ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by advisor "Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos de"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Dificuldades materiais no acesso ao ensino de música : o caso particular do saxofonePublication . Rodrigo, Vânia Marisa Ramos; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos deO presente relatório apresenta um estudo de investigação de natureza qualitativa que analisa em que medida as dificuldades materiais representam uma limitação no acesso ao ensino de saxofone. Com vista a entender a dimensão deste problema estabeleceram-se como principais objetivos definir quais são os fatores que determinam essas mesmas dificuldades e encontrar caminhos e soluções que possam ajudar os alunos e encarregados de educação, provenientes de famílias mais carenciadas, a terem igualdade de oportunidade no acesso a este tipo de ensino. Este relatório está dividido em duas partes. Na primeira apresenta-se a descrição de todo o processo de estágio profissional que teve lugar nas instalações do Conservatório Regional de Castelo Branco e que é resultado do trabalho desenvolvido nas disciplinas de Instrumento (Saxofone) e Classe de Conjunto (Big Band). Na segunda parte apresenta-se o estudo de investigação que analisa em que medida as dificuldades materiais representam um obstáculo no acesso ao ensino de música incidindo num instrumento específico, o saxofone. Este trabalho surge da observação, num contexto prático, de vários casos em que os encarregados de educação mostraram sérias dificuldades na aquisição do instrumento e de outros materiais necessários à disciplina de saxofone e da necessidade de – caso possível – encontrar estratégias que visem minimizar essas dificuldades.
- O ensino do saxofone no grau de iniciação musical : problemáticas no início à aprendizagem no saxofonePublication . Rodrigues, Ana Irene Vasconcelos; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos deO inicio da aprendizagem do saxofone no ensino especializado de música, por crianças até aos dez anos, do meu ponto de vista, é ainda bastante complexo. Reparei no início da minha atividade de docente, que existe alguma relutância em iniciar o ensino do saxofone em crianças pequenas, na escola onde leciono -‐ Conservatório -‐ Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM) -‐ apesar de haver um esforço cada vez maior para as cativar a aprender o saxofone. No intuito de dar a conhecer o saxofone -‐ assim como os restantes instrumentos de música -‐ a escola desenvolve dois projetos, nos quais participo: o atelier musical, onde os professores de instrumento vão à sala de iniciação musical (turmas) para demonstrar o instrumento, pelo menos duas vezes ao ano letivo. O segundo projeto denomina-‐se a descoberta da música: um grupo de professores do CEPAM desloca-‐se às escolas de ensino regular básico, para uma demonstração e interatividade da escola e instrumentos que se lecionam. Não obstante o sucesso destes projetos, continua a ser em diminuta a escolha do saxofone, no ato de inscrição nesta escola. Tendo em conta esta realidade, pretendo com esta investigação, identificar alguns factores relacionados com este problema, e através desses obter respostas e desmistificar o ensino do saxofone no grau de iniciação musical, no ensino especializado da música, factores esses como a motivação intrínseca e extrínseca como influência para prosseguir o estudo do instrumento; o peso/tamanho do saxofone versus corpo/tamanho/idade da criança; a falta de repertório adequado a este nível de ensino.
- A importância da manutenção básica de instrumentos de sopro com corpo de metalPublication . Ferreira, João Filipe de Almeida; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos de; Rodrigues, Abel Maria Agostinho de LimaO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, aná lise e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu durante o ano letivo de 2023/24 no Conservatório de Música de S. José da Guarda. A segunda parte descreve o projeto de investigação intitulado “A importância da manutenção básica de instrumentos de sopro com corpo de metal”. O projeto teve como objetivo principal sensibilizar os alunos para os riscos da falta de manutenção o dos instrumentos e proporcionar-lhes métodos e hábitos de limpeza e manutenção, para aplicar no dia-a-dia. Numa primeira fase realizou-se um inquérito a professores da área de instrumentos de sopro com corpo de metal do ensino artístico especializado, através do qual foi possível recolher informações acerca dos conhecimentos de manutenção básica e técnicas de ensino de limpeza para cada instrumento, bem como a opinião dos professores acerca da importância da higienização e manutenção dos instrumentos de sopro. Da mesma forma, foram realizados inquéritos a alunos do Conservatório de Música de Sã o José da Guarda e do Conservatório de Música e Artes do Dão, com o intuito de perceber os conhecimentos dos estudantes de música acerca da importância da manutenção e avaliar o interesse dos mesmos para a realização de um workshop. Paralelamente, foram realizados dois workshops, um em cada conservatório. Nos workshops os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns riscos da falta de manutenção dos seus instrumentos e algumas técnicas de limpeza simples e pouco dispendiosas. Os resultados sugerem que a prática da limpeza dos instrumentos é um pouco desprezada, porém considera-se muito relevante para a prevenção de infeções respiratórias graves.
