ESALD - Livros ou capítulos de livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESALD - Livros ou capítulos de livros by Title
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Aplicabilidade dos critérios de Seattle na avaliação eletrocardiográfica de atletasPublication . Coelho, Patricia; Rodrigues, Francisco; Mateus, SóniaA continuidade do exercício físico de forma programada, diária e com uma carga de trabalho intensa pode provocar alterações cardiovasculares, que embora sejam consideradas fisiológicas nestes indivíduos, podem mimetizar alterações patológicas que devem ser observadas e seguidas por profissionais competentes e com experiência na área do desporto. O eletrocardiograma é um exame realizado em repouso, de baixo custo e de fácil acessibilidade e que permite diagnosticar patologias subclínicas, muitas vezes em atletas assintomáticos. O objetivo foi estudar atletas em duas épocas desportivas consecutivas para verificar a presença de alterações eletrocardiográficas de forma a caraterizá-las segundo os Critérios de Seattle. É um estudo prospetivo, observacional longitudinal em que foram analisados 14 eletrocardiogramas de atletas com idade média de 24,5 ± 4,9 anos, sendo 13 do género masculino (92,9%) e 1 do feminino (7,1%). Foram encontradas alterações eletrocardiográficas em 10 destes indivíduos (71,4%), dos quais 6 apresentavam alterações que foram consideradas fisiológicas, 2 borderline e 2 com alterações patológicas. Concluiu-se que a maior parte das alterações foram classificadas como fisiológicas embora pudessem ser consideradas patológicas segundo critérios não específicos para atletas. A inclusão do eletrocardiograma na avaliação pré-competitiva é essencial para o seguimento do atleta.
- Atividade profissional como fator de risco para a insuficiência venosaPublication . Mateus, Sónia; Coelho, Patrícia; Rodrigues, FranciscoA insuficiência venosa é das doenças venosas crónicas com maior prevalência a nível mundial com importantes consequências socioeconómicas. Assim, foi realizado um trabalho cujo objetivo foi avaliar a relação entre a presença de sinais e sintomas de insuficiência venosa e o tipo de posição postural durante a atividade profissional da amostra. Foi realizado um estudo observacional analítico transversal realizado em 76 indivíduos de ambos os géneros, onde um grupo tem atividade profissional sedentária em posição sentado (28 indivíduos) e o outro em posição ortostática (46 indivíduos). A amostra foi recolhida num período de seis meses. Foi aplicado um questionário, avaliada a presença de fatores de risco e de insuficiência venosa segundo a classificação Clinical manifestations, Etiologic factors, Anatomic distribuition of disease, Pathophysiologic findings. Obteve-se uma amostra com 44 mulheres (58%) e 32 homens (42%) com uma média de idades de 42,26 anos + 9,74. Segundo a classificação referida a insuficiência venosa está presente em 61,4% mulheres (p=0,001) e a posição ortostática apresenta uma maior ordenação média na classificação (p=0,005). Assim, concluiu-se que nesta amostra a atividade profissional sedentária em posição ortostática contribuiu para um maior desgaste da bomba muscular condicionando mais facilmente o compromisso hemodinâmico venoso.
- Ayude a su hijo a vivir saludable: diga no al sobrepeso y a la obesidadPublication . Martins, Maria do Céu Antunes; Vázquez, Maria JoséEl presente manual tiene como primer objetivo proporcionar información básica sobre la alimentación saludable de los niños en edad preescolar y escolar, para ayudar a los padres de familia a conducir de la mejor manera la alimentación de sus hijos. Sensibilizar la importancia de la actividad física diaria es el segundo objetivo.
