Browsing by resource type "master thesis"
Now showing 1 - 10 of 1739
Results Per Page
Sort Options
- À descoberta da matemática no meio localPublication . Marques, Jessica das Neves; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEste Relatório de Estágio é o resultado de toda a ação educativa desenvolvida no decurso da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e na Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se organizado em três capítulos, sendo que estes se complementam e relacionam entre si. O primeiro e o segundo capítulo são referentes à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida, respetivamente, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada prática, apresentamos a caraterização das instituições em que desenvolvemos a prática, a caraterização do grupo de crianças /alunos com que trabalhámos e descrevemos as planificações realizadas e implementadas, bem como a reflexão sobre a prática desenvolvida. O terceiro capítulo reflete o desenvolvimento de uma investigação desenvolvida numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida na problemática da interação entre contextos formais e não formais e orientada pela seguinte questão-problema: “Em que medida a interação entre contextos formais (sala de aula) e não formais do meio próximo da Escola (Museu da Seda) favorece a abordagem da matemática a partir de situações problemáticas que deem sentido aos conteúdos matemáticos curriculares e promovam aprendizagens matemáticas significativas e, também, o interesse e curiosidade por esta área curricular?”. A investigação realizada inseriu-se num paradigma qualitativo e seguiu um desenho de investigação-ação. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: observação participante; entrevista semiestruturada; registos fotográficos; gravação áudio e registos produzidos pelos alunos. Quanto à análise de dados recorremos à análise de conteúdo tendo por base a definição de categorias e de dimensões de análise. A análise dos dados obtidos no estudo permitiram-nos concluir que as atividades desenvolvidas na interação entre sala de aula e Museu da Seda possibilitaram aos alunos adquirirem novos conhecimentos e favorecer aprendizagens de índole curricular. As tarefas implementadas e os recursos produzidos e utilizados para os três momentos da visita (pré-visita, visita e pós-visita) revelaram-se articulados e estimularam o gosto e o interesse pela realização de atividades matemáticas. Desta forma, a visita de estudo proporcionou uma aprendizagem significativa e ativa do conceito de área.
- À descoberta das ciências no Jardim do Paço : Interacções dos contextos formais e não formais para a aprendizagem das ciências no 1.º CEB : relatório de estágioPublication . Martins, Maria Helena dos SantosResulta, este Relatório de Estágio, da acção educativa desenvolvida com uma turma de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada. Na 1ª Parte, descrevem-se as diversas fases da Prática Pedagógica (observação, trabalho de grupo e trabalho individual) visando o conhecimento do contexto educativo bem como a planificação semanal de actividades educativas, tendo subjacente a reflexão sobre o trabalho desenvolvido. Integrado na Prática Pedagógica, desenvolveu-se um Projecto de Investigação que teve como objectivos construir e validar recursos didácticos para a aprendizagem não formal no Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco e reflectir sobre o contributo da interacção entre dois contextos, um não formal (Jardim do Paço) e outro formal (sala de aula) e que se apresenta na 2ª Parte deste Relatório de Estágio. Assumindo a importância que os espaços não formais desempenham na promoção de aprendizagens de âmbito curricular, construíram-se recursos didácticos para a exploração de conteúdos na área das Ciências da Natureza, proporcionando o contacto com o património histórico e cultural, de elevado valor estético, complementando o trabalho realizado na escola e contribuindo para uma interdisciplinaridade com outras áreas do saber. Salientam-se os aspectos decorrentes da realização de actividades em contexto não formal e a sua implicação para o desenvolvimento curricular e a aprendizagem dos alunos. O estudo, de natureza qualitativa, assumiu uma metodologia de Investigação-Acção em contexto educacional e assentou no pressuposto do professor como investigador da sua prática, numa atitude de reflexão constante, tendo em vista a melhoria da acção educativa e o seu desenvolvimento profissional. A concretização da Investigação permitiu concluir do inequívoco contributo das actividades práticas/experimentais realizadas no Jardim do Paço para a promoção de aprendizagens de Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico, relevando a pertinência da utilização dos espaços não formais para proporcionar aos alunos experiências educativas activas e integradoras das várias áreas do currículo do 1º Ciclo do Ensino Básico.
