ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECB - Artigos em revistas com arbitragem científica by Subject "1st Cycle of Basic Education"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Contributos e potencialidades da aplicação digital WheelDecide numa turma do 1.º CEBPublication . Gil, Henrique; Mateus, Rute Isabel CaldeiraAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são imprescindíveis na pre sente sociedade, e, a escola não é exceção. Deste modo pretendeu-se investigar se a aplicação digital WheelDecide pode promover o trabalho colaborativo e o processo de avaliação formativa. Realizámos uma investigação de natureza qualitativa numa turma de 2.º ano de escolaridade. Na investigação foram desenvolvidas sessões de intervenção e recolhidas opiniões que permitiram triangular os dados, apurando-se que a WheelDecide promove o trabalho colaborativo e cria oportunidades para se proceder à avaliação formativa.
- A realidade aumentada em contexto educativo: resultados de uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Gil, Henrique; Barata, Tânia Catarina SoaresNos dias de hoje, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são imprescindíveis na sociedade e estão em constante evolução. Contudo, a área da educação parece não acompanhar tão bem essa evolução. As TIC ainda não são implementadas de forma sistemática e regular em contexto educativo, nem são exploradas todas as suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. De modo a potenciarmos a inclusão das TIC, de forma inovadora e motivadora, introduzimos a tecnologia Realidade Aumentada (RA) em contexto educativo na Prática de Ensino Supervisionada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos. Da investigação qualitativa realizada, no âmbito de uma investigação-ação, concluímos que a RA criou novos contextos que permitiram a aquisição de melhores aprendizagens junto dos alunos. A RA, apesar destas atividades terem sido realizadas online devido à pandemia motivada pela COVID-19, permitiu um aumento da observação e da manipulação de diversos ‘objetos’. Por outro lado, a RA também conseguiu mimetizar ambientes e contextos que eram distantes dos alunos, aproximando- os da sua realidade concreta. As TIC e a RA integradas em contexto educativo permitiram criar um ambiente mais estimulante, interativo, motivador e inovador, promovendo e facilitando a aquisição de aprendizagens em alunos que já nasceram na era digital. A utilização das tecnologias digitais, além de ter permitido o desenvolvimento de competências cognitivas, fomentou o desenvolvimento de competências sociais onde a infoinclusão constitui uma premissa fundamental para uma cidadania plena no século XXI.
- O Red «Nuvem de palavras» em contexto educativo: resultados de uma investigação na Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Gil, Henrique; Oliveira, Jessica de Fátima FurtadoNum mundo em constante mudança em que as TIC possuem um papel preponderante na vida de cada cidadão e em todas as suas atividades diárias, a sociedade deve estar preparada para agir em conformidade e alinhamento com a realidade. Por essa razão, é urgente que o sistema educativo em Portugal inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, criando uma escola do século XXI, capaz de despertar nos alunos o interesse pelo estudo, num contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais úteis para a sociedade atual. Devido à sua importância e potencialidade, decidimos incluir as TIC, mais concretamente o RED «Nuvem de Palavras», em contexto educativo na Prática de Ensino Supervisionada do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade com 21 alunos, numa metodologia de Ensino a Distância. A investigação qualitativa pretendeu averiguar como um Recurso Educativo Digital (RED), em particular, a «Nuvem de Palavras», pode constituir-se como uma estratégia didática e de aquisição de novas aprendizagens, através dos seguintes objetivos: incluir as tecnologias digitais - «Nuvem de Palavras» - no contexto educativo; promover a utilização da «Nuvem de Palavras» como estratégia pedagógica a partir do uso de recursos digitais e avaliar as potencialidades; e, averiguar os impactos da utilização da «Nuvem de Palavras» nas aprendizagens dos alunos. Graças a esta investigação, no âmbito de uma investigação-ação, pode-se concluir que a utilização do RED em estudo quando bem articulado com os objetivos e com as aprendizagens a promover, possibilita, fomenta e cria ambientes de estudo mais estimulantes, interativos, motivadores e inovadores, propícios a novas aprendizagens, tornando-se uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação, favorecendo o processo de ensino e de aprendizagem nas áreas curriculares de Português, Matemática e Estudo do Meio.
- A segurança na internet : utilização da internet como recurso educativo no 1º ciclo do ensino básicoPublication . Félix, Carina Cecília Ramos; Gil, HenriqueAs TIC passam a ser elemento constituinte da aprendizagem e os professores devem proporcionar, a todos os alunos, as mesmas oportunidades e condições a nível de literacia digital, nomeadamente através de novas e diferentes abordagens dos conteúdos. Neste sentido, este projeto teve como principal objetivo averiguar se a Internet é segura para as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e quais os procedimentos preventivos mais adequados para melhorar essa segurança. Para o efeito, foi realizada uma investigação no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada tendo-se envolvido uma turma do 1º Ciclo do Ensino Básico. A investigação foi de caráter qualitativo com um enfoque numa investigação ação. Na investigação, para além dos alunos da turma, foram envolvidos os pais e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, no sentido de se poder averiguar os diferentes pontos de vista acerca da questão relacionada com uma utilização segura da Internet em contexto educativo. Em termos gerais, pode-se afirmar que os resultados permitiram verificar que ainda há muito a fazer na prevenção para uma utilização segura da Internet. A grande maioria dos participantes, apesar de ter consciência dos perigos que a utilização da Internet poder vir a promover, desconhece as principais ferramentas digitais que permitem uma utilização segura. E, por outro lado, verificou-se também que os pais desconhecem, em larga escala, o tipo de utilização que os seus filhos fazem da Internet.