ESECB - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECB - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- À descoberta da matemática no meio localPublication . Marques, Jessica das Neves; Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesEste Relatório de Estágio é o resultado de toda a ação educativa desenvolvida no decurso da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar e na Prática Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O Relatório encontra-se organizado em três capítulos, sendo que estes se complementam e relacionam entre si. O primeiro e o segundo capítulo são referentes à Prática de Ensino Supervisionada desenvolvida, respetivamente, em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada prática, apresentamos a caraterização das instituições em que desenvolvemos a prática, a caraterização do grupo de crianças /alunos com que trabalhámos e descrevemos as planificações realizadas e implementadas, bem como a reflexão sobre a prática desenvolvida. O terceiro capítulo reflete o desenvolvimento de uma investigação desenvolvida numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, inserida na problemática da interação entre contextos formais e não formais e orientada pela seguinte questão-problema: “Em que medida a interação entre contextos formais (sala de aula) e não formais do meio próximo da Escola (Museu da Seda) favorece a abordagem da matemática a partir de situações problemáticas que deem sentido aos conteúdos matemáticos curriculares e promovam aprendizagens matemáticas significativas e, também, o interesse e curiosidade por esta área curricular?”. A investigação realizada inseriu-se num paradigma qualitativo e seguiu um desenho de investigação-ação. Relativamente aos instrumentos de recolha de dados estes incluíram: observação participante; entrevista semiestruturada; registos fotográficos; gravação áudio e registos produzidos pelos alunos. Quanto à análise de dados recorremos à análise de conteúdo tendo por base a definição de categorias e de dimensões de análise. A análise dos dados obtidos no estudo permitiram-nos concluir que as atividades desenvolvidas na interação entre sala de aula e Museu da Seda possibilitaram aos alunos adquirirem novos conhecimentos e favorecer aprendizagens de índole curricular. As tarefas implementadas e os recursos produzidos e utilizados para os três momentos da visita (pré-visita, visita e pós-visita) revelaram-se articulados e estimularam o gosto e o interesse pela realização de atividades matemáticas. Desta forma, a visita de estudo proporcionou uma aprendizagem significativa e ativa do conceito de área.
- Abandono escolar : Políticas e Práticas na Guiné-BissauPublication . Cunha , João Domingos da; Lemos, Válter VictorinoEsta dissertação discute o tema de abandono escolar na Guine -Bissau, com destaque para a compreensão do processo histo rico da educação dividido em três fases: pré-colonial, colonial e pós-colonial. Concomitantemente, refletir sobre políticas educativas que esta o em vigor e a forma como as mesmas são articuladas para proporcionar melhorias dentro sistema educativo guineense. As taxas de abandono escolar que ainda se encontram sem respostas adequadas impelem as investigações que possam somar aos esforços atuais para a minimização do fenómeno que afeta negativamente o progresso social, político e económico da Guine -Bissau. Diante disso, a investigação vai procurar encontrar explicações sobre as causas do abandono escolar, a forma como as políticas educativas te m sido executadas olhando, por conseguinte, aos progressos e retrocessos verificados ao longo dos anos. Procurar-se-á, naturalmente, analisar o reflexo da conjuntura social, ou seja, de que forma e que os conflitos sistema ticos contribuem na obstrução dos resultados positivos dentro do sistema. E, a partir dessa realidade, convocar a contribuição de diferentes agentes educativos sobre as suas vivências, conhecimentos e ideias relativamente as políticas que devem ser implementadas para que o fenómeno de abandono escolar possa ser reduzido. A metodologia elegida para esta investigação e o estudo de caso, uma perspetiva metodológica que se considerou aplicável a este trabalho. E uma investigação qualitativa e, a obtenção de dados vai ser através das entrevistas com diversos agentes educativos, desde professores, alunos, pais e técnicos da educação.
- Abordagem escolar sobre os consumos de substâncias psicoativas no Agrupamento de Escolas Amato Lusitano de Castelo Branco: estudo de casoPublication . Morgado, Joana Isabel Diogo; Santos, Domingos Fernando da CunhaEste trabalho de projeto enquadra-se no âmbito do Mestrado de Intervenção Social Escolar. O objetivo fundamental decorre da necessidade de aprofundar o conhecimento sobre o modo como a questão do consumo de substâncias psicoativas é abordado em contexto escolar. O trabalho foi centrado no estudo de caso do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano, focando duas turmas do ensino secundário dos cursos profissionais, um total de vinte e oito alunos. Metodologicamente, recorreu a análise documental, à aplicação de instrumentos de inquirição (inquérito por questionário aos alunos e as respetivas diretoras de turma e entrevistas semiestruturadas aplicadas à Assistente Social do Agrupamento de Escolas Amato Lusitano e à Assistente Social do Centro de Respostas Integradas). Os resultados deixou perceber que esta questão do consumo de substâncias psicoativas é, ainda, um assunto menor nas estratégias escolares, o que não poderá deixar de ser alvo de preocupação de decisões de políticas educativas. O projeto apresentado visou colmatar essas lacunas, definindo um conflito diverso de atividades , que pretendiam suscitar a participação ativa dos alunos e a discussão desta problemática em contexto escolar.