- Abandono escolar : Políticas e Práticas na Guiné-BissauPublication . Cunha , João Domingos da; Lemos, Válter VictorinoEsta dissertação discute o tema de abandono escolar na Guine -Bissau, com destaque para a compreensão do processo histo rico da educação dividido em três fases: pré-colonial, colonial e pós-colonial. Concomitantemente, refletir sobre políticas educativas que esta o em vigor e a forma como as mesmas são articuladas para proporcionar melhorias dentro sistema educativo guineense. As taxas de abandono escolar que ainda se encontram sem respostas adequadas impelem as investigações que possam somar aos esforços atuais para a minimização do fenómeno que afeta negativamente o progresso social, político e económico da Guine -Bissau. Diante disso, a investigação vai procurar encontrar explicações sobre as causas do abandono escolar, a forma como as políticas educativas te m sido executadas olhando, por conseguinte, aos progressos e retrocessos verificados ao longo dos anos. Procurar-se-á, naturalmente, analisar o reflexo da conjuntura social, ou seja, de que forma e que os conflitos sistema ticos contribuem na obstrução dos resultados positivos dentro do sistema. E, a partir dessa realidade, convocar a contribuição de diferentes agentes educativos sobre as suas vivências, conhecimentos e ideias relativamente as políticas que devem ser implementadas para que o fenómeno de abandono escolar possa ser reduzido. A metodologia elegida para esta investigação e o estudo de caso, uma perspetiva metodológica que se considerou aplicável a este trabalho. E uma investigação qualitativa e, a obtenção de dados vai ser através das entrevistas com diversos agentes educativos, desde professores, alunos, pais e técnicos da educação.
- Abertura do curso básico de cravo no Conservatório Regional de Música de Vila Real : experiência pedagógicaPublication . Filipe, Tadeu Anselmo Lopes; Santos, João Paulo Janeiro dosO presente trabalho integra-se no Mestrado em Ensino de Música tendo o enfoque na prática de ensino supervisionada realizada no ano letivo de 2018/2019, sendo suportada no trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada em dois estabelecimentos distintos: a Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo – Linda-a-Velha e Conservatório Regional de Música de Vila Real. A primeira e segunda partes contemplam o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, desde a contextualização dos estabelecimentos de ensino, do meio envolvente, a caraterização dos alunos de instrumento e da classe de conjunto, o relatório das atividades pedagógicas e, por fim, uma reflexão crítica à minha prática pedagógica na lecionação de Cravo. Na terceira parte é exposto o Projeto de Investigação denominado: Abertura do Curso Básico de Cravo no Conservatório Regional de Música de Vila Real: Experiência Pedagógica, onde se retratam os principais acontecimentos inerentes a este projeto, desde a aquisição de um cravo, a criação do Ensemble de Música Antiga e a elaboração do Programa comum de Cravo e Órgão a ser implementado no ano letivo 2020/2021
- Abordagem ao estudo do 1.º andamento do concerto para violino e orquestra op. 61 de L. v. BeethovenPublication . Batista, Maria João Salgado da Silva; Trindade, Augusto DanielUm dos elementos fundamentais para o sucesso de qualquer instrumentista é saber estudar. Sendo isto uma premissa de qualquer músico, o presente trabalho tem como objetivo principal a necessidade de se realizar um estudo organizado para os violinistas em determinada obra. Ao longo do trabalho, serão apresentados exercícios específicos para as várias secções do 1º andamento do Concerto para violino e orquestra em ré maior, op. 61, de Ludwig van Beethoven, segundo propostas de diversos autores como R. Gerle, H. Jorgensen, I. Galamian, S. Hallam, O. Ševčík, S. Fischer e E. Romanov. As recomendações dos diversos autores foram utilizadas na elaboração de um modelo de estudo e criação de exercícios que serviram como base na preparação de uma apresentação pública. Em suma, o objetivo principal deste trabalho é fazer uma abordagem aos vários mecanismos de estudo da obra contribuindo assim para uma performance de sucesso.
- Uma abordagem aos problemas de postura no violino e na viola de arco baseada no Método RollandPublication . Gama, Treneddy Aynaht Maggiorani Mollegas da; Pinho, José Francisco Bastos Dias deO presente trabalho é composto por duas partes: a primeira centra-se na descrição da Prática de Ensino Supervisionada de aulas individuais e de aulas de música de conjunto, realizadas no Conservatório - Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode. A segunda parte consiste no Projeto de Investigação, cujo foco incide na reeducação dos movimentos incorretos e correção dos problemas de posturas já interiorizados em alunos de violino numa fase inicial da aprendizagem. Pretende-se construir um plano de correção com exercícios da metodologia de Paul Rolland para a aquisição de hábitos corretos de postura e manipulação do instrumento para uma boa execução. Com este trabalho, pretende-se também verificar as vantagens do envolvimento dos pais no processo de aprendizagem dos filhos.
