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- Abordagem teórica sobre a implementação de um modelo de jogo no futebolPublication . Serrano, João; Paulo, Rui; Honório, Samuel; Batista, Marco; Duarte-Mendes, Pedro; Rocha, João; Santos, Jorge; Ramalho, André; Trindade, Bruno; Silveira, Paulo; Petrica, João; Goulão, José Luís de CarvalhoO modelo de jogo (MJ) no futebol, reveste-se de grande complexidade e é constituído por grande quantidade de subvariáveis, que por sua vez se estruturam em diferentes dimensões, categorias e subcategorias. No presente artigo vamos fazer uma abordagem teórica sobre o modelo de jogo no futebol, apresentando as partes constituintes que o caracterizam, e também, chamar a atenção para a sua plasticidade e dinâmica, que permite que se vá ajustando e modificando durante os anos de formação de acordo com a idade dos atletas. A evolução do modelo de jogo permite aos jovens jogadores a modificação de comportamentos, para níveis de complexidade cada vez mais elevados respondendo de forma eficaz às necessidades do jogo e às suas próprias necessidades.
- Ação de Faria de Vasconcelos no âmbito da orientação profissional/escolar no IOPPublication . Martins, Ernesto CandeiasSão vários os contributos de Faria de Vasconcelos (1880-1939) à orientação escolar e profissional no contexto da pedotecnia da Escola Nova, dando uma atenção diferenciada aos alunos com problemas escolares. Impregnou-se da pedologia e psicotecnia da época para descobrir os interesses e motivações no desenvolvimento e na vida consciente da criança e da sua infância. No Instituto de Orientação Profissional empreende investigações para uma melhor inserção profissional dos trabalhadores, facilitando-lhes a sua atuação profissional na empresa, para além de acentuar a adesão às normas da sociedade industrial. O instituto, destinado a interferir na organização social, assenta as suas ações (exames/testes) em novas técnicas psicopedagógicas, empregando processos científicos analisando as influências de personalidades, criando bases e experiências em prol da psicologia vocacional na escolha do curso e/ou profissão. Vasconcelos realizou pesquisas de diagnóstico psicopedagógico aos menores normais e “anormais” no processo escolar. Todo o eixo da orientação norteia a nossa argumentação histórico-descritiva ressalvando o valor científico dado à orientação nos problemas escolares/educativos dos alunos, cuja solução a psicologia moderna investigava, privilegiando esse papel da orientação à especialização de técnicos e formação específica nos professores. Esta prática (psico) pedagógica preconizada por Faria de Vasconcelos abre novos horizontes na compreensão dos desafios (atuais) da educação, na época.
- Acerte o passo em Castelo BrancoPublication . Paulo, Rui; Serrano, João; Ramalho, JoãoO Projeto “Acerte o Passo em Castelo Branco” resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco e a Câmara Municipal de Castelo Branco. Este Programa insere-se no domínio do Desporto, Saúde e Bem-Estar e, de uma forma sucinta, consiste num programa de monitorização (avaliação e reavaliação), aconselhamento (prescrição e recomendações) e motivação para a prática da marcha e corrida, com 3 sessões semanais de marcha/corrida, devidamente estruturadas e monitorizadas. O programa teve início a 1 de setembro de 2014 e continua ainda em operacionalização, continuando a aumentar o número de participantes. O principal objetivo do programa consiste em, não apenas proporcionar aos sujeitos uma prática sistemática, orientada e com avaliação/monotorização, mas também procurar promover alterações comportamentais nos participantes, que levem a modificações nos seus estilos de vida, por norma sedentária. Os principais resultados assentam num aumento da frequência semanal por parte dos participantes; uma alteração favorável dos valores de composição corporal e de outros parâmetros avaliados; um aumento da capacidade cardiorrespiratória; bem como a participação em outras atividades “paralelas” e complementares, por parte dos participantes. Consideramos que este projeto é um exemplo de sucesso pelo facto de todos os objetivos terem sido concretizados. Prova disso é que o programa continua em execução e a superar todas as expetativas.
- Agregados geopoliméricos artificiais para utilização no tratamento de águas residuaisPublication . Silva, Isabel CastanheiraAgregados geopoliméricos artificias para utilização no tratamento de águas residuais.
- Agricultural land degradation in Portugal and GreecePublication . Ferreira, Carla; Duarte, A.C.; Boulet, Anne K.; Veiga, Adélcia; Maneas, Giorgos; Kalantari, ZahraAgricultural land degradation is a global problem affecting food production and other ecosystem services worldwide such as water regulation. It is driven by unsustainable land use and management practices (e.g. intensive tillage, overuse of agrochemicals) and can be aggravated by future climate change. Land degradation is particularly problematic in arid and semi-arid areas of southern Europe, and distinct soil degradation processes impair agricultural areas in Portugal and Greece. This chapter aims to improve understanding of various degradation processes affecting agricultural land, including soil erosion, compaction, contamination, and salinity and sodicity. It summarises the scientific literature on the current status of these degradation processes in agricultural areas of Portugal and Greece and their main causes and consequences. Moreover, it provides examples of best management practices implemented to mitigate agricultural land degradation. Some degradation processes are relatively well documented (e.g. erosion), while knowledge of the spatial extent of others such as soil compaction is still limited. A better understanding of soil degradation processes and of the counter-impacts of improved agricultural management practices is critical to support decision-making and ensure long-term fertility and productivity, thereby maintaining the sustainability of agriculture.
