles. Com a designação e aceitação (expressa ou tácita) por parte do administrador estabelece-se uma relação entre a sociedade e os administradores que usualmente se designa por relação de administração. A relação de administração pode extinguir-se por diversas formas, constituindo a destituição de administradores a causa de extinção que tem levantado maiores interrogações e divergências na doutrina e jurisprudência. O direito português estabelece o princípio da livre destituição dos administradores das sociedades comerciais pelos sócios, independentemente da existência de justa causa para o efeito. Isto é, o administrador pode ser destituído, a qualquer momento, antes do tempo por que foi designado, por deliberação dos sócios, sem que estes tenham de invocar para o efeito qualquer motivo justificativo. Ao contrário do que sucede caso exista justa causa, a destituição sem justa causa constitui a sociedade na obrigação de indemnizar o administrador pelos prejuízos sofridos. Coloca-se, então, a questão de determinar quais os prejuízos causados pela destituição sem justa causa que são indemnizáveis ou compensáveis. É, pois, este o tema objeto da presente obra.
- Marketing na restauração : estudo de caso “Helana – Restaurante”Publication . Ramos, Mário Rui dos SantosO presente trabalho visa a obtenção do Título em Especialista em Hotelaria e Restauração ao abrigo da Portaria n.º 256/2005 e do Decreto-lei n.º 206/2009, pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O objetivo é apresentar através da minha experiência e conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso profissional na área da Hotelaria e Restauração, um trabalho desenvolvido na minha área, intitulado “Marketing na Restauração – Estudo de Caso “Helana – Restaurante”. Na atualidade, para fazer face às exigências, necessidades e expetativas dos clientes, muitas empresas recorrem à utilização de ferramentas, que possam situar a sua posição no mercado, no sentido de manter os atuais e conquistar novos clientes. A Vila Idanha-a-Nova tem apostado no desenvolvimento do turismo da região, sendo fundamental a prestação de serviços de restauração com qualidade, uma condição fulcral para atingir essa meta. Este trabalho irá demonstrar as políticas de marketing da restauração adotadas, através da caracterização interna e externa do “Helana – Restaurante”, tendo em conta os fatores políticos, económicos, socioculturais e tecnológicos da região, bem como dos seus clientes-alvo, o posicionamento da marca, as fontes de mercado, o marketingmix, etc. Está em curso a aplicação de um inquérito de qualidade aos clientes do restaurante (baseado no modelo de SERVQUAL), de forma a aferir os níveis de satisfação e se confirmam que as características sui generis, fruto de um rumo traçado, alicerçado num código genético próprio e apto a produzir vantagens competitivas inimitáveis, são de facto uma boa aposta da gerência, logo este trabalho pode ser considerado como um início e não um fim. Assim, este trabalho permitiu concluir que o IVA é um dos fatores mais prejudiciais do restaurante em termos financeiros e que o planeamento de marketing confirma o potencial do setor de restauração, onde as atividades de marketing e comunicação muitas vezes se encontram ausentes, e que são cada vez mais imprescindíveis.
- Processo de internacionalização da empresa Aromas do Valado, unipessoal Lda.Publication . Vinagre, Maria Helena Nogueira LucasEste trabalho de caráter profissional, com o título Processo de Internacionalização da Empresa Aromas do Valado, Unipessoal Lda., tem como objetivo apresentar o processo de internacionalização desta microempresa, situada no interior do país. O mesmo foi elaborado pela cofundadora da empresa, autora deste trabalho, onde se descreve, pormenorizadamente, todo o processo da internacionalização. Esta descrição engloba as motivações, a adaptação do produto aos mercados alvo internacionais, o modo de entrada nos diferentes mercados, as dificuldades sentidas inerentes a este processo e as soluções encontradas para o sucesso. O seu trajeto de internacionalização foi delineado em simultâneo com o plano de negócios e este percurso teve início no ano de 2014. A distribuição dos seus produtos é feita a nível nacional e internacional. A empresa exporta, atualmente, para a Áustria, Bulgária, Dinamarca, França, Japão e República Checa. O processo produtivo da Aromas do Valado assenta em princípios de sustentabilidade, recorrendo a saberes ancestrais que são cruzados com uma base científica. É considerada uma empresa com um conceito inovador que tira partido das plantas autóctones existentes na zona do Geopark Naturtejo transformando-as em óleos essenciais, que por sua vez se incorporam na cadeia de produção de uma gama de produtos de cosmética biológica e vegan. Por isso, foi-lhe atribuído, pela instituição deste Parque, o selo de “Geoempresa” e “Geoproduto”.