ESACB - Pósteres em encontros científicos/técnicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESACB - Pósteres em encontros científicos/técnicos by Title
Now showing 1 - 10 of 332
Results Per Page
Sort Options
- 10 anos de acesso aberto ao conhecimento científico – O caso do Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco, PortugalPublication . Rodrigues, M.E.P.; Rodrigues, A.M.Criado no âmbito do Projeto do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), o Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco (RCIPCB), entrou em atividade em 2010 com o objetivo de promover o acesso livre ao conhecimento científico produzido pelos docentes/investigadores do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). O projeto, de natureza reconhecidamente institucional, deparou-se com alguns obstáculos que, de forma recorrente, dificultam a concretização deste objetivo. Alguns exemplos, resistência de docentes/investigadores, direitos autorais a terceiros e desconfiança face à publicação. No entanto, o esforço desenvolvido pelo RCIPCB na captação de conteúdos e na implementação de estratégias atrativas e/ou mandatórias junto da comunidade e a colaboração de alguns docentes/investigadores que advogam as vantagens do acesso aberto ao conhecimento científico, têm contribuído para ultrapassar estas dificuldades.
- Acompanhamento da fase inicial de criação de trutas fário (Salmo trutta fario) em cativeiroPublication . Gonçalves, Berta; Menezes, Gaspar; Rodrigues, A.M.Na Trutalcoa, realizou-se um ensaio envolvendo 63044 juvenis de Salmo trutta fario distribuídos por diferentes tanques, com o objectivo de avaliar alguns parâmetros de crescimento desta espécie (peso médio (PM), ganho de peso médio diário (GPD), índice de conversão (IC) e da taxa de mortalidade média (TM)) em cativeiro. Semanalmente, foi pesada uma amostra representativa das trutas por tanque (N>100) e controlada a quantidade de alimento composto completo fornecido. Procedeu-se também ao controlo da temperatura e à análise química e física da água à entrada e à saída dos tanques. Os resultados obtidos foram os seguintes: PM inicial 1,377 g (± 0,061) e PM final 5,048 g (± 0,092), IC inicial 0,693 (± 0,061) e IC final 1,051 (± 0,100), TM inicial 0,07% e TM final 0,75% (2,43% TM total). Determinaram-se coeficientes de correlação positivos entre a temperatura da água e a TM/tanque (r=0,401; P<0,01), IC/tanque (r=0,533); P<0,01) e GMD/tanque (r=0,674; P<0,01). Em relação à qualidade da água à entrada e à saída dos tanques verificou-se não ocorrerem diferenças, com excepção da alcalinidade mais baixa (P<0,05). Os valores médios obtidos foram os seguintes: alcalinidade 8,84 mg/l (± 1,40); pH 6,61 (± 0,34); nitritos e nitratos 0,98 mg/l (± 0,27); condutibilidade eléctrica 23,24 µS/cm (± 3,46). Da avaliação global dos resultados, verifica-se que esta espécie, apesar de possuir características que a tornam bastante sensível, apresenta indicadores que tornam viável a sua produção em cativeiro.
- Alkaline pretreatments of agricultural residues for ethanol productionPublication . Pedro, Nuno; Duarte, A.P.Residues of olive trees pruning need to be removed every year so as not to compromise the health of the fruit (olives). However, at present, despite disposal costs, there is no monetization this waste. Therefore, the use of this waste for the production of cellulosic ethanol could be quite promising. In the present work, the optimization of dilute acid pretreatment conditions of olive tree pruning was studied. A fundamental step in the production of ethanol from lignocellulosic materials is the improvement of the carbohydrates accessibility to enzymatic hydrolysis, which can be performed with physic-chemical pretreatments.
- Alternativas económicas na suplementação de ovinos de leite em pastagem : resultados preliminaresPublication . Andrade, L.P.; Dias, Sandra D.F.; Carvalho, Joaquim; Domingos, Tiago; Belo, Carlos; Belo, Ana Teresa; Gama, Ivo; Rodrigues, Nuno; Marques, Gonçalo; Bernardino, Sílvia; Rodrigues, A.M.; Pitacas, F.I.; Vaz, Edgar Santa Rita; Rodrigues, J.P. VárzeaO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projecto Sheep 4.0, com o objetivo de potenciar a sustentabilidade dos sistemas de produção de ovinos de leite, integrando uma avaliação de efeitos alimentares, económicos, sociais e ambientais que permitirá imprimir um selo de sustentabilidade à produção extensiva.
- Análise comparativa de desempenho de sofware : módulo de classificação supervisionadaPublication . Martins, Miguel Gaudêncio; Fernandez, Paulo; Alegria, C.M.M.A classificação é um processo através do qual se procede à transposição dos níveis radiométricos das imagens com o objectivo de identificar um tipo de fenómeno específico presente na imagem, e baseia-se na reflectividade das superfícies em função da sua composição, temperatura ou humidade, entre outros. Nos processos de classificação utilizam-se operações genéricas dos modelos matriciais, de forma a obter novas imagens mais adequadas à identificação desse fenómeno. Este estudo tem como objectivo elaborar uma avaliação comparativa do processo de classificação supervisionada em três softwares (Idrisi Andes, PCI – Geomatics v10.0 e ENVI 4.4) para a área de estudo correspondente à folha nº 331 da Carta Militar de Portugal Continental. As questões em análise foram as seguintes: qual o software mais adequado para desenvolver classificação supervisionada de imagens e qual o efeito da redução do número de classes e do aumento do número de bandas no resultado final.
