ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
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Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- A importância da música de conjunto para o desenvolvimento e motivação instrumentalPublication . Pinheiro, Manuel Luís Pinto Moreira; Ladeira, Pedro Miguel ReixaO Relatório apresentado advém da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Música, opção Instrumento - Clarinete e Música de Conjunto. Ele relata a prática pedagógica de um aluno de Clarinete e do Ensemble de Clarinetes na Academia de Música de Castelo de Paiva, durante o ano letivo de 2022/2023. O seu propósito é documentar a prática de ensino de música, focando tanto no ensino individual quanto a prática de música em conjunto. Na primeira parte do relatório, dão-se provas da prática pedagógica e apresentam se planificações e reflexões apropriadas para o documento elaborado. Na segunda parte, dada a constatação de que tocar em conjunto é um elemento fundamental para o desenvolvimento das capacidades musicais e pessoais dos alunos, esta investigação visa demonstrar como a prática da música de conjunto impacta a execução individual. O objetivo principal deste estudo foi compreender a importância da disciplina música de conjunto. Desta forma, a questão de partida que norteou a investigação foi a seguinte: “A disciplina de música de conjunto contribui para o desenvolvimento dos alunos a nı́vel pessoal, social, instrumental e artı́stico?”. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como revisões bibliográficas e um questionário direcionado a alunos, desde o básico até mestrado. Num contexto informal, foram também adquiridos conhecimentos através da experiência e exemplo do professor cooperante. Os resultados deste projeto de intervenção supervisionada correspondem às expectativas iniciais, destacando que a motivação é considerada, em grande parte, a chave para o sucesso no desenvolvimento musical dos alunos. Dessa forma, os alunos consideram relevante a prática em conjunto. Os resultados obtidos no inquérito indicam que a prática de música em conjunto pode ter um impacto significativo na motivação e desenvolvimento dos alunos, com repercussões claras no estudo do instrumento. Além disso, foi possı́vel concluir que a participação dos alunos em música de conjunto pode ser um fator determinante para aumentar a motivação dos alunos, melhorando a sua perspetiva em relação à aprendizagem musical. Este facto indica que a prática de música de conjunto deve ser vista como pilar essencial na dinâmica das escolas de ensino especializado em música e como uma disciplina essencial no currı́culo deste ensino.
- Motivação na aprendizagem do piano: Estudo com alunos entre os 13 e os 17 anosPublication . Barreto, Inês Vicente; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaO presente relatório de estágio está estruturado em duas partes. Na primeira parte é descrito o estágio de Prática de Ensino Supervisionada, realizado no ano letivo 2023/2024 na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional. Na segunda parte é apresentada uma investigação sobre a motivação na aprendizagem do piano. É um estudo de cariz descritivo e exploratório baseando-se numa técnica de recolha de dados observacional transversal. Pretende-se identificar fatores e circunstâncias associados à motivação/desmotivação na aprendizagem do piano. O problema ou questão de partida é a como aumentar a taxa de sucesso, e diminuir desistências, na área do ensino-aprendizagem do piano. A investigação teve os seguintes objetivos: (i) Perceber o grau de motivação de um grupo de alunos de piano; (ii) Averiguar a perspetiva do professor e do aluno sobre a motivação; (iii) Identificar características e circunstâncias comuns entre alunos que se afirmam motivados, e entre alunos que se afirmam desmotivados; (iv) Entender se o grau de motivação reportado pelo aluno se correlaciona com os resultados académicos por si obtidos. A revisão de literatura permitiu conhecer teorias e modelos que clarificam os fatores associados aos processos motivacionais, e compreender o papel dos professores, dos encarregados de educação e dos próprios estudantes uma vez que os mesmos, tal como afirma Bandura (1986), influenciam na mobilização da motivação intrínseca e/ou extrínseca. De acordo com essa base concetual, prosseguiu-se para a elaboração de dois questionários, um destinado aos estudantes de piano, e o outro direcionado aos respetivos professores. Os resultados obtidos sugerem que a motivação é um fator crucial na aprendizagem do piano, influenciando os resultados dos alunos. A relação positiva entre aluno e professor, a adaptação das aulas às necessidades individuais, e o suporte na superação de desafios técnicos e organizacionais, segundo Decy e Ryan (2009), são elementos essenciais para fomentar a motivação dos alunos. Além disso, a relação entre a motivação e o desempenho reforça a importância de um ambiente de aprendizagem personalizado, capaz de responder às necessidades dos estudantes.
