ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by Field of Science and Technology (FOS) "Domínio/Área Científica : Humanidades"
Now showing 1 - 10 of 439
Results Per Page
Sort Options
- Abertura do curso básico de cravo no Conservatório Regional de Música de Vila Real : experiência pedagógicaPublication . Filipe, Tadeu Anselmo Lopes; Santos, João Paulo Janeiro dosO presente trabalho integra-se no Mestrado em Ensino de Música tendo o enfoque na prática de ensino supervisionada realizada no ano letivo de 2018/2019, sendo suportada no trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada em dois estabelecimentos distintos: a Escola de Música de Nossa Senhora do Cabo – Linda-a-Velha e Conservatório Regional de Música de Vila Real. A primeira e segunda partes contemplam o trabalho desenvolvido ao longo do Estágio Pedagógico, desde a contextualização dos estabelecimentos de ensino, do meio envolvente, a caraterização dos alunos de instrumento e da classe de conjunto, o relatório das atividades pedagógicas e, por fim, uma reflexão crítica à minha prática pedagógica na lecionação de Cravo. Na terceira parte é exposto o Projeto de Investigação denominado: Abertura do Curso Básico de Cravo no Conservatório Regional de Música de Vila Real: Experiência Pedagógica, onde se retratam os principais acontecimentos inerentes a este projeto, desde a aquisição de um cravo, a criação do Ensemble de Música Antiga e a elaboração do Programa comum de Cravo e Órgão a ser implementado no ano letivo 2020/2021
- Abordagem musical ao desenvolvimento cognitivo e social de crianças com PEAPublication . Domingues, Daniel Filipe da Costa; Raimundo, José Filomeno Martins; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daO presente relatório incide sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, desenvolvida no Conservatório Regional de Castelo Branco, e sobre a unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico. Em relação à primeira é realizada uma contextualização do meio escolar e das disciplinas de Formação Musical e Classe de Conjunto, seguindo-se algumas planificações e reflexões de aulas observadas, lecionadas e partilhadas. Esta parte do relatório termina com uma reflexão sobre outras atividades realizadas no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, assim como com uma reflexão final sobre a mesma. Em relação à unidade curricular de Projeto de Ensino Artístico foi desenvolvido um projeto cujo objetivo foi abordar o impacto que estímulos musicais têm no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com autismo. Esta abordagem foi criada através da implementação e análise de uma série de estímulos, inicialmente apenas sonoros, prosseguindo e evoluindo para estímulos musicais e de géneros variados. Os resultados foram obtidos através de observação direta aquando a implementação do estímulo, sendo este analisados através da demonstração de prazer ou relaxamento por parte dos sujeitos. Por último foram retiradas conclusões do estudo, onde são apontadas as suas limitações, assim como os aspetos positivos e resultados da investigação realizada.
- Uma abordagem para o ensino de iniciação de Tuba : o Método SuzukiPublication . Oliveira, Pedro Filipe Mendes Silva de; Massacote, Ilídio José Viegas Martinho; Teche, Cleverson João ZavattoO presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, bem como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. Este documento é constituído por dois capítulos que correspondem a duas partes distintas. A primeira parte aborda a Prática de Ensino Supervisionada, onde são apresentados os elementos constituintes do estágio ocorrido no Conservatório Regional de Artes do Montijo, nomeadamente, caracterização do conservatório e do meio envolvente, caracterização dos alunos acompanhados, as planificações e relatórios de aula, bem como uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido ao longo do estágio. Na segunda parte é exposto o trabalho de investigação que tem como temática Uma abordagem para o Ensino de Iniciação de Tuba: O Método Suzuki. No âmbito da prática da docência de tuba tem-se vindo a assistir ao aumento da reflexão sobre as práticas pedagógicas, dos métodos musicais e repertório existente. Assim sendo, após pesquisa de diferentes metodologias e conhecendo o sucesso que o Método Suzuki tem no ensino de violino bem como das suas adaptações a outros instrumentos, decidiu-se optar por utilizar esta metodologia pretendendo realizar um estudo de forma a aferir se a aplicação deste método no ensino da iniciação de tuba permitirá que os alunos cheguem ao Primeiro Grau melhor preparados do que seguindo uma metodologia mais tradicional. Para tal desenvolveu-se um estudo baseado nos princípios basilares do Método Suzuki incluindo a criação de um método para a tuba e eufónio constituído por músicas clássicas associados a gravações de acompanhamento.
