ESGIN - Escola Superior de Gestão
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Browsing ESGIN - Escola Superior de Gestão by advisor "Carvalho, Pedro Manuel Rodrigues de"
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- Desenvolvimento e implementação de uma empresa no território do Geopark Naturtejo : o caso da Aromas do ValadoPublication . Vinagre, Maria Helena Nogueira Lucas; Carvalho, Pedro Manuel Rodrigues de; Santos, Paulo Jorge Madeira dosEste trabalho projeto aplicado tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e a implementação de uma empresa no território do Geopark Naturtejo, fazendo uso dos recursos naturais ai existentes. Para a realização deste trabalho optou-se por uma metodologia de trabalho projeto, a qual implica investigação-ação, em que o investigador é, também, interveniente na ação. A Aromas do Valado é uma empresa com um conceito inovador que tira partido das plantas autóctones existentes na zona do Geopark Naturtejo transformando-as em óleos essenciais, que por sua vez se incorporam na cadeia de produção de uma gama de produtos de cosmética biológica. Esta encontra-se, desde o ano de 2013, em plena implementação da marca no mercado nacional. Através do seu crescimento e aposta na diversificação da atividade, a Aromas do Valado visa contribuir, per si, com a sua quota-parte, para o desenvolvimento económico do concelho de Idanha-a-Nova, criando novos postos de trabalho nesta região. Tendo, ainda, em conta as ações que o respetivo município, perspetiva para o desenvolvimento do tecido empresarial no concelho, a empresa propõe-se contribuir para que estas dinâmicas tenham sucesso, testemunhando o seu percurso de empreendedorismo nesta zona rural.
- Estudo prévio conducente à elaboração de um plano de negócio da empresa B.M ServicesPublication . Mané, Bubacar; Carvalho, Pedro Manuel Rodrigues de; Santos, Domingos Fernando da CunhaEste projeto tem por objetivo fundamental elaborar um estudo prévio conducente à elaboração de um plano de negócio da empresa B.M Services, no setor de apostas desportivas e jogos de azar ou fortuna na Guiné-Bissau. Para realizar este plano de negócios foram feitas várias pesquisas relacionadas com o contexto de apostas desportivas e jogos de azar ou fortuna nas suas diferentes vertentes, através de trabalhos científicos: dissertações, teses, artigos científicos, livros, sítios web de apostas e relatórios de organizações de regulação de jogos. A pesquisa focou-se primeiramente no enquadramento histórico das apostas desportivas e jogos de azar ou fortuna com propósito de compreender as origens e as relações existentes entre as apostas e jogos com seres humanos. De seguida orientou-se numa perspetiva de elaboração de um plano de negócio desde a caracterização da empresa, designação social da mesma, processo burocrático de criação de empresa na Guine*Bissau, localização da empresa, plano de marketing, a gestão de recursos humanos e os principais critérios para a criação da empresa no setor de apostas e jogos. Além destes elementos de análise de gestão foram também realizadas outras análises, como a matriz de serviços para auxiliar a compreensão do modelo de negócio. E um plano de investimento inicial de 94 096,36 €, onde constam todos os materiais necessários para o início da atividade, foram também apresentadas previsões de vendas de 683 827,20 €, de todos os serviços relativos ao primeiro ano e outras previsões totais de vendas para cinco anos, num valor de 870 461,76 €, um custo com pessoal de 74 685,00 € anuais e outros custos de 17 810,02 € anuais. Estes são elementos que vão permitir atingir os objetivos e metas definidas.
- Estudo prévio conducente à elaboração do plano de negócios da empresa “Pimpão Fora de Horas”Publication . Lopes, Bértilde Maria Paulo Marques; Carvalho, Pedro Manuel Rodrigues deAtualmente, as exigências e a competitividade dos mercados globais implicam uma maior flexibilidade por parte dos colaboradores. Neste sentido, as atividades relacionadas com o apoio à extensão familiar são, em muitas circunstâncias, adiadas em virtude dos compromissos profissionais dos indivíduos. Na verdade, as necessidades de adaptação aos horários das organizações levam a que os colaboradores não tenham/encontrem alternativas para assegurar a vigilância dos seus educandos num ambiente afetuoso e saudável. Foi efetuada uma revisão da literatura e a caracterização demográfica, tendo sido construído um plano de negócios com base no posicionamento e na oferta dos serviços, definindo assim os objetivos e as estratégias de marketing a concretizar, refletidos na matriz de segmentação de mercado. Como tal, este Projeto tem como principal objetivo o Estudo Prévio Conducente à Elaboração do Plano de Negócios da Empresa “Pimpão Fora de Horas” para a implementação de um novo espaço Creche/Jardim de Infância, no qual é oferecido um conjunto de serviços que abrangem a extensão de horários ao fim de semana, feriados e noturnos, também, permitindo deste modo responder às necessidades de apoio às famílias e crianças. Foram considerados os conflitos de horários existentes na relação profissional e pessoal de uma família, que resultam do adiamento da sua construção e na diminuição da taxa de natalidade pela escassez de auxílio social. O estudo efetuado concluiu que, para a implementação do Projeto, seria necessário um investimento inicial de 15.210,88 €, como forma de assegurar a aquisição de equipamentos. Em relação a outros custos temos um valor anual de 28.845,00€ e custos com o pessoal um valor anual de 159.740,00€. O investimento inicial não terá qualquer encargo financeiro, o mesmo será assegurado pelo capital próprio da Empresa, por forma a salvaguardar o arranque do Projeto. Por estar numa fase inicial, apenas foi efetuada a previsão de vendas, o levantamento do investimento, de outros custos e do custo com o pessoal. Numa segunda fase será apresentado o estudo da viabilidade económico-financeira.