- Ageing in Place: Estratégias para viver em casa e na comunidade numa cidade do RibatejoPublication . Pereira, Daniela Filipa Castelo Esteves; Moreira, Maria João da Silva GuardadoA OMS prevê que, entre 2022 e 2025, a proporção de idosos no mundo poderá subir de 10% para 16%, aproximadamente. Adicionalmente, projeta que, até 2050, uma em cada quatro pessoas na Europa poderá ser idosa, evidenciando uma tendência crescente no envelhecimento demográfico. A maioria dos idosos prefere envelhecer em casa e na comunidade. Neste contexto, a consciencialização e preparação revestem-se de importância, especialmente ao nível da adaptação do ambiente e do desenvolvimento de estratégias individuais. Assim, surge o Ageing in Place, configurando-se como meta primordial nas políticas sociais dirigidas ao envelhecimento acarretando, na generalidade das vezes, benefícios de inclusão social e bem-estar emocional. Este Trabalho de Projeto tem como principal objetivo perceber as estratégias que as pessoas idosas têm ao seu dispor para envelhecerem na sua habitação e na comunidade onde estão inseridas. Trata-se de um estudo misto, transversal, descritivo e exploratório. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário redigido para o efeito, aplicado a pessoas que estejam a experienciar o processo de Ageing in Place (n= 55), na Freguesia de Almeirim. A partir da análise dos resultados, destaca-se: o padrão de feminização; a prevalência do estado civil “casado ou em união de facto”; e uma amostra pouco escolarizada. Na generalidade, os inquiridos expressam o desejo por envelhecerem em casa e na comunidade. A maioria dos participantes tem habitação própria, sentem-se seguros e revelam consciência face às alterações necessárias para que possam permanecer na sua residência. A casa de banho é a divisão mais intervencionada. Foram apontadas estratégias ao nível da: adaptação, acessibilidade e manutenção, assegurando o conforto, autonomia e segurança na habitação. Averigua-se uma maior utilização do SAD entre inquiridos com 75 e mais anos. A contratação de serviços ajustados às necessidades diversificadas, que auxiliem os idosos nas tarefas diárias/cuidados, quando necessário, é uma das respostas identificadas. Constatou-se uma baixa adesão aos transportes públicos. Neste sentido, apontam-se aspetos que devem ser tidos em conta, por forma a garantir uma rede de transportes que satisfaça as expetativas dos indivíduos: disponibilidade de informações sobre horários/percursos em locais de fácil acesso; acessibilidade; frequência; cobertura; e conservação destes veículos. Entende-se primordial discutir as características e funcionamento desta rede. Evidencia-se a insatisfação com a acessibilidade na comunidade devido, principalmente, às características e condições inadequadas de algumas superfícies, passeios e ruas. Também a baixa participação social é um fator relevante. Foram identificadas estratégias ao nível das intervenções ambientais e de uma maior sinergia entre entidades, com impacto direto na mobilidade, independência, saúde, integração social, bem-estar emocional e qualidade de vida dos sujeitos. Embora tenham sido apontados elementos negativos, uma parte significativa dos inquiridos perceciona Almeirim como uma Cidade Amiga das Pessoas Idosas, reconhecendo a crescente preocupação da Autarquia em atender às necessidades e exigências da sua população idosa. Mediante os resultados, elaborou-se a Proposta de Projeto de Intervenção “MuralIdades” visando promover a participação social das pessoas com 65 e mais anos residentes em Almeirim, configurando-se numa iniciativa que se alicerça na arte, na mobilização comunitária e na consolidação dos laços sociais.
