Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pratas Peres, Maria de Fátima

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • Beta-caroteno e pigmentos clorofilinos em azeites monovarietais da Beira Baixa, campanha 1998/1999
    Publication . Henriques, Luís; Conceição, A.C.; Peres, Maria de Fátima; Alves, M.C. Pinheiro
    Este trabalho reúne os valores experimentais do comprimento de onda dominante, da pureza óptica e dos teores em b-caroteno e em pigmentos clorofilinos de três azeites mono¬varietais da Beira Baixa, Galega vulgar, Bical e Cordovil de Castelo Branco. As amostras foram obtidas por extracção laboratorial de frutos escolhidos da colheita total de árvores seleccionadas cm nove olivais da parte Sul do distrito de Castelo Branco, campanha de 1998/99. Para a data em que se efectuou a colheita, 5 de Novembro, os teores em pigmentos clorofilinos dos azeites monovarietais eram muito elevados em comparação com os teores de b-caroteno. O comprimento de onda dominante da cor foi menor para índices de maturação mais elevados no caso dos azeites Galega e Cordovil e não dependeu em média deste parâmetro no caso do azeite Bical. Tal facto resultou da diminuição relativa dos teores de b-caroteno e de pigmentos clorofilinos rotativamente ao índice de maturação da colheita. A pureza óptica diminuiu em todos os casos com o aumento do índice de maturação.
  • Boas práticas no lagar: qualidade e segurança
    Publication . Salgueiro, Catarina; Anjos, Ofélia; Peres, Maria de Fátima
    Na obtenção de azeite, tão importante quanto a qualidade da matéria-prima, são os cuidados a ter na laboração. Só é possível produzir azeites virgens de elevada qualidade sensorial e nutricional, a partir de frutos de boas caraterísticas que garantam que os atributos positivos da azeitona sejam transferidos para o azeite. As boas práticas de higiene geral dos alimentos encontram-se enumeradas no Regulamento (CE) N.º 852/2004, nomeadamente no programa de pré-requisitos, no Anexo II, respeitante aos Requisitos Gerais de Higiene aplicáveis a todos os operadores do setor alimentar. Por outro lado, o azeite deve ser embalado em materiais aptos ao contacto com alimentos, conforme definido no Regulamento (CE) Nº 1935/2004, e respetivas alterações. As disposições específicas a aplicar a cada estabelecimento, devem ser avaliadas para resolver situações de riscos particulares, nomeadamente aplicando os princípios de um sistema de segurança alimentar (HACCP). No âmbito da classificação do azeite e da avaliação da sua componente analítica o regulamento de orientação é o Reg. (CEE) Nº 2568/81, e respetivas alterações referenciada pelo Regulamento de Execução (UE) Nº 1348/2013 de 16 de dezembro. O presente manual pretende orientar a produção de Azeites de Montanha de “excelência”. Além das questões de segurança alimentar que são de caráter obrigatório, dão-se, para cada etapa do processo, indicações para melhorar a qualidade do produto final. Assim, serão referidos os pontos-chave a considerar, desde a colheita da azeitona ao embalamento do azeite, para a obtenção de um produto seguro e com as caraterísticas sensoriais, químicas e nutricionais valorizadas.
  • Azeite ‘Galega Vulgar’: evolução sensorial durante a maturação na campanha 2000/01
    Publication . Conceição, A.C.; Gouveia, Cecília; Vitorino, Conceição; Henriques, Luís; Peres, Maria de Fátima
    O presente trabalho teve por objectivo estudar as características cromáticas, os teores em pigmentos e o sabor amargo (K225) do azeite monovarietal da ‘Galega Vulgar’, durante a maturação, na campanha 2000/01. Verificou-se que a pureza óptica e o sabor amargo decresceram linearmente com o índice de maturação. Os teores de feofitina a, de ß-caroteno e de luteína decresceram também com o índice de maturação, mas de forma exponencial.
