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  • Material manipulável estruturado versus Applet no desenvolvimento do pensamento algébrico ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Santos, Nuno; Afonso, Paulo; Gil, Henrique
    This investigation was conducted in the framework of the master's degree in Preschool Education and teaching of the first cycle of basic education, with students of a class of third-year elementary schooling in a Castelo Branco elementary school. Through this study, we intend to examine whether digital technology improving the number of success cases and decisionmaking in solving mathematical tasks involving repetition patterns, compared the tasks solved by using the standard blocks. This research, comparative in nature, was based on a mixed approach (quantitative and qualitative) data processing level. Our intervention was structured in 3 phases. In the first phase, the 23 students who made up the class solved 4 tasks with repeating patterns through a work record (repeating Patterns: ABAB, ABCABC, ABBABB e ABBCCABBCC). The responses of students, in the schedule of work, were analyzed through a holistic scale focused adaptation of [1], in which it was ranked each response between 0 to 2 points. From the ratings obtained by students, the class was divided into 2 homogenous groups. On the other hand, in the second phase, the students who were part of the Group (11 students) solved the same tasks using an applet, while students who comprised the Group B (12 students) solved the same tasks through manipulable material (standard blocks). To proceed to correction of the tasks of the group, we ran the ' screenshots ' to computer screens for each task. On the other hand, the answers of the students of Group B were analyzed using not only to work but also the photos of the compositions performed. In the third stage we proposed the same tasks, in which all students in the class, decided the issues through a worksheet. After the data analysis we found that there were no statistically significant differences between the results obtained by the students who worked with the applet compared students who worked with manipulable materials. Although both groups of the 1st to the 3rd stage have improved substantially in terms of decision-making, as well as the number of replies considered assertive, but not so complete that work with the applet was better for the work with manipulable materials.
  • O processo de Bolonha no IPCB : dos princípios à sua aplicação
    Publication . Ferreira, Ana Vaz; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Afonso, Paulo
    O período que vivem atualmente as Instituições de Ensino Superior (IES) é considerado por todos os agentes envolvidos como um período de mudança, uma vez que se assiste a grandes alterações, quer na cultura de ensino, quer na cultura de aprendizagem. Neste sentido, não é possível deixar de refletir sobre estas transformações, tendo como pano de fundo a promoção de um nível adequado de exigência académica que deve ser uma característica das IES. A elaboração e divulgação de um relatório anual de concretização do Processo de Bolonha que, para além da exigência legal, e face às transformações verificadas no ensino superior resultantes do Processo de Bolonha, pretende mostrar o que tem sido desenvolvido pelas IES e especificamente pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) para garantir uma formação orientada para o desenvolvimento das competências específicas e transversais, para as medidas de apoio à promoção do sucesso escolar e para as medidas de estímulo à inserção na vida ativa dos estudantes e podem ser consultados em www.bolonha.ipcb.pt
  • Implementação de novas práticas pedagógicas no ensino superior
    Publication . Ferreira, Ana Vaz; Delgado, F.M.G.; Afonso, Paulo; Cruchinho, Alexandra; Pereira, Paula; Sapeta, Paula; Ramos, George
    A implementação de paradigmas no Ensino Superior resultantes da introdução do Processo de Bolonha abre portas para a renovação. A qualidade passa pela revisão dos curricula, pela reorganização dos processos de ensino-aprendizagem, pela estruturação das unidades curriculares e cursos, pela qualificação e formação de docentes, pelo sucesso e resultados escolares, pela avaliação das competências atingidas e pela confiança social no ensino superior. Em 2010 foi delineado o Projeto “Construção da Aprendizagem” /ConstAp) com o objetivo principal de motivar as mudanças, nomeadamente ao nível das metodologias adotadas e da implementação do trabalho autónomo, para garantir uma carga de trabalho do estudante contínua ao longo do semestre. A questão central é a melhoria da qualidade no ensino ministrado. Este artigo analisa a execução do projeto implementado no IPCB, desde o ano letivo 2009/10, no âmbito do processo de Bolonha, contextualizando os seus objetivos, implementação e condicionantes.
  • A internet como ferramenta pedagógica
    Publication . Afonso, Paulo
    Este texto pretende ser o resultado de uma reflexão teórica acerca da Internet e pretende evidenciar algumas das potencialidades pedagógicas. Para tal, após uma breve descrição histórica da Internet, analisaremos alguns dos serviços disponíveis na Rede, como sejam a possibilidade de se pesquisar informação, o correio electrónico, os grupos de discussão e a conversação em tempo real. Por fim apresentaremos a análise de alguns livros que enfatizam algumas das potencialidades da Internet, bem como alguns sites que podem ser utilizados com fins pedagógicos.