- Análise da dinâmica dos modelos de jogo de 3x3, 4x4 e 5x5 em escalões de formação no Hóquei em PatinsPublication . Almeida, João Fernando Baptista; Honório, Samuel Alexandre Almeida; Batista, Marco Alexandre da SilvaPreconiza-se que o objetivo do processo de ensino-aprendizagem e do treino é procurar a melhoria qualitativa e quantitativa do desempenho individual e coletivo. Os Jogos Desportivos Coletivos (JDC) são importantes na formação de crianças e jovens, uma vez que promovem valores fundamentais para a sua educação. As modalidades para serem consideradas JDC deverão basear-se em três conceitos: ter colegas de equipa, ter adversários e possuir um grau de incerteza. O Hóquei em patins como qualquer outro jogo desportivo coletivo é necessário ter um domínio do objeto de jogo “a bola” e para isso é necessário que os atletas não tenham uma formação deficitária nesse aspeto, pois é durante a formação, que o atleta está numa situação ótima para melhorar nesse aspeto de jogo. Foi objetivo deste estudo analisar qual o modelo de jogo reduzido que permite aos atletas durante o mesmo tempo de jogo, ter mais contacto com a bola e, consequentemente, a um número maior de interações sobre a bola. A nossa amostra de estudo foi constituída por um total de 24 jogos, de 4 equipas diferentes, de escalões de formação, divididos em: 8 jogos no modelo 3x3; 8 jogos no modelo de 4x4 e 8 jogos no modelo 5x5. Os 24 jogos estão igualmente divididos pelos escalões de Benjamins (entre 7 e 8 anos) e Escolares (entre os 9 e os 10 anos) de quatro clubes somando um total de 88 crianças participantes, nos campos de treino de cada uma das equipas. Como instrumento de recolha de dados utilizou-se o método de observação em diferido onde depois procedemos a uma análise descritiva dos dados de forma a encontrar as médias, desvio padrão e os totais de: Remates, Passes, Desarmes, Interceções, Intervenções do Guarda-Redes e Golos. Procedeu-se ainda à análise inferencial dos dados de forma a perceber qual o modelo de jogo que favorece mais estas ações técnicas. Para as comparações entre modelos de jogo e escalões foram utilizados os testes de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, e para as correlações utilizou-se o Teste de Spearman’s para verificar se à medida que a área de jogo disponível para o jogador aumentava, se as ações do jogador aumentavam também. Nos resultados obtidos verificámos que, após a análise dos totais de ações de jogo nos modelos avaliados, o modelo 3x3 obteve um total de 911 ações, o modelo 4x4 obteve 923 e o modelo de jogo 5x5 obteve 799 ações de jogo. Neste sentido podemos concluir que o modelo de jogo 4x4 foi o que obteve o maior número total de ações de jogo em todos os escalões analisados sugerindo que a implementação deste modelo traz benefícios aos atletas uma vez que eles conseguem através deste obter mais interações decisivas e/ou participativas no jogo.
- A ansiedade do idoso face à institucionalizaçãoPublication . Santos, Isabel da Ascensão Galvão dos; Pereira, Cristina Maria Gonçalves; Godinho, Paula Cristina RosadoEste trabalho tem como finalidade identificar o nível de ansiedade em que o idoso se encontra durante o período de integração nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosos (ERPI) e perceber como os níveis de ansiedade interferem com o processo de adaptação à instituição. É um estudo exploratório do tipo qualitativo em que se procura correlacionar as variáveis: meio, género, idade, escolaridade e motivo da institucionalização com os níveis de ansiedade vividos aquando o processo de integração da pessoa idosa à sua nova residência que passa a ser o “Lar”. Para concretizar esta avaliação, os instrumentos utilizados são: o Inventário de Ansiedade de Beck e uma entrevista semiestruturada que tem como objetivo proceder ao levantamento dos dados sociodemográficos do utente assim como entender o que mais temem ou privilegiam na sua ida para a instituição. Por último vamos tentar perceber se as variáveis sociodemográficas se relacionam com o nível de ansiedade em que o idoso se encontra de modo que nos permitam entender se este estado influencia o processo de adaptação à instituição para que posteriormente se possa repensar as condições, contextos e circunstâncias de integração do idoso na nova residência, minimizando os estados de ansiedade potenciando um processo de adaptação mais harmonioso.