- A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem : gestão da ansiedade em jovens músicosPublication . Pires, Mónica Santos; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Alves, Nelson Jorge MachadoO presente relatório é composto por uma parte referente ao estágio desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e uma outra referente ao projeto de investigação da unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. A primeira parte integra toda a informação relativa ao processo educativo, incluindo desafios, processos, desempenhos e estratégias utilizadas no estágio realizado na Escola de Música de Esposende, durante o ano letivo de 2020/2021. A segunda parte apresenta o trabalho de investigação intitulado A aceitação do erro como oportunidade de aprendizagem: gestão da ansiedade em jovens músicos. Esta investigação tem como objetivo geral contribuir para a compreensão do erro no processo de construção da aprendizagem, analisando o papel do professor na correção do mesmo, delineando estratégias de superação que ajudem os alunos a superar as suas dificuldades e verificar como os alunos lidam com a ansiedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo onde se contou com a contribuição de alunos da Escola de Música de Esposende e Professores que lecionem em escolas de Ensino Artístico.
- Acessórios para a prática pedagógica do violonceloPublication . Bento, António Jorge Ferreira Ramos Farrajota; Rocha, Miguel Jorge Ferreirinha Cardoso da; Pinho, José Francisco Bastos Dias deO presente relatório é constituído por duas secções, estando a primeira delas relacionada com o estágio realizado no contexto da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada e a segunda com o trabalho de investigação referente à unidade curricular de Projeto do Ensino Artístico. A primeira secção é composta por toda a informação relativa ao estágio profissional que decorreu ao longo do ano letivo de 2016/2017, na Escola de Música de Belmonte. Na segunda secção são apresentados os resultados do trabalho de investigação intitulado Acessórios para a Prática Pedagógica do Violoncelo. Estes mesmos resultados são o fruto de um conjunto de entrevistas de vários professores de violoncelo do ensino oficial da música. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma lista de acessórios de violoncelo que poderá ser utilizada por qualquer professor de violoncelo, onde as características de cada um são apresentadas.
- O acordeão na música de concerto no Brasil : criação de repertório a partir de práticas colaborativas entre intérprete-compositorPublication . Borba, Ronison Elias; Benetti, Alfonso; Ferreira, Paulo Jorge FreitasA presente investigação incidiu sobre o acordeão de concerto no contexto brasileiro, e teve como objetivo geral contribuir para a criação e disseminação de repertório para o instrumento através de práticas colaborativas entre intérprete-compositor. Os objetivos específicos foram: verificar a representatividade da produção de obras para o acordeão de concerto no contexto brasileiro; identificar os motivos associados ao uso/desuso do instrumento por parte de compositores no Brasil; verificar particularidades e a pertinência de práticas colaborativas no âmbito da criação de repertório para o instrumento; e promover o instrumento e a disseminação de repertório original associado ao contexto em causa. Os processos metodológicos incluíram: [1] Pesquisa documental (e) musicológica; [2] Etnografia; [3] Autoetnografia colaborativa e [4] Experimentação e colaboração entre intérprete-compositor. Neste âmbito, foram realizadas entrevistas com 12 compositores/as brasileiros/as de forma a obter dados consistentes referentes ao acordeão, trabalhos colaborativos (benefícios e dificuldades atreladas a este tipo de processo), e iniciativas de disseminação do acordeão de concerto no contexto em causa. Os resultados demonstraram que o acordeão de concerto no Brasil requer ações integradas de circulação, ensino e criação de repertório para o fomento e exploração dos seus recursos. Neste sentido, o trabalho de colaboração realizado com os compositores Andersen Viana, Danilo Guanais e Ticiano Rocha resultou na criação de 5 obras inéditas para o instrumento.