- A common assessment framework como instrumento de inovação nos serviços públicosPublication . Louro, Ana Isabel Carmona Pereira; Silva, Maria JoséSeveral authors have been working on the concept of innovation in services as a tool that aims to bring the efficiency and effectiveness of those services. The application of management tools within the private government advocates the introduction of a new public management, given the quality, the self-assessment and therefore the promotion of innovation in services. In this context, the Common Assessment Framework (CAF) emmerges as a tool for self-assessment, based on the model of excellence of the European Foundation for Quality Management (EFQM), which the public sector can use to promote continuous improvement and therefore innovation in their services. Based on the theoretical framework developed in the literature review, this study assumes an analysis of surrounding the CAF, and if that in itself will have an influence to advocate for innovation in services, thus assuming a tool for scholars and public institutions to help themselves to improve their knowledge and organizational performance.
- Congresso de Fisioterapia da ESALD Marcha: uma perspectiva neurológica e biomecânica: livro de resumosPublication . Crisóstomo, Rute; Martins, CarlosContém os resumos das comunicações apresentadas no I Congresso de Fisioterapia da ESALD
- Diferenças eletrocardiográficas entre indivíduos africanos e caucasianosPublication . Rodrigues, António; Coelho, Patrícia; Pereira, AlexandreIntrodução: Na segunda metade do século XX, a esperança média de vida dos indivíduos africanos era menor que a dos indivíduos caucasianos, despertando o interesse para estudar as diferenças étnicas e raciais de modo a serem tomadas medidas de saúde. Objetivo: Verificar a existência de diferenças eletrocardiográficas entre os indivíduos de raça africana e os de raça caucasiana. Métodos: A amostra inclui um total de 122 indivíduos, recolhida no período compreendido entre outubro de 2011 e janeiro de 2012. Todos os indivíduos foram submetidos à realização de um questionário individual e um eletrocardiograma convencional de 12 derivações. Foram incluídos indivíduos de raça africana e caucasiana, de ambos os géneros, sedentários, sem hábitos etílicos acentuados, não fumadores, não obesos, com condições sociodemográficas semelhantes, sem qualquer tipo de patologia associada, com idades compreendidas entre os 19 e os 35 anos e que aceitassem participar no estudo mediante a assinatura de um consentimento informado. Resultados: Com este estudo constatámos que os indivíduos de raça africana apresentam valores médios da frequência cardíaca mais elevados, eixo elétrico mais horizontal (p=0,006), duração do complexo QRS mais elevada (p=0,012), maior prevalência de ondas T negativas e/ou bifásicas em V1 (p <0,001), V2 (p=0,014) e V3 (p=0,043), maior predomínio de supradesnivelamento do segmento ST em V1 (p <0,001), V2 (p=0,001), V3 (p=0,010) e V4 (p=0,027), valor de dispersão do intervalo QT maior (p=0,001), maior prevalência de hipertrofia ventricular esquerda, existindo relação com os índices de Sokolow-Lyon (p <0,001) e de Romhilt (p=0,008). Conclusão: Verificámos que existem diferenças a nível eletrocardiográfico entre os indivíduos dos dois grupos raciais, encontrando-se dentro dos valores da normalidade, apesar de termos encontrado diferenças estatisticamente significativas nos valores e nas prevalências, estas não têm valor patológico, sendo consideradas como variantes da normalidade.
- A espiritualidade no processo terapêuticoPublication . Lourenço, IsabelÉ nas situações de crise que a pessoa mais reflecte e se questiona sobre o significado da vida, que sente mais necessidade de compreender e de ser compreendida, de ter esperança. É necessário considerar o homem como ser holístico para se entender a espiritualidade como um aspecto importante no processo terapêutico e fundamental para o bem-estar. O profissional de saúde pode ajudar o doente, ouvindo, estando atento às suas emoções e aos seus sentimentos. Muitas vezes isso é mais importante que qualquer terapêutica. Esta prática reflecte a humanização dos serviços de saúde, de que hoje tanto se fala mas que pouco se valoriza na prática diária. É necessária uma preparação académica que reforce o respeito pela dignidade da pessoa, pela especificidade da sua crença. Para atender as necessidades espirituais do doente não há uma regra nem uma forma única. Quem contacta todos os dias com os doentes e com o seu sofrimento sabe que cada pessoa sente de uma forma diferente, tem uma vivência própria, tem um objectivo de vida próprio, tem uma espiritualidade própria. O objectivo desta obra é precisamente revelar a importância que a compreensão destes aspectos tem no processo de recuperação dos doentes, partindo da escuta dos próprios doentes.