- A aplicação digital Padlet como potenciadora do trabalho colaborativo: uma investigação na prática de ensino supervisionada no 1.º CEBPublication . Pires, Ana Isabel Amaral; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraVivemos numa sociedade em constante mudança em que as TIC adquirem um papel preponderante na vida de cada cidadão, a sociedade deve agir em conformidade com a realidade. Neste sentido, é urgente que o sistema educativo inclua as TIC no quotidiano da comunidade educativa, proporcionando aos alunos um contexto educativo-digital, desenvolvendo habilidades e competências digitais que serão úteis para o exercício de uma cidadania plena. O relatório de estágio pretendeu averiguar se a aplicação digital Padlet e, com base no trabalho colaborativo, pode promover melhores aprendizagens. Esta investigação-ação de natureza qualitativa desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em 1.ºCiclo do Ensino Básico, no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma de 2.º ano de escolaridade, com vinte e quatro alunos. Como principais fontes de recolha de dados, privilegiou-se a observação participante; as notas de campo no decorrer das intervenções pedagógicas; os inquéritos por questionário aos Encarregados de Educação; e as entrevistas semiestruturadas à Orientadora Cooperante e a três docentes do agrupamento. Ao longo de todo o processo foi envolvido foram recolhidos diferentes dados e opiniões que permitiram que numa fase final se recorresse à triangulação dos dados recolhidos, averiguando-se que a utilização do Padlet, com base no trabalho colaborativo, se tornou uma mais-valia, promovendo maiores e melhores níveis de motivação. No decorrer da investigação foram realizadas cinco sessões de intervenção pedagógica nas quais foram desenvolvidas atividades de trabalho colaborativo e que permitiram verificar que: a utilização das TIC, mais concretamente a aplicação digital Padlet e o trabalho colaborativo tornam-se uma mais-valia pelo grande envolvimento e empenho dos alunos na realização das diferentes atividades propostas e, ao mesmo tempo, foram criados contextos e oportunidades para os alunos adquirirem competências digitais que serão postas em prática como futuros cidadãos num sociedade cada vez mais digital.
- As aplicações digitais - APPs - na estimulação cognitiva do idoso com demência: estudo exploratórioPublication . Gonçalves, Sónia Isabel Ribeiro Catarino; Gil, Henrique Manuel Pires TeixeiraNo âmbito do Trabalho de Projeto do Mestrado em Gerontologia Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco, desenvolveu-se o presente trabalho que pretende avaliar a utilização das aplicações digitais – APPs - na estimulação cognitiva do idoso com demência, em dois grupos de idosos com Declínio Cognitivo Ligeiro e Demência Moderada. Definiram-se como objetivos de investigação, em primeiro lugar, avaliar o impacto das aplicações digitais – APPs - em idoso institucionalizado com demência, a nível de utilização, cognitivo e social; em segundo, investigar qual a visão e as respostas que a Instituição tem para o idoso com demência relativamente à estimulação das suas capacidades cognitivas; e, por último, propor um plano de intervenção que possa reduzir a progressão de demências através da utilização de aplicações digitais – APPs - no idoso institucionalizado. Enunciou-se a seguinte questão de investigação: Quais as potencialidades na utilização de aplicações digitais – APPs – junto de idosos com demência na estimulação das suas capacidades cognitivas? Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório no âmbito de uma investigação-ação que utilizou como instrumentos de recolha de dados, uma grelha de observação, o teste de rastreio cognitivo, Mini Mental State Examination, as entrevistas semi-estruturadas a três especialistas das áreas de Gerontologia Social, Saúde Mental e Tecnologias Digitais e uma entrevista à Coordenadora da Estrutura Residencial para Pessoa Idosa da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco. As APPs – jogos das Aplicações «MemoryLife» e «Jogos de Atenção» - foram utilizadas dentro da sala de convívio ou nos quartos dos utentes, durante dez sessões –três vezes por semana- de 30 mn, com recurso digital individualizado, com a finalidade de estimular cognitivamente o idoso com demência. Este estudo conclui que, por um lado, as APPs permitem, junto dos idosos, abranger várias áreas tais como a novidade, a emoção, o entretenimento, a estimulação tanto física como intelectual, valorizando a individualidade de cada idoso, o seu estilo de apropriação e respeitando o seu ritmo de execução de tarefa. Estes fatores associados à mediação da animadora sociocultural reduziram alguma ansiedade associada à novidade ou às limitações inerentes à doença e à idade para além de melhorar a relação entre animadores e utentes, bem como entre utentes e pares. Por outro lado, as APPs permitem à animadora sociocultural acompanhar de forma discreta a evolução da demência de cada um dos idosos, podendo assim comunicar junto da direção técnica informações que complementam o trabalho da equipa multidisciplinar. A presente investigação permite ainda concluir que as APPs usadas em várias fases como estratégia de estimulação foram eficazes sendo fundamental uma escolha criteriosa dos jogos com envolvimento direto e participado dos utentes para responderem às expectativas e capacidades da amostra. Partir de uma apresentação inicial clara, com o acompanhamento adequado permite que os idosos adiram à atividade, executem tarefas e tenham uma adequada estimulação cognitiva. Também foi possível inferir-se que é importante que a instituição seja proativa nesta dimensão uma vez que os dados recolhidos indiciam uma melhoria na qualidade de vida dos utentes institucionalizados com demência.
