ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESART - Escola Superior de Artes Aplicadas by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- O contributo do Design Gráfico para a promoção de uma marca de vinhos com DOC Beira InteriorPublication . Bernardo, Beatriz Pereira; Moura, Ana Maria da Silva Alves Sabino Domingues; Neves, João Vasco MatosO presente relatório é o resultado de um projeto iniciado no âmbito da Unidade Curricular de Metodologias de Investigação, tem como objetivo aprofundar os conhecimentos e competências no primeiro ano letivo do Mestrado em Design Gráfico, adquiridas ao longo dos três anos letivos da Licenciatura em Design de Comunicação e Audiovisual da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Este projeto visa o desenvolvimento de uma comunicação integrada no setor vinícola, para uma marca de vinhos da Beira Interior que apresente a Denominação de Origem Controlada. Tem o intuito de demonstrar a importância da aplicação do design gráfico neste tipo de empresa e setor ao mesmo tempo que, esta intervenção possibilitará a visibilidade dos vinhos desta Região de uma forma diferenciadora de modo a alcançar novos públicos-alvo, passando por uma fase de uma análise e recolha prévia de conhecimentos teórico-práticos fundamentais para a realização da mesma e para a aplicação dos objetivos propostos.
- Cravo para pianistas : guia básico de adaptaçãoPublication . Hipólito, António Carlos de Miranda; Santos, João Paulo Janeiro Oliveira dos; Lloyd, David WynEste estudo explora o crescente interesse no cravo, especialmente entre músicos com formação em piano, abordando questões cruciais de coexistência de técnicas no quadro da transição de um instrumento para outro. Após a Introdução, a obra integra três capítulos. O primeiro analisa publicações sobre elementos intrínsecos ao piano, destacando perspetivas pedagógicas enriquecedoras de autores como Heinrich Neuhaus. O segundo capítulo aborda a especificidade mecânica e sonora do cravo, explorando diferenças fundamentais no mecanismo de ativação das teclas. O terceiro foca a integração de técnicas cravísticas por músicos com background em piano, destacando a importância do sentido tátil. Por fim, a análise pedagógica enfatiza a escuta atenta, treino muscular específico e compreensão das diferenças mecânicas, propondo uma abordagem que inclui aprendizagem sólida, com foco na articulação cravística e na exploração tímbrica.
- Estágio na Empresa Ideias e Não Só Decoração e Remodelação de InterioresPublication . Marques, Jéssica Margarida Oliveira; Antunes, Nelson BarataEste documento apresenta o relatório do estágio curricular realizado na empresa Ideias & Não Só Decoração e Remodelação de Interiores, situado em Leiria, como parte integrante do Mestrado em Design de Interiores e Mobiliário, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Ao longo deste relatório, serão destacados os diversos benefícios decorrentes da realização do estágio, evidenciando a ligação entre os conhecimentos adquiridos durante o percurso académico e os aplicados no ambiente de trabalho, enriquecendo assim a experiência prática. Serão abordados os projetos desenvolvidos entre 20 fevereiro de 2023 e 22 maio de 2023, bem como as tarefas desempenhadas, participação em reuniões com clientes, levantamentos, elaboração de desenhos técnicos de interiores e mobiliário, design de interiores e mobiliário, modelação 3D e execução de projetos. A compreensão e adaptação à metodologia e procedimentos da empresa foram cruciais para uma integração plena, não só no ambiente organizacional, mas também em todas as fases dos projetos, permitindo assim uma compreensão abrangente das diferentes etapas que compõem um projeto, segundo a abordagem da empresa. A comunicação e interação com os clientes desempenharam um papel fundamental, aprimorando a capacidade de argumentação dos projetos e fundamentando escolhas estéticas e funcionais. Ao longo dos meses de estágio, foi evidente o crescimento na compreensão e visualização dos custos associados a um projeto. Destaca-se ainda a relação de proximidade estabelecida com os membros da equipa, cuja excecional colaboração desde o início é digna de reconhecimento, especialmente aos fundadores da empresa, que viabilizaram a realização deste estágio. Conclui-se que todos os objetivos estabelecidos foram alcançados com sucesso, e que a experiência adquirida durante o estágio contribuiu significativamente para um crescimento pessoal e profissional exponencial.