  • Implementação dos recursos audiovisuais no currículo-proposta de um modelo de integração
    Publication . Afonso, Paulo
    Este texto pretende ser uma reflexão teórica sobre a implementação dos recursos audiovisuais no currículo. O seu conteúdo contempla uma primeira parte de introdução ao tema, salientando-se a relação da Escola com os recursos audiovisuais. De seguida apresenta uma abordagem sobre o tema Currículo e Tecnologia Educativa. Nesta secção abordaremos o conceito de currículo, o conceito de tecnologia educativa, a utilização do livro de texto na implementação do currículo e as razões que fundamentam a sua introdução no currículo. Uma terceira parte destinada à analise de alguns modelos curriculares que contemplam a integração do audiovisual. As duas fases seguintes do texto estão relacionadas com os professores. A primeira delas aborda o papel do professor perante os meios e a segunda aborda a formação de professores na temática do audiovisual. De seguida, o texto aborda a temática da organização escolar para que os audiovisuais possam ter o seu espaço de intervenção. Termina com a proposta de um possível modelo de integração do audiovisual no currículo.
  • Pedagogical changes towards the implementation of the Bologna Process: indicators’ structure of measurement
    Publication . Ferreira, Ana Vaz; Afonso, Paulo; Cruchinho, Alexandra; Delgado, F.M.G.; Ramos, George; Sapeta, Paula
    The transition into the twenty-first century brought about important changes in society, including the areas of education and teaching. The establishment of the European Higher Education Area represents an effort to face these changes together in Europe. The changes in the teaching and learning models in higher education led to the institutional promotion of extensive interventions in order to alter the status quo that has prevailed for decades. The need for a cultural renewal of the teaching staff involved in higher education, attending to the centrality of student’s learning rather than knowledge per se, is also a challenge to be overcome. This study intends to highlight the central elements concerning the Bologna Process and the topics connecting the objec- tives and their intrinsic principles. This initial approach is the basis for the design of a proposal for monitoring the implementation of the Bologna Process in an institution of higher education in Portugal. The results suggest a proposal consistent with the needs in terms of monitoring the implementation of the Bologna Process. This proposal allows, in addition to static analysis relative to a specific academic year, dynamic analysis between academic years, uncovering best practices and areas for improvement.
  • Ensino e aprendizagem da matemática no 1º ciclo envolvendo a tecnologia dos conteúdos exercitados às competências essenciais
    Publication . Afonso, Paulo
    O presente texto visa reflectir as orientações curriculares para o ensino/aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade, nas duas últimas décadas. Em cada uma das etapas analisadas destaca-se a Importância da Tecnologia ao serviço da Educação.
  • O vídeo como recurso didáctico para a identificação e desenvolvimento de processos metacognitivos em futuros professores de matemática durante a resolução de problemas
    Publication . Afonso, Paulo
    O presente estudo, de tipo exploratório, pretende analisar se o registo vídeo permite o desenvolvimento de processos metacognitivos em futuros professores de Matemática do Segundo Ciclo do Ensino Básico, aquando da resolução de problemas. O estudo principal desenrolou-se num período de onze sessões com a duração de hora e meia cada, no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática, disciplina esta, na qual é docente o autor deste estudo e onde a temática da resolução de problemas constitui o foco central do programa curricular. Os participantes do estudo foram dezoito alunos do segundo ano do curso de Professores do Ensino Básico, Variante de Matemática e Ciências da Natureza da Escola Superior de Educação de Castelo Branco. Formaram-se dois tipos de grupos de trabalho com nove sujeitos cada, sendo um deles (filmado) o grupo tipo experimental e o outro (não filmado) o grupo tipo controlo. As onze sessões de trabalho foram repartidas por quatro fases, sendo a primeira e a última de resolução livre de problemas de processo, seleccionados aleatoriamente de um bateria de problemas deste tipo; a segunda fase consistiu na leccionação dos conteúdos relacionados com a temática da resolução de problemas. Nesta fase fora resolvidos problemas de processo semelhantes aos da primeira fase, em termos das estratégias mais adequadas à sua resolução; a terceira fase consistiu em colocarmos os grupos filmados num processo de autoscopia, bem como de observação crítica das cópias dos registos escritos dos problemas que não haviam resolvido correctamente na primeira fase do estudo. Os grupos não filmados foram somente submetidos à observação dos registos escritos desses mesmos problemas, com o intuito de os analisarem e criticarem. Os