- Análise da variabilidade genética em cervídeos através de ISSRSPublication . Santos, Marlene; Matos, Ana Cristina; Figueira, Luís; Coelho, Ana Cláudia; Matos, ManuelaAnálise da variabilidade genética em cervídeos através de ISSRS.
- Análise da vulnerabilidade e risco para as águas subterrâneas da bacia do rio ÁguedaPublication . Seco, Maria de Fátima Magro; Oliveira, Sandrina Fidalgo; Albuquerque, M.T.D.Análise da vulnerabilidade e risco para as águas subterrâneas da bacia do rio Águeda.
- Análise das tendências de mudança da paisagem (BIS e PIS) no período compreendido entre 1990 e 2006 e seus impactos na diversidade de avesPublication . Galego, Joana Costa Pereira; Alegria, C.M.M.; Quinta-Nova, L.C.; Pacheco, CarlosEste trabalho foi desenvolvido no âmbido do Projecto Final do Mestrado em SIG. Consistiu no estudo da evolução da paisagem a partir de cartas de coberto/uso do solo obtidas por detecção remota, num período de 17 anos (1990-2007), na região Interior Centro do país (Beira Interior Sul e Pinhal Interior Sul), bem como a influência da dinâmica das unidades de paisagem sobre as aves nidificantes dessa região, utilizando softwares específicos. Constituíu-se como objectivo deste trabalho, analisar a dinâmica temporal da paisagem na referida área e verificar a sua correlação com a dinâmica populacional da avifauna nidificante, pressupondo-se que tenha ocorrido alteração nessa mesma região. Propõe-se com este estudo verificar a hipótese de haver correlação entre a composição e estrutura da paisagem com a riqueza de espécies nidificantes. Na metodologia, foram usadas métricas de paisagem para quantificar a paisagem da área de estudo em duas datas distintas (1990 e 2006) a partir de informação do CORINE Land Cover 1990 e CORINE Land Cover 2006, bem como dos Atlas das Aves Nidificantes de 1989 e 2005, de modo a extrair a informação relativa à presença/ausência das espécies de avifauna nidificante. Paralelamente, foi feita uma harmonização das classes de ocupação de solo com os habitats caracterizantes dos grupos de espécies de aves. Finalmente, foi feita uma análise temporal da variação das unidades de paisagem e paralelamente a análise da variação do número de espécies para posterior verificação da correlação entre estas duas variáveis. Os resultados revelaram que houve fragmentação da paisagem, principalmente a nível dos sistemas florestais, ao longo dos 16 anos. Em termos de recolha de informação, a escala revelou ser um elemento fulcral na análise e comparação dos dados, visto a informação presente nos dois Atlas ter sido recolhida a diferentes escalas. Por fim, existe correlação entre a estrutura e composição que define a paisagem com a riqueza de espécies presentes, com excepção das classes relativas a florestas e tecido urbano. Em suma, os resultados demonstraram que os SIGs são muito úteis para estes processos de verificação e validação de fenómenos, como também para uma visão prospectiva dos mesmos.
- A análise espacial multicritério na determinação do potencial biogeofísico de espécies florestais na região Centro de PortugalPublication . Roque, Natália; Navalho, Isabel Maria Rodrigues; Alegria, C.M.M.; Albuquerque, M.T.D.; Quinta-Nova, L. C.É consensual que a escolha dos usos mais adequados às aptidões edafo-climáticas, complementada com critérios socioeconómicos, promove uma utilização sustentável dos espaços rurais. Existem, no entanto, diferentes metodologias utilizadas para a definição da capacidade e potencialidade do solo para a implementação de usos agroflorestais ou para a manutenção de ecossistemas naturais e seminaturais, nomeadamente culturas agrícolas, povoamentos florestais, territórios agro-silvo-pastoris e áreas prioritárias para a conservação da natureza. Muitas dessas metodologias recorrem a sistemas de apoio à decisão, baseados na análise espacial multicritério. Neste estudo pretendeu-se determinar os diferentes níveis de aptidão para as espécies florestais mais representativas da região centro de Portugal. Para o efeito recorreu-se a um conjunto de variáveis climáticas, edáficas e topográficas, tendo como base um modelo digital do terreno, cartografia de solos e cartografia fitossociológica e biogeográfica. Paralelamente, foram recolhidos dados das normais climatológicas de várias estações meteorológicas para o cálculo de índices bioclimáticos. Foi, ainda, utilizada uma abordagem estocástica, na estimativa dos valores dos índices bioclimáticos ensaiados, e discutidos os resultados no contexto da incerteza espacial associada. Por fim, a avaliação da aptidão das espécies florestais consideradas foi efetuada com recurso ao método de análise espacial multicritério Analytic Hierarchy Process (AHP) metodologia que permite a exploração da aptidão natural do território, contribuindo para uma reflexão sobre a adequação das ocupações atuais e futuras face à capacidade de carga do meio. Do ponto de vista instrumental, a exploração da metodologia pode assumir um interesse como auxiliar para os agentes da administração pública com funções na área do planeamento e gestão do território.
- Análise geoespacial aplicada ao rastreio sero-epidemiológico da leishmaniose canina na região centro de PortugalPublication . Pires, Humberto; Cortes, Helder; Nunes, Telmo; Monteiro, Fernando; Cardoso, Luís; Matos, Ana Cristina; Martins, Manuel