Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Borges dos Santos, Maria Eduarda

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • Falsos amigos francês/português : francês para fins empresariais
    Publication . Brunheta, Virgínia; Franco, Hugo; Santos, Maria Eduarda
    A aquisição de línguas estrangeiras revela-se imprescindível para a formação do profissional de Secretariado na era da globalização em que vivemos. Não obstante a importância do inglês e do espanhol na rápida integração no contexto empresarial dos nossos dias, é inegável o papel diferenciador do domínio do francês. Dado que pertencem à mesma família linguística, o francês e o português apresentam algumas semelhanças, tanto a nível fonológico como morfológico, que induzem, frequentemente, o aprendente de francês língua estrangeira em erro. Decorrente dos estudos realizados pela Análise Contrastiva, a expressão falsos amigos refere-se a palavras que em geral têm uma origem comum, são morfologicamente semelhantes entre diferentes línguas, mas apresentam significados diferentes. Com este estudo pretendemos apresentar um conjunto de falsos amigos da área específica do francês para fins empresariais a partir de um corpus de produções orais e escritas de alunos de Secretariado, contribuindo, deste modo, para a facilitação do processo de ensino/aprendizagem do francês língua estrangeira.
  • Da identidade feminina na ficção portuguesa de oitocentos : voz(es) de mulher, perspectiva(s) de autor
    Publication . Santos, Maria Eduarda; Dios, Ángel Marcos de; Duarte, Maria do Rosário Cunha
    O atual estudo apresenta-se como uma reflexão sobre os vetores de construção da Identidade Feminina na ficção portuguesa do século XIX e sobre os seus modos de representação. Desde modo, são nossos objetivos: definir o conceito de identidade feminina quer do ponto de vista teórico quer segundo o legado de Ana Augusta Plácido (1831-1895), Maria Amália Vaz de Carvalho (1847-1921) e Ana de Castro Osório (1872-1935); demonstrar, que a mulher do século XIX não é apenas e só objeto do olhar masculino, aqui simbolicamente representado pelo de Gustave Flaubert e Eça de Queirós, mas também do seu próprio olhar, passando de consumidora a produtora de literatura, isto é, de “leitora de representações” a real e legítima “produtora de imagens” de si; concluir da importância que teve, no panorama cultural de meados do século XIX, o papel precursor das escritoras objeto do nosso estudo, pela abertura de um caminho para uma incontestável linha de escrita feminina em Portugal. O tema que nos propomos abordar implica, por conseguinte, um triplo percurso interpretativo: de cariz genelógico, por um lado, sobre a estrutura e funcionalidade da narrativa ficcional de Oitocentos, as suas origens, motivações e constrangimentos; semântico, pela pesquisa do sentido intrínseco do termo ‘identidade’, e sociológico, por via da categorização e polaridade trazidas à liça pelo conceito de ‘feminino’.
  • O secretariado no mundo global
    Publication . Santos, Maria Eduarda; Brunheta, Virgínia; Franco, Hugo
    O presente estudo tem como objetivo identificar as circunstâncias que propiciaram o surgimento do secretariado moderno e evidenciar as suas caraterísticas primordiais. Posteriormente, determinam-se as competências exigidas ao profissional de secretariado no mundo global em que nos encontramos: competências científicas e tecnológicas; competências comportamentais e competências profissionais. Os exemplos concretos aportados facultam uma compreensão clara do processo evolutivo da profissão. A internacionalização dos serviços e das empresas é uma realidade incontornável nos nossos dias e anima o mercado de trabalho no âmbito do Secretariado. Longe de se ver ameaçada, a atividade, em permanente evolução, tem sabido adaptar-se e acaba por ver a sua importância reforçada, dado o significativo acréscimo de exigências e responsabilidades que lhe são atribuídas.
  • “Mondo” e “Aquele que nunca tinha visto o mar”, de J. M. G. Le Clézio
    Publication . Santos, Maria Eduarda
    Se a ficção tradicional privilegia personagens que buscam afirmar-se no mundo, contra tudo e todos, os heróis de Le Clézio renunciam de imediato a qualquer tipo de classificação, conscientes da incompatibilidade entre participação coletiva e desabrochar individual. Embora realidade social e produção artística sejam interdependentes, o único esquema diegético possível, na sua narrativa, é o da fuga, fautora de uma descoberta de ordem diversa, porque percurso é ascese. Correlativa da fuga, a errância, a deriva geográfica da personagem permite o acesso a uma nova ordem. Lugar privilegiado da procura, o mar é um espaço onde não é possível gravar a história; simultaneamente real e inapreensível, mar rima com luz e brisa, com sonho e desconhecido…
  • Do diálogo ao dialogismo na obra de Camilo Castelo Branco
    Publication . Santos, Maria Eduarda
    O presente estudo configura uma análise da narrativa de Camilo Castelo Branco segundo a perspectiva de uma atitude intrínseca ao texto, o diálogo, caracteristicamente enunciativo e estabelecido entre três entidades: o autor, o herói e o leitor. Deste modo se constitui uma polifonia especificamente camiliana que propicia uma relação dialógica intratextual, inerente às produções ficcionais do autor, e intertextual, ligando essas mesmas ficções a outros textos elaborados pela Literatura, pela História e pela Cultura.
  • Humanidades e cultura científica : o impressionismo
    Publication . Santos, Maria Eduarda
    Tal como o título indica, o presente trabalho tem como objectivo primordial o de salientar as analogias que se estabelecem entre campos, por vezes aparentemente tão díspares, como o universo científico - os estudos sobre a natureza e a propagação da luz, no caso vertente – e o contexto artístico, englobando este formas de expressão diversificadas, como a literária, a plástica ou a musical. São, por conseguinte, finalidades da nossa análise: perspectivar distintas concepções do real: a preconizada pela Ciência e a realizada pela Arte; verificar a coexistência de duas atitudes aparentemente opostas, na Literatura do Séc. XIX – a busca de objectividade e o culto do subjectivismo -, como consequência do progresso científico; inferir como precursores do Impressionismo plástico Gustave Flaubert e Charles Baudelaire; concluir acerca da influência cultural europeia sobre a produção literária portuguesa de Oitocentos.
  • A leitura feminina no século XIX : de Madame Bovary ao Primo Bazilio
    Publication . Santos, Maria Eduarda
    O presente estudo, relativo à representação narrativa do acto de ler, parte do geral para o particular, de uma breve contextualização histórico-cultural para a especificidade dos romances, o que nos permitirá salientar os aspectos passíveis de fazer da nossa leitura uma forma outra de posicionamento interpretativo: o do apaixonante jogo entre conquista e perda de poder, pelo Poder da leitura: entre poder ler e o Poder de Ler, no feminino.