- O pianista acompanhador na aula de Técnica de Dança Clássica de BalletPublication . Feist, Nuno Luís Paulino Gomes; Corrêa, Maria Luísa Vila-Cova Tender BarahonaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Artes Aplicadas, Instituto Politécnico de Castelo Branco. Estrutura-se em três partes. Na primeira parte, apresenta-se um enquadramento histórico do papel do pianista acompanhador na aula de Técnica de Dança Clássica de Ballet (TDC). Na segunda parte, apresenta-se uma investigação sobre que competências um pianista acompanhador 1 deve ter para poder acompanhar com sucesso uma aula de TDC. Nesta investigação, foram aplicados questionários a dois grupos de respondentes: bailarinos e professores de TDC (grupo 1), e pianistas profissionais reconhecidos (grupo 2). Os objetivos da investigação foram os seguintes: (i) listar as competências que bailarinos e professores de TDC consideram mais necessárias no pianista acompanhador; (ii) listar as competências que pianistas profissionais acompanhadores de ballet reconhecidos consideram mais necessárias no pianista acompanhador, e (iii) identificar competências comuns às duas listas de competências correspondentes aos objetivos anteriores. Verificou-se que as cinco competências que bailarinos e professores de TDC consideram mais necessárias no pianista acompanhador são: conhecimento de ballet e da aula TDC; capacidade de acompanhar as ideias do professor e bailarinos; capacidade de adaptação de tempo e música; repertório vasto e improviso. No que respeita aos pianistas profissionais reconhecidos, as cinco competências que consideram mais necessárias no pianista acompanhador são: improvisação; boa técnica; paciência/tolerância, mencionado o mesmo número de vezes que vasto repertório; adaptabilidade e conhecimento de ballet e da aula de TDC. As competências comuns às respostas dos dois grupos de respondentes são: conhecimento de ballet e da aula de TDC; improvisação; vasto repertório, e adaptabilidade. A investigação é complementada por duas entrevistas a figuras de renome do mundo da TDC. O conteúdo destas entrevistas é relacionado com os resultados dos questionários. Na terceira parte do relatório, descreve-se um estágio de Prática de Ensino Supervisionada, realizado no ano letivo 2023-2024 na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN).
- Research and teaching in design and musicPublication . ; Raposo, Daniel; Neves, João Vasco; Castilho, M.L.C.; Silva, Ricardo; Dias, RuiConvergences and divergences in the teaching and practice of design and music based on the 2030 Agenda and the New European Bauhaus axes. As in previous editions, this volume includes the short papers approved and presented at EIMAD'24 - 9th International Research Meeting in Music, Arts and Design, which took place on 27 and 28 June 2024. The School of Applied Arts of the Polytechnic Institute of Castelo Branco is organising another edition of EIMAD - International Research Meeting. The EIMAD'24 event is based on two fundamental pillars. The first pillar is the 2030 Agenda, established by the United Nations Organisation, which aims to promote sustainable, regenerative and inclusive development on a global scale by 2030. The second pillar is the New European Bauhaus, a creative and interdisciplinary initiative promoted by the European Commission. This initiative creates a collaborative space where designers, architects, artists, scientists, engineers, digital experts and students can come together to build bridges between science, technology, art and culture. In addition, New European Bauhaus emphasises sustainability, inclusion and aesthetics to bring the European Green Deal closer to the people. In the first section we find articles that cross the themes of the 2030 Agenda, such as the challenges for better, more inclusive and more accessible education.We also find themes such as culture, economy and creativity, as well as the NEB axes.From convergences between typography and printed newspapers, the contribution of illustration to book cover design, brand design and handicrafts, to aesthetics and virtual reality performance, systems thinking in design teaching and proposals for more participatory and playful methodologies in design teaching. Along the same lines, the second part unfolds in studies on the teaching and practice of music based on the regional context, the study of the repertoire used in official music schools of traditional instruments, images of music, up to fundamental art, proposals for more sustainable or exploratory approaches in artistic fields such as clay and jewellery.
- Understanding typical emotions in the design processPublication . Ho, Amic G.Designing for users with varying physical and physiological requirements might be difficult for junior design students from the new generation. Understanding users encompasses not just what is tangible but also the emotional components of users’ lived experiences They must be taught how emotion may influence judgment and even the results of a design. In the decision-making and cognitive thinking stages of the design process, certain typical emotions are engaged. Information processing and decision-making are the major variables affecting these typical emotions. Thus, It's crucial to concentrate on the normal emo-tions that design students experience and to get younger designers ready for their emotional shifts as the process of design develops. Hence, junior design students do not yet easily practise design and need assistance to navigate the design process. The identification of forty common emotions in the design procedure is based on a comprehensive review of existing literature and input obtained from focus group research. To enhance the design learning experience, a novel model is developed to visually represent these typical emotions. This study provides an understanding of how junior design students could manage their design process effectively