  • Aspectos da qualidade de azeites monovarietais da Beira Baixa para quatro estados de maturação dos frutos, campanha 1998/99
    Publication . Fernandes, S.M.; Peres, Maria de Fátima; Henriques, Luís
    A qualidade do azeite depende de factores varietais, edáficos, climáticos, tecnológicos e agronómicos. Entre estes apresenta considerável importância para o olivicultor o estado de maturação da produção no olival o qual tem vindo a ser definido de acordo com diversos critérios. Este estudo descreve parâmetros físicos e químicos de azeites monovarietais da Beira Baixa, obtidos durante a campanha de 1998/99 de três cultivares distintas Galega vulgar, bical e Cordovil de Castelo Branco, por extracção laboratorial de frutos seleccionados de acordo com a cor do epicarpo. A influência da composição em ácidos gordos e do teor em compostos fenólicos faz-se sentir de modo diverso na estabilidade dos azeites Galega, Bical e Cordovil, obtidos para quatro estados de maturação diferentes: verde, semi-verde, roxo e negro. O teor em compostos fenólicos influencia ainda o sabor amargo que se verifica ser mais acentuado no azeite Bical.
  • Caracterização química e nutricional de “Azeites de Montanha”
    Publication . Peres, Maria de Fátima; Gouveia, Cecília; Salgueiro, Catarina; Anjos, O.; Lourenço, Catarina
    Caracterização química e nutricional de “Azeites de Montanha”
  • Aplicação de técnicas de espectroscopia no infravermelho na caracterização de “Azeites de Montanha"
    Publication . Anjos, O.; Gouveia, Cecília; Peres, Maria de Fátima
    Aplicação de técnicas de espectroscopia no infravermelho na caracterização de “Azeites de Montanha"
  • Avaliação de ceras, ésteres etílicos e metílicos em azeites virgens monovarietais
    Publication . Andrade, Tânia Sofia Flores; Paulo, Luísa; Peres, Maria de Fátima
    Avaliação de ceras, ésteres etílicos e metílicos em azeites virgens monovarietais.
  • Polifenóis e tocoferóis em azeites monovarietais
    Publication . Gouveia, Cecília; Peres, Maria de Fátima; Vitorino, Conceição; Henriques, Luís; Alves, M.C. Pinheiro
    Este trabalho tem por objectivo o estudo dos polifenóis totais, orto-difenóis e tocoferóis nos azeites monovarietais mais representativos da parte sul do distrito de Castelo Branco: ‘Galega’, ‘Bical’ e ‘Cordovil’. O estudo incidiu em azeites extraídos em sistema Oliomio 50, provenientes de árvores das três cultivares localizadas nos concelhos de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. Os resultados revelam que os azeites ‘Bical’ e ‘Cordovil’ apresentam os valores médios mais altos de polifenóis totais bem como de orto-difenóis. Os azeites ‘Galega’ e ‘Bical’ apresentaram teores médios de a-tocoferol muito semelhantes e mais elevados relativamente aos valores médios dos azeites ‘Cordovil’.
  • Para uma estratégia de qualidade – aspectos produtivos do sector oleícola da Beira Interior
    Publication . Almeida, C.A.M.; Peres, Maria de Fátima; Delgado, F.M.G.; Mansinho, Inês
    Considerando a importância socioeconómica do sector oleícola na região da Beira Interior e com base em inquéritos realizados juntos dos agentes da fileira, procedeu-se a uma caracterização das técnicas culturais e tecnológicas praticadas. Concluiu-se pela necessidade de se proceder à melhoria e modernização de algumas práticas e equipamentos, no sentido de se obterem ganhos na produtividade e qualidade do azeite produzido.
  • Azeites de produção biológica e produção integrada - avaliação de critérios de qualidade
    Publication . Pintado, Cristina Miguel; Peres, Cidália; Alves, M.C. Pinheiro; Peres, Maria de Fátima
    Os olivais da Beira Baixa têm mostrado aptidão para evoluir para sistemas de agricultura sustentável, capazes de valorizar o ecossistema agrário, a sua biodiversidade, os seus produtos e o rendimento dos olivicultores, de que são exemplo os olivais em modo de produção biológico e em produção integrada. Neste trabalho efectuou-se o acompanhamento de olivais em modo de produção biológico e produção integrada, situados na Beira Baixa. A análise química das características dos azeites da cultivar Galega vulgar não revelou diferenças importantes entre os dois modos de produção, classificando-os na categoria “Azeite virgem extra”. Os resultados preliminares de um primeiro ano de ensaio revelaram que em ambos os sistemas de produção se obtiveram azeites com elevados padrões de qualidade.