- Adequação do ensino do piano às necessidades dos alunos com perturbações do espetro do autismoPublication . Freitas, Nuno Miguel Domingues Fonseca; Raimundo, José Filomeno Martins; Quelhas, Maria do Rosário Henriques Branco PiresEste estudo pretende investigar que adequação se deve levar a cabo no ensino do piano para responder às necessidades dos alunos diagnosticados com Perturbações do Espetro do Autismo. A investigação foi orientada tendo em conta os pressupostos da Educação Inclusiva e a importância da Musicoterapia no ensino do piano às crianças portadoras de necessidades educativas especiais - diagnosticadas com Perturbações do Espetro do Autismo. O estudo compreendeu uma fase inicial, exploratória que permitiu formular a pergunta de partida e os objetivos a atingir. Em seguida realizou-se a revisão da literatura que permitiu elaborar o enquadramento teórico do trabalho. Definiu-se o universo de participantes, elaborou-se o guião da observação e o protocolo da entrevista como instrumentos de recolha de dados. Da análise dos dados da observação e do conteúdo das entrevistas foi possível verificarmos que o piano, apesar de ser um instrumento solista e líder, tem potencialidades para ser usado em musicoterapia e, particularmente, em alunos diagnosticados com Perturbações do Espetro do Autismo. Foi possível, ainda, com este estudo, compreendermos a importância de uma formação adequada, por básica que seja, no âmbito das Necessidades Educativas Especiais, na perspetiva da promoção de uma escola mais equitativa, mais justa, através da Educação Inclusiva.
- Adequação do repertório de iniciação de piano ao contexto cultural e histórico de PortugalPublication . Azevedo, Rafael Tomás Ribeiro de; Paixão, Maria de Fátima Carmona Simões daO presente relatório está dividido em duas partes e contempla a Prática de Ensino Supervisionada e o Projeto de Investigação, ambos realizados no ano letivo de 2016/2017. A primeira parte foi realizada no Conservatório Regional de Artes do Montijo, e expõe a prática de ensino supervisionada que ocorreu durante esse período. Foram escolhidos dois alunos de piano para análise das aulas individuais e um trio de violino violoncelo e piano para análise das aulas de conjunto. A segunda parte explicitou o desenvolvimento do projeto de investigação, englobando a fundamentação teórica do estudo, as entrevistas, e o desenvolvimento de partituras adaptadas para o nível de iniciação de piano. O projeto consistiu, numa primeira fase, no levantamento de dados para determinar a necessidade de desenvolver um método que tenha por base melodias folclóricas. Na segunda fase, procedeu-se à adaptação de melodias tradicionais para partituras adequadas ao nível de iniciação.
- Análise de três personagens shakespearianos e a sua tradução na ópera oitocentistaPublication . Sousa, Mariana Pereira de; Rodrigues, Dora Alexandra Antunes Ribeiro; Santos, João Paulo Janeiro dosCom este trabalho, pretendo suscitar a questão do caminho que deve ser percorrido por um cantor no estudo de um personagem de ópera. Com a escolha de três personagens que têm como elo de ligação e de inspiração o escritor e poeta William Shakespeare, pretende-se delinear o percurso que vai do texto até à música. Para além da introdução e das necessárias conclusões, abordo três questões essenciais, ao longo de sete capítulos. A primeira reporta-se à palavra e ao texto, focando também as personagens escolhidas, Desdemona, Romeo e Gertrude, no teatro de Shakespeare. Num segundo plano, abordo a ópera oitocentista e o modo como os compositores Gioachino Rossini, Vincenzo Bellini e Ambroise Thomas estabeleceram a ponte entre o libreto e a música. Num terceiro domínio, abordo já a perspetiva do cantor, o modo como funciona o processo vocal, o tipo de vocalidade de um mezzosoprano e ainda a inserção dos referidos personagens nas respetivas óperas: Otello, I Capuleti ed I Montecchi e Hamlet. Esta dissertação apresenta ainda três entrevistas e cinco questionários feitos a atores e cantores, com o intuito de valorizar os dois mundos e perceber a sua eterna ligação no mundo da ópera.