- Estudo de prevalência cardiovascular em Cabo Verde: estudo prevcardio.cv : ilha do MaioPublication . Coelho, Patrícia; Rodrigues, Francisco; Adrião, LavíniaIntrodução: Cabo Verde é um país de desenvolvimento médio que tem passado por uma transição epidemiológica com uma redução das doenças transmissíveis e um aumento das doenças cerebrocardiovasculares, o que torna importante o estudo dos fatores de risco e o seu impacto nesta população. Objetivo: Estimar a prevalência de fatores de risco para doenças cerebrocardiovasculares e sensibilizar a população para o seu controlo. Métodos e Materiais: Estudo prospetivo com uma amostra do tipo probabilístico e técnica de amostragem aleatória simples. Com base nos dados demográficos oficiais do caderno de recenseamento de 2017 dos cidadãos nacionais da ilha do Maio, no qual constam 4831 indivíduos estratificado pela faixa etária adulta superior a 18 anos, foi calculado o número de participantes necessário para uma amostra representativa da população da ilha do Maio. Considerou-se um erro de 4% e confiabilidade e precisão de 95%, obtendo-se um n de 534 indivíduos de ambos os géneros. Foi aplicado um questionário sobre fatores de risco e doenças cerebrocardiovasculares e realizada a avaliação da pressão arterial por três vezes após 5 minutos de repouso. Resultados: 55,4% são do sexo feminino e 44,6% do masculino, com idades compreendidas entre 19 e 96 anos, uma média de 46,05±17,303 anos. Obteve-se uma prevalência de 34,1% de indivíduos com excesso de peso e obesidade, 44,4% de sedentarismo, 4,3% de tabagismo, 55,4% alcoolismo, 7,1% de diabetes, 15,1% de hipercolesterolémia, 9,9% hipertrigliceridémia, 29% afirmaram ter hereditariedade para a doença cardíaca, 65,9% para a história familiar de hipertensão arterial. Constatou-se que 36,1% do grupo estudado tem hipertensão arterial e destes, 2,9% já tinham tido um evento cerebrocardiovascular. Conclusão: Existe uma alta taxa de prevalência de fatores de risco para as doenças cerebrocardiovasculares nos adultos da ilha do Maio.
- I Congresso Internacional de Terapia Aquática: saúde e exercício: livro de resumosPublication . Crisóstomo, RuteContém os resumos apresentados no I Congresso Internacional de Terapia Aquática
- Índice de massa corporal: o retrato do Distrito de Castelo BrancoPublication . Coelho, Patrícia; Rodrigues, Francisco; Mateus, SóniaAtravés de vários estudos tem-se verificado que existe cada vez mais, maior número de indivíduos com excesso de peso e obesidade e que este fator de risco começa a ter cada vez maior expressão em idades mais jovens, verificando-se que a obesidade é um grave problema de saúde pública, que tem ganho grande expressão em Portugal. Neste contexto desenvolveu-se um estudo para determinar a prevalência de excesso de peso e obesidade na população adulta do distrito de Castelo Branco através da recolha de dados em cada um dos seus concelhos. Este estudo do tipo transversal, analítico e observacional totalizou uma amostra de 11 316 indivíduos, dos quais 55,6% pertencem ao género feminino (n=6292) e 44,4% ao masculino (n=5024), com idade compreendidas entre os 18 e 101 anos, média de 58,12 e desvio padrão de 17,96 anos. Do total de indivíduos estudados verificou-se que a média do índice de massa corporal (IMC) foi de 26,62 Kg/m2, com um desvio padrão de 4,11 Kg/m2, em que o valor mínimo de IMC registado foi de 15,57 e o máximo de 50,78 Kg/m2. Mostrando estes valores que existe uma elevada prevalência excesso de peso e obesidade na população adulta desta região.