- Abordagem escolar sobre os consumos de substâncias psicoativas no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano de Castelo Branco: estudo de casoPublication . Morgado, Joana Isabel Diogo; Santos, Domingos Fernando da CunhaEste trabalho de projeto enquadra-se no âmbito do Mestrado de Intervenção Social Escolar. O objetivo fundamental decorre da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o modo como a questão do consumo de substâncias psicoativas é abordado em contexto escolar. O trabalho foi centrado no estudo de caso do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, focando duas turmas do ensino secundário dos cursos profissionais, um total de vinte e oito alunos. Metodologicamente, recorreu a análise documental, à aplicação de instrumentos de inquirição (inquérito por questionário aos alunos e as respetivas diretoras de turma e entrevistas semiestruturadas aplicadas à Assistente Social do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e à Assistente Social do Centro de Respostas Integradas). Os resultados deixou perceber que esta questão do consumo de substâncias psicoativas é, ainda, um assunto menor nas estratégias escolares, o que não poderá deixar de ser alvo de preocupação de decisões de políticas educativas. O projeto apresentado visou colmatar essas lacunas, definindo um conflito diverso de atividades , que pretendiam suscitar a participação ativa dos alunos e a discussão desta problemática em contexto escolar.
- Abordagem musical ao desenvolvimento cognitivo e social de crianças com PEAPublication . Domingues, Daniel Filipe da Costa; Raimundo, José Filomeno Martins; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daO presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório Regional de Castelo Branco, e sobre a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. Em relação à primeira é realizada uma contextualização do meio escolar e das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, seguindo-se algumas planificações e reflexões de aulas observadas, lecionadas e partilhadas. Esta parte do relatório termina com uma reflexão sobre outras atividades realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, assim como com uma reflexão final sobre a mesma. Em relação à unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico foi desenvolvido um projeto cujo objetivo foi abordar o impacto que estímulos musicais têm no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com autismo. Esta abordagem foi criada através da implementação e análise de uma série de estímulos, inicialmente apenas sonoros, prosseguindo e evoluindo para estímulos musicais e de géneros variados. Os resultados foram obtidos através de observação direta aquando a implementação do estímulo, sendo este analisados através da demonstração de prazer ou relaxamento por parte dos sujeitos. Por último foram retiradas conclusões do estudo, onde são apontadas as suas limitações, assim como os aspetos positivos e resultados da investigação realizada.
- A abordagem não farmacológica da dispneia em cuidados paliativosPublication . Macedo, Sara Marisa Simões Costa Marques; Sapeta, Ana Paula Gonçalves AntunesA elaboração deste relatório é uma parte constituinte dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Cuidados Paliativos pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco. O presente Relatório divide-se em duas partes principais. Na primeira parte (Relatório de Prática Clínica) são descritos os objetivos e as atividades planeadas e desenvolvidas no âmbito da Prática Clínica realizada ao longo das 300 horas num Hospice sediado em Málaga, Andaluzia, Espanha. Numa segunda parte, compreende-se o Projeto de Investigação sob a forma de revisão sistemática da literatura do tema “Abordagem não farmacológica da dispneia em Cuidados Paliativos”. Em 2002, a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu os Cuidados Paliativos como “uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos doentes (adultos e crianças) e das suas famílias que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida; previne e alivia o sofrimento através da identificação precoce, avaliação correta e tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais.” Deste modo, a OMS estabeleceu que o acesso a este tipo de cuidados é reconhecido como um direito humano à saúde, conferindo um direito universal. A dispneia é um dos sintomas mais frequentes nos doentes crónicos, progressiva e incurável nos estadios mais avançados, sobretudo nas últimas semanas de vida. O tratamento deve centrar-se na eliminação e alívio deste sintoma. As estratégias não farmacológicas têm um papel fundamental no tratamento da dispneia. Estas medidas são benéficas como terapêuticas iniciais e coadjuvantes na tentativa de melhorar a qualidade de vida dos doentes. A abordagem da dispneia deve ser discutida com o doente e os cuidadores e o tratamento deve ser individualizado. Apesar destas técnicas serem promissoras, são necessários mais estudos para se comprovarem os seus benefícios.
- Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método SuzukiPublication . Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de; Massacote, Ilídio José Viegas Martinho; Teche, Cleverson João ZavattoO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento.