Loading...
Person
Isidoro Frade de Brito Filipe, Sara Margarida
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- O estado da arte da marca PortugalPublication . Filipe, Sara BritoO presente artigo pretende reflectir sobre a importância da utilização de técnicas de branding pelos países na gestão da sua imagem. Procura, igualmente, traçar um diagnóstico à Marca Portugal e à sua imagem, reflectindo sobre a capacidade em gerar (ou não) valor aos produtos e marcas portuguesas. Trata-se de um artigo mais conceptual do que empírico. Procura examinar os esforços de marketing suportados e encorajados pelos diferentes Governos Constitucionais no sentido de melhorar e promover a marca nacional.
- Building the bridge between the academia and the regional government in hospitality: A case studyPublication . Farinha, Luís; Garcia, Ana Rita; Filipe, Sara BritoThis paper attempts to shed light on the current role of academia in the context of rural areas of low population density, which are regional interaction models. In this study, we follow a qualitative research methodology of a case study.We found that through the case study applied to a hotel unit, that the Academia can through its third mission, and in the context of regional triple helix dynamics (Academia-Business-government interaction), play an important role in terms of knowledge dissemination, wealth creation and employability. The limitations, which our study presents, are principally related to the measurement of the variables. Some of the characteristics of education should be studied more deeply. In the instance of a case study applied to the hospitality industry, it is important to take as limitations of the study to its direct application to any economic context. This study allowed however, contribute to the enrichment of literature through case studies presented int he hospitality industry.
- O estado da arte da marca PortugalPublication . Filipe, Sara BritoO presente artigo pretende reflectir sobre a importância da utilização de técnicas de branding pelos países na gestão da sua imagem. Procura, igualmente, traçar um diagnóstico à Marca Portugal e à sua imagem, reflectindo sobre a capacidade em gerar (ou não) valor aos produtos e marcas portuguesas. Trata-se de um artigo mais conceptual do que empírico. Procura examinar os esforços de marketing suportados e encorajados pelos diferentes Governos Constitucionais no sentido de melhorar e promover a marca nacional.
- O empreendedorismo na Beira Interior : o estudo de caso do IPCB e IPGPublication . Pinto, Ana Roque Santos; Filipe, Sara BritoO Espírito Empresarial é hoje considerado um dos principais motores de inovação, competitividade e crescimento da economia. Este artigo surge na sequência de uma investigação, cujo objectivo foi conhecer a realidade subjacente ao empreendedorismo da Região da Beira Interior, inserido no quadro da prestação de serviços para a Espaço e Desenvolvimento, Lda. No âmbito do Projecto BI Inova. Dada a cada vez maior escassez de emprego, é fundamental que os jovens criem o seu próprio posto de trabalho ou dinamizem as suas competências enquanto trabalhadores por conta de outrem. Do estudo realizado resultaram quatro áreas estratégicas que deverão estar implícitas nas medidas a adoptar para a promoção do espírito empresarial nesta Região.
- Plano de desenvolvimento estratégico de Vila Velha de RódãoPublication . Almeida, C.A.M.; Castela, Ana Paula; Garcia, Ana Rita; Ramos, George; Quinta-Nova, L.C.; Filipe, Sara Brito; Santos, D.O presente trabalho tem como objectivo principal a realização de uma reflexão sobre o modelo de desenvolvimento para o concelho de Vila Velha de Ródão e a eventual correcção dos princípios orientadores para a coordenação das políticas a seguir.
- Tecnologias da informação e da comunicação no espaço ruralPublication . Castela, Ana Paula; Garcia, Ana Rita; Filipe, Sara BritoO Projecto Ruraltech - Rede Europeia para a Promoção das Novas Tecnologias em Territórios Rurais está profusamente descrito e fundamentado nas páginas deste livro. Para lá das palavras que perpetuam os acontecimentos, só a História nos dirá quais os efeitos perduráveis duma iniciativa que se esforçou por suavizar a iliteracia digital a que se viram condenadas as populações rurais, a qual representa um dos principais obstáculos à promoção da igualdade de oportunidades entre os espaços urbanos e os espaços rurais e, dentro destes, entre os que já se conseguiram incorporar nas redes de comunicação e informação e os que foram deixados à margem da sociedade do conhecimento.
- De smart cities a território inteligente : a cooperação como estratégia de place brandingPublication . Filipe, Sara Brito; Duarte, Paulo; Henriques, Denise; Isidoro Frade de Brito Filipe, Sara MargaridaA crescente massificação das zonas urbanas tem conduzido ao despovoamento das pequenas cidades e zonas rurais, já fragilizadas pela diminuição das infraestruturas e carência de competências digitais, colocando em causa o desenvolvimento sustentável dos territórios. O conceito de smart city, associado à capacidade das cidades aumentarem a eficiência, o desenvolvimento económico, a sustentabilidade e a qualidade de vida dos cidadãos através de TICs, tem-se restringido principalmente à escala urbana, carecendo de uma visão estratégica e territorial mais ampla. O objetivo deste artigo é proporcionar uma reflexão sobre a aplicação do conceito a uma escala mais abrangente através de modelos e estratégias diferenciadas. A questão central explorada foca-se em discutir se a cooperação entre municípios de cidades em áreas rurais ou de interior, desenvolvidas no âmbito de estratégias de marketing territorial assentes em soluções inteligentes, pode contribuir para revitalizar globalmente o território onde se inserem, posicionando-o como inteligente aos olhos dos vários stakeholders.