- Ansiedade na performance musical causas, sintomas e estratégias de estudantes de trompetePublication . Matos, Ricardo Samuel Pinto; Pinho, José Francisco Bastos Dias deO presente relatório de estágio, dividido em duas partes, apresenta o desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada (P.E.S.), (parte 1) desenvolvida ao longo do ano letivo 2014/2015 e perante a investigação reiterada ao projeto de Ensino Artístico (parte 2) pertencente ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Ensino da Música, da Escola Superior de Artes Aplicadas, do Instituto Politécnico de Castelo Branco. A prática de Ensino Supervisionada foi desenvolvida na Academia D` Artes de Cinfães, na qual, faz parte todo o desenvolvimento do estágio, pertencente à Primeira Parte. No que concerne ao Projeto de Ensino Artístico, este trabalho tem como principais objetivos incidir e refletir sucinta e criticamente sobre alguns aspetos pertinentes relativos a problemáticas da performance musical. Desta forma, abordaram-se aspetos da ansiedade na performance musical, a sua definição, diferenças terminológicas, causas, sintomas, estratégias e tratamentos. Segundo Andrade e Gorenstein (1998),a ansiedade é um estado emocional com componentes psicológicos e fisiológicos que fazem parte do espectro normal das experiências humanas, sendo propulsora do desempenho. Por características inatas, a performance musical pode ser influenciada tanto positivamente como negativamente pela ansiedade e essa reação pode variar conforme a pessoa, situação e/ou tarefa a ser realizada. A metodologia da pesquisa, processou-se por pesquisa bibliográfica no campo da psicologia da música e performance musical, tendo como objetivos refletir e compreender este tema que afeta diretamente aqueles que lidam com apresentações públicas e, mais especificamente, a performance musical. Salientamos a pertinência destes objetivos, tendo em consideração que é imprescindível responder às funções essenciais da performance, da ansiedade na performance musical bem como o pânico de palco, visando uma formação geral, total, global e integral, de sintomas e causas, preconizada na Lei de Bases do Sistema psicológico e cognitivo. Nesta perspetiva, o Professor deve tentar desenvolver ao máximo todas as capacidades e aptidões do aluno, promovendo-o, como Pessoa e de forma integral, a todos os níveis: motor, físico, cognitivo, intelectual, social, moral, ético, cívico, psíquico e afetivo. X Consequentemente, o docente tem de saber interrelacionar a teoria e a prática, o saber académico e o saber pedagógico, pondo em prática os saberes que adquiriu ajudando os jovens interpretes a descobrirem as suas estratégias cognitivos e comportamentais, bem como, ajudar a construírem as suas próprias estratégias de autoajuda. No que concerne à estrutura deste relatório, este divide-se em três principais capítulos. O primeiro incide sobre a diferença entre pânico de palco e ansiedade na performance, causas da mesma, sintomas e estratégia. No que se refere ao segundo capítulo, incluímos a Metodologia: os caminhos da pesquisa, na qual a pesquisa baseou-se na investigação bibliográfica no campo da psicologia da música e performance musical, tendo como objetivos refletir e compreender este tema que afeta diretamente aqueles que lidam com apresentações públicas e, mais especificamente, a performance musical. Fazendo uma análise crítica e reflexiva, relativamente à descrição do processo da P.E.S., salientando o trabalho desenvolvido nalgumas atividades/regências e sucinta autoavaliação das mesmas, (procedimento de colheita e análise de dados). O terceiro, dedica-se á “A Ansiedade dos dados: Procedimentos e Resultados”, refletindo acerca da importância da análise observacional: O Comportamento; Análise das entrevistas e cruzamento de dados. Por último, pode referimos ainda que, a elaboração deste relatório, permitiu aplicar competências adquiridas a priori e desenvolver outras essenciais que serão importantes para promover e elucidar estratégias Pedagógicas e comportamentais relativas á performance em que pretendemos mais clarificadas e fundamentadas, eficazes, de qualidade e profícuas. Estas competências, devem ser sempre perspetivadas, visando uma melhoria da atividade docente, através da reflexão “na ação”, “da ação”, “sobre a ação” e “para a ação”, com um caráter prospetivo no futuro, permitindo uma exequibilidade, cada vez mais consciente, proveitosa, rentável e de qualidade.