dados foram recolhidos através dos registos escritos, das respostas ao questionário metacognitivo e dos registos vídeo, atendendo às quatro categorias sugeridas pelo modelo de Lester (1985) – “orientação”,”organização”, “execução” e “verificação”. No caso dos registos escritos, os dados foram analisados recorrendo-se à escala holística focada, traduzida e adaptada, de Charles e al. (1987). No questionário, as respostas foram analisadas individualmente. Atendendo à frequência de respostas, assim rotulámos os sujeitos em “pouco”, ”medianamente” e “frequentemente” metacognitivos. No caso dos registos vídeo, os dados foram analisados através da grelha de análise, traduzida e adaptada, de Buchanan (1987). Os resultados obtidos, relacionados com as quatro categorias do modelo de Lester (1985), apontam para a confirmação de alguns aspectos relatados na literatura relativa a esta área da metacognição. Em termos gerais, quer os participantes dos grupos filmados, quer os dos grupos não filmados desenvolveram a sua capacidade de reflectirem sobre o seu próprio pensamento. Destacamos ainda que os participantes dos grupos filmados indiciaram ter estado mais vezes envolvidos em processos metacognitivos do que os dos grupos não filmados. Na maioria destes sujeitos filmados houve um aumento da tomada de consciência da metacognição utilizada, isto é, a relação entre a reflexão sobre a acção e a reflexão na acção passou a ser mais estreita. Os resultados sugerem, pois, que é possível o registo vídeo ter estado na base desta melhoria metacognitiva que ocorreu com os participantes dos grupos filmados. Apontam-se sugestões a ter em conta em investigações futuras do mesmo tipo. Pensamos que este estudo pode ser um contributo para a formação de futuros professores de Matemática em que se privilegia o “pensar sobre o pensar”, recorrendo-se ao registo vídeo.
  • A formação metacognitiva de futuros professores de matemática
    Publication . Afonso, Paulo
    Pretendem-se evidenciar os resultados de uma investigação levada a cabo em contexto da formação inicial de futuros professores de Matemática sobre o tema da Metacognição e das concepções de futuros professores sobre a Matemática, o seu ensino, a resolução de problemas e o seu perfil como resolvedores de problemas. Esta investigação envolveu a totalidade de alunos de uma turma de futuros professores de Matemática nos dois últimos anos do respectivo curso.
  • Aplicação informática versus materiais manipuláveis na promoção do pensamento algébrico ao nível do 1º Ciclo do Ensino Básico
    Publication . Santos, Nuno; Afonso, Paulo; Gil, Henrique
    Este artigo resulta de uma investigação elaborada no âmbito das Pratica Supervisionadas (PES) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1o Ciclo do Ensino Básico. Este estudo foi realizado durante a Pratica Supervisionada no Ensino do 1o Ciclo com alunos de uma turma do 3o ano de escolaridade do Ensino Básico. Tivemos como objetivos analisar se a tecnologia digital melhoria o número de casos de sucesso e as tomadas de decisão na resolução de tarefas matemáticas envolvendo padrões de repetição, comparativamente com tarefas resolvidas com recurso aos blocos padrão. Neste sentido, esta investigação, de natureza comparativa, assentou numa abordagem mista (quantitativa e qualitativa) de tratamento dos dados. Nesta perspetiva, sobressai o paradigma naturalista, não descurando, contudo, a perspetiva positivista. Estruturamos a nossa intervenção em 3 etapas. Na 1a Etapa todos os alunos da turma resolveram 4 tarefas, com padrões de repetição numa ficha de trabalho (Padrões de repetição: ABAB, ABCABC, ABBABB e ABBCCABBCC). As questões foram corrigidas através de uma adaptação da escala holística focada de Charles, Lester & O´Daffer (1987), em que classificamos cada resposta entre 0 a 2 pontos. Partindo das classificações obtidas pelos alunos, a turma foi dividida em 2 grupos homogéneos. Na 2a Etapa da investigação, os alunos do grupo A (11 alunos) resolveram as mesmas tarefas através de uma aplicação informática, enquanto que os alunos do grupo B (12 alunos) resolveram as tarefas através do material manipulável (blocos padrão). Para a correção das tarefas do grupo A, foram analisados os ‘printscreens’ aos ecrãs dos computadores. Por sua vez, as respostas dos alunos do grupo B foram analisadas através das fichas de trabalho, mas também através de fotografias as composições realizadas. Na 3a Etapa foram propostas as mesmas tarefas, em que todos os alunos resolveram as questões somente através da ficha de trabalho. A análise dos dados permitiu verificar que não havia diferenças estatisticamente significativas entre os resultados dos alunos que trabalharam com a aplicação informática e os alunos que trabalharam com os materiais manipuláveis. Apuramos ainda que ambos os grupos da 1a para a 3a Etapa melhoraram de forma significativa o numero de respostas assertivas, bem como o nível de tomada de decisão, não podendo desta forma concluir que o trabalho com a aplicação informática e melhor que o trabalho com os materiais manipuláveis.