- A importância da prática vocal na aprendizagem do saxofonePublication . Oliveira, Jorge Filipe Páscoa; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos deEste trabalho académico é referente às disciplinas de Prática de Ensino Supervisionada e ao Projeto de Ensino Artístico, do Mestrado em Ensino da Música, variante instrumento e música de conjunto, da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sendo este dividido em duas partes. A primeira parte diz respeito ao dossier de estágio no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, com alusão ao Conservatório de Música e Artes do Dão e sua região. As planificações e relatórios de aula são referentes a alguns alunos e ao ensemble de saxofones da classe do professor José Magalhães. Na segunda parte, é exposto o tema de estudo “A importância da prática vocal na aprendizagem do saxofone”, sendo realizada uma recolha de bibliografia dos conceitos existentes acerca deste tema, levantamento de questões e possíveis respostas, assim como observação direta da aplicação de exercícios de carácter vocal e sua influência no saxofone.
- A importância da presença dos pais em aulas de violino no ensino especializado de músicaPublication . Carneiro, Alfeu Pinho Leite; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos deO presente trabalho é realizado no âmbito do mestrado em ensino da música – instrumento e música de conjunto e apresenta a prática de ensino supervisionada e a investigação realizada. Numa primeira parte apresenta-se a prática de ensino supervisionada, a qual consistiu em lecionar e acompanhar um aluno nas aulas de violino e uma classe de conjunto, neste caso, a Orquestra Geral do Conservatório de Música de São José da Guarda. Na segunda parte apresenta-se o estudo realizado sobre a importância da presença dos pais nas aulas de violino na evolução da aprendizagem dos alunos no ensino especializado de música. Trata-se de um estudo de caso que adota uma metodologia mista, isto é, quantitativa e qualitativa, em que participam três professores e cinco alunos. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram as grelhas de observação e o inquérito por questionário (um aplicado aos alunos e outro aplicado aos professores). Os resultados demonstram que a presença dos pais influencia a prestação dos alunos nas aulas de violino, mas em determinados casos a presença inibe os alunos e noutros casos estimula-os.
- Pierre-Max Dubois e o saxofone : da celeridade nos processos de composiçãoPublication . Magalhães, José Eduardo Correia; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos deEsta tese centra-se na vida de Pierre-Max Dubois, e na sua obra para saxofone. A base da recolha de informação foram os depoimentos de quem conviveu com Dubois. O objetivo central é perceber qual foi o interesse de Dubois no saxofone e quais eram as suas ferramentas para compor tão rápido.
- Princípios do método Suzuki aplicados à lecionação tradicional da iniciação ao saxofonePublication . Mendes, Filipe Manuel Ribeiro; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos deEste trabalho de investigação pretende suprir o que penso ser algumas lacunas no ensino tradicional de saxofone no que toca à iniciação do instrumento. Sendo um dos principais problemas nas crianças no início da sua aprendizagem a leitura de partituras e a fácil desmotivação que daí advém, pensei ser benéfico a aplicação das filosofias do método Suzuki no ensino tradicional do saxofone de modo a fazer um apanhado do que de melhor existe em cada metodologia de forma a melhor o meu sistema de ensino perante os alunos de iniciação. O método Suzuki tem muitos seguidores em todo o mundo, sendo que se pauta por diversas medidas que na sua génese servem para motivar os pequenos alunos, havendo uma taxa de abandono muito baixa em comparação com as metodologias tradicionais. Este estudo procura unificar as duas metodologias de modo a potencializar as aulas de iniciação de saxofone.
- A validação do professor como fator determinante da auto-eficácia no ensino especializado do saxofonePublication . Pinheiro, Catarina Daniela Araújo; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos deO presente relatório de estágio está dividido em duas partes: a primeira dedicada à descrição das atividades relacionadas à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte responsável pela investigação que atribuiu o título deste trabalho (A validação do professor como fator determinante da auto-eficácia no ensino especializado do saxofone). Para cumprir com os objetivos inerentes à primeira parte deste relatório, foi realizado um estágio com um grupo de classe de conjunto e com dois alunos de saxofone durante o ano letivo 2022/2023 na Escola Profissional Artística de Vale do Ave- ARTAVE. No que se refere à segunda parte, foi realizado um estudo sobre a Teoria Social Cognitiva de Bandura (1977), incidindo principalmente o conceito de auto-eficácia e a forma como é influenciada pela relação professor/aluno no ensino especializado do saxofone. De forma a enriquecer a investigação relacionada com a segunda parte deste trabalho, foram coletados dados de diversas fontes: Publicações que abordam o desenvolvimento cognitivo e comportamental como a combinação deste tema com o ensino da música, dando preferência na aplicação ao saxofone. Entrevistas realizadas a alunos de saxofone, de forma a tentar perceber qual a importância atribuída à relação professor/aluno, na aprendizagem de forma a poder maximizar níveis elevados de auto-eficácia.