- O apoio domiciliário a idosos : a perceção dos utentes da Santa Casa da Misericórdia do FundãoPublication . Gonçalves , Elisabete Maria Patrício; Godinho, Paula Cristina RosadoO envelhecimento constitui, para as sociedades contemporâneas desenvolvidas, uma questão cada vez mais central, assumindo reflexos, consequências e implicações numa dimensão, que é atualmente mais ampla e diversa, onde as respostas sociais assumem um papel de grande importância nestas sociedades. Com as mudanças demográficas impõem-se, também, questões que se prendem com a organização das respostas sociais dirigidas ao cidadão idoso e, nesse âmbito, opções relacionadas com a sua qualidade de vida, os seus direitos e o reconhecimento da liberdade de opções quanto aos diferentes modelos de envelhecimento e estilos de vida. Uma das respostas sociais existentes é o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD). Os serviços de apoio no domicílio foram definidos como uma resposta social que previne a dependência e promove a autonomia. Este estudo teve como principal objetivo analisar a qualidade do Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, através da perceção dos utentes. A presente investigação privilegiou o inquérito por questionário enquanto método de recolha de informação, a 25 utentes de valência de SAD, da SCMF. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo. No Capítulo I são abordados o envelhecimento, a qualidade de vida e o papel do SAD no reforço da qualidade na vida dos utentes da valência da Santa Casa da Misericórdia do Fundão. A metodologia e recolha de dados utilizadas neste estudo constituem o Capítulo II. No Capítulo III apresentamos a análise dos resultados. No Capítulo IV abordamos a discussão dos dados. E no Capítulo V apresentamos o projeto de intervenção. As limitações identificadas, a partir dos contributos dos clientes do SAD, justifica e reforça a continuidade do paradigma da institucionalização, ou seja, investe-se mais em lares do que em equipas de apoio domiciliário. A institucionalização surge como a resposta ideal e única face à escassez de recursos que permitam a uma família cuidar do seu idoso em casa, com qualidade acrescida. As instituições parecerem estar limitadas na sua atuação por questões económicas, neste sentido, uma política de financiamento compatível com os serviços disponibilizados ao utente é indispensável. Dos resultados analisados, verificamos a carência de uma avaliação global das necessidades dos utentes, de que resulta uma intervenção que nem sempre corresponde às necessidades da pessoa que utiliza o serviço. Inclusivamente, pode parecer que nalguns casos é o utente a adaptar-se às características do serviço e não o serviço às necessidades do utente.
- Aprendizagem de competências socioemocionais no 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola da cidade da Praia : Um estudo exploratórioPublication . Andrade, Nélida Celene Cabral; Martins , Ernesto Candeias; Agostinho , Clotilde Alves NunesO presente Trabalho de Projeto enquadra-se no plano curricular do Mestrado em Intervenção Social Escolar da Escola Superior de Educação de Castelo Branco e baseia-se numa investigação realizada numa escola do 1.º ciclo do Ensino Básico na cidade da Praia, em Cabo Verde. Trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa e quantitativa (quali-quantitativa) e de caráter exploratório, que procura dar resposta ao problema identificado: a falta de programas estruturados de Aprendizagem Socioemocional (SEL) no contexto escolar Cabo-verdiano. O principal objetivo do estudo foi identificar a existência de programas ou projetos promotores da aprendizagem e desenvolvimento de competências socioemocionais nos alunos, considerando as perspetivas das professoras, da responsável da escola, dos pais/encarregados de educação e dos alunos. Para a recolha de dados, foram realizados inquéritos por questionário aos alunos e aos pais/encarregados de educação, bem como entrevistas semiestruturadas às professoras e à responsável da escola. Os resultados revelaram que não existem programas ou projetos SEL implementados na escola em análise, apesar de todos os participantes (alunos, pais/encarregados de educação, professoras e responsável da escola) reconhecerem a importância das competências socioemocionais para o desenvolvimento integral dos alunos. A triangulação dos dados evidenciou uma divergência entre a valorização atribuída às competências socioemocionais e a ausência de práticas pedagógicas estruturadas no ambiente escolar, destacando-se ainda a necessidade de formação contínua dos docentes e de uma maior sensibilização dos pais/encarregados de educação. Conclui-se, assim, que é necessário a implementação de políticas públicas e programas educativos estruturados, que promovam a aprendizagem socioemocional no contexto escolar Cabo-verdiano. O estudo sugere a criação de projetos-piloto e o reforço do investimento na formação docente, de forma a integrar efetivamente as competências socioemocionais no currículo escolar e a contribuir para o desenvolvimento global dos alunos.