- Ampliação do âmbito territorial à região CentroPublication . Quinta-Nova, L.C.; Fernandez, Paulo; Cabaceira, Suzete; Roque, NatáliaCom a constituição da Euroregião EUROACE, houve a necessidade de ampliar o âmbito territorial do Observatório Territorial Alentejo-Extremadura (OTALEX), de forma a incluir a região Centro. Assim, surgiu o Observatório Territorial Alentejo-Extremadura-Centro (OTALEX C), possibilitando a integração da informação produzida pelas diversas instituições que desenvolvem as suas competências nestas três regiões. Neste sentido, a Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-OTALEX) passou a abranger todo o território da Euroregião EUROACE, com o IPCB a constituir-se como nó local, tendo como objetivo a monitorização e análise de alterações decorrentes de fenómenos naturais e da atividade humana sobre o território, bem como a disponibilização de dados e indicadores aos agentes que atuam neste território. O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) juntou-se, deste modo, ao grupo de trabalho consolidado em projetos anteriores (GEOALEX, OTALEX e OTALEX II), contribuindo com o conhecimento e os dados do seu território, necessários para esta ampliação de âmbito geográfico. A informação conjunta que integra o Sistema de Indicadores (SI-OTALEX) e que está disponível na IDE-OTALEX, obtida para as três regiões, passou ainda por processos de harmonização, tanto a nível gráfico como alfanumérico, de modo a permitir a criação de bases cartográficas contínuas para a totalidade da área.
- Análise de risco ambientais em bacias transfroteiriças : projecto-piloto no rio ÁguedaPublication . Antunes, I.M.H.R.; Albuquerque, M.T.D.; Oliveira, Sandrina FidalgoAnálise de riscos ambientais em bacias transfronteiriças : projecto-piloto no rio Águeda.
- Análise de tendências socioculturais & gestão visual de projetos: proposta de modelo conceitual para o Fashion Lab - Coletivo/Criativo BrasilPublication . Rech, Sandra Regina; Felippe, Alessandro MateusO objetivo deste texto é propor um modelo conceitual de análise de tendências socioculturais com base na gestão visual de projetos para o Fashion Lab — Coletivo Criativo, localizado em Blumenau, Brasil, confgurando-se como relatório fnal de pesquisa. Considerando o surgimento de espaços colaborativos no contexto pós Revolução Industrial, esses locais congregam elementos potenciais para a análise de tendências, uma vez que há o incremento da competitividade, da assertividade e da inovação na concepção de soluções para a área da moda. Em relação às teorias utilizadas, o texto vale-se do conceito e da descrição de métodos de análise de tendências, da compreensão de gestão visual de projetos e, por fm, da defnição de modelo conceitual. Quanto aos passos metodológicos, a pesquisa se classifca como de natureza aplicada, qualitativa e com objetivos descritivos. A investigação é fruto de Revisão Bibliográfca, da aplicação da Teoria Fundamentada nos Dados - Grounded Theory, com técnica de entrevista semiestruturada, e da redução, categorização e interpretação dos dados por meio da Análise Qualitativa de Dados. Como resultado alcançado, o modelo conceitual, fundamentado pela gestão visual de projetos para o Fashion Lab investigado, é proposto a partir dos requisitos pertinentes oriundos da pesquisa de campo e da materialização do relatório final de pesquisa.
- Análise do risco de incêndio edifício: remodelado em Castelo BrancoPublication . Santos, C. C.; Cardoso, Nelson GravelhoAs notícias dão-nos com frequência informação de incêndios urbanos, por vezes em prédios antigos, alguns devolutos e que se alastram aos prédios contíguos, levando a grandes prejuízos, quer materiais, quer em perdas de vidas humanas, ou mesmo danos em património cultural. É, por isso, essencial identificar os riscos de incêndio nos edifícios. Assim, existem metodologias próprias que nos permitem conhecer e controlar os problemas detetados, de modo a conseguir assegurar uma segurança contra incêndio em edifícios, o mais eficaz possível. Nesse sentido, o presente trabalho pretende avaliar a segurança de um edifício, segundo métodos de análise de risco como o método ARICA, o método de Gretener e o método de FRAME e também segundo o Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios.
- Análise exploratória de dados com recurso a tecnologias educativasPublication . Jorge, Fátima; Silveira, PauloAs atuais orientações curriculares para o ensino da estatística na educação básica preconizam estratégias de ensino e aprendizagem que promovam a análise exploratória de dados através de tarefas de índole investigativa, bem como do recurso a tecnologias digitais que apoiem o tratamento de informação estatística e a análise da situação em estudo. Destaca-se, em particular, o valor de uma abordagem que enfatize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade, nomeadamente através da escolha de temáticas centradas em questões sociais e científicas relevantes, relacionadas com a vida pessoal e escolar dos alunos, que apoiem abordagens interdisciplinares e, especialmente, uma aprendizagem matemática com significado. O workshop que aqui se apresenta tem como objetivos: desenvolver um ciclo de investigação estatística (tomando como ponto de partida a formulação de um problema a ser resolvido através de procedimentos estatísticos e com recurso a tecnologia); e refletir sobre o valor e limitações do uso de tecnologias. Pela importância da água para a vida humana e pelo caráter interdisciplinar do tema no Ensino Básico, a água é a temática da qual emergirá a questão a partir da qual a sessão se organiza. Em termos de tecnologias digitais, privilegia-se o uso de folha de cálculo e de Applets (App) de uso livre, disponíveis on-line.