- A importância da manutenção básica de instrumentos de sopro com corpo de metalPublication . Ferreira, João Filipe de Almeida; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos de; Rodrigues, Abel Maria Agostinho de LimaO presente relatório insere-se no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, realizado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco e compreende duas partes distintas. A primeira parte é constituída pela apresentação, descrição, aná lise e reflexão da prática de ensino supervisionada, que decorreu durante o ano letivo de 2023/24 no Conservatório de Música de S. José da Guarda. A segunda parte descreve o projeto de investigação intitulado “A importância da manutenção básica de instrumentos de sopro com corpo de metal”. O projeto teve como objetivo principal sensibilizar os alunos para os riscos da falta de manutenção o dos instrumentos e proporcionar-lhes métodos e hábitos de limpeza e manutenção, para aplicar no dia-a-dia. Numa primeira fase realizou-se um inquérito a professores da área de instrumentos de sopro com corpo de metal do ensino artístico especializado, através do qual foi possível recolher informações acerca dos conhecimentos de manutenção básica e técnicas de ensino de limpeza para cada instrumento, bem como a opinião dos professores acerca da importância da higienização e manutenção dos instrumentos de sopro. Da mesma forma, foram realizados inquéritos a alunos do Conservatório de Música de Sã o José da Guarda e do Conservatório de Música e Artes do Dão, com o intuito de perceber os conhecimentos dos estudantes de música acerca da importância da manutenção e avaliar o interesse dos mesmos para a realização de um workshop. Paralelamente, foram realizados dois workshops, um em cada conservatório. Nos workshops os alunos tiveram a oportunidade de conhecer alguns riscos da falta de manutenção dos seus instrumentos e algumas técnicas de limpeza simples e pouco dispendiosas. Os resultados sugerem que a prática da limpeza dos instrumentos é um pouco desprezada, porém considera-se muito relevante para a prevenção de infeções respiratórias graves.
- A importância do design de comunicação numa instituição de solidariedade social : caso de estudo Santa Casa da Misericórdia de Castelo BrancoPublication . Silva, Bárbara do Carmo Dias Martins da; Neves, João Vasco MatosO trabalho que se apresenta resulta de um estágio curricular, desenvolvido na Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco, no âmbito do Mestrado em Design Gráfico ministrado na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, em associação com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Pretendeu-se compreender de que modo o design de comunicação contribui para o desenvolvimento de uma imagem institucional, mais especificamente, de uma instituição de cariz social. Para tal, foi desenvolvida uma investigação assente numa metodologia mista, intervencionista e não intervencionista. A fase de investigação não intervencionista corresponde à investigação ativa e crítica literária das temáticas mais importantes para o desenvolvimento dos trabalhos realizados durante o estágio e no desenvolvimento do projeto de sinalética para um dos centros da SC. A investigação intervencionista consistiu no desenvolvimento de comunicações mais apelativas para a SCMCB, tentando criar uma comunicação integrada; e identificada a problemática e a necessidade para criação de um sistema de sinalética, bem como analisados estudos de casos de referência na área da sinalética, em especial, em sistemas de informação e orientação implementados para públicos com capacidades reduzidas e realizados e interpretados inquéritos, a fim de desenvolver um sistema de sinalética adequado ao contexto. O propósito deste estágio foi assim desenvolver uma comunicação visual apelativa e eficaz, na comunicação desenvolvida durante o estágio e um projeto de sinalética de forma independente, que facilite a orientação nos edifícios da SC, solucionando problemas relativos à mobilidade de adultos com deficiências motoras e redução das capacidades cognitivas associadas ao envelhecimento.
- Understanding typical emotions in the design processPublication . Ho, Amic G.Designing for users with varying physical and physiological requirements might be difficult for junior design students from the new generation. Understanding users encompasses not just what is tangible but also the emotional components of users’ lived experiences They must be taught how emotion may influence judgment and even the results of a design. In the decision-making and cognitive thinking stages of the design process, certain typical emotions are engaged. Information processing and decision-making are the major variables affecting these typical emotions. Thus, It's crucial to concentrate on the normal emo-tions that design students experience and to get younger designers ready for their emotional shifts as the process of design develops. Hence, junior design students do not yet easily practise design and need assistance to navigate the design process. The identification of forty common emotions in the design procedure is based on a comprehensive review of existing literature and input obtained from focus group research. To enhance the design learning experience, a novel model is developed to visually represent these typical emotions. This study provides an understanding of how junior design students could manage their design process effectively
- A validação do professor como fator determinante da auto-eficácia no ensino especializado do saxofonePublication . Pinheiro, Catarina Daniela Araújo; Almeida, Carlos Jorge Canhoto Matos deO presente relatório de estágio está dividido em duas partes: a primeira dedicada à descrição das atividades relacionadas à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e a segunda parte responsável pela investigação que atribuiu o título deste trabalho (A validação do professor como fator determinante da auto-eficácia no ensino especializado do saxofone). Para cumprir com os objetivos inerentes à primeira parte deste relatório, foi realizado um estágio com um grupo de classe de conjunto e com dois alunos de saxofone durante o ano letivo 2022/2023 na Escola Profissional Artística de Vale do Ave- ARTAVE. No que se refere à segunda parte, foi realizado um estudo sobre a Teoria Social Cognitiva de Bandura (1977), incidindo principalmente o conceito de auto-eficácia e a forma como é influenciada pela relação professor/aluno no ensino especializado do saxofone. De forma a enriquecer a investigação relacionada com a segunda parte deste trabalho, foram coletados dados de diversas fontes: Publicações que abordam o desenvolvimento cognitivo e comportamental como a combinação deste tema com o ensino da música, dando preferência na aplicação ao saxofone. Entrevistas realizadas a alunos de saxofone, de forma a tentar perceber qual a importância atribuída à relação professor/aluno, na aprendizagem de forma a poder maximizar níveis elevados de auto-eficácia.