- Projeto de criação da “Rota do Granito” no âmbito da liga dos amigos de AlpedrinhaPublication . Hilário, Marília Miguel; Carvalho, Pedro Manuel Rodrigues deEste projeto tem como objetivo principal apresentar uma proposta para revitalizar a Liga dos Amigos de Alpedrinha e perspetivar-lhe um futuro através da colaboração com outras entidades e pessoas para que todos possam beneficiar de um projeto comum. Usar os recursos da associação e da vila de Alpedrinha para criar uma medida que vai de encontro ao que o PENT define como um dos produtos em que Portugal deve apostar, Touring Cultural e Paisagístico, para criar uma Rota Turística que aproveite não só os pontos fortes da associação como também os da vila de Alpedrinha, da Serra da Gardunha e de Castelo Novo é o que se pretende com a criação da “Rota do Granito”. Pretende-se, então, criar um Projeto Aplicado que defina o processo a seguir para criar uma rota turística que ajude a promover e desenvolver a Liga dos Amigos de Alpedrinha e todas as entidades envolvidas. Para realizar este trabalho optou-se por uma metodologia de projeto, porque é uma metodologia que é flexível nos métodos de investigação a aplicar. Tendo em conta as caraterísticas da metodologia foi possível, no decurso da realização do trabalho realizar trabalho de campo, fazer levantamento fotográfico e entrevistar algumas pessoas de mais idade que assistiram à criação da associação e que testemunharam o seu desenvolvimento. Com este projeto, o que se pretende além da valorização da associação é criar uma estratégia comum que envolva várias entidades de Alpedrinha para que trabalhem em conjunto. Pretende-se ainda que o projeto possibilite o aumento do número de artesãos e das vendas de artesanato, para que as gerações vindouras possam manter uma ligação mais estreita com as suas origens e beneficiem de um projeto delineado para aproveitar os recursos existentes, mas de forma a assegurar a sua conservação.
- Projeto de criação de uma empresa de e-commerce : “O caso da Whomit”Publication . Silva, Ricardo Filipe Amorim; Carvalho, Pedro Manuel Rodrigues deO cenário pandémico causado pelo COVID-19, vivido desde o início de 2020, levou à necessidade de alterar diversas rotinas, no foro pessoal e profissional, na sociedade. Com a necessidade de confinamento por largos períodos, a prática de teletrabalho foi adotada por diversas empresas. As pessoas viram-se limitadas nos seus hábitos de consumo o que proporcionou que as compras online atingissem níveis nunca alcançados. Conforme é apontado no estudo E-commerce Report dos CTT (2021), categorias como entregas de comida em casa, material de escritório e mesmo as plataformas de streaming foram aquelas que viram as suas vendas atingir um maior crescimento. Assim, passados dois anos, os hábitos de consumo e o estilo de vida para muitos Portugueses, são completamente diferentes àqueles que tinham antes da pandemia. Dados do INE (2022) indicam que cerca de um milhão de portugueses trabalha hoje a partir de casa e é com este alinhamento que, numa perspetiva empreendedora, surge a ideia de criar a “Whomit”, uma marca que pretende servir este segmento de público, num formato de e-commerce, com uma oferta direcionada para as necessidades no teletrabalho, mas também para o desporto e lazer, sendo que cada vez mais assumimos o nosso lar como o “centro de operações” da nossa vida. A “Whomit” pretende ser uma referência neste segmento, proporcionando uma oferta de produtos alinhados com as necessidades dos seus clientes, assim como um plano de conteúdos que será partilhado nas suas redes sociais com temáticas relacionadas com o quotidiano do seu público-alvo. Após uma revisão da literatura e análises do mercado, foi construído um plano de negócios com base no posicionamento e na oferta da marca, definindo assim os objetivos e as estratégias de marketing a executar. O plano financeiro apresentado indica que o projeto evidencia uma perspetiva de rendabilidade positiva desde o primeiro ano, sem necessidade de um investimento elevado e com um payback period de um ano.